Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
TEMPESTADE LESLIE
Ministra do Mar classifica de «muito grave» a situação no Porto da Figueira da Foz
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, classificou, esta quarta-feira, a situação no porto de pesca e comercial da Figueira da Foz de "muito grave", no seguimento da tempestade Leslie, e estima prejuízos de 5 milhões de euros.
"Há uma cenário de grande complexidade na Docapesca, no porto comercial, na indústria de pescado, bem como em toda a pesca", estimando um valor "ainda não muito concreto" de 5 milhões nos prejuízos da economia do mar, sem contabilizar ainda o facto de "não se poder laborar durante algum tempo".
![]() |
MAU TEMPO
Prejuízos superiores a cinco milhões de euros na área portuária da Figueira da Foz
A passagem da tempestade Leslie pela área portuária da Figueira da Foz provocou prejuízos superiores a cinco milhões de euros, de acordo com um levantamento preliminar dos danos concluído dia 16, revela Luís Leal, do Conselho de Administração do porto (APFF).
Em declarações à agência Lusa, Luís Leal estimou os prejuízos entre os cinco e os seis milhões de euros, quer em infraestruturas públicas adstritas à atividade portuária, quer em empresas e associações instaladas na área de domínio público marítimo.
![]() |
Ministério do Mar com 127,9 milhões de euros em 2019
"A despesa total consolidada para 2019 do Programa Mar totaliza 127,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 79,8% (56,8 milhões de euros) face à estimativa de despesa total consolidada para 2018, com particular representatividade no orçamento de projetos do subsetor Estado e no subsetor dos Serviços e Fundos Autónomos", segundo o relatório que acompanha a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2018, entregue segunda-feira à noite no parlamento.
![]() |
FUNDO AZUL APROVA 1,9 MILHÕES DE EUROS PARA NOVOS EMPREENDEDORES DO MAR
O Fundo Azul aprovou 1,9 milhões de euros a distribuir por cinco projetos selecionados na tipologia de desenvolvimento da economia do mar, com o objetivo de estimular a emergência de uma nova geração de empreendedores do mar (start-ups, PME e empresas) criadora de oportunidades inovadoras de negócio, rentáveis e sustentáveis. O pagamento dos financiamentos será atribuído até ao final do corrente ano.
Na totalidade, as cinco candidaturas aprovadas irão receber um valor de 1 891 149 €, correspondente a uma taxa de comparticipação média de 80,6% do investimento total. O Fundo Azul irá financiar os seguintes projetos para desenvolvimento da economia do mar:
![]() |
WEST EUROPEAN FISH TECHNOLOGISTS ASSOCIATION
MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DA 48.º CONFERÊNCIA DA WEFTA
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta terça-feira, 16 de outubro, na Cerimónia de Abertura Oficial da 48.ª Conferência da WEFTA – West European Fish Technologists’ Association.
A intervenção da Ministra do Mar está agendada para as 09h10, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
![]() |
Reino Unido investe em navegação autónoma
O Governo britânico, em colaboração com o Centro de Inovação de Robótica Marinha do Centro Nacional de Oceanografia, também britânico, atribuiu um fundo de 1,1 milhões de euros para desenvolver novas tecnologias para a navegação marítima autónoma e inteligente no Reino Unido, referem vários meios de informação internacionais.
![]() |
DGRM participou no 10.º aniversário da EFCA
A Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), participou nas comemorações do 10.º aniversário da European Fisheries Control Agency (EFCA), em Vigo. Inicialmente localizada em Bruxelas, esta agência europeia foi mudada para a cidade de Vigo em 2008, tendo tido como seu primeiro presidente o português Marcelo Vasconcelos.
![]() |
MSC liga Porto de Sines à Ásia…através da ferrovia
A MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.
![]() |
Olicargo responsável por transporte especial terrestre até ao Porto de Sines
A Olicargo anunciou ter realizado um transporte especial terrestre de uma fábrica para produção de Ureia, desde as instalações do cliente até ao Porto de Sines, que teve como destino final a cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos da América.
![]() |
As algas marinhas começam a ser o presente e podem ser o futuro
No último dia da Biomarine, os vários projectos apresentados e temas debatidos rondaram a questão da grande nova tendência que são as algas marinhas. Não só porque a escolha do consumidor está cada vez mais inclinada para as questões ambientais, como para a sua própria saúde, pelo que o mercado está a crescer muito rapidamente, principalmente o dos cosméticos, e da alimentação. Mas quais são os passos chave neste negócio? Obviamente há que saber lidar com as condições, pois é uma área sujeita à mãe natureza. Mas acima de tudo, estar a par das questões de sustentabilidade, qualidade e custo, foram as palavras-chave debatidas na passada Quinta-feira, último dia da BioMarine Business Convention.
![]() |
Comunidade Portuária de Aveiro quer ligação ferroviária Aveiro-Salamanca
O Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro acredita que a criação de um terminal de contentores será uma etapa decisiva para manter os níveis de crescimento do Porto, e a ligação ferroviária Aveiro–Salamanca uma aposta para colocar Portugal nos trilhos europeus no transporte de mercadorias.
![]() |
PSA Sines recebe mais quatro RTGs até final do ano
A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines, anunciou que até final do ano vai receber mais quatro RTG’s (gruas de parque), perfazendo um total de 30 equipamentos de movimentação de contentores em parque.
![]() |
Porto de Ponta Delgada vai duplicar área para contentores
O Porto de Ponta Delgada vai ser alvo de uma empreitada orçada em 32 milhões de euros que visa "melhorar a operação" da infraestrutura, responsável por 64% do movimento comercial dosAçores, anunciou o Governo Regional.
A revelação foi feita pela secretária regional dos Transportes e Obras Públicas na reunião da comissão eventual de inquérito ao setor público empresarial regional e associações sem fins lucrativos públicas, referindo que a obra pretende dar resposta ao que se prevê que seja o crescimento daquele porto no universo temporal de 10 a 15 anos.
![]() |
SETÚBAL
Câmara e APSS alinhadas na estratégia de desenvolvimento
A Presidente da Câmara de Setúbal e a Presidente do Porto de Setúbal abriram a primeira conferência da Semana do Mar e mostraram estar em sintonia de ideias. Maria das Dores Meira diz que é preciso apostar mais nos recursos que o mar oferece e Lídia Sequeira fala numa estratégia que potencie o Porto de Setúbal, a cidade e o país.
![]() |
Portos nacionais movimentam record de 89,2 milhões de toneladas em 2017
Os portos comerciais do continente movimentaram em 2017 um recorde de 89,2 milhões de toneladas de mercadorias, mais 1,3% do que em 2016, destacando-se Lisboa com um aumento de 19,1%, foi divulgado esta terça-feira.
![]() |
21º Congresso da APLOG debate desafios da «Logística Digital»
O 21º Congresso de Logística da APLOG decorre quarta e quinta-feira, 10 e 11 de outubro, no PT Meeting Center, em Lisboa.
Na edição deste ano, aquele que é já um dos congressos mais importantes do sector irá colocar em debate a ‘Logística Digital – Novos Desafios’. A Associação Portuguesa de Logística volta, assim, a discutir as implicações para a logística das grandes mudanças nos negócios e ao nível tecnológico ocorridas nos últimos anos.
![]() |
Entrevista a Carla Olival
«Shipping» não pode ser um mundo só de homens
Carla Olival é a presidente da WISTA Portugal, uma associação recentemente criada e que pretende deixar a sua marca.
A WISTA Portugal é a representação nacional da WISTA Internacional, associação que em 46 países junta mais de 3.000 mulheres que trabalham na indústria do shipping e do comércio global, em posições executivas e de tomada de decisão. A Associação será um espaço de partilha, de criação de redes nacionais e globais, de integração, de conhecimento. Pretendemos ser um instrumento de apoio à Blue Economy de Portugal.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Setembro 2018
A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Porto de Lisboa presente em Congresso do Oeste empresarial
Decorreu nas Caldas da Rainha [a 3 de outubro] o Congresso subordinado à epígrafe “O Oeste na Estratégia 2030”. Com temas relacionados com a Inovação no Setor Agroalimentar e Mar ou a Definição de Políticas Públicas no Futuro Empresarial e do Empreendedorismo no Oeste, os participantes tiveram a oportunidade de verem apresentados diversos casos de sucesso de empresas localizadas naquela região, em diferentes setores de atividade como sejam o setor vitivinícola, frutícola, pesca, pedra, e construção de maquinaria agrícola, entre muitos outros tradicionalmente ligados àquela região.
![]() |
Regularização extraordinária do vínculo dos trabalhadores precários do IPMA
No âmbito do programa de regularização extraordinária dos trabalhadores com vínculos precários na Administração Pública, a Ministra do Mar já homologou, em 09.04.2018, os pareceres favoráveis de 126 trabalhadores ao serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sequência da proposta da Comissão de Avaliação Bipartida, tendo posteriormente sido homologados pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em 30.04.2018, e pela Secretária de Estado da Administração e Emprego Público, em 09.07.2018.