Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
REPORTAGEM VÍDEO
Petroleiro venezuelano retido no Tejo há mais de ano e meio
Há mais de um ano e meio que um petroleiro ao serviço da petrolífera estatal da Venezuela está parado, no rio Tejo, como noticiou o Diário de Notícias em Novembro. A tripulação mantém-se a bordo por razões de segurança.
Existem pelo menos dois processos de arresto para este navio, no tribunal marítimo de Lisboa sem sinais de avanço. Mas não é caso único.
A SIC descobriu mais dois petroleiros que estão parados desde o início de 2017, na Lisnave, em Setúbal.
![]() |
LISBOA
Portos e Concorrência em debate no dia 18 de Fevereiro
A Transportes em Revista, em parceria com a SRS Advogados, realiza, no dia 18 de fevereiro, a conferência “Portos e Concorrência”, a ter lugar no VIP Grand Hotel, em Lisboa. Composta por três painéis, a sessão tem como objetivo ouvir diversos agentes e entidades do setor marítimo-portuário nacional e questionar a sua visão relativamente ao mercado e à concorrência.
![]() |
ATÉ NOVEMBRO DE 2018
Portos batem record de contentores movimentados
Até novembro de 2018 foram movimentadas 85 milhões de toneladas de carga nos portos nacionais, menos 3,9 milhões de toneladas (-4,4%) que em igual período de 2017. Segundo a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, esta quebra foi influenciada pela diminuição da importação de Petróleo Bruto e Carvão. No entanto, apesar deste resultado, nunca se movimentaram tantos contentores nos portos nacionais como em 2018.
![]() |
Maioria dos portos britânicos não está preparada para o «Brexit»
Independentemente de serem detidos por grupos privados ou de serem geridos por entidades públicas, cerca de 80% dos responsáveis questionados neste inquérito efetuado pela Odgers Berndtson admitem ter feito pouco ou nenhum planeamento em relação ao cenário pós-‘Brexit’.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 1 de Fevereiro
Prevêem-se 27 escalas de navios de mercadorias para o período de 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 15 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 3 tanques, 2 graneleiros, 1 misto – carga geral / contentores, 1 ro-ro e um carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “SEASPAN LONCOMILLA”.
![]() |
Carga carregada no Porto das Velas cresce 50 por cento
O Porto das Velas de São Jorge registou um crescimento de 50% na carga carregada de 2009 para 2017, de 6.800 para 10.000 toneladas, diminuindo as mercadorias descarregadas de 67 para 64 mil, anunciou o Governo dos Açores.
![]() |
Investimento na ferrovia: lLnha de Leixões entre as prioridades, afiança Pedro Marques
Numa altura em que a ferrovia nacional está em voga, devido ao anúncio da construção de um novo terminal rodo-ferroviário, localizado em Vila Nova de Famalicão, Pedro Marques, líder da pasta do Planeamento e das Infra-estruturas, afirmou que está em andamento «o reforço da dinâmica económica e da capacidade de atracção de investimento industrial no Norte», estratégia na qual o novo terminal será importante, frisou.
![]() |
Ministra diz que APDL reclamará o que for do Estado na Arrábida
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, garantiu que Administração do Porto do Douro e Leixões tem de exercer “todos os direitos e obrigações relativamente a uma parcela de terreno”, integrada num empreendimento urbanístico junto à Ponte da Arrábida, se se conprovar que ela é do Estado, e que foi indevidamente apropriada por privados.
Respondendo, na Comissão da Agricultura e do Mar do Parlamento, a uma pergunta da deputada Maria Manuel Rola, do Bloco de Esquerda, Ana Paula Vitorino deixou claro que “a APDL tomará decisões do foro jurídico sobre esta matéria e sujeitar-se-á às decisões dos tribunais”.
![]() |
Porto de Leixões: Eficiência operacional e polivalência
O Porto de Leixões é um dos principais portos portugueses e uma das infraestruturas portuárias mais competitivas do Noroeste Peninsular, que serve os seus clientes com elevada eficiência operacional, polivalência, fluidez e conectividade
![]() |
AÇORES
Orçado em 23 milhões de euros | Inaugurado novo Porto Comercial de Velas
O Presidente do Governo inaugurou as obras de reordenamento e ampliação do Porto de Velas, um investimento de cerca de 23 milhões de euros, onde apelou às entidades públicas e privadas de São Jorge para que contribuam para fazer desta infra-estrutura “uma ferramenta moderna e eficaz” ao serviço do desenvolvimento da ilha.
![]() |
EDUARDO DA SILVA MARTINS:
Linha regular de contentores pode dar mais força ao Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro “tem potencialidades para desenvolver um projeto muito sustentável” para criar uma linha regular de contentores. Opinião dada por Eduardo da Silva Martins docente e coordenador no ISCIA, em Aveiro, onde é responsável pelo Departamento de Tecnologias do Mar, que dá formação nas áreas dos transportes, logística e a segurança.
![]() |
APDL vai reclamar terreno na Arrábida onde está a ser construído prédio de dez pisos
A APDL vai litigar o terreno em que está a ser construído o edifício da Arcada, na escarpa da Arrábida, cuja construção foi parada depois de o promotor ter sido notificado do embargo pedido pelo Ministério Público.
"A APDL [Administração dos Portos do Douro e Leixões e Viana do Castelo] irá litigar pela posse da parcela de terreno em que está a ser construído o edifício da Arcada, na escarpa da Arrábida, cuja propriedade pode legitimamente reivindicar através dos meios judiciais, a partir da consistente base documental de que dispõe", lê-se no comunicado.
![]() |
PORTO DE AVEIRO: UM PORTO COM FUTURO
2018 regista novos máximos históricos
O ano de 2018 terminou com um novo máximo histórico no número de navios entrados e no volume de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro. Foram registados 1.116 navios , ou seja, um número 5,78% superior ao do ano anterior, com um Gros Ton Total e com um Comprimento Total dos navios também superiores aos de 2017 em, respectivamente, +11% e +7,47%, que espelham bem a tendência do mercado para a utilização de navios cada vez maiores e com maior capacidade de carga.
A carga movimentada ascendeu a 5.624.491 ton, 46,18% das quais foram granéis sólidos, 28,48% carga geral fraccionada e 25,33% granéis líquidos.
![]() |
Sines ganha «Observatório do Mar» | Investimento de 2,8 milhões de euros
O Município de Sines viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a operação ‘Observatório do Mar’, num investimento de de 2,8 milhões de euros, cofinanciado à taxa de 85% por fundos da União Europeia. O investimento prevê a recuperação dos edifícios dos antigos armazéns da Ribeira, que serviam de apoio à pesca artesanal e configuraram parte das estruturas defensivas do antigo porto de pesca em Sines.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
Governo quer manter «relação facilitada» entre portos portugueses e britânicos
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse, no parlamento, que quer manter uma "relação facilitada" entre os portos portugueses e os portos britânicos, tendo o Governo preparado vários planos nesse sentido.
"Queremos continuar a ter uma relação facilitada entre os nossos portos e os do Reino Unido", afirmou Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
![]() |
ANÚNCIO ESTÁ A GERAR UM AMBIENTE POSITIVO
Governo apresenta nova ferrovia Aveiro-Mangualde
O anúncio do plano de construção do corredor ferroviário Aveiro-Mangualde (Viseu), anunciado pelo primeiro-Ministro, António Costa, um investimento de 650 milhões de euros incluído no pacote de infraestruturas públicas do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), está a gerar um ambiente positivo devido à abertura de um caminho novo para as exportações do Centro-Norte em direcção à Europa.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
MAREFOZ na vanguarda da investigação a nível internacional
O Marefoz, integrado no MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e ligado à Universidade de Coimbra, está na vanguarda da investigação ambiental e estuarina e na transferência de conhecimento para a economia. O laboratório, instalado há três anos na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, trabalha em rede com outros centros de investigação nacionais e estrangeiros em programas científicos inovadores, além de desenvolver projectos próprios.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
Integração de estivadores precários de Setúbal é motivo de orgulho
"Temos hoje uma situação no Porto de Setúbal diferente da que tínhamos em 29 de novembro [altura em que foi acionado o requerimento do PCP para audição da ministra]. É uma situação que nos orgulha enquanto responsáveis políticos", disse Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
![]() |
APRESENTADA NO PORTO DE LISBOA
Navaltagus constrói embarcação multifunções destinado ao Uruguai
A Navaltagus empresa do Grupo ETE, construiu uma embarcação multifunções destinada à empresa Transfluvial Navegación TFN do Uruguai, empresa responsável pelo abastecimento de madeira à Montes del Plata, uma das maiores fábricas de celulose e pasta de papel do mundo.
O navio foi construído num tempo «muito curto», seis meses, pela Navaltagus, empresa engenharia, construção e reparação naval do Grupo ETE, que detém dois estaleiros no Tejo, um na margem norte e outro na margem sul, responsáveis por 85 docagens anuais e diversos projectos de construção e reparação naval.
![]() |
Açores aprova proposta para alteração da Lei de Bases do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores reiterou, na Horta, que o Governo dos Açores “pugna para que as competências da Região sejam reconhecidas” na Lei de Bases de Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo Nacional. Gui Menezes falava na Assembleia Legislativa durante o debate da anteproposta de lei para a alteração daquela lei de bases, iniciativa que foi aprovada.