Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Linha férrea Aveiro-Mangualde é estratégica para a logística da PSA
Em entrevista ao Dinheiro Vivo, José Maria Castro, director-geral do centro de produção de Mangualde do grupo PSA, falou sobre a concretização da ligação ferroviária entre Aveiro e Mangualde e do seu impacto na logística da fábrica e dos veículos.
![]() |
Bancas: mais e maiores navios procuram os serviços oferecidos pelo Porto de Lisboa
O Porto de Lisboa continua a dar mostras do seu processo de crescimento no segmento do abastecimento de combustível a embarcações. Este dinamismo nas bancas, recordamos, vem-se exponenciando desde o ano de 2012.
«Por certo não terá passado despercebido a quem circula pela zona de Belém, diversos navios ancorados, entre o Terminal de Granéis Alimentares de Palença e o Terminal de Líquidos da Banática, no fundeadouro central do Porto de Lisboa», enfatizou a APL nas redes sociais, assim ilustrando o sucesso no segmento.
![]() |
AMT realça perfil exportador dos portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro
Segundo enfatiza a AMT no documento que compila e analisa a movimentação de mercadorias nos portos do continente durante os onze primeiros meses de 2018, «Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro são os portos que apresentam um perfil de porto ‘exportador’».
Os portos de Viana do Castelo, Figueira da Foz, Setúbal e Faro registaram, neste período, «um volume de carga embarcada superior ao da carga desembarcada, com um quociente entre carga embarcada e o total movimentado, no período em análise, de 78,3%, 70,2%, 53,9% e 100%, respectivamente».
![]() |
Ligação de barco entre Algarve e Marrocos é prioridade
A ligação marítima com a região algarvia é, neste momento, uma das principais prioridades de Marrocos, que está “profundamente empenhado” em concretizar este projeto o mais brevemente possível. A revelação é feita ao JORNAL DO ALGARVE pelo cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve, frisando que a ligação por barco tem “um interesse estratégico fundamental” para os dois países.
![]() |
Novas Linhas Regulares no Porto de Setúbal
O Porto de Setúbal arranca o ano de 2019 com duas novas linhas regulares, a MAPT da Wec Lines (contentores) e a Iberia+Med+Aegean & Black Sea da Neptune Lines Shipping (ro-ro), ao mesmo tempo que regista o regresso da linha de contentores da Arkas Line.
![]() |
A 16 E 17 DE MAIO
Lisboa recebe as celebrações do Dia Europeu do Mar, em 2019
O Dia Europeu do Mar, celebrado anualmente no dia 20 de Maio, tem como principal objetivo estacar o papel fundamental que os oceanos e os mares assumem na vida das comunidades costeiras e de todos os cidadãos da União Europeia, assim como no domínio do crescimento sustentável e do emprego na Europa.
A celebração em Lisboa, a 16 e 17 de Maio de 2019, vem reforçar a importância estratégica deste recurso para Portugal, enquanto fator decisivo para o impulso da economia portuguesa e intensificar o compromisso em fomentar uma melhor gestão das zonas costeiras, dos mares e dos oceanos por todos os cidadãos e intervenientes em causa. O dia 20 de Maio é um dia com especial importância simbólica para Portugal, pois representa o dia em que Vasco da Gama chegou à Índia.
![]() |
ONE CRESCE NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE OPERAÇÃO EM PORTUGAL
Nos primeiros seis meses da operação que arrancou a 1 de abril de 2018, a OCEAN NETWORK EXPRESS (ONE) Portugal cresceu 30% face à operação da ex-K. Line no país, tendo transportado 30 mil TEUS, no valor de 18 milhões de euros. A empresa de transporte de contentores surge na sequência da fusão de três importantes armadores japoneses – KAWASAKI KISEN KAISHA (K. LINE), MITSUI O.S.K. LINES (MOL) e NIPPON YUSEN KABUSHIKI KAISHA (NYK). Trata-se de um crescimento do mercado português, sobretudo na rota Ásia-Europa.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA
Baptismo do novo navio da Marinha em Viana do Castelo
Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, decorre nos Estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia de Baptismo do NRP Setúbal que contará com as presenças do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, entre outras entidades. O mais recente navio-patrulha oceânico da Marinha terá como madrinha Jessica Rachel Hallett.
![]() |
EURICO BRILHANTE DIAS:
Porto de Sines é hoje uma referência no mundo inteiro
O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, destacou o facto de o Porto de Sines ser uma referência “no mundo inteiro” para a carga contentorizada e gás natural liquefeito.
“O porto de Sines é a nossa ‘Jóia da Coroa’, um elemento distintivo do sistema portuário português, e temos tido boas notícias que esperemos que se consolidem no desenvolvimento do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines” (ZILS), afirmou o governante no final de uma visita ao complexo industrial de Sines.
![]() |
Reunião na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão debateu Aquacultura Multi-Trófica Integrada
Duas reuniões de trabalho relacionados com o incremento do IMTA (do inglês Integrated Multi-Trophic Aquaculture) em Portugal e nos países europeus do Arco Atlântico realizaram-se a 17 de Janeiro na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão.
As reuniões de trabalho decorreram no âmbito do projeto Integrate (Interreg Arco Atlântico) e tiveram como objetivo contribuir para o estabelecimento das bases do conceito de Boas Práticas em IMTA em Portugal, no que respeita ao Ambiente e aos seus Aspetos Sociais e de Regulamentação.
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Porto comercial aumenta exportações
O Porto Comercial da Figueira da Foz registou um “ligeiro aumento” das exportações em 2018, em comparação com o ano anterior, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS Luís Leal, da administração portuária. A balança comercial pendeu de forma inequívoca para o lado positivo, com 70% das mercadorias movimentadas a terem o estrangeiro como destino. “Este é um porto que quer continuar com uma linha de exportação muito relevante”, realça Luís Leal.
![]() |
Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 8 de Fevereiro
Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 2 a 8 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral / contentores, 2 graneleiros, 1 tanque e 1 carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “POMERENIA SKY”.
![]() |
PORTO DE LEIXÕES
Transporte de contentores movimenta mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria
O transporte de carga contetorizada movimentou mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria no Porto de Leixões, em 2018, o que corresponde a um aumento de 8% face a 2017 e estabelecendo, assim, um novo máximo histórico ao superar em 286 mil toneladas o recorde fixado em 2016.
![]() |
Marco Vale substitui Carlos Vasconcelos na MSC Portugal
Marco Vale é o novo Director Geral da MSC Portugal, substituindo no cargo Carlos Vasconcelos, que esteve à frente dos destinos da empresa durante 27 anos. A passagem de testemunho teve lugar no fim de semana, durante o encontro anual dos quadros MSC, realizado no Algarve. Marco Vale era até ao momento o “braço direito” de Carlos Vasconcelos na MSC Portugal, ocupando o lugar de Deputy Managing Director. Licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico, Marco Vale obteve ainda um MBA na AESE Business School.
![]() |
PREVISÃO DE AGRAVAMENTO DO ESTADO DO MAR | SEXTA-FEIRA E SÁBADO
Proibida a circulação nos molhes exteriores da Barra do Porto de Aveiro e esporões
Divulgamos comunicado da Capitania do Porto de Aveiro, com recomendações de segurança atinentes à previsão de agravamento do estado do mar sexta-feira e sábado, dias 1 e 2 de Fevereiro.
![]() |
Porto de Setúbal: Uma referência internacional da região
O Porto de Setúbal beneficia de condições ímpares que lhe permitem oferecer a quase totalidade dos serviços portuários exigidos a um porto exportador de média dimensão. Tem uma grande capacidade disponível instalada, com possibilidade de expansão na frente marítima.
![]() |
Embaixador do Egipto e delegação da Zona Económica do Canal do Suez visitaram o Porto de Sines
Uma delegação de técnicos da Zona Económica do Canal do Suez visitou o Porto de Sines nos dias 28 e 29 de janeiro, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a SCZone – Suez Canal Economic Zone, em Setembro de 2018, no decorrer da Portugal Shipping Week.
O primeiro dia de trabalhos contou ainda com a presença do Embaixador do Egipto em Portugal, Adel Elalfy, que reuniu com o Presidente da APS, José Luís Cacho.
![]() |
DGRM marcou presença na 100ª Sessão do Comité de Segurança Marítima
A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos marcou presença na centésima Sessão do Comité de Segurança Marítima, que decorreu na sede da IMO, em Londres. Em cima da mesa estiveram diversos temas que compõem a actualidade do universo marítimo, como a «a evolução dos navios autónomos e a redução do limite de enxofre dos combustíveis marítimos, que baixará dos actuais 3,5% para 0,5% em 2020».
![]() |
ESTA QUINTA-FEIRA
Secretário de Estado da Internacionalização no Porto de Sines
O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se esta quinta-feira, 31 de Janeiro, a Sines, para visitar empresas das áreas petroquímicas e energética, instaladas na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e, ainda, o Porto de Sines.
![]() |
PRIMEIRA ENCOMENDA SEGUE ESTA QUARTA-FEIRA, A PARTIR DO PORTO DE SINES
Portugal vai mandar porcos para a China. Pode render 100 milhões
Primeira encomenda de carne de porco segue na quarta-feira para a China a partir do Porto de Sines. Valor da exportação pode duplicar em 2020.
No total, através do Porto de Sines, distrito de Setúbal, os dez contentores vão transportar 270 toneladas de carne, no valor de um milhão de euros, para província chinesa de Hunan. Porém, “é muito provável que haja uma atualização destes valores, a partir de setembro, já que a China está a dar indicações de querer antecipar os números em vista para 2020”, antecipando-se assim uma movimentação de 200 milhões de euros.