Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Milhões de investimento no Porto de Aveiro
“Não há cativações que impeçam o desenvolvimento do Porto de Aveiro”, afiançou a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, aludindo aos investimentos de milhões de euros feitos nos anos recentes e nos que estão em curso ou planeados para a estrutura portuária local.
A governante falava nas comemorações do Dia do Porto de Aveiro, no Navio-Museu Santo André, a 3 de Abril.
![]() |
«A APDL não avançaria para uma obra que a associasse a uma operação que vai causar danos»
Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esclarece dúvidas levantadas pela câmara de Matosinhos e garante que nem o surf vai desaparecer, a qualidade da água não piorará, nem vai aumentar a insegurança.
![]() |
Subida homóloga de 7,1%
Portos movimentam 8,25 milhões de toneladas em Janeiro
Os portos portugueses entraram em 2019 com o pé direito – em Janeiro, foram movimentaram-se 8,25 milhões de toneladas nos portos do Continente, um registo que se traduz num crescimento homólogo de +7,1% (+550 mil toneladas que em Janeiro de 2018), adianta a AMT.
![]() |
Portos dos Açores lança concurso para obras no Porto de Ponta Delgada
O concurso para as obras no porto de Ponta Delgada foi publicado quarta-feira em Diário da República, representando um investimento de 41 milhões de euros que “vai melhorar significativamente” a operacionalidade da infraestrutura, diz a Portos dos Açores.
Numa nota enviada às redações, a empresa pública que gere os portos dos Açores acrescenta que a empreitada de reperfilamento do cais, repavimentação do terrapleno portuário, beneficiação das redes técnicas nele integradas e dragagem da bacia portuária do porto de Ponta Delgada, em São Miguel, “tem um prazo de execução de 36 meses, após a reformulação do respetivo procedimento”.
![]() |
Porto de Setúbal entra em 2019 com nota positiva
O fecho de 2018 foi inegavelmente conturbado para o Porto de Setúbal – a braços com problemas laborais - uma paralisação dos estivadores -, a infra-estrutura sadina ressentiu-se. Mas o retorno da paz social, no dia 14 de Dezembro, voltou a devolver a produtividade e a eficiência ao Porto de Setúbal: o arranque de 2019 assim o diz.
![]() |
Janela única logística avança no Porto de Aveiro, num investimento de 5,6 ME
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou esta quarta-feira, dia 3, a instalação ainda este ano da Janela Única Logística no Porto de Aveiro, um investimento de cerca de 5,6 milhões de euros.
"Um projeto importante em que o valor do investimento (cerca de 5,6 milhões de euros) é nada comparado com o que podem ser as mais-valias e as vantagens, quer do lado do Estado, mas principalmente do funcionamento da economia", detalhou.
![]() |
AMT analisa a ferrovia
Medway reina em termos nacionais, Takargo destaca-se no transporte internacional
«As duas empresas detêm 100% do transporte ferroviário de mercadorias efectuado em território nacional. A Medway tem uma presença muito forte no transporte nacional (97% dos TKm do total do mercado) representando 88% da sua actividade total. A Takargo tem uma maior presença no transporte internacional (55% do mercado) que representa cerca de 82% da sua actividade», frisa o relatório.
![]() |
ESTA QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL | MINISTRA DO MAR PRESIDE À CERIMÓNIA
Navio-Museu Santo André acolhe Dia do Porto de Aveiro
O Dia do Porto de Aveiro, que se comemora esta quarta-feira, surge, em 2019, com um formato diferente. Tendo como cenário o emblemático Navio-Museu Santo André, a cerimónia inclui como um dos seus pontos altos a homenagem a ser prestada aos trabalhadores com mais de 25 anos na empresa. O acto é presidido pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
![]() |
Rangel transporta prensa de 40 toneladas do Porto de Sines para os EUA
A Rangel Logistics Solutions transportou uma prensa com um peso total de 40 toneladas, do Porto de Sines para o Estado da Geórgia, nos Estados Unidos da América. O exigente desafio foi colocado por uma empresa de referência na indústria metalomecânica.
![]() |
«Janela Única Logística» já está em funcionamento
Chama-se 'Janela Única Logística' o projecto-piloto que arrancou esta segunda-feira e que envolve todos os portos da Madeira. A Região foi escolhida para este projecto nacional, uma plataforma digital que vai ser testada no arquipélago para depois ser replicada no resto do país.
Os portos da Madeira foram escolhidos por reunirem realidades diferenciadas - passageiros no Funchal, carga no porto do Caniçal; e carga e passageiros no porto do Porto Santo.
![]() |
Fórum Oceano colabora na organização do Workshop «Copernicus Marine Service Training»
A Fórum Oceano colabora com a Mercator Ocean International e os Puertos del Estado na organização de um workshop sobre o serviço de monitorização do ambiente marinho do programa Copernicus.
O Workshop “Copernicus Marine Service Training” realiza-se nos dias 14 e 15 de maio, em Lisboa, no Hotel Altis Belém. Com enfoque nas regiões da Península Ibérica, Biscaia e Irlanda, a sessão tem como principal objetivo apresentar o Programa Copernicus e, particularmente, o serviço de monitorização do meio marinho (CMEMS – Copernicus Marine Enviornment Monitoring Service), capacitando atuais e potenciais utilizadores.
![]() |
AMT
Relatório antecipa «ciclo robusto de investimento na infra-estrutura ferroviária»
O relatório denota que, em 2017, a rede ferroviária nacional não sofreu grandes alterações.Por outro lado, os investimentos que se prevêem até 2030 indicam o início de um ciclo robusto de investimento na infra-estrutura ferroviária. Numa fase inicial, e de acordo com o Plano de Investimentos Ferrovia 2020, estão previstos 2,2 mil milhões de euros até 2023. Com o Plano Nacional de Investimentos 2030, estão previstos investimentos de 4 mil milhões de euros na ferrovia.
![]() |
APDL garante que obras no quebra-mar de Leixões não acabam com as ondas nem com o surf
O prolongamento do quebra-mar de Leixões, em Matosinhos, "não vai acabar com as ondas nem com o surf, nem vai transformar a praia num lago", garante a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
"Dos estudos técnico-científicos não temos nenhum indicador, não temos nenhum indicador mesmo, que nos permita dizer que não vai haver praia ou não vão existir ondas", vinca a Presidente do conselho de administração da APDL, Guilhermina Rego.
![]() |
Primeiro-ministro anuncia investimento de 23 milhões para o sector das pescas
António Costa anunciou que, até ao final de 2019, o governo vai investir 23 milhões de euros na melhoria das condições de trabalho para o sector das pescas.
"Nos últimos três anos, investimos cerca de 22 milhões de euros nos nossos portos piscatórios e, até ao final do ano, serão investidos mais 23 milhões de euros em diversas intervenções, não só em dragagens, mas também na criação de melhores condições de trabalho para os pescadores", disse António Costa esta sexta-feira, 29 de março.
![]() |
Saiba o que vai mudar no Porto de Leixões
Mais espaço para contentores, mais 300 metros metros de quebra-mar e um novo porto de pesca. É esta a carteira de investimentos anunciada para aumentar a competitividade do Porto de Leixões, em Matosinhos.
![]() |
36 navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 5 de Abril
Prevêem-se 36 escalas de navios de mercadorias para o período de 30 de Março a 5 de Abril. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 7 graneleiros, 6 tanques, 4 carga geral single deck, 2 carga geral multi deck, 1 misto – carga geral/contentores, 1 ro-ro e 1 de investigação/exploração.
Destacamos esta semana o navio “GRIKOS”.
![]() |
Portos contribuíram com 61% das toneladas e 80% dos TEU das mercadorias transportadas por ferrovia
Entre o lote de infra-estruturas portuárias que dispõem de acessibilidades ferroviárias, «destacam-se os portos de Setúbal (18,9%) e Sines (15,3%)» em termos de toneladas transportadas, e em termos de contentores destaca-se, novamente, o porto alentejano. «Quanto ao tráfego de cada um dos operadores ferroviários, a carga com origem ou destino nos portos nacionais representa na Medway 71% das toneladas transportadas e 83% dos TEU (carga contentorizada) e na Takargo cerca de 21% e 26%, respectivamente», aponta a AMT.
![]() |
MINISTÉRIO DO MAR NEGOCEIA COM SUCESSO:
LEVANTAMENTO DA GREVE NOS PORTOS PROMOVIDA PELO SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DAS ADMINISTRAÇÕES PORTUÁRIAS (SNTAP)
Na sequência das orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi concluída com sucesso, esta quinta-feira, a negociação entre a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. (APS), liderada pelo seu presidente, José Luís Cacho, e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias (SNTAP), liderado pelo seu presidente, Fernando Oliveira, concluída com a celebração do novo protocolo, que substitui o existente relativo aos trabalhadores em regime de turnos e que inclui, igualmente, a organização do trabalho e especificidades do porto de Sines no que respeita ao pessoal técnico de pilotagem.
![]() |
PORTO DE SINES EM FOCO
António Costa defende relação com a China que já leva «mais de 500 anos»
António Costa centra-se no Porto de Sines. "Quando vejo críticas à utilização de Sines como uma peça de interface da iniciativa chinesa, o que vejo também é que não houve oposição a que os portos da Grécia fossem comprados pela China, sendo uma base estratégica fundamental para todo o Mediterrâneo".
Além disso, António Costa pressente na oposição ao investimento dos chineses em Sines a intenção de "países que têm portos no Mediterrâneo ou no Norte da Europa a quererem limitar a capacidade competitiva do Porto de Sines".
![]() |
VASCO CORDEIRO:
Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos
O Presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou as obras de requalificação e ampliação do porto da ilha do Corvo, um investimento de cerca de 10 milhões de euros que constitui mais um exemplo da coesão “construída e colocada” ao serviço dos Açorianos e de cada ilha da Região.
“Convém termos a consciência de que a coesão entre as ilhas da nossa Região se faz, também, deste tipo de infraestruturas, de construir e de colocar ao serviço das populações as condições e os instrumentos para que se sintam parte integrante do todo regional”, afirmou Vasco Cordeiro.