Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
PORTO DE AVEIRO
Braga Alves movimenta carga há já meio século
Inscrita na Associação dos Transitáríos de Portugal, a Braga Alves, Lda. actua na área dos transportes marítimos e aéreos, colocando também à disposição dos seus clientes vários serviços na área da logistica e aduaneira.
![]() |
ECONOMIA DO MAR ACELERA ENTRE 2015 E 2018:
EXPORTAÇÕES AUMENTAM 25%, VAB DAS EMPRESAS CRESCE 30% E MARINHA MERCANTE SOBE 94%
O crescimento da economia do mar está em elevada aceleração ao longo do quadriénio correspondente à última legislatura (2015-19). De acordo com a análise do Observatório da Economia Azul do Ministério do Mar, as exportações de bens do setor do mar em 2018 registaram um aumento de 25% relativamente a 2015. No último ano, o setor ‘azul’ registou mais de 2 mil milhões de euros em exportações (2 186 740 724€), quase 500 milhões a mais do que o valor alcançado em 2015 (1 753 761 953€).
O crescimento da Economia Azul nacional verifica-se também no Valor Acrescentado Bruto (VAB) das empresas do Setor do Mar. Segundo a análise do Observatório da Economia Azul do Ministério do Mar, em 2017 este valor representava 3,4% do VAB das empresas da Economia Nacional.
![]() |
Socarpor-Yilport lidera a movimentação de carga no Porto de Aveiro
A operar há já 35 anos, para além de prestar os mais variados serviços portuários, a empresa é concessionária da exploração do Terminal Sul. Operando no Porto de Aveiro desde 1984, a Socarpor/Yilport presta, a todos os utentes, serviços portuários num vasto leque de actividades conexas com as necessidades das mercadorias, quer destinadas quer oriundas do tráfego marítimo, das quais se destacam a carga e/ou descarga, armazenagem, tráfego terrestre e restantes operações e serviços complementares, necessários à manutenção da cadeia logística.
![]() |
Marcelo Rebelo de Sousa elogia na televisão chinesa ajuste de «Uma Faixa, Uma Rota» com valores europeus
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este sábado, em entrevista à televisão estatal chinesa, que o seu homólogo da China demonstrou vontade de que a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" convirja com valores europeus.
"Foi um discurso muito importante, porque o Presidente Xi [Jinping] respondeu a muitos daqueles que criticaram a China pela iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota'", afirmou Rebelo de Sousa, em entrevista à televisão estatal chinesa CGTN.
Recorde-se que as autoridades portuguesas querem incluir uma rota atlântica no projeto chinês, o que permitiria ao Porto de Sines ligar as rotas do Extremo Oriente ao Oceano Atlântico, beneficiando do alargamento do Canal do Panamá.
![]() |
Presidente da República e Governo reforçam alinhamento com a China
Com uma representação do mais alto nível no Fórum da nova Rota da Seda, Portugal assume o interesse em atrair ainda mais investimento chinês.
A hipótese de ficar em mãos chinesas o segundo terminal do Porto de Sines está em cima da mesa e não deixará de ser abordada nos contactos destes dias.
![]() |
Equipa EMEPC participa na Campanha EXPLOSEA à Antártida
Entre os dias 9 de Fevereiro e 19 de Março de 2019, elementos da EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental), estiveram na Antártida a participar na campanha EXPLOSEA, no âmbito da colaboração existente entre a EMEPC e o Consejo Superior de Investigaciones Científicas - Instituto Geológico y Minero de España (CSIC/IGME). A campanha na Antártida decorreu a bordo do navio espanhol BIO Hespérides (A33), ao largo das Ilhas da Decepcion e Livingston, no arquipélado de Shetland do Sul.
![]() |
A 14 de maio de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa
Evento de matchmaking no âmbito do Programa Crescimento Azul
No dia 14 de Maio de 2019, às 10.00h, no Centro de Congressos de Lisboa decorre uma conferência sobre o tema "Working together for a Sustainable Blue Growth", organizado pela DGPM enquanto Operador do Programa Crescimento Azul.
![]() |
Presidente da República visita stand da APS na Ovibeja
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido no stand da APS presente na 36.ª Ovibeja. Na breve visita ao stand, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se bastante interessado na actividade do maior porto nacional, com especial enfoque nos futuros projectos de expansão. Sendo o Presidente da República um fervoroso leitor, foi aproveitado o ensejo para presenteá-lo com o livro comemorativo do 40.º Aniversário da APS – "Porto de Sines - 40 Anos, 40 Imagens”.
![]() |
MEDWAY
Serviço Sevilha-Porto de Sines evolui para diário dada a intensa procura
O serviço da Medway que arrancou em Abril de 2018, com o objectivo de fazer uma ligação ferroviária entre Sevilha e o Porto de Sines, passa agora para uma rotação diária (seis vezes por semana).
«A procura verificada por este serviço – que era feito três vezes por semana – fez com que a empresa tivesse a necessidade de avançar para uma solução de rotação diária que já começou a 8 de Abril», comunicou a empresa.
![]() |
Uma Faixa, Uma Rota
Pequim «profundamente» agradecida a Portugal por aderir ao seu projecto
A China afirmou esta terça-feira "apreciar profundamente" a participação de Portugal na iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota', apontando a localização estratégica do país, um dos primeiros da Europa ocidental a aderirem à visão internacional de Pequim.
![]() |
PORTOS COM A MAIOR FATIA
Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões até 2023
O Programa de Estabilidade prevê investimentos de mais de 8.600 milhões de euros em transportes e infra-estruturas até 2023, com os portos e a ferrovia a serem os mais beneficiados pelo programa. A área com maior investimento previsto é a portuária, que, entre 2018 e 2023, deverá receber 6.109 milhões de euros.
![]() |
Viana do Castelo defende corredor atlântico para fazer face a cenário pós-Brexit
O presidente da Câmara de Viana do Castelo defendeu um corredor Atlântico ferroviário a ligar os portos portugueses aos do norte de Espanha e França, até à Normandia para fazer face a um cenário pós-Brexit.
Para José Maria Costa, que participou, em Dublin, num seminário promovido pela Comissão Europeia sobre as ligações entre portos e cidades na bacia Atlântica, a possibilidade de saída do Reino Unido da União Europeia, "torna ainda mais urgente um reforço da cooperação entre as cidades e os portos do Atlântico".
![]() |
Medway investe 1 ME na Zona Industrial e Logística de Sines
A Medway assinou com a aicep Global Parques um contrato de instalação de um novo investimento em logística na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. De acordo com a empresa, este investimento “vai permitir alargar a prestação dos seus serviços no Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines” e está avaliado em cerca de 1 milhão de euros por um período de 20 anos e com uma área superior a 30 mil metros quadrados.
![]() |
COMUNICADO DO MINISTÉRIO DO MAR
Novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro
Reproduzimos comunicado emitido pelo Ministério do Mar a propósito do novo Conselho de Administração da APA - Administração do Porto de Aveiro, nomeado em Assembleia Geral da Empresa a 15 de Abril.
![]() |
MAIS DE 10 MIL CAMIÕES RETIRADOS DAS ESTRADAS
Movimento ferroviário no Porto de Aveiro cresceu 33% em 2018
Em 2018, o movimento ferroviário no Porto de Aveiro atingiu as 256.284 toneladas, crescendo 33,58% em relação ao ano anterior.
Os fluxos de mercadorias incluíram a recepção de cimento, pasta de papel e produtos metalúrgicos, destinados a exportação, e o envio de granéis sólidos alimentares para Espanha.
Para além do incremento da competitividade, o impacto ambiental no transporte de mercadorias de e para o Porto de Aveiro foi altamente reduzido, uma vez que em função da utilização da ferrovia foi possível retirar das estradas cerca 10.250 camiões.
![]() |
Portos dos Açores investe 10 milhões de euros em equipamentos
A Portos dos Açores, que gere as infraestruturas portuárias da região, vai investir 10 milhões de euros na aquisição de equipamentos, metade dos quais no Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, anuncia a empresa.
“Estamos a falar de mais de 20 equipamentos, desde gruas a empilhadores, a outro tipo de equipamentos portuários, que vão dar garantias de melhores níveis de operacionalidade em toda a região”, adiantou, em declarações aos jornalistas, o Presidente da Portos dos Açores, Miguel Costa, à margem de uma visita ao Porto da Praia da Vitória.
![]() |
Hapag-Lloyd reforça serviço «Dakar Express» com escala adicional no Porto de Leixões
A transportadora marítima Hapag-Lloyd decidiu reforçar o seu serviço ‘Dakar Express (DEX)’, introduzindo «uma escala adicional no Porto de Leixões» (southbound) a partir da semana 18.
Esta melhoria de serviços, explica a operadora marítima alemã, «melhorará ainda mais a conectividade entre Portugal e a rede global da Hapag-Lloyd através dos hubs portuários em Antuérpia e Tânger».
![]() |
Dia do Marítimo dedicado à igualdade de género
Na sequência do tema «Afirmar a Mulher na Comunidade Marítima», determinado pela Organização Marítima Internacional (IMO) para o Dia Marítimo Mundial, a celebrar em Setembro, o Dia do Marítimo, habitualmente celebrado no dia 25 de Junho, será este ano dedicado à igualdade de género.
![]() |
Docapesca conclui Instalações do Cais Provisório da Ilha de Tavira
A Docapesca concluiu a instalação do cais provisório na Ilha de Tavira, possibilitando a retoma do funcionamento normal das carreiras fluviais de acesso à Ilha, durante a empreitada de construção do novo cais.
Esta intervenção insere-se num conjunto alargado de investimentos em curso e realizados pela Docapesca no concelho de Tavira, num valor global de cerca de 2 milhões de euros.
![]() |
Auditoria do Tribunal de Contas baseada em dados desactualizados
TAXA DE PAGAMENTOS DO MAR 2020 É DE 29,2%
A 31 de março de 2019 a taxa de pagamentos do Programa Mar 2020 era de 29,2%, já tendo sido liquidados 137,5 milhões de euros aos beneficiários finais. A taxa de compromisso é de 66,9% do total programado, equivalente a 318,1 milhões de euros de apoio público. O investimento elegível total alavancado por estas candidaturas é de 424,5 milhões de euros, refere nota informativa divulgada esta quinta-feira pelo Ministério do Mar.