Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EM 2021

Guadiana navegável entre Alentejo e Algarve com projecto de 6 milhões de euros

O projecto para permitir a navegabilidade do rio Guadiana entre Vila Real de Santo António (Algarve) e Mértola (Alentejo) vai custar seis milhões de euros e deverá terminar em 2021, anunciou esta sexta-feira a Ministra do Mar.

"É um dos investimentos mais emblemáticos do Ministério do Mar", porque "promove a navegabilidade do Guadiana" e, simultaneamente, "o desenvolvimento de toda a zona abrangida", afirmou Ana Paula Vitorino, no Pomarão, concelho de Mértola, distrito de Beja.

DGRM assina contrato para a empreitada da navegabilidade do rio Guadiana

Em cerimónia presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou esta sexta-feira o contrato da empreitada para a navegabilidade do troço Alcoutim-Pomarão do rio Guadiana, cujos trabalhos irão decorrer nos próximos meses. A empreitada contempla a realização das dragagens para a regularização da batimetria num canal de 30 metros ao longo do rio e a instalação do respetivo assinalamento marítimo, permitindo a navegabilidade diurna e noturna em adequadas condições de segurança.

Porto de Sines entre os maiores da União Europeia

O Porto de Sines é o 20º maior da União Europeia (UE) em peso bruto de mercadorias movimentadas. Aquele que é o primeiro maior porto artificial de Portugal e de águas profundas movimentou 46,473 milhões de toneladas em 2017, posicionando-se numa tabela liderada pelos portos de Roterdão (Holanda), de Antuérpia (Bélgica) e Hamburgo (Alemanha), a tripla da costa do Mar do Norte que faz o pódio em termos de peso bruto das mercadorias como em volume de contentores.

AÇORES

Recuperação de 5 ME dota o Porto da Madalena com condições reforçadas de protecção

O Presidente do Governo dos Açores visitou as obras de recuperação do porto comercial da Madalena, onde destacou os cerca de 26 milhões de euros que foram investidos nesta infraestrutura nos últimos 10 anos.

Vasco Cordeiro disse que se está a falar de uma "infraestrutura portuária que assume uma importância fundamental e é por isso que, nos últimos 10 anos e contando com esta intervenção que está já concluída, foram feitos investimentos superiores a 26 milhões de euros”.

AÇORES

Novo navio poderá operar antes do último trimestre do ano nos Açores

Navio da Atlânticoline “Mestre Jaime Feijó” já realiza provas de mar, a que se segue o processo de certificação, e pode vir a integrar a operação da transportadora marítima dos Açores antes do último trimestre do ano.

ESTA SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO

MINISTRA DO MAR NA ASSINATURA DO CONTRATO DA EMPREITADA PARA A NAVEGABILIDADE DO GUADIANA

A Ministra do Mar estará esta sexta-feira, dia 12 de julho, pelas 11h00, na cerimónia de assinatura do Protocolo entre a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e Câmara Municipal de Mértola e do contrato relativo à empreitada para a navegabilidade do Rio Guadiana (Pomarão-Mértola), que terá lugar no Centro de Interpretação do Pomarão.

Acordo para terminal de contentores de Alcântara assinado segunda-feira. Investimento é de 122 milhões

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou no Parlamento que o acordo entre a Liscont, concessionária do terminal portuário de Alcântara e a Administração do Porto de Lisboa (APL) vai ser assinado segunda-feira, envolvendo um investimento de 122 milhões de euros "maioritariamente em equipamentos".

 

VERSÃO INTEGRAL EM VÍDEO

Audição parlamentar da Ministra do Mar na Comissão de Agricultura e Mar

No canal da APP no Youtube disponibilizamos uma série de 4 vídeos reportando integralmente a audição parlamentar da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República, a 9 de Julho de 2019.

Colaboração com Portugal «é qualitativa», declarou o ministro cabo-verdiano José da Silva Gonçalves

José da Silva Gonçalves, Ministro do Turismo e Transportes e também líder da pasta da Economia Marítima de Cabo Verde, abordou a formalização do Memorando Específico de Cooperação no domínio da Economia Marítima, assinado no dia 4 de Julho no Ministério do Mar, em Algés. Para o governante, o acordo simboliza o reforço de uma ligação já de si «profícua» no sector do Mar.

Programa Mar2020 com execução de 32,7% no fim de Junho

O programa Mar2020 tinha, em 30 junho, uma taxa de execução de 32,7%, "acima da média comunitária", que ronda os 22%, revelou no parlamento a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO

Conferência «Comércio Marítimo: de Sines (Portugal) para o Mundo»

No âmbito da 4.ª edição da Feira do Mar, organizada pelo Sines Tecnopolo e Câmara Municipal de Sines, terá lugar a Conferência "Comércio Marítimo: de Sines (Portugal) para o Mundo", no dia 12 de julho, no auditório da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Dragagens no porto de Lagos avançam com investimento de 413 mil euros

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a abertura de um concurso público para a realização de dragagens no porto de Lagos, num investimento de 413 mil euros. O concurso público para o porto de Lagos, lançado em junho, abarca um volume de 79.000 m3 de sedimentos a dragar e um prazo de execução de três meses.

CONHECIDAS AS 15 FINALISTAS DO MAIOR PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA ECONOMIA DO MAR EM PORTUGAL

O Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0, um ambicioso e inovador programa de aceleração de startups ligadas à Economia do Mar, idealizado e lançado pelo Ministério do Mar, acaba de escolher as 15 startups que vão desenvolver 23 projetos-piloto. Neste lote de finalistas há quatro representantes nacionais, escolhidos de entre as 21 startups que marcaram presença num recente bootcamp em Lisboa, provenientes de um total de 11 países diferentes.

ESTA QUARTA-FEIRA

Cerimónia de conclusão da implementação do Sistema Costa Segura

Realiza-se esta quarta-feira, dia 10 de julho, pelas 17h00, a Cerimónia de conclusão da implementação do Sistema Costa Segura, no Palácio Seixas, em Cascais.
Este sistema é uma ferramenta de auxílio na promoção da segurança da navegação, apoio na condução de operações de busca e salvamento e acções de combate à poluição, permitindo complementarmente, monitorizar a navegação, contribuindo para a deteção de atividades ilícitas no mar.

Sadoport defende projecto de melhoria da acessibilidade marítima do Porto de Setúbal

A Sadoport – Terminal Marítimo do Sado S.A., operador portuário do Porto de Setúbal para a movimentação de carga geral e de contentores, veio a terreiro «manifestar a sua concordância com o projecto de melhoria da acessibilidade marítima ao Porto de Setúbal», levado a cabo pela APSS.

A melhoria da acessibilidade marítima no porto sadino, através da realização de dragagens com vista ao aumento dos fundos no acesso, permitirá que o Porto de Setúbal tenha «melhores condições de segurança, aumente a capacidade de recepção de navios de maior dimensão, reduza os custos de transporte na cadeia logística, beneficie de maior eficiência nas operações portuárias e possa atrair novos armadores e mais cargas».

AIVP ratifica objectivos da Agenda 2030 para um evolução sustentável das cidades portuárias

Durante a realização da assembleia geral, em Riga (na Letónia), a Rede Mundial de Cidades Portuárias ratificou os 10 objectivos da sua Agenda 2030 com vista a um desenvolvimento mais sustentável, responsável e inovador das cidades portuárias, que enfrentam actualmente múltiplos desafios, como o intenso desenvolvimento urbano, o aumento do tráfico de passageiros e mercadorias ou a digitalização da economia.

MINISTÉRIO DO MAR AVANÇA COM INVESTIMENTO DE MAIS 2 MILHÕES DE EUROS EM DRAGAGENS

Seguindo orientações da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) está a avançar com um investimento de 2 milhões de euros em dragagens nos portos de Lagos, Peniche, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, respondendo às necessidades de intervenção para salvaguarda da segurança no acesso a embarcações e melhoria das condições de navegabilidade nestes portos.

UNESCO em debate no Dia da Ciência Oceânica

A UNESCO-COI (EurOcean Cooperating Member) esteve reunida com os Estados Membros para participar do Dia da Ciência Oceânica de 2019. Estas sessões, organizadas desde 2015, oferecem uma oportunidade para continuar a destacar a relevância da ciência dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, fornecendo uma plataforma para investigadores e actores políticos participarem num diálogo que se reforça mutuamente.

Ciência e conhecimento são fundamentais para a Estratégia Nacional do Mar

Decorreu esta sexta-feira a 5.ª sessão do ciclo de 'workshops' "Estratégia Científica para o Mar - II". No evento realizado na Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), em Matosinhos, distrito do Porto, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, explicou que "não há economia do mar sem preservação do ambiente e proteção da biodiversidade" e que "precisamos de mais conhecimento sobre isso".

"Até agora, tínhamos políticas para a preservação do oceano e políticas para o desenvolvimento económico do oceano. O mundo não pode continuar assim. O que estamos a fazer já é juntar estas duas políticas. Portanto, na preparação da ENM, uma das políticas mais importantes é a ciência e a inovação", disse a governante.

Sector logístico-portuário é chave do novo acordo Portugal-Cabo Verde assinado quinta-feira

O sector marítimo-portuário é um dos domínios-chave do Memorando Específico de Cooperação no domínio da Economia Marítima assinado quinta-feira pela Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e pelo Ministro do Turismo e Transportes e Ministro da Economia Marítima de Cabo Verde, José da Silva Gonçalves, que reforça as relações seculares de cooperação – nomeadamente em actividades marítimas – entre Portugal e Cabo Verde.