Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




A partir de 12 de outubro

Portugal implementa novo Sistema Europeu de Controlo de Fronteiras (EES)

  A partir de 12 de outubro de 2025, Portugal participará na entrada em funcionamento do Entry/Exit System (EES), o novo sistema europeu de controlo automatizado de fronteiras externas do espaço Schengen, que substitui os tradicionais carimbos nos passaportes por registos eletrónicos centralizados. Esta entrada em funcionamento ocorrerá, em simultâneo e de forma faseada, ao longo de quase 6 meses, em todos os países pertencentes ao espaço Schengen, de acordo com as regras definidas pela Comissão Europeia.

O sistema aplica-se a todos os cidadãos não pertencentes à União Europeia, que entrem no território para estadias de curta duração (até 90 dias num período de 180 dias), independentemente de necessitarem de visto.

Portos de Lisboa e Setúbal recebem visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) receberam a visita da Coordenadora Europeia dos Assuntos Marítimos, Gesine Meissner.

Na sua missão a Lisboa, Gesine Meissner teve um encontro de trabalho com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, com membros da Administração dos Portos de Lisboa e Setúbal, e representantes da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.

OCDE propõe plano para reforçar a economia azul em Portugal

  A OCDE publicou o relatório “Improving Policy Coherence for Portugal’s Ocean Economy – A Strategic Plan for Natural Resources, Safety and Maritime Services”, que define uma visão estratégica para melhorar a governação e a sustentabilidade da economia do mar em Portugal.
O documento analisa como o país pode reforçar a coerência política, a integração das políticas públicas e a afetação de recursos para promover uma economia azul mais resiliente.

TERCEIRO FIM DE SEMANA DE SETEMBRO | ÍLHAVO

Nossa Senhora dos Navegantes, edição 2025

  A Nossa Senhora do Navegantes é uma das mais queridas devoções destas gentes do mar. A procissão inicia-se, em terra, na Capela de Cale da Vila (que tem por orago o pescador São Pedro) dirigindo-se ao Porto Bacalhoeiro onde, pela Ria, faz a travessia de barco até à capela que lhe é devotada, no Forte da Barra, mas não sem antes se encontrar com a Senhora das Areias (em São Jacinto).

Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores. Em terra, nas margens da Ria, milhares de pessoas assistem à procissão.

Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal

Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.

Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.

Roterdão lidera lista dos portos mais movimentados no transporte marítimo de curta distância na União Europeia

  O mais recente relatório “Key figures on Europe – 2025”, publicado em julho.e divulgado pelo Eurostat, traz um retrato detalhado dos desenvolvimentos recentes na União Europeia, abrangendo áreas que vão desde a sociedade à economia, passando pelo ambiente e recursos naturais. Entre os temas em destaque, está o sector dos transportes, mais concretamente o transporte marítimo de curta distância, vital para a movimentação de mercadorias no espaço europeu.

O porto de Roterdão, nos Países Baixos, reafirma a sua posição como o principal porto da União Europeia no que diz respeito à movimentação de mercadorias por via marítima de curta distância. Em 2023, foram transportados 159 milhões de toneladas através deste porto, o que corresponde a 9,9% do total europeu.

Porto de Lisboa cresce 2% na carga movimentada até julho de 2025

  O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um resultado global positivo, registando um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.

O desempenho deve-se em grande medida à carga geral, que totalizou 3,22 milhões de toneladas, traduzindo-se num crescimento expressivo de 9,27%. Neste segmento, a carga contentorizada ascendeu a mais de três milhões de toneladas, uma subida de quase 8% face a 2024, enquanto a carga fracionada quase duplicou o seu desempenho, atingindo 191 mil toneladas, mais 40,8% face ao período homólogo.

MADEIRA

Movimento de mercadorias nos portos aumentou 3,6% no 1.º semestre de 2025

  O movimento de mercadorias nos portos da Região registou uma variação globalmente positiva, no 1.º semestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 3,6%. Este crescimento resultou do acréscimo de 4,6% no volume de mercadorias descarregadas, uma vez que o carregamento registou uma redução de 4,0%. No 2.º trimestre de 2025, o movimento total de mercadorias registou um aumento homólogo de 4,8%.

A informação foi divulgada pela Direção Regional de Estatística. De Janeiro a Junho de 2025, registou-se a entrada de 908 embarcações de recreio nas marinas da Região, com um total de 2.039 tripulantes e passageiros, representando acréscimos homólogos de 4,6% e 3,0%, respectivamente.

De 6 a 8 de setembro no Cais 2

Porto de Setúbal recebe Navio-Escola NRP SAGRES

 Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, o Porto de Setúbal vai receber a escala do Navio-Escola NRP-Sagres no Cais 2. A Armada Portuguesa vai coordenar um programa de visitas nos seguintes dias e horas:

6 de setembro: visitas entre as 16h00 e as 18h00, e entre as 20h00 e as 23h00
7 de setembro: visitas entre as 14h00 e as 18h00, e entre as 20h00 e as 23h00

Madeira investe mais de 30 milhões de euros na modernização e descarbonização dos portos

  A Madeira vai investir, ao longo dos próximos quatro anos, mais de 30 milhões de euros na modernização, requalificação e descarbonização dos portos, numa estratégia que pretende responder às atuais necessidades e preparar o futuro do crescimento económico do arquipélago, conforme anunciou a Secretaria Regional de Economia.

“O objetivo é termos portos modernos, compatíveis com as normas da União Europeia, sustentáveis e capazes de acompanhar o crescimento económico da Madeira e do Porto Santo”, sublinhou o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, durante uma visita ao porto do Caniçal.

Propostas de alterações legislativas para estratégia Portos 5+ entregues até final do ano

  As propostas de alterações legislativas e regulamentares de simplificação administrativa e fomento da competitividade necessárias para os objetivos da estratégia Portos 5+, para o crescimento do setor portuário, têm de ser entregues até 31 de dezembro.

Segundo Resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, que aprova a Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 - PORTOS 5+, "até 31 de dezembro de 2026 são apresentadas propostas de alterações legislativas e regulamentares de simplificação administrativa e de fomento da competitividade que se verifiquem necessárias para atingir os objetivos da presente resolução".

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | Procissão marítima da Senhora dos Navegantes

PORTO DE AVEIRO DISPONIBILIZA DEZENAS DE VÍDEOS

O Porto de Aveiro disponibiliza dezenas de vídeos da procissão marítima da Senhora dos Navegantes, que se realiza todos os anos no terceiro domingo de Setembro.
Vídeos publicados no Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE.

Governo sugere «actividades náuticas, recreativas e de economia azul» para o Cais Comercial de Faro

  A estratégia Portos 5+, aprovada recentemente pelo Governo, sugere transformar o Cais Comercial de Faro «num ponto para atividades náuticas, recreativas e de economia azul». Sem investimentos programados, o futuro dos portos algarvios será definido «em articulação com os municípios».

Visita da Empresa Portuária do Lobito consolida laços estratégicos com Sines

O Porto de Sines recebeu a visita da Empresa Portuária do Lobito, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação entre Lobito e Sines.

A administradora responsável pelas áreas comerciais, marketing, concessões e sustentabilidade do Porto do Lobito foi recebida pelo Conselho de Administração da APS, num encontro que permitiu evidenciar oportunidades de colaboração nas áreas estratégicas da sustentabilidade, concessões e ciber-segurança, dando continuidade e reforçando as ligações estabelecidas através do protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades em 2024.

Com novo navio e frequência semanal a partir de Setembro

Transinsular lança novo serviço e aumenta capacidade no transporte marítimo para os Açores

 A Transinsular, empresa do Grupo ETE, anuncia a reestruturação do serviço regular de transporte marítimo da Região Autónoma dos Açores (RAA), apresentando um novo serviço “Transinsular Expresso +” e introduzindo mais um navio a motor (NM), o “ETE Portugal” - dedicado exclusivamente à RAA, reforçando o seu propósito de fomentar o desenvolvimento, integrar territórios e impulsionar o crescimento económico das comunidades açorianas por meio da logística marítima

Estaleiros de Setúbal na mira de grupos turcos e chineses

  O concurso público internacional que o Governo quer lançar para a nova concessão dos estaleiros navais da Mitrena, em Setúbal, está não só a atrair a atenção de grupos portugueses mas também internacionais, designadamente da Turquia e da China.

O Negócios sabe que grupos turcos com actividades ligadas à construção naval, mas também à metalomecânica pesada e à indústria de defesa, já visitaram o local e querem conhecer e estudar o modelo e as regras da concessão que será lançada a concurso pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e que terá início a partir de 31 de julho de 2027.

Porto de Aveiro e Município da Murtosa assinam contrato para cedência de bens e equipamentos do Porto de Recreio da Torreira

 A Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa celebraram um contrato para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio da Torreira, com o objectivo de garantir a sua gestão, manutenção e valorização em benefício da comunidade local.

Ao abrigo deste contrato, a Administração do Porto de Aveiro cede ao Munício da Murtosa diversos equipamentos e infraestruturas, incluindo estacaria de fixação do quebra-mar, passadiços, edifícios de apoio, ponte-cais, rampa de varadouro, terraplenos e respetivas redes e infraestruturas. O Município da Murtosa compromete-se, assim, a assegurar a preservação e boa utilização das instalações, permitindo, no entanto, a utilização das infraestruturas para atividades da Administração Portuária.

Governo dos Açores quer mais navios a transportar carga para as ilhas

 A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, assegurou que o Governo Regional está a “envidar esforços” junto dos armadores para aumentar o número de navios de transporte de carga para as ilhas do arquipélago.

Segundo Berta Cabral o Governo dos Açores “reconhece que as alterações nos itinerários e o substancial aumento da carga transportada para as ilhas e interilhas têm vindo a causar vários transtornos a empresas e particulares”.

"Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, afirmou.

Governo prevê investimento de 931 milhões de euros até 2035 no novo terminal do Porto de Leixões

  O Governo prevê um investimento de 931 milhões de euros (ME) no porto de Leixões nos próximos 10 anos, com construção de um novo terminal de contentores no molhe norte, segundo a estratégia nacional Portos 5+.
De acordo com a estratégia, dos 931 milhões de euros de investimento previstos até 2035, 219 milhões terão origem na autoridade portuária ou em fundos comunitários, e 712 milhões em empresas privadas.

"No porto de Leixões, a capacidade deverá aumentar 10 milhões de toneladas. Os maiores incrementos de capacidade ocorrerão na carga contentorizada com o novo Terminal de Contentores Norte, e na carga em sistema 'roll-on roll-off'" [carga móvel, como automóveis], pode ler-se na resolução do Conselho de Ministros recentemente publicada.

22 DE AGOSTO DE 2011

Fundada a «Portos dos Açores»

  Em Agosto de 2011 foi aprovado o novo sistema portuário dos Açores, criando a Portos dos Açores, SA, resultado da fusão das três Administrações Portuárias existentes até então e que faziam parte da Portos dos Açores SGPS, a APSM,SA (Administração dos portos de S. Miguel e Santa Maria) a APTG,SA (Administração dos Portos de Terceira e Graciosa) e a APTO, SA (Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental).

No diploma pode-se ler o seguinte: "A circunstância de se optar pela fusão das três Administrações Portuárias Regionais e pela sua incorporação na PA não significa que se pretenda seguir um modelo centralizado de gestão portuária, sem ter em conta as características específicas das várias ilhas e das suas infra-estruturas portuárias", tendo por isso sido criado em vez das anteriores Administrações portuárias três Direcções-Gerais com a mesma jurisdição das anteriores Administrações e que passam a ser denominadas de: DGPSM- Direcção Geral dos Portos de S. Miguel e Santa Maria, DGPTG- Direcção Geral dos Portos da Terceira e Graciosa e a DGPTO- Direcção Geral dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental. Cada membro do conselho de administração da PA, incluindo o presidente, exercerá as funções de director-geral numa das três direcções-gerais.

Total: 874