Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Carga movimentada registou 11,3 milhões de toneladas
Contentores no Porto de Lisboa cresceram 12% em 2024
O Porto de Lisboa encerrou 2024 com resultados positivos e consolidados no sector da carga, registando um crescimento de 3,6% face ao período homólogo, fechando com um total de 11,3 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a dezembro de 2024.
Este crescimento verificou-se principalmente na carga geral e contentorizada e resulta, em grande medida, da recuperação das linhas de contentores e da introdução de novas rotas comerciais que agora ligam Lisboa a mercados estratégicos, como por exemplo ao continente americano.
No segmento de carga geral, o Porto de Lisboa registou 5,28 milhões de toneladas, com um crescimento expressivo de 13,6% em relação ao ano anterior. A carga contentorizada foi outro dos motores deste desempenho, com um crescimento de 12%, totalizando 4,9 milhões de toneladas. Este segmento contabilizou ainda 460.746 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), um aumento significativo de 9,8% em comparação com 2023.
![]() |
Quase 22 milhões para modernizar o Porto da Figueira da Foz
As obras de aprofundamento do canal de navegação, da barra e da bacia de manobras (que também será alargada para sul), entre outras intervenções, processo iniciado em 2016, arrancam em breve. A empreitada tem um prazo de execução 452 dias, ou seja, até maio de 2026.
A consignação da empreitada foi assinada dia 24, tendo como subscritores a administração portuária e a Mota Engil. Tem um orçamento de 21,9 milhões de euros.
![]() |
Em resposta ao Brexit Garland lança rota marítima directa para a Irlanda
O Grupo Garland anunciou o lançamento de uma nova rota marítima direta para a Irlanda, com partidas semanais a partir de Portugal. A operação, que começou oficialmente a 17 de janeiro, surge como uma solução estratégica para contornar as dificuldades impostas pelo Brexit, que tornaram as rotas terrestres via Inglaterra mais lentas, caras e burocráticas.
A nova linha marítima terá saídas semanais às sextas-feiras, com tempos de entrega estimados entre 5 e 7 dias. Setores como têxtil, calçado e cerâmica, onde Portugal mantém uma forte presença internacional, já estão a aderir a esta nova solução, que promete trazer maior eficiência e competitividade.
![]() |
Ministro das Infraestruturas quer fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse, esta sexta-feira, “ter o sonho” de fazer dos portos nacionais os maiores da Península Ibérica e defendeu a atenção dada pelo Governo ao setor marítimo.
“Eu tenho um sonho e o meu sonho é fazer dos portos nacionais os maiores portos da Península Ibérica, porque não há melhor posição geopolítica estratégica do que a dos portos nacionais”, disse o governante".
Na sua intervenção, Miguel Pinto Luz argumentou que, para tal, os portos têm de ser capacitados e receber investimentos que permitam aumentar o tamanho dos navios que recebem.
Apontou, nesse caso, para a possibilidade de o maior porto português, o de Sines, vir a movimentar 70 a 80 milhões de toneladas por ano (20 a 30 milhões a mais do que os números atuais), aproximando-se daquele que é o maior porto da Península Ibérica, o de Valência, em Espanha, que movimenta 120 milhões de toneladas anuais, ou superiorizando-se a Santos, no Brasil, o maior porto da América Latina, cujos valores ascendem aos 179,8 milhões de toneladas.
![]() |
Porto de Aveiro escolhe empresa para modernizar VTS
A empresa GMVIS SKYSOFT S.A. venceu o concurso público lançado pela Administração do Porto de Aveiro (APA) para a modernização tecnológica do sistema de VTS dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.
O serviço de tráfego de navios – Vessel Traffic Service (VTS) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo, permitindo, também, comunicação com entidades de auxílio e socorro.
Seis empresas apresentaram propostas, tendo sido escolhida a que apresentou o valor de 2.185.915,03 €. O prazo de execução do contrato é de 270 dias.
![]() |
Portos de Lisboa e Setúbal crescem em 2024 e reforçam papel estratégico na Área Metropolitana de Lisboa
Os Portos de Lisboa e Setúbal registaram resultados positivos em 2024, consolidando a sua importância estratégica e afirmando-se como o maior ecossistema portuário a servir a Área Metropolitana de Lisboa. Juntos, os dois Portos movimentaram um total de 17,8 milhões de toneladas de mercadorias e 616.618 TEU (unidades equivalentes a contentores de 20 pés), que representa um crescimento homólogo conjunto de 3,7% em toneladas e de 7% em TEUs.
![]() |
Porto de Aveiro investe 4 milhões de euros para receber navios maiores
A Administração do Porto de Aveiro anunciou hoje um investimento superior a quatro milhões de euros na melhoria das condições para poder receber navios de maior tonelagem.
“O conselho de administração do Porto de Aveiro deliberou abrir um concurso público internacional com vista à substituição das defensas e cabeços de amarração no setor comercial norte”, refere uma nota de imprensa.
Segundo a administração portuária, o projeto representa um investimento base de quatro milhões de euros, com um prazo de execução estimado em 480 dias.
![]() |
Requalificação do molhe da Ericeira
O molhe do Porto da Ericeira vai ser requalificado. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinou o auto de consignação da empreitada de recarga da cabeça do quebra-mar do porto. A cerimónia, presidida pela Secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, decorreu na Galeria Orlando Morais da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva (Ericeira).
Contribuindo não só para operacionalidade do porto, mas também para a segurança marítima e para a preservação ambiental, esta intervenção visa a recarrega da cabeça do quebra-mar, reconstruída em 2020, com o objetivo de reduzir destruições mais gravosas durante os próximos invernos marítimos, e enquanto se desenvolvem os estudos necessários a uma intervenção definitiva do molhe.
![]() |
APS reforça gestão de risco
A Administração dos Portos de Sines e Algarve continua a promover a gestão de risco no seu sistema de governação, estratégia e operações, garantindo a continuidade e resiliência da organização e negócio portuário.
Em 2024, avançou com iniciativas que fortaleceram o sistema integrado, promovendo a implementação de três novas certificações e a transição de duas normas:
![]() |
Inovação e Segurança no Porto de Leixões
Dia 17, o Porto de Leixões foi palco de um exercício operacional inovador realizado pela Polícia Marítima, com o uso de “bodycams” (câmaras corporais). Esta iniciativa, acompanhada por uma equipa de reportagem da SIC, sublinhou a relevância da tecnologia no reforço da segurança portuária.
O simulacro demonstrou a utilização das “bodycams” durante situações de apreensão, posicionando a Polícia Marítima como a primeira força policial em Portugal a adotar este equipamento, promovendo maior transparência e eficiência nas suas operações.
![]() |
Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro
Neste dia 22 de Janeiro, o naufrágio do NRP «Fataça»
A Classe Azevia era composta por lanchas de fiscalização construídas no Arsenal do Alfeite, em Portugal, durante os anos de 1941 a 1945, em plena Segunda Guerra Mundial, concebidas com o objetivo de fortalecer a capacidade da Marinha de Guerra Portuguesa na fiscalização das atividades piscatórias ao largo da costa de Portugal Continental.
A classe recebeu o nome de Azevia, sendo os navios batizados com nomes de peixes, seguindo a ordem alfabética para indicar a sequência de lançamento. O último navio desta classe a ser lançado foi o NRP “Fataça”, em 1945, encerrando-se assim a construção das embarcações desta série.
![]() |
TRANSINSULAR REFORÇA CAPACIDADE DE TRANSPORTE PARA CABO VERDE
A Transinsular, empresa do Grupo ETE, introduz a partir de quinta-feira, dia 23 de Janeiro, o Navio Ponta do Sol em conjunto com o navio Lagoa, na rota Cabo Verde / Portugal Continental, aumentando significativamente a capacidade de transporte para 420 TEUS.
Com esta nova oferta do serviço Cabo Verde Expresso – agora designado Cabo Verde Expresso 2.0 - a Transinsular, empresa do GRUPO ETE, reforça a capacidade de transporte nas ligações marítimas regulares e diretas desde Portugal para Cabo Verde (Praia, Mindelo, Sal e Boavista), continuando o melhor tempo de transito do mercado a nível internacional e a assegurar a distribuição regular e eficiente inter-ilhas no arquipélago.
![]() |
Dragagens nos portos de pesca no Minho arrancam em Abril
O ministério da Agricultura e Pescas pretende que a dragagem dos portos de pescas do Norte do país arranquem em abril deste ano, prevendo que o concurso seja lançado ainda este mês, informa a tutela à Lusa.
As intervenções vão acontecer nos portos da Vila Praia de Âncora (Caminha), Castelo do Neiva (Viana do Castelo), Esposende e ainda Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, no distrito do Porto, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas
![]() |
O enigma do Bio-Pato, o som estranho que ecoa nas profundezas do Oceano Antártico
Desde a década de 1960 que um estranho e repetitivo ruído chamado “bio-pato”, que pode ser ouvido frequentemente no Oceano Antártico, tem intrigado biólogos marinhos e especialistas em acústica subaquática. Um novo estudo sugere que qualquer animal que esteja a produzir estes sons (possivelmente uma baleia-anã-antártica) está a conversar com elementos da sua espécie. A ser verdade, poderá ser mais uma importante peça no puzzle que é o estudo de uma das baleias mais difíceis de investigar.
![]() |
Um marco na cibersegurança portuária
Porto de Sines inaugura Port Cyber Arena
O Porto de Sines foi esta terça-feira palco de um momento marcante na sua história, com a inauguração da Port Cyber Arena, um edifício inovador dedicado à cibersegurança e ciber-resiliência no setor portuário e logístico.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, reforçando o compromisso do Governo em promover a segurança digital como elemento estratégico para a competitividade nacional.
A Port Cyber Arena destaca-se como um centro pioneiro, sendo o primeiro em Portugal a adaptar conceitos avançados de cibersegurança ao setor dos transportes e da logística. Trata-se de um espaço que combina formação, treino especializado e simulações práticas visando reforçar a capacidade das empresas e instituições no combate a ameaças cibernéticas, um desafio crescente num setor essencial para assegurar a resiliência da cadeia de abastecimento.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA, NO PORTO DE SINES
Miguel Pinto Luz presente na Cerimónia de inauguração do Port Cyber Arena
O Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) promove esta terça-feira a Cerimónia de Inauguração do edifício Port Cyber Arena, que conta com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
A Port Cyber Arena consiste num centro de formação e treino focado na área da cibersegurança e ciber resiliência, sendo pioneiro na adaptação do conceito ao setor portuário e logístico.
Esta nova valência tem como principal objetivo a promoção da realização de ações de formação, com vista ao incremento da capacidade de resposta em caso de ataques cibernéticos, bem como a habilitação das entidades formandas com os skills necessários à antecipação de ataques.
![]() |
COM VÍDEO
Porto de Leixões regista novo record de operação de descarga com MV KOBAYASHI MARU
A 20 de dezembro, o Porto de Leixões registou um marco histórico com a maior operação de descarga realizada até à data. O navio MV KOBAYASHI MARU atracou no porto com uma carga de 51.500 toneladas de milho a granel, provenientes da Roménia e da Sérvia, distribuídas por cinco porões.
A operação foi conduzida pelo TCGL, empresa do Grupo ETE, e destacou-se pela sua eficiência operacional exemplar. Foram utilizadas duas gruas Liebherr LHM420 de última geração, reconhecidas pela sua sustentabilidade ambiental devido às suas baixas emissões de carbono, e uma tremonha ecológica, desenvolvida como um projeto inovador do Grupo ETE.
![]() |
Sistema integrado da APS ganha novos pilares de robustez e resiliência em 2024
A APS continua a promover a gestão de risco no seu sistema de governação, estratégia e operações, garantindo a continuidade e resiliência da organização e negócio portuário.
Em 2024, avançou com iniciativas que fortaleceram o sistema integrado, promovendo a implementação de três novas certificações e a transição de duas normas.
![]() |
2024 É O MELHOR ANO DE SEMPRE NO PORTO DE SINES
Carga Contentorizada cresce 16%, aproximando-se dos 2 milhões de TEUs
2024 fica marcado como o melhor ano de sempre no Porto de Sines, no que respeita à Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 Milhões de TEUs (1 TEU = 1 contentor de 20 pés).
No volume de carga movimentada, Sines registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais que o total registado em 2023, com o Terminal de Contentores a liderar os índices de movimentação - 23 milhões de toneladas -, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos - 20,8 milhões de toneladas.
![]() |
APDL entrega Concessão de Serviço Público do Porto Comercial da Sardoura
A 2 de janeiro, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. S.A., oficializou a entrega da Concessão de Serviço Público do Porto Comercial da Sardoura. O Contrato de Concessão, celebrado com a concessionária Várzeamistosa, Unipessoal, Lda., terá a duração de 15 anos, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025, marcando o desfecho do Concurso Público Internacional lançado pela APDL para esta finalidade.
Localizado numa região em desenvolvimento, o Porto Comercial da Sardoura é uma infraestrutura estratégica para a movimentação de mercadorias. Com cerca de 3 hectares de terrapleno e plataforma de carga, além de excelentes acessibilidades rodoviárias, esta concessão visa potenciar o crescimento do transporte de mercadorias na Via Navegável do Douro (VND).