Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DIA DO PORTO DE SINES

Conferência internacional disponível em vídeo, na web

A 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organizou um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.

JOSÉ LUÍS CACHO E O FUTURO DO PORTO DE SINES:

«Continuaremos empenhados em seguir na linha da frente»

O Presidente do Conselho de Administração da APS abriu os trabalhos do webinar e da conferência internacional que, a 18 de Junho, assinalaram o "Dia do Porto de Sines".
Depois de curta viagem pela história, com ancoradouros nas etapas mais significativas do Porto de Sines, o líder da APS enfatizou o papel fulcral do Porto de Sines: “No centro deste complexo industrial e logístico, o Porto de Sines chama a si o papel de elo fulcral de ligação entre os stakeholders, promovendo e dinamizando a actividade industrial”.

NUNO MASCARENHAS:

Sines é «verdadeiro ecossistema» com «papel estratégico no país»

Nuno Mascarenhas, Presidente da Câmara Municipal de Sines, foi um dos oradores de destaque do evento’‘Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro‘, ocorrida a 18 de Junho. O autarca enfatizou o crescimento da região em termos sócio-económicos, muito à boleia da gradual evolução da infra-estrutura portuária. Agora, a região, que tem um «papel estratégico para o país», vive um «período de enorme transformação», inigualável em mais de cinco décadas. Um novo ciclo se inicia.

Contentores atingem 742 mil TEU até Março e sobem 10% face ao primeiro trimestre de 2020

Nos primeiros três meses de 2021, a movimentação de contentores nos portos do Continente cresceu +10% face ao mesmo período de 2020: um total de 742 mil TEU foram movimentados, traduzindo esse valor um aumento homólogo de +67,2 mil TEU. Sines foi crucial nesta evolução.

Porto de Aveiro mantém record de tonelagem e excede em 4% valor registado em 2020

De acordo com dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), o Porto de Aveiro voltou a mostrar-se no topo da sua forma, ao bater novamente recordes de movimentação de tonelagem no primeiro trimestre de 2021, excedendo em 4% o valor máximo, fixado em 2020.

Bandeira Portuguesa melhora posicionamento no Port State Control

Graças ao bom cumprimento das Convenções Internacionais pelos navios que arvoram a Bandeira Portuguesa, Portugal, em 2020, subiu dois lugares e acaba de progredir nas estatísticas do Memorando de Entendimento (MoU) de Paris sobre desempenho dos Estados de Bandeira, dentro desta importante região de Port State Control (PSC).

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), enquanto Administração Marítima Nacional, congratula-se por este resultado e agradece o esforço de todas as partes envolvidas, desde logo, os próprios Inspetores de Bandeira da DGRM, a Comissão Técnica do RIN-MAR, as Organizações Reconhecidas com protocolo assinado com Portugal e os próprios Armadores.

PEDRO NUNO SANTOS

Porto de Sines «vai ser parte da mudança de paradigma» no sector energético

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta sexta-feira, 18 de Junho, que o Porto de Sines “vai ser parte da mudança de paradigma em Portugal e na Europa” no sector energético, assim como foi capaz de “se desenvolver” ao longo dos anos, atraindo “outro tipo de actividades”.

Pedro Nuno Santos falava na sessão de encerramento da conferência “Imagine Sines: Sustentabilidade e inovação conectando o futuro”, no âmbito do 50.º aniversário do Porto de Sines, que se assinalou esta sexta-feira.

DGRM presidiu à reunião de Directores Marinhos no âmbito da Presidência Europeia

Melhor estado ambiental dos Oceanos e mais envolvimento das pescas dominaram o encontro

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Director-Geral, José Simão, presidiu à reunião de Directores Marinhos no âmbito da Presidência Europeia.

Participaram na reunião a Comissão Europeia, os vários Estados Membros e representantes de várias direcções-gerais da Comissão Europeia: Assuntos Marítimos e Pescas, Ambiente e Clima. Participaram ainda representantes de várias convenções regionais, destacando-se pela sua importância geográfica, a Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR).

ESTA SEXTA-FEIRA, 18 DE JUNHO

Conferência internacional assinala «Dia do Porto de Sines»

Esta sexta-feira, 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organiza um webinar e conferência internacional para assinalar o "Dia do Porto de Sines". O complexo portuário, industrial e logístico de Sines nasceu em 1971 com a publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines, e após cinquenta anos assiste-se a um mundo diferente e em constante mudança.

A Conferência “Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro” pretende discutir os desafios e perspetivar o futuro de Sines enquanto sistema multiportuário ibérico eficiente e dinâmico, integrado nas principais redes de transporte. Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contará com a presença de representantes de organizações de relevo do setor marítimo-portuário internacional.

APDL e GRUPO SOUSA apoiam iniciativa solidária com a Guiné-Bissau

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), a Associação Amizade Matosinhos-Masoa e o GRUPO SOUSA | GS Lines, assinaram na terça-feira um Protocolo de Cooperação, através do qual prestarão apoio no transporte marítimo de duas ambulâncias, entre o Porto de Leixões e a cidade de Mansoa, na República da Guiné-Bissau.
As duas ambulâncias doadas destinam-se a cobrir as necessidades existentes, nomeadamente ao nível dos serviços sociais e de saúde prestados à população.

VERSÃO INTEGRAL DISPONÍVEL NA WEB

Porto de Sines - Webinar debateu o presente e o futuro da Janela Única Logística

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve organizou esta quarta-feira um webinar para debater o presente e o futuro da Janela Única Logística, em quatro painéis: "Perspetiva dos Portos", "Perspetiva dos Stakeholders", "Sistemas e Soluções" e "Ensino, Investigação, Desenvolvimento e Inovação".

A Janela Única Logística (JUL), projeto em fase final de implementação em todos os portos nacionais, estende o conceito de balcão único virtual dos portos a toda a cadeia logística, através da interligação com os meios de transporte terrestres, com os portos secos e com as plataformas logísticas, numa lógica intermodal.

ISABEL AZEREDO:

ONE «ambiciona ser uma das melhores da classe na Europa e Portugal»

Em entrevista concedida ao ‘Jornal de Negócios‘, Isabel Azeredo, directora da Ocean Network Express (ONE) em Portugal, fez o balanço de uma época 2020/2021 positiva para a transportadora marítima de contentores e vincou que a ambição passa por «ser uma das melhores da classe na Europa e em Portugal». O futuro, explicou, será fortemente alicerçado na digitalização e na relação com o cliente.

Carga movimentada cai 5% no porto de Ponta Delgada e aumenta 18,4% no da Praia da Vitória

Foram movimentadas 311 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre deste ano no porto de Ponta Delgada, o quem representa menos 5% do que igual período de 2020. Das mercadorias movimentadas, 214 mil toneladas (-6%) foram descarregadas; e 97 mil toneladas foram carregadas no porto micaelense (-2,7%).
Foram movimentadas 215 mil toneladas de mercadorias no primeiro trimestre deste ano no porto da Praia da Vitória, o que representou mais 18,4% em relação a igual período de 2020.
 

ENERGIA E TECNOLOGIA

Como Sines se tornou a âncora de investimento em Portugal

Sines tem sido alvo de vários novos projetos na área da energia e tecnologia nos últimos meses e nos próximos tempos deverá receber investimentos de cinco mil milhões de euros.

Bioeconomia, robótica e energias renováveis oceânicas entre as apostas do Governo para o Mar

O Governo já se debruçou sobre o dossier do Mar, tendo definido a Estratégia Nacional para o Mar para o período de 2021-2030. Há 10 grandes objetivos estratégicos, que se traduziram em várias áreas de intervenção. Nestas, incluem-se a bioeconomia e biotecnologia azul, a robótica e tecnologias digitais e energias renováveis oceânicas.

Porto de Setúbal opera 3 navios ro-ro em simultâneo

O Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal operou no dia 4 de junho três navios ro-ro em simultâneo (“Patara”, “Neptune Odissey” e “Comet Ace”), no total foram descarregadas cerca de 440 viaturas ligeiras novas e carregadas 1400 viaturas produzidas na fábrica AutoEuropa, em Palmela.

Esta operação é um importante sinal da recuperação da carga ro-ro no Porto de Setúbal, e da economia nacional, sendo de destacar o peso maioritário da exportação de viaturas fabricadas em Portugal e também a descarga de veículos novos.

PEDRO NUNO SANTOS:

Grupo ETE é um dos «grandes exemplos» de empresas lusas «de sucesso»

O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação marcou presença, a 7 de Junho, na cerimónia de apresentação do novo navio da CV Interilhas, o ‘Dona Tututa’, ocorrida nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal. Pedro Nuno Santos deixou rasgados elogios ao Grupo ETE, que, aos olhos do governante, é um caso de «sucesso» – nacional e internacional – sustentado «ao longo de muitas décadas».

Presidente defende modelo de desenvolvimento dos oceanos assente na sustentabilidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu, dia 8, o "valor estratégico do mar português", alertando para a "necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", numa mensagem sobre o Dia dos Oceanos.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lembra o valor estratégico do mar português e alerta para a necessidade de modelo de desenvolvimento do setor assentar na sustentabilidade dos recursos", lê-se na mensagem publicada no sítio da internet da Presidência da República, a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, que o Chefe de Estado assinalou no Funchal, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

DGRM lança concurso para dragagem em Tavira

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou o concurso para a dragagem do Porto de Tavira, de forma a restabelecer as condições de segurança e de operacionalidade na navegação.
Serão retirados os excessos de sedimentos na barra do porto e na zona contigua de quatro águas, sendo depositados na deriva litoral de forma a alimentar as praias com défice de areias.

APS certifica Sistema de Gestão da Conciliação

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu a certificação do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores, atribuída pela Bureau Veritas de acordo com a norma NP 4552:2016.

Esta certificação, pioneira no setor portuário nacional, representa o reconhecimento das preocupações da empresa relativamente a boas práticas laborais, a apoio profissional e desenvolvimento pessoal e a serviços e benefícios, que vão ao encontro das necessidades dos stakeholders.

Total: 5141
1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258