Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portugal recebe Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos em 2020

Entre 2 e 6 de julho, a cidade de Lisboa acolherá a segunda Conferência das Nações Unidas para apoio à implementação do ODS 14, igualmente designada como Conferência Oceanos 2020. A Fórum Oceano marcará presença na iniciativa e participará na organização de alguns eventos paralelos à Conferência, nomeadamente, um Encontro Internacional de Clusters, no âmbito dos trabalhos da Rede Internacional BTCA – BlueTech Cluster Alliance.

EDIÇÃO N.º 110

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2019

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 110. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Um em cada quatro internautas portugueses visita mensalmente sites de Transportes

Mensalmente um em cada quatro internautas portugueses navega em páginas de Internet do sector dos Transportes. Em média por mês são registadas 11 visitas por internauta a sites deste sector, verificando-se ainda que, em média, são despendidos 68 segundos a cada visita. Estas são conclusões do estudo ‘Comportamento da População Portuguesa na Internet’, desenvolvido pela PSE.

Ferrovia 2020 terá execução de 250 milhões de euros durante o próximo ano, estima o Governo

Durante 2020, o Executivo liderado por António Costa prevê executar 250 milhões de euros em investimento no contexto do programa Ferrovia 2020 – a previsão deste volume de investimento prende-se com gastos estatais com obras prioritárias nas linhas de comboios, de acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2020, entregue no Parlamento.

DGRM apoia Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica

Neste Natal, os trabalhadores da DGRM uniram-se para apoiar o Instituto Português de Educação e Investigação Pedagógica - As Descobertas (IPEIP), numa iniciativa que abrangeu 104 crianças, com idades compreendidas entre os 1 e os 17 anos.
A acção, que contou com o apoio do Projeto Escola Azul, incluiu uma visita ao Centro de Controlo de Tráfego Marítimo da DGRM onde as crianças ficaram a saber a importância do sistema de vigilância e controlo do tráfego marítimo nas águas costeiras nacionais e como se faz o tráfego marítimo.
Com o apoio de todos, foi possível recolher brinquedos, livros, jogos e puzzles para distribuir pelas crianças deste Instituto.

MARLEM - Maritime Logistics Engineering and Management

A Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) promoveu no dia 5 de dezembro, em Bruxelas, uma sessão de lançamento dos 26 projetos aprovados no âmbito da call Blue Economy (6 Blue Labs, 8 Blue Careers e 12 Blue Economy), cofinanciada pelo FEAMP.

OE 2020 continua a aposta na melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal

O Relatório do Orçamento do Estado para 2020 continua a aposta do Governo no investimento público na melhoria das acessibilidades marítimas ao Porto de Setúbal. Por outro lado, no Porto de Sines, será dado o início dos investimentos públicos na ampliação do Molhe Leste, do reforço da rede eléctrica, da melhoria do ramal ferroviário e da agilização das condições de despacho de contentores no âmbito da expansão do Terminal XXI.

Arrancaram os trabalhos para navegabilidade do rio Guadiana entre Pomarão e Mértola

Decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Mértola a primeira reunião de trabalho para o projecto da navegabilidade do rio Guadiana no troço Pomarão Mértola.
Após o acordo assinado, em novembro, entre o Ministério do Mar, a DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Câmara Municipal de Mértola, esta reunião marca o início do processo que irá permitir a navegabilidade até à vila de Mértola.

Cinco novas Estações Náuticas apresentadas em cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo

A Cerimónia Pública de apresentação das Estações Náuticas certificadas recentemente - Esposende, Estarreja, Ovar, Póvoa de Varzim e Sesimbra - teve lugar durante o 1º Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, tendo sido presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. O 1º Encontro da Rede decorreu no âmbito da 9ª edição do Business2Sea.

Em junho de 2020, terá lugar o 2º Encontro da Rede ENP, que será acolhido pela Estação Náutica de Vilamoura, com o apoio do Município de Loulé.
 

Novo Conselho de Administração da APRAM | As primeiras semanas

Paula Cristina de Araújo Dias Cabaço da Silva é a nova Presidente do Conselho de Administração da APRAM, tendo como número dois Isabel Alexandra Vieira de Brito Figueiroa. O terceiro elemento, Romain Pinto, não tem funções executivas.

A nova Presidente da APRAM nasceu em Luanda e licenciou-se pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa. Tem pós-graduações em Marketing e Gestão Pública e curso avançado em gestão Pública.

JOÃO CARVALHO:

Lisboa deveria ser o porto de escala do ferry Madeira-continente: «É onde está o mercado»

Na Assembleia Legislativa da Madeira, João Carvalho, presidente do conselho de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes declarou dia 17 que a ligação de ferry com o continente é, mais do que uma questão económica, uma questão de coesão territorial. Para o líder da AMT, o porto de escala da ligação Madeira-continente deveria ser em Lisboa e não no Algarve (Portimão, mais especificamente).

Navios maiores mas sem correspondência com o hinterland: uma visão (pouco) holística da «Belt and Road»?

A mega-iniciativa Belt and Road continua na ordem do dia, suscitando variadas análises geoestratégicas e logísticas, abrangendo dezenas de países em torno de um objectivo global de interligação de rotas, na busca por uma fluidez transfronteiriça de cargas. Um dos especialistas na análise deste fenómeno, ao qual Portugal está já vinculado, é o australiano Andre Wheeler – para o académico, falta, no contexto da Belt and Road, uma sinergia efectiva entre os portos (e navios) e as conexões terrestres – um dos maiores desígnios da iniciativa, sem o qual o sucesso será uma miragem.

Despesa do Ministério do Mar sobe 76%, para 134 milhões de euros

O Ministério do Mar, liderado por Ricardo Serrão Santos, terá 134,1 milhões de euros para gastar em 2020, mais 76,1% em relação à estimativa para 2019, o que equivale a mais 57,9 milhões de euros.

Lancha de pilotagem «Cte. João Gravato» ao serviço do Porto de Sines

No Porto de Recreio de Sines, decorreu, a 14 de dezembro, dia em que a APS celebra o seu aniversário, a cerimónia de aumento ao efetivo da APS da lancha de pilotagem “Cte. João Gravato”, que teve como madrinha Dulce Lopes.

Com esta homenagem, a APS pretendeu perpetuar o nome do Comandante João José Pelicas Correia Gravato que nos deixou no dia 12 de abril de 2019 e ao longo de mais de 23 anos de dedicação ao Porto de Sines, deu sempre o exemplo da sua competência técnica e comportamental, e a memória do seu forte espirito de camaradagem, da sua amizade, do seu companheirismo e particularmente a sua boa disposição e esperança, mesmo nos momentos de grande dificuldade.

Reunião da Rede Europeia de Clusters Marítimos em Roma

A Fórum Oceano marcou presença na reunião da ENMC - European Network of Maritime Clusters, que aconteceu em Roma. O encontro contou com a participação de Clusters de Espanha, Luxemburgo, Bulgária, Holanda, Itália, França, Finlândia, Alemanha, Malta e Portugal.

APS celebrou o 42.º aniversário

No dia 14 de dezembro de 2019, a APS celebrou o seu 42.º aniversário, num evento em que estiveram presentes trabalhadores, tanto no activo como aposentados, e ainda representantes das autoridades e da Comunidade Portuária local.

42 anos depois da sua criação, a partir do Decreto-Lei 508/77, a APS continua a crescer, lançando novos projetos que coloquem o Porto de Sines como um dos principais portos europeus. Exemplos disso são o lançamento do concurso público internacional para a concessão de um novo terminal de contentores, denominado Terminal Vasco da Gama, e a expansão do terminal existente, através do acordo alcançado com a concessionária.

Primeiro-Ministro visita equipa da Polícia Marítima na ilha de Samos

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitaram esta terça-feira a equipa da Polícia Marítima em missão na ilha de Samos, na Grécia, integrada na missão POSEIDON.

Projecto MATES tem 11 experiências piloto em curso

A parceria do projecto MATES, cofinanciado pelo programa Erasmus+, reuniu em Tessalónica, Grécia. O encontro contemplou um conjunto de sessões práticas focadas no desenvolvimento das 11 experiências piloto previstas pelo projeto. As experiências têm como objetivo responder ao gap que existe entre as necessidades de competências e a oferta formativa no setor marítimo, em particular, nas fileiras das Indústrias Navais e Energias Marinhas Renováveis.

PORTOS DA MADEIRA

Mensagem da nova Presidente da APRAM

Ao aceitar esta nova função na Administração da APRAM, fi-lo com o mesmo espírito de serviço à causa pública que sempre me motivou e orientou.
Este é um tempo de desafios e deles nunca fugi! Um porto é fundamental em qualquer região, mas numa ilha é ainda mais importante, pois é a principal porta de entrada e de saída de mercadorias.

9 DE JANEIRO 2020

LEME: uma Década

A PwC apresenta a 10.ª edição do estudo "LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar", no dia 9 de janeiro de 2020, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Diversos especialistas da PwC e oradores convidados, vindos da Europa, da América, da África, da Ásia e da Oceania, estarão, nesta ocasião, a analisar e debater o rumo da Economia do Mar em Portugal e no Mundo, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC.

Total: 4315