Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Portos movimentam 2,51 milhões de TEU, com Sines a fixar «marca mais elevada de sempre»

De acordo com os dados da AMT, referentes ao período Janeiro-Outubro de 2018, o segmento dos contentores foi alvo de uma movimentação de 1,57 milhões de unidades e de 2,51 milhões de TEU nos portos do Continente – a que corresponderam evoluções homólogas de +0,4% e -0,5%, respectivamente. O rei continua a ser Sines, mantendo a liderança com «uma quota de 58,1%».

NOEMI FREIRE

Primeira submarinista da Marinha Portuguesa

Com a homologação do curso, já é oficial: a primeiro-marinheiro Noemie Freire concluiu o curso de especialização em submarinos, tornando-se a primeira mulher na Marinha Portuguesa com esta especialidade, em 105 anos de história dos submarinos em Portugal.

Conselho Europeu aprova Proposta de Regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe)

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa ter participado no último TTE (Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia), em Bruxelas. A DGRM dá ainda conta das conclusões dos trabalhos, onde se destaca a aprovação da Proposta de Regulamento que cria a European Maritime Single Window environment (EMSWe). Dos trabalhos resultaram também novidades ao nível de formação dos marítimos ou no transporte por vias navegáveis interiores.

Mais um record de movimentação de carga para o Porto de Aveiro

Os portos do continente movimentaram 77,8 milhões de toneladas de carga até Outubro, menos 4,3 por cento do que no período homólogo do ano passado, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. Aveiro, a par com a Figueira da Foz e Faro, foi um dos únicos três portos a registar um aumento do volume de carga movimentada em Outubro, com um acréscimo de 335,5 mil toneladas no seu conjunto, lê-se no documento emitido pela instituição.

ANGRA DO HEROÍSMO, AÇORES

Obra no Porto das Pipas deverá custar 12 milhões de euros

O projecto de execução das obras no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, deverá estar concluído em Fevereiro e envolve um investimento de cerca de 12 milhões de euros, anunciou o Governo Regional dos Açores.

Porto de Sines em destaque no China-Lusophone Brief

Os grupos chineses de navegação marítima deverão vir a ter uma palavra a dizer sobre o Porto de Sines, escreve o China-Lusophone Brief (CLBrief), um serviço de informação sobre a China e os países de língua portuguesa.

O CLBrief recorda que mesmo antes da assinatura de um memorando de entendimento no âmbito da chamada “Nova Rota da Seda”, que que envolve uma vertente terrestre e outra marítima, com ênfase nas infra-estruturas, já o governo português promovia fortemente a infra-estrutura estratégica a incluir naquela Rota, o Porto de Sines.
 

Ministra sublinhou papel do Conselho Português de Carregadores na resolução do dossier de Setúbal

Considerando o desenvolvimento «muito importante» para o porto sadino, para a economia da região e até mesmo para o quadro económico nacional, Ana Paula Vitorino enalteceu «o papel do Conselho Português de Carregadores – que também envolve as empresas que estão situadas no hinterland do Porto de Setúbal, nomeadamente a Navigator, Cecil, a Cimpor e da Siderurgia Nacional – pela disponibilidade que tiveram para dar prioridade, sem pressões, a uma resolução, assumindo também os compromissos de dar tempo ao processo negocial», afirmou.

Diogo Marecos no Parlamento: «Queremos que Setúbal seja um porto muito relevante»

A obtenção de um acordo – que contou com a mediação do Ministério do Mar – mereceu uma palavra de esperança por parte de Diogo Marecos: «Com este acordo podemos atingir a paz social», declarou, admitindo que todas as partes envolvidas querem o mesmo: «Queremos que [Setúbal] seja um porto muito relevante», garantiu.

Porto de Setúbal faz horas extras para a Autoeuropa

Com o fim da paralisação dos estivadores, a Autoeuropa fixou uma prioridade: carregar o máximo de veículos até ao fim do ano, com mais navios a expedir os 23 mil automóveis parqueados que valem 300 milhões. O porto garante disponibilidade da mão-de-obra.

RUI LOURIDO, Presidente do Observatório da China:

«Esta rota marítima poderá dar a Portugal a centralidade que não tem há séculos»

"A nossa zona económica exclusiva é das maiores do mundo, devendo participar em todas as iniciativas internacionais, nomeadamente a da Rota da Seda Para isso, o Porto de Sines, de águas profundas, tem de ganhar escala e a ligação com a linha ferroviária europeia tem de ser feita - e o investimento chinês pode ser um grande auxílio para um país que não tem capacidade económica imediata".

José Simão (DGRM) na apresentação do PSOEM:

«Portugal tem um grande mar»

«Trata-se de um plano extremamente importante para o país, porque, acima de tudo, temos um grande mar (4 milhões de km2), e é preciso que esteja ordenado. Se olharmos apenas para os mares europeus, somos o maior estado costeiro da União Europeia (UE). Temos cerca de 50% das massas de água da UE sob a nossa gestão: são números muito significativos», introduziu o Director-Geral da DGRM, frisando que «jogamos um papel importante no Atlântico, uma vez que 10% da bacia atlântica é gerido por Portugal».

Entrevista na íntegra a Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar

Veja a entrevista completa a Ana Paula Vitorino, mMnistra do Mar, na Conversa Capital, do jornal "Negócios" e da "Antena 1".

MINISTRA DO MAR:

Acordo permite ultrapassar precariedade e retomar crescimento

"Este acordo permite atingir dois dos grandes objetivos desta negociação: por um lado a eliminação da precariedade incompreensível, e com conceitos ultrapassados, que existia no porto; por outro, retomar a rota de crescimento e apoiar assim o desenvolvimento não só da economia local da península como também da economia nacional e, dessa forma, criar mais emprego no país", anunciou Ana Paula Vitorino, numa conferência de imprensa com estivadores e a operadora do Porto de Setúbal, a Operestiva, na qual foi confirmado o acordo para por fim à paralisação do porto de Setúbal, que se arrastava desde início de novembro.

APS celebrou o 41.º aniversário

Esta sexta-feira, 14 de dezembro, a APS assinalou o seu 41.º aniversário, num encontro que reuniu os trabalhadores no ativo e aposentados, e em que participaram ainda alguns convidados da Comunidade Portuária. O evento deste ano pretendeu homenagear todos os que dedicam e dedicaram a sua vida profissional ao desenvolvimento do Porto de Sines, ajudando a consolidar esta infraestrutura portuária no panorama nacional e internacional.

APDL avança com obra na fluvina do Cais de Bitetos

Os melhoramentos na fluvina do Cais de Bitetos, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão vão avançar. O contrato da empreitada, no valor de mais de 70 mil euros, foi assinado pela empresa que tutela o local, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL)

FERNANDO CAÇOILO

Porto de Aveiro visto pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.

Terminal de Contentores de Sines supera record de 2017

A duas semanas do fecho de 2018, o Terminal XXI ultrapassa o total movimentado em 2017, correspondendo a 58% da carga contentorizada movimentada em Portugal.

Movimento de mercadorias na Madeira mantém crescimento

O movimento de mercadorias nos Portos da Madeira cresceu 2% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. No total, foram movimentadas 1 073 808 toneladas de mercadorias (1 048 172 toneladas, em 2017).

FERNANDO CASTRO

Porto de Aveiro visto pelo Presidente da AIDA

(...) a ligação das gentes da região de Aveiro ao mar e à Ria é ancestral e profunda.Esta importante infraestrutura ocupa, atualmente, uma vasta área que acomoda cinco terminais para á movimentação de cargas diversas, nomeadamente granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral contentorizada ou não, um terminal "rol on rol off", para além de áreas distintas para as embarcações da pesca longínqua e da pesca costeira e de instalações para a receção do pescado.

MINISTRA DO MAR APRESENTOU NOVA VERSÃO DO PSOEM, QUE ESTARÁ EM CONSULTA PÚBLICA ATÉ FINAL DE JANEIRO DE 2019

A Ministra Ana Paula Vitorino, presidiu esta quarta-feira, dia 12, à Sessão Pública de Apresentação da 2.ª Versão do PSOEM – Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo.

A nova versão do PSOEM surge no seguimento de uma primeira consulta pública à primeira versão do Plano, que recebeu mais de 200 participações, muitas delas incorporadas agora na nova versão.

Total: 3979