Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines cresce 18,5% nos contentores no terceiro trimestre

O terceiro trimestre de 2021 assinalou um crescimento para o Porto de Sines de 16,9% no conjunto de todos os segmentos de carga, o que representou um total de 35,9 milhões de toneladas movimentadas. Este registo permite ao porto consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país.

Neste crescimento, destaca-se o aumento da carga contentorizada, que registou 1,38 milhões de TEU (contentores de 20 pés) acumulados de janeiro a setembro, ou seja, mais 18,5% do que no ano passado. Assim, o segmento de Carga Geral (onde se inclui a carga contentorizada) representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de 14,9% face ao mesmo período do ano transato, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas.

Cruzeiros voltam ao Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal voltou a receber [25 de Outubro], o navio de cruzeiros Le Lyrial, pertencente ao armador Ponant, na segunda escala deste navio no estuário do Sado.

Este navio, que veio diretamente dos estaleiros da Lisnave, onde esteve em manutenção, incorpora elevados padrões ambientais que o posicionam na linha da frente do processo de adaptação da indústria de cruzeiros aos novos desafios em matéria ambiental.

COM VÍDEO

Porto de Aveiro recebeu duas toneladas de bacalhau da Noruega

É a maior descarga de bacalhau seco de sempre. São duas mil toneladas que chegaram ao porto de Aveiro, vindas da Noruega. A encomenda é da companhia nacional do comércio de bacalhau, que se antecipou a eventuais atrasos provocados pela crise nas transportadoras de mercadorias.

AVEIRO

Navalria prepara estaleiro para desmantelar navios maiores

A Navalria pretende capacitar a sua unidade de reciclagem para receber navios em fim de vida de dimensões maiores. O projecto encontra-se em fase de elaboração do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que é exigido pela entidade licenciadora.

A empresa do grupo Martifer já entregou à autoridade ambiental a Proposta de Definição do Âmbito (PDA) do projecto, que está até ao final do mês em consulta pública.

SILOPOR renova certificação ISO

A SILOPOR - Empresa de Silos Portuários, SA concluiu com sucesso o processo de renovação da certificação Alimentar ISO 22000:2018, na sequência de uma auditoria externa realizada recentemente por entidade acreditada.

A SILOPOR tem como principal objetivo melhorar continuamente os serviços e promover uma cultura de Segurança Alimentar, de modo a satisfazer os requisitos dos seus clientes, a formação de pessoal e as exigências regulamentares aplicáveis.

PORTO DE AVEIRO

Terminal intermodal e linha do terminal de granéis líquidos em fase de projecto

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou a elaboração do projecto de construção de terminal intermodal na Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI).
A proposta vencedora representa um custo de 118.700 euros e terá de ser entregue em 140 dias.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 25 DE OUTUBRO

APDL Promove Exercício de Combate à Poluição na Via Navegável do Douro - RECCUA 2021

Esta segunda-feira, dia 25 de outubro, pelas 09h15, a APDL irá promover o Simulacro RECCUA 2021, um exercício de combate à poluição fluvial por derrame de hidrocarbonetos, do 3º grau, conforme denominação do Plano Mar Limpo.

O exercício decorre na Via Navegável do Douro (pelo km 100 da VND), na área de jurisdição da APDL e da Capitania do Porto do Douro, entre os concelhos de Peso da Régua e Lamego.

DGRM informa que foi actualizada a lista da dotação médica das farmácias de bordo dos navios

Atendendo à importância da matéria em causa, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que foi publicada a Portaria n.º 214-A/2021, que transpõe a Diretiva (UE) 2019/1834, de 24 de outubro de 2019, atualizando a lista das dotações médicas exigidas a bordo, nomeadamente medicamentos, material médico e antídotos, bem como os modelos das fichas de registo.

Aberto concurso para a concessão do Terminal Multipurpose de Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) colocou no mercado o procedimento que visa a celebração de Contrato de Concessão de exploração, em regime de serviço público, do Terminal Multipurpose de Sines (TMS), vocacionado para a movimentação de mercadorias diversas, incluindo contentores, granéis e cargas de projeto.

As condições do concurso foram desenhadas com o objetivo de colocar à concorrência um processo de concessão flexível, que possa ser atrativo para operadores de média/grande dimensão com diferentes vocações, que se disponham a assegurar simultaneamente a movimentação das cargas de proximidade e a reconversão da atividade do terminal. O prazo de concessão será proposto pelos concorrentes, sujeito a um máximo de 30 anos.

Porto de Setúbal recebe delegação de empresas francesas

O Porto de Setúbal recebeu uma delegação de empresas francesas com o objetivo de promover contatos e avaliar oportunidades de negócio com congéneres nacionais em atividade nos portos de Setúbal e de Sesimbra, numa parceria entre a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Business France, Serviço Comercial da Embaixada de França.

A iniciativa “À Descoberta do Setor do Mar em Portugal” integrada num programa de 3 dias e que abordou as temáticas “Infraestruturas Marítimas e Marinas” e “Construção Naval e Reparação Naval”, teve um primeiro momento durante a manhã, no Auditório da APSS, destinado a dar a conhecer as realidades presentes e perspetivas futuras dos portos de Setúbal e de Sesimbra. As Boas Vindas estiveram a cargo do administrador da APSS, Ricardo Medeiros, que destacou a importância desta oportunidade com potencial para o estabelecimento de parcerias com empresas que trabalham diretamente com os dois portos.

COM VÍDEO

Portugal está a aproveitar bem as potencialidades económicas do mar?

Hoje olhamos para o mar, essa imensidão que muitos dizem ser um dos grandes desígnios nacionais. A atual zona económica exclusiva de Portugal que equivale a 19 vezes o território continental português e pode aumentar para 42 vezes, tornando-se na 10ª maior do Mundo, mas o mar demora em afirmar-se como um dos pilares fundamentais da economia portuguesa. A economia do mar abrange atividades tão relevantes como a pesca, os portos ou a construção e reparação naval, mas representa apenas 5% do PIB e menos de 4% do emprego em Portugal.
Convidado: Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar.

FIGUEIRA DA FOZ

APFF ultima dossiers da marina e do Cabedelo

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) está a ultimar os dossiers relativos aos imóveis do Cabedelo e à concessão da marina. Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, a Presidente do Conselho de Administração, Fátima Alves, disse que o processo do concurso para entregar a exploração do porto de recreio a privados está em curso. Entretanto, foram recuperados passadiços degradados na infraestrutura. “Esperamos ainda este ano abrirmos o concurso”.

Governo destina verbas para cais de Santa Cruz e marina do Porto Santo

O Governo Regional da Madeira já oficializou a atribuição das verbas para o investimento na requalificação do cais de Santa Cruz e da marina do Porto Santo. O montante das verbas foi publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira (JORAM), no valor de 797 mil euros no primeiro projecto e de 470 mil euros na segunda infra-estrutura.

DGRM recebe visita da Directora Executiva da Agência Europeia EFCA

A nova Directora Executiva da Agência Europeia de Controlo das Pescas (EFCA), Susan Steele, visitou esta segunda-feira a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), no sentido de conhecer e aprofundar as relações de trabalho e cooperação mútua.

Foram discutidas matérias de interesse comum e novas possíveis sinergias de trabalho entre a DGRM e a EFCA, tendo como objetivo melhorar os resultados conjuntos e a troca de informação entre as duas instituições. Áreas como a participação de inspetores portugueses em missões internacionais de fiscalização ou a gestão do registo e serviços a embarcações da EFCA na Bandeira Portuguesa, foram temas que estiveram em cima da mesa.

Aveiport efectuou embarque de dois tanques de gás com 104 toneladas rumo a Bristol

A empresa Aveiport, que actua no Porto de Aveiro, efectuou mais um embarque de Carga de Projecto no navio ‘Fehn Courgae’ – dois tanques de gás com 104 toneladas cada e respectivos acessórios com destino ao Porto de Bristol, na Inglaterra.

Tutela da APRAM visita obras do Cais do Paul do Mar

A reabilitação do Cais do Paul do Mar que deverá estar concluída em maio de 2020, vai trazer novas oportunidade económicas à freguesia, segundo o secretário regional da Economia, Rui Barreto que nas últimas semanas tem visitado as obras sob responsabilidade da APRAM.

A obra que se iniciou em julho no cais do Paul custa um milhão e 90O mil euros e era uma intervenção pedida há muito pela população local.

Economia do mar com 79 milhões para investimentos até 2025 gerida pela empresa Portos dos Açores

A Agenda Mobilizadora do PRR para a Economia do Mar prevê a realização de investimentos de 79 milhões de euros no transporte marítimo, conserveiras, aquacultura, digitalização e sustentabilidade.
O documento realça que “existe uma ligação clara entre os eixos definidos e os projectos estruturantes que os incorporam, desenhado por forma a permitir maximizar as oportunidades de financiamento existentes sobre cada um deles”.
 

Ideias para um mundo mais azul: da cerâmica de escamas ao leite de algas

O Programa de Aceleração Blue Bio Value vai acelerar 18 startups ligadas à bioeconomia azul, provenientes de 10 países (Portugal, Argentina, Canadá, Reino Unido, Indonésia, Finlândia, Itália, França, Suécia e Noruega). Na quarta edição, o programa, promovido pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a BlueBio Alliance (BBA) e dinamizado pela Maze, recebeu 80 candidaturas provenientes de 28 países dos cinco Continentes, o que evidencia o crescente dinamismo do setor, tanto em Portugal como a nível internacional.

BlueBiz, um Parque Empresarial cada vez mais ligado ao Porto de Setúbal

O BlueBiz - Parque Empresarial da Península de Setúbal tem vindo a ganhar mais ligações e interconexões preferenciais com o Porto de Setúbal, através da nova dinâmica de instalação de novas empresas industriais e logísticas que recorrem às cadeias de abastecimento internacionais que passam pelo Porto.

São exemplos disso as áreas logísticas dedicadas do parque BlueBiz onde estão instalados grandes operadores mundiais, como a GEFCO da logística automóvel e do retalho, o grupo CAT Portugal e a VW Logistics também do segmento automóvel, que utilizam o terminal Roll-on Roll-off (RO-RO) do Porto de Setúbal. Destacamos ainda a Vitas Portugal, empresa do Grupo Roulier do ramo dos fertilizantes e adubos, que tem por objetivo conceber e testar novos produtos e tecnologias cada vez mais inovadoras e aplicar a uma agricultura e indústria agroalimentar de elevado desempenho, e que utiliza o terminal Sapec do Porto de Setúbal.

Porto de Sines recebe Embaixadas do Sudoeste Asiático

No âmbito da presidência da Indonésia na Associação de Nações do Sudoeste Asiático (ASEAN), o Porto de Sines recebeu uma visita composta por Embaixadoras e outros diplomatas da Indonésia, Filipinas e Tailândia.

O objetivo da visita foi dar a conhecer os mais recentes projetos de desenvolvimento do porto e da sua plataforma logística, por forma a promover a sua utilização pelas comunidades destes países, radicadas em Portugal.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 [25] 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284