Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA SEXTA-FEIRA

Evento «Ocean Campus»

Realiza-se esta sexta-feira, pelas 11:00, o evento “OCEAN CAMPUS”, de assinatura dos contratos de concessão entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Calouste Gulbenkian e entre a Administração do Porto de Lisboa e a Fundação Champalimaud.

Candidatura liderada pelo Porto de Sines seleccionada para a segunda fase das Agendas Mobilizadoras do PRR

Com um investimento a ascender a 94 milhões de Euros, o Pacto de Inovação NEXUS, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), foi um dos projectos seleccionados para passar à segunda fase, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este consórcio, o único liderado por uma administração portuária, é constituído por 27 organizações representativas da cadeia de valor, incluindo importadores, exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação.

DGRM enfatiza «excelente performance» da Bandeira Portuguesa e do registo MAR

A Bandeira Portuguesa escalou dois lugares no ranking mundial, passando agora a ocupar a décima quarta posição, de acordo com o último relatório da UNCTAD sobre o Shipping. Em reacção a este desenvolvimento, a DGRM enfatiza a «excelente performance» e realça a competitividade do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), grande dinamizador deste resultado positivo.

Cooperação entre o IPIAAM e o GAMA

O IPIAAM celebrou um protocolo de cooperação institucional com o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos e da Autoridade para a Meteorologia Aeronáutica da República Portuguesa (GAMA), cuja cerimónia de assinatura foi presidida pelo Ministro do Mar de Portugal, Ricardo Serrão Santos, que destacou a importância do protocolo assinado na criação de novas sinergias na área marítima, contribuindo para a fiscalização e controlo dos portos, para o fortalecimento da economia do mar e para aprofundar as relações entre países irmãos, como são Portugal e Cabo Verde.

INVESTIMENTO DE 1,6 MILHÕES DE EUROS

Obras da DGRM no Porto da Ericeira decorrem a bom ritmo

As obras de reforço do quebra-mar do Porto da Ericeira, a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), estão a decorrer a bom ritmo, estando já em fase avançada o transporte dos enrocamentos de grande dimensão, provenientes de três pedreiras da zona centro de Portugal, para a zona da obra.

ESTA QUINTA-FEIRA

IPMA PROMOVE DEBATE SOBRE AS AMEAÇAS AO AMBIENTE MARINHO PORTUGUÊS

Ameaças e observação do ambiente marinho na costa portuguesa são os dois grandes temas no debate promovido pelo IPMA e o MED Interreg-Espaço Mediterrâneo.
O evento tem como objectivo promover o debate sobre ameaças e observação no ambiente marítimo na costa portuguesa, incluindo palestras e mesas redondas para a discussão do tema, onde estarão presentes parceiros do projeto que está a ser desenvolvido com a ajuda da SHAREMED.

Grupo Sousa concluiu a implementação da solução SAP S/4HANA na suas operações

O Grupo Sousa anunciou a conclusão do projecto de desenvolvimento e implementação da solução SAP S/4HANA na sua estrutura e nas operações que desenvolve em Portugal, Espanha, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

A escolha deste ERP de nova geração para a base do processo de transformação, explicou o grupo, constitui um dos vectores da estratégia de crescimento e consolidação do Grupo Sousa, alicerçado «na optimização e integração tecnológica e digital dos processos, abrangendo as funções financeira, controlling, recursos humanos, compras e gestão de stocks, vendas e distribuição, operações portuárias e gestão de manutenção».

William Barneoud:

«O sector da logística está mergulhado numa grande revolução»

Durante o Congresso da APLOG (ocorrido no Parque das Nações, em Lisboa), William Barneoud analisou a evolução tecnológica no seio do sector da Logística, enfatizando a importância deste vertente tecnológica para alcançar cadeias de abastecimento mais ágeis e resilientes, com uma vincada presença de automação e em cujos centros logísticos predomina o binómio homem-máquina para oferecer serviços de alto valor acrescentado.

ANA PAULA VITORINO

Mundo em transição torna vital «complementaridade entre regulação e supervisão»

Durante a sua intervenção, no âmbito da conferência ‘Regulação e mobilidade: Que Futuro?’, realizada a 9 de Dezembro, no Porto de Lisboa, Ana Paula Vitorino, Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), realçou que o mundo actual, pautado por um constante pendor de transformação, necessita, de forma crucial, de uma «complementaridade entre a regulação e supervisão».

Largura de banda via subaquática deverá crescer seis a oito vezes nos próximos quatro anos

Portugal vai receber quatro cabos submarinos até 2025. São mais 600 Terabits por segundo que aí vêm. Um estudo recente revela que os cabos submarinos deverão contribuir para um reforço de €500 milhões do PIB português nos próximos anos.

Até 2025, Portugal vai garantir um aumento de 600 Terabits por segundo (Tbps) da largura de banda disponibilizada pelas comunicações com o estrangeiro. À Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) já chegaram quatro processos com vista à instalação de quatro cabos de telecomunicações submarinos.

NA SUA UNIDADE NO PORTO DE AVEIRO

CS Wind ASM Industries anuncia 260 Milhões de investimento

A CS Wind ASM Industries, mai­­or produtora nacional de torres eólicas e fundações offshore, anunciou que vai investir 260 milhões de euros na sua uni­dade instalada no Porto de Aveiro. O anúncio foi feito durante uma visita do ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes. Adelino Matos, CEO da empresa fabricante de equipamentos e soluções de aço para energia eólica, revelou que submeteu “o projecto de investimento de 260 milhões de euros, nos próximos quatro anos, com o objectivo de triplicar a capacidade que temos hoje, nesta fase”.

Expo 2020 Dubai: Portugal, Um Mundo num País

Sob o mote “Portugal, um mundo num país”, Portugal apresenta-se na Expo 2020 Dubai como um país que outrora conectou o mundo pelos mares, lançando as sementes da globalização, e que é aberto ao mundo, à diversidade e a todas as culturas.

Ao longo de seis meses, a participação portuguesa mostra ao mundo o talento e o dinamismo de Portugal e dos portugueses. Da vertente económica, das empresas e produtos, à cultura e ciência, passando pelo turismo e gastronomia, o Pavilhão de Portugal apresentará na Expo 2020 Dubai o que de melhor se faz no país, sem esquecer o elo que tudo liga, o talento português, bem como reforçará os laços com o país anfitrião e com a região, potenciando assim oportunidades de negócio para as empresas portuguesas.

Sines entre os 15 maiores portos europeus de contentores

O Porto de Sines integra o Top 15 dos maiores portos europeus de contentores, de acordo com a análise do especialista Theo Notteboom, da PortEconomics. A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.

Esta classificação no ranking dos maiores portos da União Europeia revela que o porto e toda a sua comunidade portuária, apesar do contexto pandémico, mostraram uma grande capacidade de resposta, garantindo um aumento na movimentação e consolidando a sua posição como líder nacional em volume de carga.

Navio de cruzeiros «Spirit of Adventure» em estreia nos Açores

Uma das mais aguardadas estreias nos Açores, programadas para 2022, foi antecipada para este domingo, dia 12 de dezembro. A escala em Ponta Delgada do “Spirit of Adventure” resulta da alteração do itinerário inicial devido a condições atmosféricas adversas em rota. Proveniente de Portland, estima-se uma visita de cerca de 10 horas, com chegada prevista para as 7 horas e largada quando forem 17 horas, rumo a St. John’s, na ilha de Antigua.
 

CICLO DE CONFERÊNCIAS DA AUTORIDADE DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES (AMT)

1ª CONFERÊNCIA - «REGULAÇÃO E MOBILIDADE: QUE FUTURO?», esta quinta-feira, dia 9

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), presidida por Ana Paula Vitorino, inicia um Ciclo de Conferências, esta quinta-feira, 9 de dezembro, que decorrerá no Auditório da Gare Marítima de Alcântara, no Porto de Lisboa.

A primeira sessão, com o tema “Regulação e Mobilidade: Que Futuro?”, tem início às 14 horas com uma nota de boas-vindas da Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
 

Autoridade Marítima Nacional efectua acção de balizagem no canal de Olhão

Os elementos da Autoridade Marítima Nacional efectuaram, entre os dias 22 e 26 de Novembro, uma acção de manutenção a três bóias do canal de Olhão.

Esta acção de balizagem teve como objectivo efectuar a manutenção preventiva e correctiva do assinalamento marítimo naquela região e consequentemente garantir a segurança da navegação no canal, tendo a mesma ocorrido sob a coordenação da Direcção de Faróis, da Autoridade Marítima Nacional.

Reforçadas as regras para o controlo do enxofre no transporte marítimo

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que foram reforçadas as regras para o controlo de emissões de enxofre no transporte marítimo, através da publicação do Decreto-Lei n.º 106/2021, de 3 de dezembro, relativo aos limites do teor de enxofre de certos tipos de combustíveis navais e ao regime contraordenacional aplicável.

Visitas Sentidos de Mar | 8 de Dezembro

A Gastronomia a Bordo do Museu Marítimo

Esta visita muito especial ao Museu Marítimo de Ílhavo será acompanhada por um antigo cozinheiro das pescas do bacalhau, José Gomes Ribeiro, um dos cozinheiros da pesca longínqua com maior tempo de serviço. E será pela sua mão que nos chegarão algumas iguarias, na medida em que é possível reproduzi-las em terra... Um mergulho na cultura e nos sabores da história do Município de Ílhavo mas também dos de Portugal!

Sines tem as «melhores condições» para atrair investimento directo estrangeiro, diz Governo

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, disse no dia 3 que Sines continua a ser a localização do país com "melhores condições para atrair investimento directo estrangeiro", no âmbito da transição energética e climática.

"Na dupla transição, Sines continua a ser a localização do país com melhores condições para atrair investimento direto estrangeiro", afirmou o governante durante a conferência nacional sobre as novas soluções energéticas para a indústria que decorreu hoje no Centro de Negócios da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Comissão Europeia auditou Terminais Graneleiros nacionais

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que, de 29 de novembro a 3 de dezembro, decorreu uma visita e auditoria da Comissão Europeia a Portugal, no âmbito dos procedimentos para as operações em segurança de carga e descarga de navios graneleiros.

Através da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a auditoria foi realizada nos termos da Diretiva 2001/96/EC, que estabelece normas e procedimentos harmonizados para a segurança das operações de carga e descarga de navios graneleiros, tendo sido em primeiro lugar auditada a DGRM, enquanto autoridade nacional competente para a presente diretiva, tendo depois sido auditados os terminais graneleiros nacionais selecionados pela EMSA.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 [21] 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284