Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CE e FEI anunciam financiamento de 45 milhões de euros em dois fundos de investimento da economia azul

Virginijus Sinkevičius, Comissário para o Ambiente, Oceanos e Pescas da Comissão Europeia, e Alain Godard, Diretor Executivo do FEI - Fundo Europeu de Investimento, anunciaram, durante a edição de 2021 do BlueInvest Day, que serão investidos 45 milhões de euros do fundo BlueInvest em dois fundos de investimento da economia azul: Astanor Ventures e Blue Horizon Ventures.

Mesmo com acordo, Brexit traz custos indirectos para as exportações nacionais

Apesar dos maiores custos e burocracias associados à saída do Reino Unido da União Europeia, as empresas exportadoras portuguesas adaptaram-se a esta nova realidade e a aguentar os impactos do Brexit, e após um mês desde que o Brexit foi posto em prática estas já sentiram os impactos, mas não tão aguçados como esperavam vindo do quarto maior país para onde Portugal exporta.

AVEIRO

Procedimento Concursal para amarração de embarcações, no Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca

Divulgamos o Anúncio do Procedimento Concursal para a Atribuição das licenças de uso privativo de 64 lugares de amarração de embarcações, no Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca.

O guardião dos tubarões-baleia, os maiores peixes do mundo

Brad Norman escreveu o relatório que colocou estes animais fascinantes na lista das espécies ameaçadas da ONU, mas também teve a ideia de usar tecnologia da NASA para identificar cada indivíduo, permitindo que qualquer pessoa se transforme num David Attenborough. Mesmo sem sair de casa.

Porto de Aveiro e Neptune anunciam acordo de concessão do espaço Ex-Ria Marine

A Administração do Porto de Aveiro e a empresa Neptune celebraram um contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval da Ria Marine, com uma duração de 20 anos.

Esta concessão assume especial relevância para o Porto de Aveiro, materializando a sua estratégia de valorização dos territórios portuários aliada à revitalização das atividades do setor da reparação e construção naval, em particular as relacionadas com a Náutica de Recreio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da economia azul de base local.

Mediterrâneo compromete-se a dar primazia à Economia Azul na recuperação pós-pandemia

Os Ministros dos 43 Estados-Membros, incluindo Portugal, que integram a entidade União Pelo Mediterrâneo (UpM), comprometeram-se, no dia 2 de Fevereiro, a intensificar seus esforços em direcção a uma economia azul sustentável. Ao fazê-lo, mostram o seu compromisso na promoção «da recuperação das economias da região da crise COVID-19 e enfrentar os desafios ambientais e climáticos».

Algarve tem 560 projectos aprovados pelo MAR 2020. Investimento de 75 milhões de euros

O programa Mar 2020 tem já aprovados 5.130 projectos a nível nacional, que envolvem 690 milhões de euros de investimento no sector das pescas, da transformação e da aquicultura e dos quais estão já executados 320 milhões de euros, segundo informação divulgada pela entidade gestora.

Universidade do Algarve lança concurso para apoiar projetos de crowdfunding no sector azul

No âmbito do projeto Interreg MED BLUE CROWDFUNDING, a Universidade do Algarve, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, lançou um concurso público para a seleção de dois projetos no setor do crescimento azul na área do Mediterrâneo que serão apoiados na realização de campanhas de crowdfunding.

COMUNICADO DA APDL

OCUPAÇÃO DO DOMÍNIO PÚBLICO HÍDRICO ATRIBUÍDO À EMPRESA SOCRENAVAL

Na sequência da reunião promovida esta terça-feira, 2 de fevereiro, pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), sob o patrocínio do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, logrou-se obter um princípio de entendimento, com vista à regularização da ocupação não titulada do espaço pela Socrenaval.

Mais informamos que a APDL se propõe abrir o procedimento concursal, garantindo a manutenção da ocupação e atividade por parte da empresa até a adjudicação do mesmo.

Primeiro contentor da China transportado por comboio chega a Portugal através da MEDWAY

A MEDWAY concluiu o primeiro transporte de um contentor proveniente da China para Portugal, por comboio, ao fim de uma viagem por nove países de dois continentes, que percorreu quatro bitolas diferentes.
O serviço, para transportar 11,7 toneladas de electrodomésticos da China para Portugal, chegou ao país pelo comboio Magalhães, lançado pela MEDWAY em 2020 e que liga Madrid a Portugal (Lisboa, Setúbal, Sines, Entroncamento e Leixões). O contentor encontra-se actualmente no terminal da Bobadela, pronto para ser levantado.
 

Para fazer face ao estado de emergência

DGRM fixa medidas excepcionais nos serviços marítimos

Tendo em conta o actual Estado de Emergência e as medidas restritivas que recaem sobre a sociedade e sobre as diferentes actividades económicas, a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) decidiu fixar um conjunto de medidas «excepcionais e temporárias» que visam «minorar os efeitos sobre os vários sectores económicos e ajudar no combate à pandemia».

Novo terminal de contentores de Leixões gerará «impactes sociais e económicos positivos»

No «parecer positivo condicionado» dado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao projecto do novo terminal de contentores do Porto de Leixões, fica patente, no documento, que a futura infra-estrutura será capaz de gerar «impactes sociais e económicos positivos».

O parecer da APA deixa claro que os impactes ambientais negativos esperados – causados pela construção e exploração do novo terminal de contentores do porto nortenho – são, no geral, «pouco significativos» e mais detectáveis na fase de construção do que na de exploração do terminal.

AÇORES

Obras nos portos fazem disparar vendas de cimento (Vídeo)

A venda de cimento aumentou 15% nos Açores em 2020. A Associação dos Industriais de Construção Civil atribui este aumento sobretudo às obras nos portos da Região.

PORTO DE LISBOA LIDERA CARGA AGROALIMENTAR

Movimentação de soja atinge um milhão de toneladas

O Porto de Lisboa registou em 2020 um total de 4 656 555 toneladas (3 496 261 em descarga e 1 169 294 em carga) na movimentação de Granéis Sólidos, destacando-se entre estes os produtos destinados à produção agroalimentar, posicionando Lisboa como o porto nacional líder neste segmento.

Lídia Sequeira (na foto), Presidente do Porto de Lisboa, afirma que “durante a pandemia, este desempenho na movimentação de granéis sólidos, com impacto decisivo no abastecimento alimentar dos portugueses, revela a importância estratégica do Porto de Lisboa e a sua liderança no panorama dos portos nacionais no setor agroalimentar.”

Concedidos 210 mil euros à Portos dos Açores para rebocador fazer transportes de emergência ao Corvo

No seguimento da reunião de Conselho de Governo de 25 de Janeiro, foi decidida a celebração de um contrato entre o Fundo Regional de Apoio à Coesão e Desenvolvimento Económico e a empresa Portos dos Açores SA com vista a assegurar o transporte marítimo de emergência de combustíveis e mercadoria para a ilha do Corvo.

Projecto Mobilizador ValorMAR em destaque na rubrica Portugal Mais Competitivo

"É uma forma de aproximar o conhecimento que é produzido ao nível do sistema científico e tecnológico às empresas, e assim conseguir diferenciá-las e torná-las mais inovadoras". Carla Domingues (Fórum Oceano) e Marlos Silva (SONAE) explicaram na rubrica Portugal Mais Competitivo, do programa Imagens de Marca, como é que o Projeto Mobilizador ValorMar, cofinanciado pelo COMPETE 2020, está a fazer a diferença pela melhoria da competitividade e inovação das empresas.

Novo terminal de contentores de Leixões custa 190 ME e é lançado ainda em 2021

A administração portuária de Leixões previu esta quarta-feira que o concurso para o novo terminal de contentores seja lançado ainda em 2021 e estimou um investimento na obra de cerca de 190 milhões de euros.

"A nossa estimativa orçamental para a construção do novo terminal, ou reconversão do multiúsos, entre construção civil e equipamentos, é de 190 milhões de euros. O valor inclui ainda a reconversão do porto de pesca. Quanto ao lançamento da obra, questões procedimentais interna impedem-nos, para já, de avançar uma data, mas será ainda este ano", afirmou à agência Lusa o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo.

MINISTRO DO MAR:

Economia sustentável do oceano é prioridade

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, definiu no dia 26 a aprovação de conclusões no Conselho da União Europeia (UE) sobre a economia sustentável do oceano como uma das “importantes prioridades” da presidência portuguesa no âmbito da política marítima.

“Gostaria de destacar [uma] importante prioridade da presidência portuguesa da UE, ou seja, a política marítima integrada e a nossa pretensão de aprovar conclusões do Conselho sobre o importante dossiê da economia sustentável do oceano”, referiu Serrão Santos durante uma sessão de audiências na Comissão de Pescas do Parlamento Europeu (PE).

Portugal apresenta prioridades da PPUE na Comissão de Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentou esta terça-feira perante a Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

“Recuperar o setor dos transportes, por um lado, e apostar nos caminhos de ferro, por outro”, foram as duas grandes prioridades destacadas pelo ministro. O objetivo da Presidência Portuguesa, relembrou, é que “em 2021, a economia europeia possa recuperar, preparando-se para o futuro através das transições digital e verde, e do reforço da resiliência”.

Portos prevêem aumento de 8,2% das receitas em 2021

Os principais portos do território continental português prevêem fechar 2021 com um total de 174,3 milhões de euros relativos a vendas, serviços prestados e subsídios. A confirmar-se a previsão, a facturação dos principais portos do país deverá registar um crescimento de 8,2% face a 2019, refere o Jornal de Negócios.

Total: 5165
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 [20] 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259