Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Terminais de contentores enfrentam riscos que «estão para lá do controlo dos operadores»

Os operadores de terminais de contentores enfrentam actualmente riscos mais elevados do que em qualquer momento da história do sector, de acordo com um novo relatório. O documento, intitulado ‘Terminais de Contentores: Os caminhos para a Rentabilidade’ sugere que o investimento futuro de operadores e investidores precisará de ser considerado com mais cuidado do que nunca.

Sines e o potencial para ser «o grande conector da Europa» na Rota da Seda do Século XXI

A visão de um corredor que agregue e coloque em comunicação o eixo Madrid-fronteira portuguesa é a grande proposta do movimento independente e privado que promove o Corredor Sudoeste Ibérico – o projecto defende a promoção de um dinamismo transfronteiriço, a edificação de uma rede capaz de combater o isolamento das regiões do Alentejo e da Extremadura. O objectivo é o de implantar uma rede capaz de dar corpo ao fluxo de mercadorias, passageiros e até mesmo informação. Na visão global do projecto, Sines surge como elo fundamental na ligação da Europa ao mundo.

Lisboa e Almada vão ser ligadas por táxi fluvial

No decorrer da apresentação das obras de requalificação da frente ribeirinha de Lisboa na zona do Terreiro do Paço, foi anunciado que haverá uma ligação de táxi fluvial entre Lisboa e Porto Brandão, no concelho de Almada.

O Novo Cais de Lisboa vai permitir construir um jardim frente à Estação Sul-Sueste e à saída do Metro do Terreiro do Paço e limpar o rio Tejo junto ao Cais das Colunas. O investimento neste projeto será de 27 milhões de euros, dos quais 16 milhões têm origem no fundo de desenvolvimento turístico e o restante valor – 11 milhões de euros – serão viabilizados pela Associação de Turismo de Lisboa.

Portos dos Açores, S.A. tem novo portal electrónico

A Portos dos Açores SA tem um novo portal electrónico que substituiu a antiga página de internet desta empresa pública regional.

A nova plataforma vem ao encontro do Programa do Governo dos Açores sufragado nas últimas eleições legislativas regionais que definiu como objetivo, entre outros, o “aumento da notoriedade e representatividade” dos portos açorianos. No mesmo documento, está plasmada a conversão da página de Internet da Portos dos Açores SA num portal apelativo e interativo.

Governo dos Açores avança com contratação de navio para abastecimento às Flores

O Governo dos Açores vai avançar com a contratação de um navio para garantir o abastecimento de carga às Flores, ilha açoriana afetada pela passagem do furacão “Lorenzo”.

TERMINAL NORTE DO PORTO DE AVEIRO

Procedimento Concursal para Atribuição da Licença de Uso Privativo de Dois Silos

Divulgamos o Anúncio do Procedimento Concursal para Atribuição da Licença de uso privativo de dois silos, sitos no Terminal Norte.
O processo pode ser consultado aqui, bem como na sede da APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., durante os dias úteis das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.
 

Governo «convida» empresas norte-americanas para o Porto de Sines

O Executivo de António Costa espera que empresas norte-americanas apresentem ofertas no âmbito da construção do novo terminal de contentores de Sines.

Arrancam os workshops para implementação da JUL nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz

Iniciaram-se no dia 4 de dezembro os workshops para implementação da Janela Única Logística (JUL) com as comunidades portuárias dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, tendo em vista a entrada em funcionamento no primeiro trimestre de 2020.

A JUL é um projeto de âmbito nacional, com um investimento público de 5,1M€, que traduz a total digitalização das cadeias logísticas utilizadoras dos portos nacionais, tendo em vista alargar a gestão dos fluxos de informação ao longo de toda a cadeia logística, integrando o transporte marítimo e os portos nacionais com os modos de transporte terrestres e a ligação aos portos secos, numa lógica de intermodalidade, bem como na ligação aos portos internacionais.
 

Garland Navegação integra o porto de Tilbury na sua rota do norte da Europa

A X-Press Feeder Services vai passar a escalar o porto de Tilbury, na Inglaterra, ao agenciar um dos dois navios contentorizados, com capacidade para 740 TEU de capacidade efetiva, que terá a operar na rota NIX 1, que liga Portugal e Roterdão, na Holanda.

 

A 9 DE DEZEMBRO

APDL realiza simulacro de colisão entre barco Rabelo e Navio-Hotel no Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) realiza, a 9 de Dezembro (a partir das 9:30 horas), um simulacro entre um Barco Rabelo e um Navio-Hotel, no estuário do Rio Douro, entre o Cais de Gaia e o Cais da Ribeira.

A iniciativa, designada ‘Exercício BACO 2019’, tem como objectivo «treinar e agilizar a articulação operacional entre as várias Entidades e Agentes de Protecção Civil no âmbito da activação do Plano de Segurança e Emergência da Via Navegável do Douro e a sua articulação com o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro».

PALESTRA COM O Ministro das Infraestruturas, PEDRO NUNO SANTOS

«Os desafios da indústria ferroviária nacional», a 12 de Dezembro

A Transportes em Revista e a SRS Advogados organizam, a 12 de Dezembro, uma palestra com a intervenção de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre o tema “Os desafios da indústria ferroviária nacional”.

A palestra tem lugar no Auditório da SRS Advogados, em Lisboa.
 

DGRM E EMSA divulgam importância das suas áreas de atuação

Conferência na Escola Náutica Infante D. Henrique abordou segurança e vigilância marítima

A DGRM- Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos juntamente com a EMSA - European Maritime Security Agency organizaram uma Conferência onde abordaram temas como a segurança e a vigilância marítima, proteção dos navios e das instalações portuárias, a digitalização de processos, o controlo de tráfego marítimo, a pesca e a aquicultura, a prevenção e o combate à poluição, o ordenamento marítimo e a preservação dos recursos marinhos, passando pela regulamentação, inspeção e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.

Porto de Leixões registou em Setembro o seu melhor mês de sempre

Em contra-ciclo face aos resultados do sistema portuário nacional surgem o Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo, ambos geridos pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Até Setembro, o Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19,1% face ao mesmo período de 2018 (movimentando 307,8 mil toneladas), enquanto que o Porto de Leixões cresceu 1,9% (14,8 milhões de toneladas já movimentadas).

No caso do Porto de Leixões, o mês de Setembro tornou-se mesmo o melhor de sempre em termos de carga manuseada.

José Simão (DGRM):

GNL «é uma solução viável para reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo»

Realizou-se, a 27 de Novembro, o Seminário GASNAM, dedicado ao tema ‘Gás Natural: A solução de mobilidade na transição energética’; entre os destaques do evento – ocorrido no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa – esteve a intervenção de José Carlos Simão, director-geral da DGRM, que foi ao encontro da importância crescente das virtudes do GNL no âmbito do transporte marítimo, à luz de uma mudança de paradigma energético, no combate contra as emissões poluentes do Shipping.

Projecto CONSORTEX promove a criação de Consórcios Exportadores com o envolvimento de empresas de cinco países do Espaço Atlântico

O Projecto Europeu CONSORTEX tem como objetivo promover a internacionalização e a competitividade da fileira das Indústrias Navais em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

O CONSORTEX é cofinanciado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico e tem prevista a criação de consórcios exportadores inter-regionais constituídos por PME europeias especializadas no fornecimento de soluções para embarcações e estruturas marítimas.

Primeira Escala do Samskip Estrela em Leixões

O Porto de Leixões recebeu no domingo a estreia do navio Samskip Estrela, com capacidade para 740 TEUS, fazendo a sua primeira escala no serviço regular de contentores “Samskip Portugal Service” no principal porto do noroeste peninsular.

O serviço vai passar a ligar de forma direta Portugal e Tilbury, no Reino Unido. Recorrendo a contentores de 45 pés, o serviço é um concorrente ao transporte rodoviário, servindo importadores e exportadores portugueses.

LÍDIA SEQUEIRA:

Navegabilidade do Tejo: um «projecto instrumental» que vai desenvolver-se com «toda a celeridade»

Em declarações prestadas aos jornalistas, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração dos portos de Setúbal e Lisboa, abordou os temais mais prementes do Porto de Lisboa, após reunião com o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, que visitou ambos os portos, na sequência do seu périplo nacional pelo sistema portuário, agora sob a tutela deste ministério. Entre os destaques, está, frisou Lídia Sequeira, o projecto de navegabilidade do Rio Tejo, tido como «instrumental» para o progresso da infra-estrutura.

ANA CUNHA

Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para assegurar fiabilidade dos transportes para todas as ilhas

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que, no cumprimento do seu programa, o Governo dos Açores continua a trabalhar para garantir a sustentabilidade e fiabilidade das acessibilidades em todas as ilhas, através dos contratos de prestação do serviço público de transportes naquelas áreas e da sua permanente monitorização.

Norte quer ligar-se ao TGV espanhol e articular a ferrovia com portos de Leixões e Viana

«Modernizar toda a Linha do Douro e a Linha Porto-Vigo, ligando o Norte à alta velocidade espanhola, articular a ferrovia com os portos de Leixões e de Viana do Castelo, valorizar o rio Douro como via navegável e estudar investimentos nos aeroportos de Bragança e Vila Real», pode ler-se. Estas são algumas das medidas que o Conselho do Regional do Norte aprovará para os próximos fundos comunitários, afiança o Jornal de Notícias.

VEJA O VÍDEO

Porto de Aveiro com serviço de amarração inovador

No dia 27 de Novembro, o navio graneleiro “Albertito” atracou no terminal de granéis agro-alimentares do Porto de Aveiro, para uma operação de descarga de 27.000 toneladas de milho, com recurso a um serviço de amarração inovador no âmbito do setor portuário nacional, que utiliza, para o efeito, uma carrinha-guincho (winch-truck).

Total: 4119