Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




OCUPAÇÃO DA SALA NASCENTE NO EDIFÍCIO DE RECEPÇÃO DO PORTO DE RECREIO DA FIGUEIRA DA FOZ

Hasta Pública a 5 de Junho

A 5 de Junho de 2013, às 10h30, na sede da APFF decorre uma hasta pública, por licitação verbal, para a arrematação do direito de atribuição da licença para a utilização de uma sala, destinada a loja ou serviços de apoio à náutica de lazer e de recreio, no edifício de recepção do Porto de Recreio da Figueira da Foz.

Governo quer Porto de Aveiro nos novos fundos de Bruxelas

O Governo português está a tentar junto das instâncias de Bruxelas que o Porto de Aveiro integre a rede prioritária de portos comunitários que Bruxelas está a desenhar no âmbito do projecto do plano de investimentos anunciado na passada quinta-feira para o sector portuário comunitário.

PORTO DE LISBOA

TUP Carga reduzida em 50%

A Tarifa de Uso do Porto de Lisboa - TUP Carga foi reduzida em 50%, seguindo as orientações do Governo para o sector portuário.

Estrangeiros vêm a Portugal comprar «tecnologia do mar»

Perto de 30 delegações oriundas de 17 países asseguraram já presença no Fórum do Mar, cuja terceira edição arranca esta quarta-feira, 29 de Maio, na Exponor. Estes compradores e decisores vêm a Matosinhos atraídos pelas soluções das empresas nacionais nas áreas da engenharia e tecnologia, mineração subaquática e oceânica, aquacultura, segurança e defesa, biotecnologia marinha ou de equipamento marítimo e de navegação.

TERMINA A 31 DE MAIO

Consulta Pública sobre a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020

Por deliberação da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM), foi estabelecido um procedimento de consulta pública ao documento, a decorrer entre 1 de Março e 31 de Maio de 2013.

Porto de Sines recebe membros do Colégio de Defesa Nacional da União Indiana

O Porto de Sines recebeu uma comitiva do Colégio de Defesa Nacional da União Indiana, no dia 22 de Maio, que teve como objetivo conhecer as infraestruturas portuárias e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), uma área considerada estratégica para o nosso país.

Bruxelas moderniza portos de Lisboa, Leixões e Sines

A Comissão Europeia avançou esta semana com um plano de modernização de mais de 300 portos europeus que inclui Leixões, Lisboa e Sines.

Há cada vez mais barcos roubados em Portugal

Polícia Marítima não consegue descrever exactamente como se fazem desaparecer barcos, mas sabe onde são denunciados mais casos - Lisboa lidera as participações às autoridades.

JUP II no porto de Lisboa

No dia 20 de Maio às 7.00 horas o Porto de Lisboa passou a dispor da nova Janela Única Portuária. A JUP II representa mais um passo fundamental no processo de competitividade do porto de Lisboa, ao integrar todo o processo de despacho de navios e mercadorias, com procedimentos simplificados e harmonizados, envolvendo todos os agentes económicos públicos e privados numa única plataforma informática, e introduz uma nova dinâmica, flexibilidade e mobilidade à atividade portuária já que pode agora ser acedida a partir de qualquer equipamento que possua navegador de internet, nomeadamente “smartphones” e “tablets”.

Porto de Setúbal treina combate a incêndios de grande dimensão

As instalações do Trem Naval de Combate à poluição e Reboques do Porto de Setúbal foram palco, a 14 de maio, de um exercício/treino conjunto entre a Direção de Segurança Marítima e Portuária da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a Companhia dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, no âmbito do protocolo de cooperação entre a APSS e a Câmara Municipal de Setúbal.

Bruxelas lança projecto de lei para controlar a transparência financeira dos portos

A Comissão Europeia apresentou um projeto de lei, tendente a melhorar os serviços portuários e a transparência financeira em 319 portos considerados "essenciais" litoral europeu. Bruxelas garante que as orientações e alterações legislativas ajudarão os operadores a melhorar os seus serviços e instalações, além de garantir maior autonomia financeira.

Portos da Figueira e de Aveiro batem recordes de movimento de mercadorias

Os portos da Figueira da Foz e de Aveiro anunciaram esta quarta-feira que registaram um novo máximo histórico no primeiro quadrimestre (janeiro/abril) do ano no movimento de mercadorias movimentadas, ultrapassando a barreira dos dois milhões de toneladas.

Porto de Setúbal soma dois meses consecutivos acima das 600 mil toneladas

O Porto de Setúbal mantém a rota da recuperação. Abril foi o segundo mês consecutivo com mais de 600 mil toneladas de carga movimentada, desempenho que já não se verificava desde março e abril de 2011.

Plataforma offshore entra no Porto de Setúbal em navio semi-submersível

Foi realizada, no fundeadouro do Canal Sul do Porto de Setúbal, no dia 19 de maio, uma operação de reflutuação da plataforma de apoio ao offshore “Lewek Leader”, agenciada pela Afonso O’Neill, transportada no convés do navio semi-submersível “Tern”, agenciado pela Barwil Knudsen.

REVELA SANDRA AUGUSTO

Exportação da Volkswagen Autoeuropa rende 300 milhões em 2012

A China é já o segundo maior mercado para exportação da Volkswagen Autoeuropa, que nele cresceu 30% nos últimos cinco anos, revelou ao OJE Sandra Augusto, Directora da área de Logística da fabricante.

DE 29 A 31 DE MAIO

Protagonistas do mar semeiam ideias e colhem negócios na EXPONOR

Cerca de 30 delegações de convidados internacionais (compradores e decisores, na sua maioria), oriundas de 17 países, estão de visita ao FÓRUM DO MAR, na Feira Internacional do Porto, de 29 a 31 de Maio. A Ministra da Agricultura, o Secretário de Estado do Mar, o congénere do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, e, também, o almirante-chefe do Estado-maior da Armada participam no evento.

REBOPORT reforça a frota com o «Castelo de S. Jorge»

A REBOPORT acaba de reforçar a sua frota com a aquisição de um novo Rebocador oceânico, o “CASTELO DE SÃO JORGE”. Este navio especializado, de registo e bandeira Portuguesa, é apresentado pela empresa como "o navio mais poderoso ao serviço da frota nacional de rebocadores".

Porto de Aveiro promove-se na Alemanha

O Porto de Aveiro e as plataformas logísticas da Figueira da Foz, Guarda, Zaldesa-Salamanca y Cylog (Espanha) vão ser divulgados, entre 04 e 07 de junho, numa feira internacional a realizar em Munique, na Alemanha.
Estas infraestruturas serão promovidas na Feira de Logística e Transporte "mais importante do panorama internacional", através da marca Logística Cencyl, que envolve oito cidades da região Centro e da província espanhola de Castilla y León.

OCDE

Gasóleo agrícola e das pescas deve ser removido

A OCDE recomenda a eliminação do benefício fiscal do gasóleo para a agricultura e pesca como meio de consolidação orçamental e recuperação económica.

PORTO DE LEIXÕES

Nova tarifa TUP-Carga em vigor desde 1 de Maio 2013

A APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, SA informa que a Tarifa de Uso do Porto - TUP Carga foi reduzida em 50%, seguindo as orientações da tutela para o sector portuário.

Total: 3979