Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Instalação do novo Cabo Submarino da Google concluída esta terça-feira

A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que foi concluída, esta terça-feira, na praia da Califórnia, com entrada na Estação de Cabos Submarinos de Sesimbra, na península de Setúbal, a amarração do cabo submarino de telecomunicações Equiano, permitindo ligar a África do Sul e outros países da costa ocidental africana a Portugal, numa extensão aproximada de 15 mil quilómetros, dos quais 610 quilómetros na ZEE subárea do Continente e de 769 quilómetros na ZEE subárea da Madeira.

Porto de Setúbal melhora estruturas de apoio à navegação local

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA concluiu duas intervenções, um trapiche de atracação das lanchas de pilotagem e uma estrutura de apoio às artes de pesca, que vão melhorar as condições de utilização de duas infraestruturas do Porto de Setúbal. Este tipo de obras, realizadas pelos serviços da empresa, estão em linha com o conjunto de ações que têm vindo a ser executadas na zona ribeirinha, reforçando as condições de operacionalidade e segurança dos utentes do porto e reforçando os laços com a cidade.

APSS renova compromissos com o Fórum Organizações para a Igualdade

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA renovou o acordo de compromisso com o iGen - Fórum Organizações para a Igualdade durante a Sessão Pública de Assinatura dos Acordos de Adesão/Renovação de Compromissos iGen [em 18 de maio], no Edifício Sede da Altice, que contou com a presença de Isabel Almeida Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações.
 

Município de Sines inaugura monumento a Vasco da Gama

A Câmara Municipal de Sines inaugura, esta segunda-feira, 23 de maio, às 11h00, o novo monumento evocativo da figura de Vasco da Gama, navegador nascido nesta cidade.

O acto de inauguração conta com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Encontros na Marina de Lisboa

«O mar que protegemos»

Esta sexta-feira, Dia Europeu do Mar, a Administração do Porto de Lisboa deu início a uma série de iniciativas relativas à protecção de mares e oceanos. Estes “Encontros na Marina de Lisboa” incluem um seminário, visitas ao observatório de golfinhos no Tejo, regatas, workshops, exposições e um simulacro de segurança e protecção ambiental. As iniciativas decorrem até 28 de Maio, sob o tema “O Mar que Protegemos”.

20 DE MAIO

DIA EUROPEU DO MAR 2022

Esta sexta-feira, 20 de Maio, pelas 11h00, vai realizar-se, no âmbito das Celebrações do Dia Europeu do Mar 2022, uma conferência sobre a temática "Uma Economia do Mar Sustentável para o Futuro de Portugal". O evento decorre no Auditório Magalhães, Edifício do IPMA, em Algés

ESTA SEXTA-FEIRA, 20 DE MAIO

NRP Rio Minho abre a visitas em Vila Nova de Cerveira

Esta sexta-feira, 20 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, o NRP Rio Minho vai estar aberto ao público, entre as 10h00 e as 17h00, no cais de Vila Nova de Cerveira.

​​O navio da Marinha, em missão permanente no Troço Internacional do Rio Minho (TIRM), colabora na prevenção e combate à poluição marítima e na busca e salvamento marítimo.

Porto acolhe centro tecnológico da Maersk

A Maersk passa a ter no Porto um hub tecnológico. O hub do gigante logístico dinamarquês arranca com 50 colaboradores e espera chegar aos 150 até 2023. Este passo estratégico acontece oito meses depois da aquisição da portuguesa HUUB.

Situado no Porto Office Park (POP), na zona da Boavista, o espaço ocupa um andar, com 850 metros quadrados. Considerado um dos mais modernos edifícios de escritórios da cidade invicta, o POP é constituído por dois blocos que integram as mais avançadas soluções tecnológicas e de eficiência energética, num total de 31.500 m2 de área de construção bruta e mais 15 mil m2 de áreas verdes exteriores.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC)

Special Event: Sustainable Blue Economy Investment Fórum ( SBEIF)

Lisboa vai acolher a segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), de 27 de junho a 1 de julho de 2022, evento que pretende projectar o elevado potencial da Economia Azul e de Portugal como um espaço natural para o efeito.

Neste âmbito, a AICEP, em articulação com o Quénia, será responsável por um dos Special Events a realizar em paralelo à Conferência, denominado Sustainable Blue Economy Investment Forum 2022 (SBEIF), que vai decorrer na tarde do dia 28 de junho, no Centro de Congressos do Estoril.

Cadetes a bordo dos navios-escola NRP Zarco e NRP Polar visitaram Faro

Os cadetes do 1. ° ano da Escola Naval da Marinha Portuguesa, que estão a realizar uma viagem de instrução embarcados nos navios-escola NRP Zarco e NRP Polar, atracaram sexta-feira, dia 6 de maio, no porto de Faro.

Durante a escala no Algarve, os navios receberam a bordo a visita do capitão-de-mar-e-guerra Fernando Rocha Pacheco, comandante da Zona Marítima do Sul.

Encerramento e atrasos no porto de Xangai

FEPORT apela a uma iniciativa urgente da Comissão Europeia

Para aqueles que se perguntam de que trata o mapa aqui reproduzido, este diz respeito ao porto de Xangai, onde centenas de navios (petroleiros representados com pontos vermelhos e navios de carga a verde) estão à espera para carregar ou descarregar. A razão deste grande “engarrafamento” é o encerramento, ou operações muito lentas, no porto de Xangai devido a um encerramento por causa dos confinamentos relacionados com a pandemia de COVID-19.

DGRM na Portugal Shipping Week 2022 (PSW22)

No dia 11 de Maio, Paulo Pamplona representou a DGRM na qualidade de Diretor de Serviços da Administração Marítima e apresentou as iniciativas que têm sido promovidas para aumentar a competitividade do registo de navios de comércio em Portugal. A edição da Portugal Shipping Week 2022que decorreu de 9 a 13 de Maio, na Gare de Alcântara e teve como objetivo mostrar o potencial de Portugal como um centro global de navegação e logística marítima.

Alunos egípcios visitaram o Porto de Aveiro

Um grupo de alunos egípcios, da Universidade de Alexandria e da Academia Árabe para a Ciência Tecnologia e Transportes Marítimos (AASTMT), juntamente com alunos da Universidade de Aveiro, visitou as instalações portuárias do Porto de Pesca Costeira e do Porto de Pesca de Largo (porto bacalhoeiro) do Porto de Aveiro.

Dragagem de emergência no porto de Lagos já começou

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que tiveram início os trabalhos da dragagem de emergência, no porto de Lagos, com o objetivo de resolver os atuais condicionalismos de navegação na entrada e saída do porto.

Esta intervenção decorrerá nas próximas três semanas e implicará a mobilização de uma “plataforma estacionária”, com máquinas giratórias e capacidade de bombeamento dos sedimentos e repulsa dos mesmos, em área acordada com as entidades ambientais e locais.

ENIDH

COOPERAÇÃO COM A DIRECÇÃO DE FARÓIS

No dia 6 de maio realizou-se a visita do Presidente da ENIDH à DireCção de Faróis, a convite do DireCtor da DireCção de Faróis, Capitão-de-mar-e-guerra Pedro Gil Miranda de Castro. No decorrer da visita, foram analisadas as possibilidades de incrementar a cooperação entre as duas instituições, ao nível da formação, treino especializado e investigação. Foi também realizada uma visita às oficinas de manutenção da DF, nas quais estão atualmente realizar estágios curriculares dois estudantes do curso técnico superior profissional em Manutenção Mecânica Naval (TeSP-MMN).

Delegação da agência brasileira ANTAQ visita o Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu uma delegação da agência brasileira ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, no dia 9 de maio, para uma visita técnica com o objetivo de conhecer aspetos operacionais do porto, do volume de movimentação e dos procedimentos relacionados com a fiscalização portuária.

REPRESENTAÇÃO DA AICEP - SUÉCIA

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022

A delegação da AICEP Portugal em Estocolmo esteve presente nas “blue talks” no âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022, organizada pelas embaixadas de Portugal e do Quénia. Esta conferencia foi moderada pela Fernanda Torre, CEO da “Next Agents”.

A sessão de abertura foi conduzida pelas embaixadoras das duas embaixadas mencionadas, Diana Kiambuthi e Sara Martins; e por três mulheres influentes na Suécia em temas relacionados com o ambiente: Johanna Lissinger Peitz, Andrew Hudson e Helen Ågren. Após o vídeo de apresentação da Conferência dos Oceanos, foram conduzidas várias discussões.

Portugal é «líder mundial em tecnologias verdes e energia» no sector marítimo

Arrancou esta segunda-feira, 9 de maio, o Portugal Shipping Week (PSW), um evento internacional de alto nível centrado nos sectores da navegação, portos e logística de Portugal, e serviços marítimos. Promover o comércio e os negócios internacionais, sempre com um olhar crítico sobre a sustentabilidade, novos combustíveis e novas tecnologias é o objectivo deste encontro que decorre até ao dia 13 de maio, sexta-feira, na Gare Marítima de Alcântara, na orla marítima de Lisboa.

Portos dos Açores adquire empilhador telescópico para o Porto de Ponta Delgada

Foi autorizada a celebração de um contrato entre a Região e a empresa pública Portos dos Açores, S.A., para a aquisição de diversos equipamentos portuários, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.
É assim promovida a aquisição de empilhadores de garfos de 33 toneladas e de 3,5 toneladas para o porto de Ponta Delgada; e a aquisição de um empilhador telescópio e de spreader automático para o porto de Ponta Delgada.

Dragagens no Porto da Póvoa de Varzim já arrancaram

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que, no âmbito da execução do contrato plurianual de dragagens de manutenção dos portos do Norte, já se encontram a decorrer as dragagens referentes ao ano de 2022, no Porto da Póvoa de Varzim.

As dragagens foram precedidas dos levantamentos batimétricos, necessários à avaliação das reais condições de assoreamento neste porto, tendo-se agora dado início aos trabalhos de retirada dos excessos de sedimentos depositados.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284