Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines palco de exercício para testar a resposta a um caso suspeito de ébola

O Porto de Sines foi palco de um exercício com o objetivo de testar a capacidade de deteção, validação e encaminhamento de um caso suspeito de ébola, bem como de todos os procedimentos a implementar numa situação de diagnóstico confirmado.

Presidente da APL reúne-se com a Embaixadora e Cônsul Geral do Panamá

Marina Ferreira, Presidente da APL, S.A., esteve reunida com a Embaixadora e Cônsul Geral do Panamá, Ilka Varela de Bares, para preparar a celebração de um acordo de cooperação entre o Porto de Lisboa e os portos Panamianos, bem como para analisar a possibilidade de movimentação de navios de bandeira do Panamá no Porto de Lisboa.

Nova Linha RoRo liga Porto de Setúbal aos EUA

O Porto de Setúbal é escalado, desde o dia 6 de fevereiro, pela Linha Regular RoRo “Med-North America” do armador Grimaldi. É a primeira ligação direta entre o Mediterrâneo e o Norte da América, na tipologia RoRo, dispondo de quatro navios afetados à linha, com a capacidade de 5,5 mil veículos cada. Em Setúbal, descarrega viaturas provenientes dos EUA e do Norte da Europa e carrega viaturas para o Mediterrâneo.

Porto de Leixões quer chegar aos 850 mil TEU's

O Porto de Leixões espera chegar aos 850 mil TEU em três anos. Para o presidente da Administração Portuária dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Brogueira Dias, esse objetivo será um reflexo da relação entre a infra-estrutura portuária e o tecido empresarial da região.

AÇORES

Empreitadas em portos nas ilhas São Jorge e Terceira

A Portos dos Açores, S.A. acaba de adjudicar três empreitadas para realização de investimentos em infraestruturas portuárias das ilhas São Jorge e Terceira pelo valor global de € 19.018.400,01 (dezanove milhões, dezoito mil, quatrocentos euros e um cêntimo), mais IVA à taxa legal em vigor, variando os respetivos prazos de execução entre os 24 e os seis meses.

Porto de Lisboa cresceu na movimentação de contentores

Em Dezembro, o Porto de Lisboa registou umaumento de 17% na movimentação de carga contentorizada, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, que se traduziram em mais 54.970 toneladas.

CM Lisboa, CM Barreiro e APL assinam acordo de cooperação no âmbito do novo terminal

A Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal do Barreiro e a Administração do Porto de Lisboa (APL) assinaram o Acordo de Cooperação Institucional sobre a actividade portuária, a bordo de um barco da Soflusa, no âmbito do futuro terminal de contentores do Barreiro.

LEME ZON-AÇORES

Fileira alimentar do mar ainda poderá criar mais emprego

A fileira alimentar do mar é o subsector da economia do mar que tem tido maior capacidade de absorção de emprego e que ainda poderá criar mais emprego pela aposta na conservação e transformação dos produtos. Este foi um dos desafios lançado pela PricewaterhouseCoopers (PwC) na apresentação, em Ponta Delgada, do LEME Zoom Açores, intitulado Ilhas Arco-Íris, um barómetro sobre Economia do Mar.

Porto de Setúbal mantém liderança na carga fraccionada

O Porto de Setúbal movimentou, em 2014, mais de 43% do total da carga geral fracionada que passou pelos portos portugueses, reforçando a sua precedente liderança a nível nacional neste modo de acondicionamento. Do total de carga fracionada movimentada nos portos em Portugal, que totalizou um pouco menos de 7,4 milhões de toneladas, cerca de 3,2 milhões foram processadas no Porto de Setúbal.

REPORTAGEM TSF

Exportações crescem nos portos de Aveiro e Figueira da Foz

Os portos marítimos de Aveiro e da Figueira da Foz tiveram um aumento significativo do número de exportações em 2014. O balanço é feito pela administração dos dois portos, que contabilizou mais 10% nas exportações a partir da Figueira e mais 14% a partir de Aveiro. Também no "bolo" total de movimentações de carga, 2014 fechou em crescimento.

Porto de Viana do Castelo investe um milhão de euros em dragagens

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai investir um milhão de euros para tornar o canal de navegação de Viana acessível, disse à Lusa o presidente daquela entidade. Segundo Brogueira Dias, aquela intervenção vai permitir dragar "800 mil metros cúbicos de areia" no porto de capital do Alto Minho, "quantidade três vezes superior à extraída do canal de navegação de Leixões".

Empresa de Gestão Portuária da Coreia do Sul visita o Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa recebeu no dia 2 de fevereiro, nas suas instalações, a visita de uma delegação composta por dezassete representantes da empresa responsável pela gestão portuária de Gwangyang, (GFEZ - Gwangyang Free Economic Zone), zona franca da Coreia do Sul.

Terminal de contentores no Barreiro é cada vez mais «irreversível»

Rui Lopo, vereador do Planeamento e Ordenamento do Território da Câmara do Barreiro, considera que a localização do novo terminal de contentores no concelho é cada vez mais um processo "irreversível" e que existem vários investidores interessados.
"Vários investidores internacionais e grupos económicos interessados neste investimento estão a posicionar-se, o que, na nossa opinião, confere um carácter de irreversibilidade ao processo, particularmente sobre a sua localização no Barreiro", numa reunião do executivo autárquico.

Porto de Setúbal lidera crescimento na carga expedida

O Porto de Setúbal foi o que mais cresceu, entre os portos nacionais, em 2014, em volume de carga embarcada, que engloba a carga exportada e a carga que saiu para portos nacionais, com um aumento de 23,4%, segundo dados do IMT-Instituto da Mobilidade e dos Transportes. Lidera ainda o grupo dos quatro portos portugueses que registaram um volume de carga embarcada superior à carga desembarcada, com 67,2% do total movimentado no porto.

Porto de Setúbal celebrou 8 milhões de toneladas e 100 mil TEU

O Porto de Setúbal celebrou o recorde de 8 milhões de toneladas de carga e 100 Mil TEU, ultrapassados em 2014, com a Palestra “O Crescimento Sustentado no Porto de Setúbal”, que decorreu, dia 29 de janeiro, no Auditório do Edifício Sede da APSS. Um evento que, para além comemorar os recordes da atualidade, relembrou o passado e lançou desafios para o futuro.

Porto de Setúbal com novo Provedor do Cliente

O Porto de Setúbal passou a ter, como novo Provedor do Cliente, o Dr. João de Almeida, que exercerá funções como Provedor do Cliente do Transporte Marítimo dos Portos de Setúbal e Sesimbra, por três anos, com efeitos a 1 de dezembro de 2014. O Provedor do Cliente do transporte Marítimo dos Portos de Setúbal e Sesimbra é um órgão autónomo cuja missão é a defesa dos clientes do porto, zelando pelos interesses e salvaguarda dos direitos que, legalmente, lhes assistem. Constitui um importante contributo para a transparência da atividades portuária no Porto de Setúbal e é mais uma ferramenta para a melhoria do seu desempenho.

Portos portugueses. Quatro anos a bater recordes (e há mais um)

Três portos - Setúbal, Aveiro e Leixões - são responsáveis pelo aumento da carga portuária movimentada em Portugal no ano passado, no qual foi batido um recorde absoluto de toneladas operadas. Sines movimenta quase metade da carga nacional.
 

PORTO DE SINES

MSC regista o primeiro record de 2015 com 4 846 TEUs movimentados

A MSC Portugal continua a superar-se na movimentação de TEUs tendo registado o seu primeiro recorde deste ano ao movimentar 4 846 TEUs com o navio MSC Beryl na escala que fez no Terminal XXI do Porto de Sines a 21 de janeiro. Ao alcançar esta movimentação, o MSC Beryl bateu o anterior recorde do navio MSC Katie, registado a 14 de junho 2014 e que movimentou 4 617 TEUs neste mesmo terminal do porto de Sines, primeira paragem europeia do Lion Service.

MARINA FERREIRA:

«Barreiro será expansão natural do Porto de Lisboa»

Marina Ferreira afirmou ao Diário Económico que o Barreiro é já hoje uma zona de terminais portuários da APL (Tanquipor e Atlanport). Se for decidido que o novo terminal seja no Barreiro, resultará numa expansão natural do porto de Lisboa. Revelou também que, além de outras vantagens, o Barreiro tem a possibilidade de dispor de uma zona logística e tecnológica associada, propriedade do Estado através da Parpública e da Baía do Tejo.

Porto de Setúbal atingiu 34% de quota na ferrovia

O Porto de Setúbal alcançou, em 2014, uma quota de mercado de 34% do número de comboios de mercadorias realizados nos portos nacionais, com 5,5 mil comboios anuais. É o segundo porto nacional em número de comboios. Foi ainda o que obteve o maior aumento na utilização do modo ferroviário em 2014, face a 2013, com uma taxa de crescimento de 33%. Os comboios realizados no Porto de Setúbal incluem o movimento de ferros, cimento, contentores de Portugal e Espanha, concentrado de cobre, madeiras e clínquer.

Total: 4334