Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Portos dos Açores adjudica aquisição de nova Grua Portuária para o Porto da Praia da Vitória

A empresa pública Portos dos Açores, S.A. adjudicou a aquisição de uma nova grua móvel portuária, para o porto da Praia da Vitória, à empresa Konecranes GMBH, pelo valor de 2, 85 Milhões de Euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.

Com este investimento o Porto da Praia da Vitória ficará munido de duas gruas portuárias equivalentes, o que implicará um aumento da produtividade na operação de carga/descarga de navios de carga geral ou de granéis sólidos, assim como permitirá uma fiabilidade destas operações, nomeadamente na descarga dos navios de granéis sólidos, essencialmente cereais para a produção local de rações

Theo Notteboom:

Sines almeja a posição de «plataforma giratória» no comércio Ásia-Europa-América

Em recente análise, com foco no tráfego marítimo de mercadorias através do Estreito de Gibraltar, o professor e especialista Theo Notteboom efectuou uma abordagem sobre a evolução dos cinco portos que, actualmente, competem pelas cargas nessa região estratégica: o porto português de Sines não ficou de fora da explanação do analista, sendo apontando como uma das infra-estruturas que ambiciona a voos mais altos, na sequência dos investimentos anunciados (expansão do Terminal XXI e concurso para o novo Terminal Vasco da Gama).

Obra de Reformulação do Molhe do Porto de Viana lançada pela Ministra do Mar

O Porto de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira, a cerimónia de lançamento da Obra de Reparação e Reforço do Molhe Norte, que contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e do presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.

A obra é a primeira das quatro intervenções previstas para a reabilitação do Molhe, que terá um custo global de 21,4 milhões de euros. Esta fase precursora terá a duração de doze meses e um custo estimado de 1.461.619€.

Investimento de 21,4 milhões reforça molhe do porto de Viana

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) iniciou a primeira de quatro fases de reforço do molhe do porto da capital do Alto Minho, orçada em 21,4 milhões de euros.

Em comunicado, a APDL explicou tratar-se de “uma obra que será dividida em quatro intervenções executadas por ordem de prioridade”, sendo que “a primeira fase da reformulação do molhe norte do porto de mar de Viana do Castelo representa um investimento superior a 1,4 milhões de euros”.

2 de setembro, pelas 11h30

Ministra do Mar participa no lançamento das obras do Porto de Viana do Castelo

Esta segunda-feira, dia 2 de setembro, o Porto de Viana do Castelo recebe a cerimónia de lançamento da Obra de Reparação e Reforço do Molhe Norte, que conta com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que decorrerá pelas 11h30 na infraestrutura portuária (Avenida do Cabedelo, Darque).

AÇORES

Foi lançado concurso para construção de rampa RO-RO e obras complementares no Porto das Pipas

O concurso para construção da rampa para navios RO-RO e ferry e obras complementares para melhoramento da operacionalidade e de abrigo no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, foi agora lançado através da publicação do anúncio em Diário da República.

Este concurso, lançado pela Portos dos Açores, S.A., contempla um preço base de 15 milhões de euros e um prazo contratual para execução da obra de 24 meses, contados a partir da data de consignação da empreitada ou da aprovação do plano de segurança e saúde.

Com cerca de dois milhões de toneladas de carga movimentada

Julho é o melhor mês de sempre em Leixões

O Porto de Leixões fez história em julho ao assinalar o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias. Durante este mês, circularam na infraestrutura portuária cerca de dois milhões toneladas de carga (1,9 milhões), o que representa um crescimento de 25,28% face ao período homólogo do ano anterior.

ÍLHAVO

Forte da Barra quase a ir para concurso

O Ministério da Economia revela que o Forte da Barra, no concelho de Ílhavo, integra a lista dos próximos concursos a lançar no âmbito do Revive, um programa criado pelo Governo em colaboração com as câmaras que prevê ceder imóveis públicos a privados para serem recuperados e usados para actividades económicas.

Acordo entre Sindicato XXI e PSA/Laborsines põe fim a conflito laboral

Acordo prevê aumento salarial médio de 7% mais inflação e a manutenção de 20 colaboradores cujo contrato não ia ser renovado.

O Sindicato XXI e a empresa PSA/Laborsines acordaram as novas tabelas salariais e progressão na carreira dos operadores portuários e técnicos de engenharia no Terminal de Contentores do Porto de Sines, foi anunciado esta terça-feira. O acordo entre a empresa concessionária do Terminal XXI, no Porto de Sines (Setúbal) e o sindicato que representa os trabalhadores administrativos, técnicos e operadores pôs fim a um conflito laboral que conduziu a várias paralisações, a última iniciada no dia 12 deste mês e suspensa dias depois para permitir as negociações.

Infraestruturas de Portugal lança obra na linha ferroviária de Leixões

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para as obras de estabilização de taludes na linha ferroviária de Leixões e o sistema de concordância de Gemil. Segundo a empresa liderada por António Laranjo, o investimento previsto neste projeto é de 3,2 milhões de euros, “no reforço das condições de segurança e circulação ferroviária”.

QUARTEIRA DE OUTROS TEMPOS

Dê-me a mão, sr. banheiro

Em Quarteira, a época balnear abria pelo São João, dia da celebração do “banho santo”. O acontecimento atraía gentes da serra até ao mar, e as imagens de 1965 ainda mostravam um areal a perder de vista. Os banheiros ou nadadores-salvadores recebiam 5$00 por cada banho. “Só tinham que segurar as pessoas pelas mãos e fazê-las mergulhar ao mesmo tempo. Claro que não sabiam nadar...”

Divulgado em Diário da República o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro

Foi divulgado em Diário da República o novo Regulamento de Exploração e Utilização da Via Navegável do Douro (VND), que estabelece normas e procedimentos de uso da via fluvial, sob a jurisdição da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL). O anterior regulamento datava de 1998.

Questões relacionadas com normas especiais, nomeadamente quanto à navegação em condições atmosféricas diversas como nevoeiro e tempestades, ou com regras da sinalização, foram anunciadas neste regulamento de forma a serem cumpridas por todos os operadores que atravessem esta área fluvial.

Estratégias para as bacias marítimas:

Mares que circundam as regiões ultraperiféricas da Europa

A UE tem o maior território marítimo do mundo, com uma zona económica exclusiva de 25 milhões de km². As regiões ultraperiféricas contribuem para legitimar a política da UE de codesenvolvimento sustentável dos oceanos.
Localizadas em rotas ou estreitos de navegação, as regiões ultraperiféricas ocupam uma posição importante para o comércio e desempenham um papel significativo na vigilância das águas costeiras (combate à pesca ilegal, pirataria e tráfico de drogas) e na melhoria da segurança do transporte.

ENTREVISTA À MINISTRA DO MAR

Portugal está a posicionar-se no grupo líder de países que defendem uma economia azul competitiva e sustentável

EM ENTREVISTA AO "PAÍS POSITIVO", A MINISTRA DO MAR, ANA PAULA VITORINO, EXPLICA OS EIXOS ESTRATÉGICOS PARA POTENCIAR A ECONOMIA DO MAR.

AÇORES

Vasco Cordeiro destaca importância do transporte marítimo para o fomento da coesão regional e criação de um «mercado interno»

O Presidente do Governo Regional dos Açores destacou, no Faial, a importância do transporte marítimo de passageiros e de viaturas, incluindo carga rodada, enquanto fomento da coesão regional, de criação de “um autêntico mercado interno”, salientando os resultados já alcançados e o potencial futuro da opção estratégica que foi tomada pelo Governo dos Açores nesta área.

FIGUEIRA DA FOZ

Plano estratégico para preservar zona do Salgado

Um conjunto de entidades reuniu na Incubadora de Empresas, numa iniciativa da Câmara Municipal e conselho consultivo da Associação de Produtores de Sal da Figueira, «para reflectir sobre temas como os acessos à zona do salgado, a preservação do ecossistema, como manter a tradição de produção artesanal de sal, sem perder de vista a modernidade». Mas a forma como se pode aligeirar a actividade do marnoto, «uma profissão pesada», também esteve em cima da mesa, explica Margarida Perrolas.

Marinha Portuguesa presente na 5.ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio

A Marinha Portuguesa vai estar presente na 5ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio, que se realiza em Lisboa, no dia 15 de outubro. A sua equipa de recrutamento estará presente com o objectivo de apresentar as carreiras marítimas na Marinha, informando e orientando candidaturas.
 

CONSELHO DE MINISTROS APROVA SEGURANÇA PRIVADA ARMADA A BORDO DE NAVIOS

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros o decreto-lei que aprova o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada armada a bordo de navios que arvorem bandeira portuguesa e que atravessem áreas de alto risco de pirataria.

A necessidade deste regime prende-se com a circunstância de a pirataria ter um impacto significativo na segurança de pessoas e bens e no transporte marítimo do qual depende 90% do comércio mundial, pelo que a aprovação deste diploma visa garantir a segurança das pessoas e bens embarcados a bordo dos navios de bandeira portuguesa e, dessa forma, promover a competitividade do setor marítimo nacional.

Biotecnologia azul

A vida marinha adaptou-se para sobreviver nas condições ambientais extremas próprias dos oceanos. A biotecnologia azul pretende explorar e aproveitar a diversidade de organismos marinhos daí resultante para desenvolver novos produtos.

A exploração da biodiversidade marinha poderá permitir-nos desenvolver novos produtos farmacêuticos ou enzimas industriais capazes de suportar condições extremas e que, por essa razão, teriam um alto valor económico. A longo prazo, espera-se que o setor crie emprego altamente qualificado e oportunidades significativas a jusante.

Sector da Pedra utiliza cada vez mais o Porto de Leixões

De janeiro a maio de 2019, o Porto de Leixões expediu mais de 117 mil toneladas de pedra, um valor que reflete um aumento significativo face às quase 124 mil toneladas enviadas através deste porto no ano de 2018.

Os dados foram divulgados pela Administração dos Portos Leixões e Viana do Castelo (APDL) e estão integrados no balanço do primeiro semestre de 2019 do Porto de Leixões, que registou um movimento de 9,5 milhões de toneladas neste período.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 [83] 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284