Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Leixões atinge novo máximo: 17 milhões de toneladas

O Porto de Leixões registou em 2013 um aumento de 3,4% nas mercadorias movimentadas encerrando o ano com um novo máximo de 17,2 milhões de toneladas. Do balanço final do ano destaca-se o aumento nos Granéis Líquidos (+11%) e na carga Ro-Ro que viu o seu volume aumentar para mais do quádruplo do ano anterior.

ENTREVISTA A MARINA FERREIRA

O futuro do Porto de Lisboa não é singular, é colectivo

Em entrevista à Transportes em Revista, Marina Ferreira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa explica que existe uma nova ambição para o porto.

Movimento de mercadorias nos portos aumentou 24,6% no 3.º trimestre de 2013

O movimento de mercadorias nos portos cresceu 24,6% no terceiro trimestre de 2013, apontando aceleração face ao aumento de 14,1% verificado no trimestre abril-junho, indicam números do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta quinta-feira.

PORTOS DO ALGARVE crescem em todos os sectores de actividade

Os Portos do Algarve registaram um crescimento em todos os seus sectores de actividade, nomeadamente ao nível das cargas no Porto de Faro e no turismo de cruzeiros nos Portos de Portimão e de Vila Real de Santo António, reforçando assim o seu contributo às exportações do país.

ESTA SEXTA-FEIRA, NA FIGUEIRA DA FOZ

Entrega de embarcações e Conferência de Apoio Oceanográfico à Segurança Marítima

Esta sexta-feira, 17 de Janeiro, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, preside à cerimónia de bênção e entrega de duas embarcações salva-vidas às Estações Salva-vidas da Figueira da Foz e de Ferragudo. Nesta sua deslocação assiste ainda à conferência "Apoio Oceanográfico à Segurança Marítima na Figueira da Foz" onde se inclui uma homenagem ao Comandante Baldaque da Silva, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

EUA perguntam a Portugal se pode acolher transbordo de armas químicas num porto dos Açores

As autoridades norte-americanas contactaram Portugal para avaliar a possibilidade de realizar o transbordo de material químico proveniente da Síria num porto nos Açores, mas ainda não houve decisão, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Em comunicado enviado à Lusa, o MNE afirma que Portugal foi um dos países contactados pelos Estados Unidos da América, que “procuraram apurar a disponibilidade, junto de vários parceiros, de estruturas portuárias para a operação de transbordo do material químico transportado a partir da Síria num navio dinamarquês para um navio norte-americano”.

Deputados do PSD destacam importância do Porto de Setúbal para desenvolvimento do sector na região e no país

Os deputados do PSD do distrito de Setúbal consideram que o Porto de Setúbal pode ser uma peça-chave no desenvolvimento do sector portuário em Portugal, devido à sua especificidade e localização, permitindo captar novos investimentos e criação de emprego.
O sector portuário é cada vez mais uma actividade essencial para o país. O Porto de Setúbal tem vindo a destacar-se nessa área, sobretudo numa época de crise internacional, em que 2013 foi o melhor ano de sempre”, refere Paulo Ribeiro, coordenador dos deputados do PSD no distrito de Setúbal.

Frente Atlântica exige prioridade ao Porto de Leixões nos investimentos nacionais

No âmbito da carta de compromisso dos municípios da Frente Atlântica do Porto, os presidentes das câmaras de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia - Guilherme Pinto, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente - visitaram no dia 10 a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), tendo reunido com a administração da empresa.

Porto de Sesimbra com Ponte Cais n.º 3 auditada

A Ponte cais n.º 3 do Porto de Sesimbra foi auditada, no dia 4 de dezembro, por uma equipa da DRAPLVT - Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do financiamento PROMAR-Programa Operacional das Pescas 2007-2013 de que a empreitada usufruiu.

Regulamento Geral de Tarifas (RGT) da APA, S.A. para 2014

Divulgamos o Regulamento Geral de Tarifas (RGT) da APA, S.A., a vigorar durante o ano de 2014.

Porto de Setúbal com melhor ano de sempre

O Porto de Setúbal fechou o ano de 2013 com mais de 7 milhões de toneladas movimentadas, patamar ultrapassado pela segunda vez na história do porto e que constitui o novo máximo absoluto de sempre. Foi um ano de recuperação de cargas, atingindo-se valores mensais na linha dos melhores anos anteriores, com movimentações superiores a 600 mil toneladas.

Porto de Sines desvaloriza eventual atraso nas obras do Canal do Panamá

O Presidente do Porto de Sines desvalorizou esta terça-feira o impacto que um eventual atraso nas obras de ampliação do Canal do Panamá possa ter na actividade do terminal de contentores, que funciona «praticamente no limite» da capacidade.

COM EXCEPÇÃO DAS FIXADAS NO REGULAMENTO DE TARIFAS DOMINIAIS

Porto de Lisboa não actualiza as taxas de utilização privativas em 2014

Pelo segundo ano consecutivo, o Conselho de Administração da APL,SA decidiu não atualizar as taxas de utilizações privativas negociadas para vigorar durante o ano de 2014, mantendo-se em vigor as taxas praticadas em 2013.

LEIXÕES

TCL teve um crescimento efectivo de 5,3% em 2013, adianta a administração

De acordo com nota informativa da administração, o TCL "teve um crescimento efectivo de 5,3% nos contentores movimentados no Terminal, não obstante a comparação factual entre os anos de 2013 e 2012 revelar um decréscimo de 2,6%".

SETA_2013

Porto de Setúbal realiza exercício de protecção portuária

As Autoridades Portuária e Marítima do Porto de Setúbal desenvolveram o exercício de proteção do Porto de Setúbal “SETA_2013”, envolvendo todos os terminais comerciais do porto, diversos navios atracados e um ferry. O exercício procurou aferir a articulação das diversas Autoridades, dos terminais portuários e dos prestadores de serviços, tendo sido acionada a implementação de procedimentos de contenção e comunicação ao Centro Coordenador de Operações de Proteção do Porto (CCOPP).

Registo Internacional de Navios da Madeira cria mais um incentivo com redução de taxas

O Governo Regional da Madeira publicou no jornal oficial da região (JORAM) uma alteração ao registo internacional de navios, dotando-o de mais um incentivo, tornando-o "mais atrativo e competitivo" perante o quadro internacional.
O MAR - Registo Internacional de Navios da Madeira - tem, a partir de agora, novas reduções de taxas para armadores com mais de "catorze registos anteriores", pode ler-se na portaria nº123/2013 de 30 de dezembro, publicada no JORAM.

Movimento de contentores no Porto de Sines subiu 68%

O porto de Sines vai fechar 2013 com um crescimento de cerca de 32% no total de carga em comparação com 2012. “É um balanço positivo”, diz ao Dinheiro Vivo o presidente da Administração do Porto de Sines (APS), João Franco (na foto). No final do ano, Sines terá movimentado mais de 36 milhões de toneladas de mercadorias. No caso dos contentores, a evolução é ainda mais significativa, registando um crescimento de 68% em relação ao ano anterior. Ao nível internacional, o segmento de carga contentorizada não deverá crescer mais do que 6%.

AUDITORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS

Houve poupanças na gestão do Porto da Figueira da Foz mas receitas estão ameaçadas

A auditoria do Tribunal de Contas à administração do porto da Figueira, divulgada no início da semana, conclui que a gestão do porto foi "controlada" e poupada, mas a administração afirma que a sustentabilidade futura pode estar comprometida.
O relatório, que incide sobre os exercícios económicos entre 2009 e 2012, afirma que "não foram detectados desperdícios evidentes de dinheiros públicos" no porto regional, tendo havido uma "optimização dos equipamentos e das infra-estruturas", apesar de não ter cumprido as metas de redução de custos em 2011.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

West Sea começa a recrutar trabalhadores em Janeiro

A West Sea Estaleiros Navais, do grupo Martifer, prevê criar 400 postos de trabalho nos estaleiros de Viana em seis meses, estimando começar a recrutar 400 funcionários logo após a assinatura do contrato de subconcessão, prevista para 7 de Janeiro.
A informação foi confirmada à Lusa por fonte ligada ao processo de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ao grupo Martifer, que para o efeito criou a empresa West Sea Estaleiros Navais.

FMI

Custos portuários entre os «desafios enraizados» a ultrapassar

Subir Lall, chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Portugal, colocou os elevados custos portuários entre os "desafios enraizados" no país que têm que ser ultrapassados para que Portugal possa recuperar.

Total: 3979