Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines visitado por participantes no Economic Business Forum

O Porto e Sines foi visitado por uma comitiva de participantes no 2nd Economic Business Forum da Western Mediterranean Cooperation, a qual surgiu em seguimento à intervenção do Presidente da APS, João Franco, no evento. João Franco apresentou o Porto de Sines, enquadrando-o nas principais tendências do shipping internacional, tendo em conta as suas potencialidades e vantagens competitivas.

Porto de Lisboa atrai gigantes chineses da COSCO e da CSCL

O Porto de Lisboa está a tentar atrair gigantes chineses como a COSCO ou a CSCL, ambas no 'top ten' dos armadores marítimos mundiais, para investir nos novos projectos como o novo terminal de contentores previsto para o Barreiro .
 

PORTO DE PESCA DO LARGO DE AVEIRO

Concurso Público para a Concessão de Instalações destinadas à Armazenagem e Processamento de Pescado

Divulgamos o Anúncio, Caderno de Encargos e Programa do Concurso público para a concessão de instalações destinadas à Armazenagem e Processamento de Pescado no Porto de Pesca do Largo de Aveiro.

O único cargueiro à vela do mundo esteve nos Açores

Entre as dezenas de embarcações ancoradas na marina da Horta, na ilha do Faial, o bergantim 3 Hombres , com os seus 32 metros de comprimento e altos mastros, chama a atenção de quem passa. À primeira vista, parece um navio deslocado no tempo, que remete para a época das epopeias marítimas, mas o seu objetivo é bem atual.

PORTO DE PESCA COSTEIRA DE AVEIRO

Concurso Público para a Concessão de Instalações destinadas à Depuração e Expedição de Bivalves

Divulgamos o Anúncio, Caderno de Encargos e Programa do Concurso público para a concessão de instalações destinadas à Depuração e Expedição de Bivalves no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.

TMS2 do Porto de Setúbal bate recorde de movimentação de peças pesadas

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport bateu o recorde de movimentação de peças pesadas com gruas de terra, no dia 8 de maio, numa operação de embarque de uma “coldbox” com 166 toneladas no navio “Tuperna”, superando o máximo anterior, de 150 toneladas.

REFER lança primeiro concurso para linha de mercadorias de Sines

A Refer anunciou esta terça-feira que consignou a obra relativa à construção da nova estação técnica de cruzamento de comboios que irão circular na futura ligação ferroviária entre o porto de Sines e a fronteira espanhola, junto ao Caia. Trata-se da primeira empreitada para avançar com este projecto, considerado uma infra-estrutura prioritária pelo GTIEVA - Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado e pelo mais recente PETI - Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas.

MacAndrews «extraordinariamente satisfeita» com serviço no Porto de Setúbal

Na sequência do acordo entre sindicatos e operadores do porto de Lisboa, que trouxe paz laboral, têm sido vários os casos de regressos ao porto de Lisboa. A MacAndrews, que aquando das constantes paralisações no porto da capital, mudou o serviço para Setúbal, recusa essa hipótese, considerando Setúbal "uma excelente aposta".

PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2014

O melhor de sempre no Porto de Aveiro, com a ferrovia a atingir valores máximos

2014 dá continuidade ao crescimento que se tem vindo a notar desde o início do ano, alcançando novos máximos no que diz respeito à quantidade de mercadorias movimentadas no Porto de Aveiro. Nos primeiros quatro meses de 2014 o Porto de Aveiro atingiu as 1.512.425,70 toneladas de tráfego de mercadorias movimentadas. Em relação a 2013, o melhor ano do porto, verificou-se um acréscimo de 14,31% (mais 189.321,30 toneladas)

DIA EUROPEU DO MAR

Inovar para uma utilização sustentável dos oceanos

A inovação e a investigação no âmbito da economia marítima podem contribuir para relançar o crescimento e o emprego na Europa, garantindo ao mesmo tempo um futuro sustentável para os mares e oceanos europeus e para todos aqueles cuja subsistência deles dependem. Este é o tema central da edição deste ano do Dia Europeu do Mar, que reunirá em Bremmen, Alemanha, a 19 e 20 de maio, peritos, partes interessadas de todos os setores marítimos e decisores políticos de toda a UE, para uma troca de ideias.

SÉRGIO MONTEIRO

«Temos uma das mais avançadas leis de trabalho portuário da Europa»

Lisboa recebeu a Conferência Europeia Short Sea 2014. O evento, que decorreu entre a tarde de segunda e a manhã de terça, fez passar por Portugal várias figuras ilustres das mais variadas entidades ligadas ao transporte marítimo de curta distância europeu. Uma das presenças notadas e esperadas foi a de Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes.

Ecoslops investe 14 Milhões de Euros no Porto de Sines e cria 35 novos postos de trabalho

A Ecoslops, empresa francesa especializada no tratamento e reciclagem de resíduos petrolíferos de navios, está a investir cerca de 14 Milhões de Euros na evolução tecnológica da ETAL - Estação de Tratamento de Águas de Lastro dos navios, localizada no interior do Terminal de Graneis Líquidos do Porto de Sines.

COMITIVA DA DINAMARCA EM VISITA AO PORTO DE AVEIRO

«Portos portugueses estão a crescer muito»

"Os portos portugueses estão a crescer muito, quase 20 por cento", contrariamente ao que está a acontecer com as estruturas portuárias espanholas, afirmou Luís Marques, da Administração do Porto de Aveiro (APA, S. A.), aos elementos de uma comitiva dinamarquesa de visita à estrutura portuária.

Operadores portuários de Lisboa atribuem «descalabro do negócio» ao líder sindical dos estivadores

Os operadores portuários apontam o presidente do Sindicato dos Estivadores como "responsável pelo descalabro do negócio" no Porto de Lisboa devido às sucessivas greves convocadas, acusando-o de, por desejo de "notoriedade mediática", prejudicar os próprios trabalhadores.

Linha regular «Mediterranean Pacific Service (MPS)» regressa a Lisboa

O Porto de Lisboa congratula-se com o regresso da linha regular MPS a qual é de interesse estratégico e havia sido descontinuada em consequência das greves que assolaram o bom funcionamento do porto. Este serviço resulta de uma joint-venture da Hamburg Sud e da Hapag Lloyd, sendo constituído no seu total por 11 navios, nove deles da Hapag Lloyd e os dois restantes da Hamburg Sud.

Porto de Sines recebeu «Annual Tour 2014»

O Porto de Sines acolheu a “Annual Tour 2014”, iniciativa que diz respeito ao Plano Anual de Atividades para os Adidos Militares acreditados em Portugal. A comitiva integrou representantes de 12 Embaixadas sedeadas em Portugal e foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS,SA, João Franco.

BELMAR DA COSTA E A CONFERÊNCIA EUROPEIA SS:

Há qualidade muito grande dos oradores

Estas segunda e terça, 12 e 13 de maio, a capital portuguesa é palco da III Conferência Europeia Short Sea, contando com a CARGO como media partner. À CARGO, António Belmar da Costa fez uma breve antevisão do que se pode esperar do evento, dos oradores e do programa.

Terminal XXI movimentou mais de 100.000 TEU em Abril

No recente mês de Abril foram movimentados 102.562 TEU, o que constitui um marco histórico na evolução deste segmento de carga no Porto de Sines. O Terminal de Contentores de Sines (TXXI) tem vindo a aumentar significativamente a média mensal de movimento de contentores e, pela primeira vez, ultrapassou a fasquia dos 100.000 TEU mensais.

APDL ACOLHEU REUNIÃO DO GOVERNO DA RETE

Harmonia entre cidades e portos no centro do debate da conferência Arquitetura & Frentes D’Água

“O porto de Leixões foi uma cicatriz na cidade. Houve uma transformação profunda e hoje é um elemento agradável e atractivo na malha urbana”, reconheceu Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos no encerramento da Conferência Arquitetura & Frentes D’Água, organizada no âmbito do Governo da RETE, Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, cuja presidência é exercida pelo eng. Brogueira Dias, da Administração dos Portos do Douro e Leixões.

Barreiro pode receber terminal para barcos com 14 metros de calado

A confirmar-se o aumento da atividade portuária no Barreiro, Carlos Humberto refere que as ligações rodoviárias entre o Barreiro e o Seixal e o Barreiro e o Montijo podem ganhar um novo impulso O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, garante que os estudos demonstram que o Barreiro pode receber um terminal para barcos com 14 metros de calado, referindo que o projeto pode impulsionar novas ligações rodoviárias na região.

Total: 3979