Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Marina Ferreira - um rosto que marca a actividade portuária

Está em todas, chega ao Barreiro vindo pelas águas do Tejo, acompanhando os representantes do Porto de Santander, chega ao Barreiro de comboio, vindo com a Delegação Europeia, chega ao Barreiro, vindo de carro para acompanhar os representantes do Banco Chinês, considerado um dos maiores do mundo.
Acompanha Ministros, Secretário de Estado, envolve-se em grupos de trabalho, partilha de forma activa o diálogo com a Câmara Municipal do Barreiro.

APDL tem novo membro no Conselho de Administração

No seguimento da recente fusão com o Porto de Viana do Castelo e integração, nesta administração, da gestão da Navegabilidade do Douro, o Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. tem uma nova composição. Assim sendo, e por indicação da tutela, foi nomeado um novo membro para o Conselho de Administração.

Presidente da Autoridade Portuária de Santander visita a Administração do Porto de Lisboa

O Presidente da Autoridade Portuária de Santander (APS), José Joaquin Martinez Sieso, realizou uma visita de dois dias à APL,S.A., acompanhado pelo Chefe de Departamento de Atividades Corporativas da APS, José Ramon Ruiz Manso.

17 DE MARÇO

1º trailer da VW pelo Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal fez o primeiro envio de um trailer da cadeia de abastecimento logístico da VW Autoeuropa diretamente, por via marítima, para Emden, na Alemanha, no dia 17 de março. O trailer embarcou no Terminal Roll-on Roll-off, no navio Ro-Ro “EMDEN”, agenciado pela Navigomes, de onde regressará, carregado com peças para a linha de montagem da fábrica de Palmela.

EM JANEIRO

Registado aumento de 11% na movimentação de granéis líquidos no Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa, no passado mês de janeiro, registou um aumento de 11% no movimento de granéis líquidos, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, que se traduziram em mais 12 351 toneladas.

Portos e Agentes de Navegação assinam protocolo sobre Estatísticas

A APP, Associação dos Portos de Portugal e a AGEPOR, Associação dos Agentes de Navegação de Portugal assinaram protocolo de colaboração para a criação de uma inovadora ferramenta de informação estatística dos portos, que congrega pela primeira vez online a informação relativa ao movimento de cargas e navios de todos os portos portugueses.

SINES

Terminal XXI deverá ter capacidade para 2,5 milhões de TEU's no final do ano

Em cerimónia que decorreu esta segunda-feira no Terminal XXI do Porto de Sines, foi lançada nova fase de expansão do terminal por parte da concessionária, a PSA Sines, que deverá decorrer até ao final deste ano e que dotará o terminal de contentores do porto alentejano de uma capacidade de 2,5 milhões de TEU's (face aos 1,7 milhões atuais).

PICO, AÇORES

Terminal marítimo da Madalena reabre esta quarta-feira

O novo terminal marítimo da Madalena, na ilha do Pico, reabre hoje, após “medidas e procedimentos” que visam garantir a segurança da sua utilização, que foram adoptados na sequência de acidentes com cabeços de amarração. A empresa Portos dos Açores anunciou a reabertura do terminal “à operação de navios de passageiros”, a 18 de Março, “após implementação de medidas e procedimentos naquela infraestrutura portuária que asseguram a existência de adequadas condições de segurança para o transporte de pessoas e viaturas inter-ilhas, conforme já foi comprovado pela autoridade marítima”.

Instituto de Estudos Superiores Militares visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, no dia 12 de março, a visita dos participantes no Curso de Promoção a Oficial General (CPOG) do Instituto de Estudos Superiores Militares. Na comunicação apresentada, João Franco, Presidente da APS, salientou os fatores críticos de sucesso do Porto de Sines, assim como a evolução positiva dos principais indicadores operacionais.

Porto de Leixões recebeu visita da delegação da Comissão Europeia

Depois de terem estado em Lisboa, o Coordenador Europeu das Auto-Estradas do Mar, Brian Simpson, e o Coordenador Europeu das Redes Transeuropeia de Transportes e Corredor Atlântico, Carlo Secchi, acompanhados pelos representantes da DG-MOVE, Laranjeira Anselmo e Carlo Di Grandis, visitaram esta quarta-feira o Porto de Leixões. Aos responsáveis europeus juntou-se ainda João Carvalho, Presidente do IMT, como fizera no dia anterior.

PORTO DE LEIXÕES

TCL registou segundo melhor Fevereiro de sempre

O mês de Fevereiro de 2015 foi o segundo melhor fevereiro de sempre na história do Terminal de Contentores de Leixões, ficando apenas atrás de fevereiro do ano passado. Assim, no mês que há pouco terminou, o TCL movimentou 46.792 TEU, uma quebra homóloga de 10%. Considerando o número de contentores movimentados (29.657), a quebra homóloga foi de 11%.

LIDERADO POR JOÃO PEDRO BRAGA DA CRUZ

Porto de Aveiro tem novo Conselho de Administração

O Governo nomeou na segunda-feira o novo Conselho de Administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que será liderado por João Pedro Braga da Cruz. O novo presidente daqueles portos desempenha atualmente funções como presidente da Assembleia Municipal de Ovar pelo PSD. À administração presidida por Braga da Cruz juntam-se três novos vogais: Olinto Ravara, antigo deputado à Assembleia da República pelo PSD, João Begonha Borges, até ontem diretor do Banco Carregosa, e Luís Leal, que foi Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, tendo ainda desempenhado funções como presidente e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego.

Portos de Sines e Algarve vão investir 21,5 milhões

O Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) anunciou esta segunda-feira um investimento previsto de 21,5 milhões de euros nos três portos sob a sua gestão. A maior fatia do investimento será canalizada para a regularização de fundos na bacia do terminal de contentores de Sines, uma obra a rondar os 12 milhões de euros.

Porto de Lisboa dá as boas vindas ao MV «FRISIA HELSINKI»

A primeira escala da linha regular West Africa Service trouxe ao Porto de Lisboa, no passado dia 4 de Março, o navio “FRISIA HELSINKI”, operado conjuntamente pela Hapag-Lloyd e pela Mitsui OSK Line (MOL), e que tem escala no Terminal de Contentores de Alcântara, concessionado à Liscont.

APDL fica com a gestão da via navegável do rio Douro

O Conselho de Ministros de quinta-feira aprovou um diploma que transfere para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) a gestão da via navegável do rio Douro.

Porto de Setúbal com carga geral a subir 29%

O Porto de Setúbal movimentou quase 351 mil toneladas de carga geral, em janeiro de 2015, uma subida de cerca de 29%, comparado com o mesmo período, em 2014, em que foi atingido o total de cerca de 273 mil toneladas. Dentro deste modo de acondicionamento, a carga fracionada cresceu 21%, com mais de 233 mil toneladas, a carga em contentores chegou aos 9,5 mil TEU, mais 29%, e, na carga Ro Ro, foram movimentadas 9,1 mil viaturas, mais de 87%, comparativamente a janeiro de 2014.

Porto de Sines presente no Port Efficiency Forum Casablanca 2015

Decorreu em Casablanca, Marrocos, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Port Efficiency Forum 2015. O evento teve início com o discurso do Ministro do Equipamento, Transportes e Logística de Marrocos, Aziz Rabá. O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, João Franco, em representação da APP, foi um dos participantes deste fórum, onde se discutiu a evolução dos portos marroquinos além-fronteiras, junto de especialistas do setor.

Portos Portugueses apresentaram candidatura da Janela Única Logística ao CEF

Os Portos Portugueses do continente e ilhas, sob coordenação da APP - Associação dos Portos de Portugal, apresentaram a candidatura do projeto LSW - Logistic Single Window (Janela Única Logística) ao CEF - Connecting Europe Facility (CEF), no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes, contando com 16 beneficiários, incluindo a Refer e a CP Carga, com outros tantos parceiros entre associações e empresas.

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros visitou o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, no dia 23 de fevereiro, a visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, acompanhado pelo Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, e pelo Presidente da AICEP Portugal Global, Miguel Frasquilho. Integrou ainda a comitiva o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas.

O Serviço África Ocidental/Europa (Hapag-Lloyd/MOL) passa a escalar semanalmente o Porto de Lisboa

A reestruturação do serviço que liga África Ocidental /Norte da Europa, operado conjuntamente pela Hapag-Lloyd e pela Mitsui OSK Line (MOL), denominado “West Africa Service” (WAX), passa a incluir Lisboa no seu itinerário, semanalmente, no sentido Northbound.

Total: 4119