Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Sines será primeira área com licenças rápidas para renováveis, diz Governo

O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, considera que “Portugal tem potencial para se tornar num produtor e exportador europeu de referência” dos gases renováveis do futuro, como o hidrogénio verde, mas também o amoníaco, o metanol e o biometano, entre outros”. Tudo espalhado por diferentes áreas estratégicas no país (as chamadas “Go To Areas”, criadas pelo pacote europeu RePowerEU) e vários projetos de várias empresas nacionais e internacionais.

No entanto, diz o governante, há uma região que se destaca e será decisiva. “Sines é um grande projeto estruturante para o país, para posicionar Portugal e permitir que tenha relevância a nível internacional na substituição de combustíveis fósseis”, disse Duarte Cordeiro na Electric Summit.

PORTOS DOS AÇORES INICIA PROCEDIMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE ESPAÇOS PARA ACTIVIDADES MARÍTIMO-TURÍSTICAS NA MARINA DA HORTA

A Portos dos Açores, S.A. iniciou o procedimento de consulta prévia para atribuição do direito de utilização de espaços destinados ao apoio das actividades marítimo-turísticas na marina da Horta, na ilha do Faial.

Uma nota da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, divulgada no portal do Governo dos Açores, indica que após uma visita ao local, no dia 3 de Junho, da secretária regional com a tutela, “foi de imediato desencadeado todo o processo legal para concretização da entrega do edifício à Portos dos Açores e a consequente colocação das fracções ao serviço dos empresários do sector”.

Porto de Leixões: a alavanca económica do Norte

O mote para a conversa com Nuno Araújo, Presidente da APDL (Administração dos Portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo), foi a recente gestão do Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda, da qual Nuno Araújo elencou os seus “óbvios benefícios”. Não só para a cidade em questão, mas também a nível logístico e económico.

Grupo RNM prepara-se para criar centro logístico de combustíveis no Porto de Aveiro

Depois da Prio há um novo grupo empresarial interessado em investir no Porto de Aveiro como centro logístico de combustíveis.

O grupo RNM, de Famalicão, assume interesse em instalar-se na zona portuária ao nível da importação e distribuição de gasolina e gasóleo e tem em marcha a consulta pública ao projeto de criação de parque de tanques. O projeto, na ordem dos 25 milhões de euros, aposta no armazenamento de combustíveis na Gafanha da Nazaré.

Porto de Aveiro bate record de movimentação de cargas

A Administração do Porto de Aveiro anuncia que o movimento de cargas atingiu novo record em maio.

Segundo a administração portuária, "o mês de maio foi o melhor mês na história do Porto de Aveiro, tendo ultrapassado, pela primeira vez, a fasquia das 600 mil toneladas movimentadas num mês".

Ponte Móvel de Leixões vai ser alvo de trabalhos de manutenção preventiva

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informa que vai encerrar a Ponte Móvel de Leixões, a partir das 14h00 do dia 20 de junho de 2022, a fim de proceder a trabalhos de manutenção num cilindro, pelo prazo estimado de 2 semanas.

A infraestrutura basculante, datada de 2007, necessita de manutenção periódica tendo em conta as suas características e recorrente utilização. Neste sentido, e como medida mitigadora, a APDL assegurará gratuitamente o transporte de transeuntes entre Matosinhos e Leça da Palmeira, sendo o trânsito automóvel direcionado para o viaduto da A28.

A 22 DE JUNHO

Porto de Lisboa promove conferência sobre o mercado agroalimentar

A Administração do Porto de Lisboa (APL) vai realizar uma sessão dos “Encontros no Porto”, no dia 22 de junho, entre as 9h e as 13h, na Gare Marítima de Alcântara. O tema será “Mercado Agroalimentar no Porto de Lisboa” e a participação será gratuita.

Este momento de debate tem como objetivo refletir sobre a importância estratégica e o papel fundamental do Porto de Lisboa ao serviço da economia nacional para este setor, enquadrado na “conjuntura económica internacional e nacional das zonas e regiões de origem e destino das mercadorias transacionadas, a par das infraestruturas portuárias existentes e perspetivas futuras”, nota a administração.

APDL e Câmara de Viana do Castelo avançam com estudo prévio para explorar potencialidades do porto marítimo

Com o objetivo de potenciar a utilização do porto marítimo vianense, os presidentes da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana, SA, Luís Nobre e Nuno Araújo, respetivamente, assinaram um protocolo para avançarem com o “Estudo Prévio para o desenvolvimento do Porto de Viana do Castelo”.

Aproveitando para recordar os 30 milhões de euros que já foram investidos, nos últimos anos, o presidente da APDL considerou que “este estudo irá permitir olhar para esta estrutura e perceber as necessidades da indústria, da economia local e se o porto consegue responder a essas necessidades”. Caso contrário, frisou, é preciso perceber “o que se pode fazer para melhorar a sua capacidade de resposta”.

Pesca recupera e aproxima-se dos anos pré-pandemia

Menos pescadores, menos barcos, menos capturas, mas mais exportações e uma balança comercial mais equilibrada. É este o retrato da pesca nacional. Depois de um 2020 atípico, os números começam, agora, a aproximar-se dos anos pré-pandemia. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A frota portuguesa capturou 185.417 toneladas de pescado em 2021, um crescimento de 13,2% face a 2020 - em muito impulsionado pelo aumento da quota da sardinha e pelo crescimento das capturas de carapau -, mas menos três mil toneladas do que em 2019 (-1,65%). Face a 2020, cresceram as capturas em águas nacionais (+24,8%), diminuiu a pesca em águas externas (-16,6%).

Conferência sobre oceanos em Lisboa terá chefes de Estado e de governo de todos os continentes

A segunda conferência das Nações Unidas sobre oceanos, que vai realizar-se em Lisboa, terá a presença de chefes de Estado e de governo de todos os continentes, disse à Lusa o vice-presidente da comissão organizadora.

A UE está a construir um túnel de 11 mil milhões de dólares que liga a Escandinávia ao Mediterrâneo

O Corredor Escandinavo-Mediterrâneo será o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes.

O gigantesco túnel de mais de 4.000 quilómetros tem um preço estimado de 11 mil milhões de dólares. Será o o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes, um conjunto de redes de transporte concebido para facilitar a comunicação de pessoas e mercadorias em toda a União Europeia (UE). Segundo o Interesting Engineering, estende-se desde a Finlândia e Suécia, no norte, até à ilha de Malta, no sul, passando pela Dinamarca, Alemanha, zonas industriais do norte de Itália e portos do sul de Itália.

COOPERAÇÃO COM O BRASIL

APDL presente em reunião com Câmara Municipal de Matosinhos e comitiva do Governo do Estado do Ceará

A APDL participou, com a presença de Helena Gomes Fernandes, Diretora Comercial Marketing e Comunicação, numa reunião promovida pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, com uma comitiva do Governo do Estado do Ceará, do Brasil. Esta visita ao município de Matosinhos insere-se numa missão empresarial e governamental que o Governo do Estado do Ceará tem vindo a realizar em várias cidades portuguesas.

O posicionamento do Porto de Leixões no município de Matosinhos e a relação direta com as empresas e a indústria, o volume de negócios, as exportações, a inovação, a descarbonização e a sustentabilidade da atividade, foram amplamente destacados nesta reunião de trabalho, que teve o objetivo de estreitar as relações de cooperação bilateral entre Brasil e Portugal, sobretudo nas áreas do Turismo, Agronegócios, Economia do Mar, Energias Renováveis, Têxtil e Calçado.

Porto de Aveiro avança com 2.ª fase da navegação noturna

Tendo em vista a melhoria da operacionalidade e o aumento da sua competitividade, o Porto de Aveiro arrancou a 1 de junho com a segunda fase do serviço de navegação nocturna.

Ministro da Economia diz que Sines é um «caleidoscópio de oportunidades»

O Ministro da Economia, António Costa Silva, considerou esta segunda-feira que Sines é “um caleidoscópio de oportunidades” e vaticina que, até ao fim desta década, o Porto de Sines “pode ser um grande porto de mercadorias”.

“Sines pode ser um dos maiores portos de mercadorias da Europa e quiçá do mundo. Temos hoje em Sines um potencial de manuseamento de cerca de 2.3 milhões de contentores. A expansão que existe vai dar-nos quatro milhões de contentores muito brevemente e, até 2030, com o novo cais, vamos ter capacidade em Sines de manusear oito milhões de contentores”, salientou.
 

Olhão vai ter Polo Hub Azul com investimento de 4,4 milhões de euros

O concelho de Olhão vai ter o primeiro Polo Hub Azul do Algarve, situado no porto de pesca local, num investimento de 4,4 milhões de euros, revelou o presidente da câmara, durante as comemorações do Dia do Pescador.

A data voltou a servir de mote à autarquia de Olhão para homenagear os olhanenses que fazem da pesca o seu modo de vida, num concelho que está intimamente ligado histórica e economicamente à ria e ao mar.

Navegação nocturna já é possível

CIMPOR assegura exploração de armazém no Porto de Aveiro

A CIMPOR assume a concessão de um armazém no Porto de Aveiro dedicado à área cimenteira. Além de utilizador do porto na sua vertente comercial, colocando Aveiro e Viana como “canais preferenciais de importação e exportação” de Produtos do Centro de Produção de Souselas, a cimenteira vai usar as instalações dedicadas ao armazenamento de produtos ao serviço da operação logística.

A assinatura do contrato de concessão do Armazém nº5, no Terminal Norte, está marcada para esta segunda, feira, dia 6, às 14h30, no Edifício Sede da Administração do Porto de Aveiro.

Porto de Aveiro projecta receber comboios de 750 metros de comprimento

O Porto de Aveiro vai construir um novo terminal intermodal e expandir o feixe de linhas para a receção e expedição de mercadorias em comboios de 750 metros, num projeto de 16 milhões de euros.

Segundo fonte portuária, o projeto, que visa permitir a circulação de comboios até 750 metros, tem já garantido financiamento comunitário e a obra deverá iniciar-se em janeiro de 2023, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano seguinte.

Porto de Setúbal parceiro no ENVE 2022

O Encontro Nacional de Veículos Elétricos, ENVE 2022, conta com a parceria do Porto de Setúbal que terá um Espaço Promocional com uma viatura elétrica em exposição. A novidade do evento deste ano é a vertente náutica, já que estarão presentes barcos elétricos para recreio e serão realizadas atividades marítimo-turísticas.

O evento, que decorre no Largo José Afonso este fim de semana, 4 e 5 de junho, com entrada gratuita, organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) e que assinala também o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, contará com várias exposições de veículos elétricos de praticamente todas as tipologias, bem como, trotinetes e bicicletas elétricas.

MARCELO REBELO DE SOUSA

História, economia e clima. «Oceanos são um grande desafio para Portugal»

Os oceanos são um grande desafio para Portugal e um grande desafio para todo o mundo", considera Marcelo Rebelo de Sousa em declarações à TSF, em antecipação da Conferência de Aniversário do Jornal de Notícias "Mar, porta para o futuro".

"Portugal fez-se nos oceanos e os oceanos são essenciais na identidade portuguesa", lembra o Presidente da República. Além disso, "unem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e são um ponto comum a todos os Estados da CPLP".

Marcelo Rebelo de Sousa destaca que o país "tem uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) e vai ter uma alargada plataforma continental que ficarão a ser das maiores do mundo e, certamente, em termos de proximidade, as maiores da Europa".

NUNO ARAÚJO:

«Os portos são a entrada para o mar. Temos de dar acesso à ciência porque vamos beneficiar»

O Porto de Leixões está a investir 700 milhões de euros para se preparar para uma nova ordem logística mundial. A pandemia e a guerra na Ucrânia trouxeram oportunidades ao maior porto do Noroeste peninsular, que está na "primeira liga dos portos mais eficientes e previsíveis da Europa". Nuno Araújo, Presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) ex plica como a ferrovia, as energias renováveis e a digitalização vão permitir atingir a neutralidade carbónica até 2035 e até produzir e comercializar hidrogénio.

Total: 5650
1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283