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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Porto de Aveiro com sistema inovador

Projecto em parceria com Altice ajuda a gerir cargas

Gerir os espaços para parquear cargas no porto de Aveiro vai ser mais fácil, graças a um projecto inovador que está a ser desenvolvido em parceria com a Altice Labs.
Actualmente, "é preciso medir diariamente as áreas ocupadas e as áreas livres e fazem-se arranjos" para os operadores saberem onde colocar as cargas, explica Fátima Alves, presidente da administração portuária. Com a aplicação que está a ser criada, que monitoriza o espaço com a ajuda de sensores, "o processo é muito mais agilizado, dá-nos mais certezas e a informação que transmitimos ao operador é muito mais rápida", acrescentou, adiantando que o objetivo é depois escalar esta solução para outros portos.

Secretária de Estado das Pescas esteve em Aljezur para ouvir autarca, pescadores e mariscadores

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, deslocou-se a Aljezur para uma visita de trabalho, acompanhada pelo Diretor Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos - DGRM, José Simão.

O Presidente da Câmara, José Gonçalves e o Vereador António Carvalho, abordaram temas como, o defeso do sargo, as zonas de pesca interdita no concelho, entre outros assuntos.

Porto de Aveiro estreia rota marítima com Moçambique

O Porto de Aveiro acaba de estrear uma rota marítima com Moçambique. Recebeu, esta segunda-feira, 12 de Julho, pela primeira vez, um navio proveniente do Porto da Beira, em Moçambique.

A estreia da escala do navio Sassy Sofia contou com a visita oficial do Cônsul Geral de Moçambique acompanhado por uma comitiva constituída por todos os parceiros envolvidos neste novo projeto, a Navigator Company, a PTM Ibérica, a BSL e Aveifoz.

Sines quer apostar na logística e no digital - sem perder a energia

Os navios movem-se lentos no horizonte. Na varanda da sede do porto, virada ao mar, José Luís Cacho aponta para o barco atracado no terminal de contentores. Foram embarcações como aquela que, em 2020, deixaram, em Sines, mais de metade das mercadorias e da carga contentorizada que foram processadas por via marítima no País. E, mesmo com a pandemia a afectar o comércio internacional, a atividade do porto de águas profundas cresceu 1 por cento. Um “sinal de grande resiliência”, nota o responsável da administração da principal porta comercial de Portugal para o Atlântico.

VALOR É O MAIS ALTO DE SEMPRE NO PERÍODO JANEIRO-ABRIL

Sines atinge quota maioritária de 55%

A análise dos dados referentes à movimentação portuária de mercadorias nos primeiros quatro meses de 2021, levada a cabo pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) dá conta de uma quota maioritária absoluta por parte do Porto de Sines, que, ao atingir os 55%, obteve o «valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos» no que diz respeito à distribuição, por porto, dos volumes de carga movimentada.

Segundo o documento da AMT, a análise dos dados «reflecte a quota maioritária absoluta detida pelo Porto de Sines, que atinge o valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos, 55%, superior em 4,2 pontos percentuais à que detinha no mesmo período em 2020».

Docapesca investe 406.000 euros para melhorar portos de pesca de Peniche e da Figueira da Foz

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, lançou dois concursos para a requalificação da lota de Peniche e para uma dragagem de manutenção da bacia de manobra do cais de aprovisionamento do porto de pesca da Figueira da Foz.

A execução da empreitada de requalificação da lota de Peniche representa um investimento global de 376.100€. A intervenção contempla um conjunto de operações em diversas zonas do porto, nomeadamente as que estão reservadas às operações com pescado, áreas técnicas e de empilhadores, instalações para trabalhadores e sanitárias. A requalificação visa a melhoria das condições da segurança alimentar da lota, com vista à certificação pelo referencial ISO22000, contribuindo para a valorização do pescado.

APDL recebe Presidente da CCDR-N no Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) recebeu quarta-feira, dia 07 de julho, António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e Célia Ramos, Vice-Presidente, para uma visita ao Porto de Leixões.

O objetivo desta visita foi a apresentação dos principais projetos e investimentos previstos e em curso na APDL e dar a conhecer o funcionamento das suas unidades de negócio, tendo sido evidente a estreita cooperação entre a APDL e a CCDR-N para o desenvolvimento da região norte.

Porto de Lisboa cresce 11,8% até Maio com forte contributo dos contentores

O Porto de Lisboa continua a navegar mares de maior estabilidade operacional, tendo, nos primeiros quatro meses do ano, fixado um crescimento de +11,8% face ao mesmo período de 2020.
O relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) sobre a movimentação portuária de cargas entre Janeiro e Abril assinala o «desempenho positivo do Porto de Lisboa», que assentou, «maioritariamente, no mercado da Carga Contentorizada». Este segmento de carga registou, nos primeiros quatro meses de 2021, 1,17 milhões de toneladas, um acréscimo de 261,3 mil toneladas (+28,8%) face ao período de 2020.
 

Maior investimento industrial estrangeiro em Portugal nos últimos dez anos

Repsol vai investir 657 milhões em Sines

A multinacional petroquímica Repsol vai fazer um investimento de 657 milhões de euros para aumentar o complexo industrial em Sines, avança o Jornal de Negócios. Deverão ser criados 375 postos de trabalhos em dois novos polos industriais e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, diz que é “o maior investimento industrial estrangeiro realizado em Portugal nos últimos 10 anos”.

Madeira assina protocolo com APRAM de 3,9 milhões de euros a título de indemnização compensatória

O Governo da Madeira e a Administração dos Portos da Madeira (APRAM) assinaram um protocolo, no valor máximo de 3,9 milhões de euros a título de indemnização compensatória devido a atividade de interesse público que lhe estão confiadas pela Região Autónoma da Madeira, explica uma resolução publicada em jornal oficial.

Este protocolo vai vigorar até 31 de dezembro de 2021.

MSC Cruzeiros inicia construção do «MSC Euribia», o navio mais ecológico de sempre

Foi cortado o primeiro aço, nos Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, marcando o início oficial da construção do navio mais avançado ambientalmente da MSC Cruzeiros até ao momento, e o seu nome foi também revelado.

Com entrada ao serviço prevista para Junho de 2023, o MSC Euribia tornar-se-á no 22º navio da frota da MSC Cruzeiros e o segundo a operar com gás natural liquefeito (GNL), o combustível marinho mais limpo disponível actualmente. Como qualquer navio que se junta à frota da MSC Cruzeiros, estará equipado com algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental. O início da construção do MSC Euribia assinala efectivamente mais um marco no compromisso da Companhia com a sustentabilidade ambiental.

Porto de Leixões recebe visita de Autoridade Portuária da Corunha

A APDL recebeu, esta terça-feira, dia 06 de julho, a visita da Autoridade Portuária da Corunha no Porto de Leixões. Esta visita teve como principais objetivos o reforço da cooperação e das relações institucionais existente entre os dois portos, nomeadamente, o acordo de cooperação na área dos Cruzeiros, que já tem promovido importantes operações na faixa Atlântica.

Stakeholders do Porto de Setúbal:

Confiança e dinamismo em 2021

Em ano ainda marcado pela pandemia, os stakeholders da Comunidade Portuária de Setúbal têm respondido com confiança e dinamismo, realizando avultados investimentos no desenvolvimento das suas atividades, criando valor ao porto e à região, como é o caso mais recente da Lisnave.

Este importante estaleiro está a reabilitar, na Mitrena, o seu pórtico de 500 toneladas construído em 1973. Para além da substituição de componentes, reparação de aço e de uma pintura geral, o equipamento será modernizado, passando a incluir tecnologia digital dotando-o de maior segurança e eficiência.

DGRM participou nas jornadas do projeto GUAD20 - Guadiana, Património Natural Navegável

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participou nas jornadas de encerramento do “Projeto GUAD20 – Guadiana, Património Natural Navegável”, do Programa INTERREG V-A 2014-2020 Espanha-Portugal, que decorreram esta quarta-feira nas instalações do Porto de Huelva.

Porto de Setúbal em revista:

Os investimentos, os desafios e os trunfos para o futuro

A Revista Cargo volta a dar destaque aos debates que a APAT tem organizado através do seu segmento ‘Conversas de Bordo’, relembrando a passagem da conferência pelo Porto de Setúbal, na qual a intervenção do administrador da APSS, José Castel-Branco, foi de crucial importância e utilidade, por passar em revista o ponto de situação da infra-estrutura sadina em termos de investimentos, desafios, oportunidades e novas estratégias de futuro.

Globalteus investe em nave logística e disponibiliza serviço inovador em Sines

Com a sua nova nave logística já em fase de acabamentos, a Globalteus – Entreposto Aduaneiro e Logística prepara-se para passar a disponibilizar um serviço único e inovador para o Porto de Sines.

Em declarações à Supply Chain Magazine, Sérgio Filipe Santos, manager da empresa, explica que “tal como o nome da empresa indica, o nosso projecto, com quase 10 anos de existência, pretende ter o máximo de serviços na cadeia de valor entre os terminais de contentores e os clientes finais. Com esta nova infra-estrutura ficamos com capacidade para armazenar todo o tipo de mercadorias, a temperaturas diferenciadas".

Ever Given e Suez:

Seguros enfrentam gigantismo marítimo

Um acordo entre os proprietários do navio porta-contentores que bloqueou o Canal de Suez e a autoridade da canal estará resolvido através de uma compensação de 540 milhões de dólares. O acordo determina que nenhuma outra ação legal seja tomada contra o armador do navio, o japonês Shoei Kisen Kaisha, e que o navio terá passagem fácil pelo canal no futuro.

A seguradora do navio, a UK P&I Club, já tinha avançado em junho que um “acordo de princípio” tinha sido alcançado entre ambas as partes, mas não indicou o valor. No entanto, a imprensa especializada da Grécia relatou que a SCA, autoridade do Canal, havia pedido originalmente 916 milhões de dólares para cobrir receitas perdidas devido à paralisação do tráfego de navios e por danos causados ​​à estrutura, tendo depois reduzido para 550 milhões de dólares.

Porto de Aveiro mantém record de tonelagem até Abril, com mais 3,2% que em 2019

No rescaldo do balanço da movimentação portuária no Continente entre Janeiro e Abril, um dos destaques vai para o Porto de Aveiro, que continua a trilhar o caminho dos records: desta feita, o porto ultrapassou, em 3,2% o registo máximo alcançado no período homólogo, em 2019.

DGRM representou Presidência do Conselho Europeu de Portugal no MEPC 76 da IMO

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), através do seu Director de Serviços de Administração Marítima, Paulo Pamplona, representou Portugal e a presidência portuguesa na 76ª sessão do Comité de Protecção do Meio Ambiente Marinho (MEPC 76) da Organização Marítima Internacional (IMO), que contou com a participação de 400 delegados de todo o mundo.

Contentores crescem 9,3% até Abril

Porto de Sines lidera com subida de 13,6%

No período de Janeiro-Abril de 2021, o movimento de contentores atingiu um volume de 995,5 mil TEU, traduzindo um aumento de 84,56 mil TEU correspondente a +9,3%, face ao registo do período homólogo de 2020, revelou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

O desempenho do ecossistema portuário do Continente neste segmento dos contentores espelha o que se passou na maioria dos portos, com excepção de Leixões que retrocedeu 16,2 mil TEU (–6,6%). O grande destaque vai para o Porto de Sines, que movimentou 70,1 mil TEU (+13,6%) até Abril; Lisboa também cresceu +22,4% (mais 20,5 mil TEU), e também Setúbal, com um crescimento de +18,9% (mais 9,9 mil TEU).

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