Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




O Serviço África Ocidental/Europa (Hapag-Lloyd/MOL) passa a escalar semanalmente o Porto de Lisboa

A reestruturação do serviço que liga África Ocidental /Norte da Europa, operado conjuntamente pela Hapag-Lloyd e pela Mitsui OSK Line (MOL), denominado “West Africa Service” (WAX), passa a incluir Lisboa no seu itinerário, semanalmente, no sentido Northbound.

Porto de Setúbal fecha Janeiro a subir 16%

O Porto de Setúbal fechou o mês de janeiro de 2015 com 652 mil toneladas de mercadorias movimentadas, o que significa um crescimento de cerca de 16% relativamente ao mesmo mês, em 2014, que movimentou 564 mil toneladas. Foi o segundo melhor mês de janeiro de sempre no porto.

Terminal de contentores vai avançar no Barreiro

O Governo anunciou que o Barreiro é a única localização em cima da mesa para a instalação do terminal de contentores, avançando agora a candidatura a fundos comunitários para a realização de estudos de impacte ambiental.

Sines quer ultrapassar 40 milhões de toneladas já este ano

No Porto de Sines, o ano fechou com um total de 37,5 milhões de toneladas movimentadas (+2,9%) e, pela primeira vez, mais de um milhão e duzentos mil TEU's. A CARGO falou com João Franco, presidente da APS, que se mostrou satisfeito com 2014 e otimista para 2015.

Porto de Setúbal é o segundo porto exportador

O Porto de Setúbal foi o segundo porto português na exportação de carga em 2014. De acordo com os dados divulgados pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP, na perspetiva de mercadorias movimentadas, isto é, descontando taras de contentores, foram exportadas mais de 5 milhões de toneladas, o que coloca o Porto de Setúbal como o segundo porto exportador, a seguir ao Porto de Sines.

APS RECEBE CIMAL

Alentejo Litoral apresenta estratégia de desenvolvimento até 2020

A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, vai apresentar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Alentejo Litoral 2014-2020 no dia 3 de Março, no Auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve SA, numa cerimónia que vai contar com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Comissão Europeia aprova milhões para projectos ferroviários na linha Sines-Elvas

Portugal já pode aceder à comparticipação comunitária de 136 milhões de euros para dois projectos na linha de comboio entre o porto de Sines e a fronteira de Elvas.
 

Porto de Aveiro investe 3,2 milhões de euros para incrementar ferrovia

A Administração do Porto de Aveiro (APA) tem em curso um investimento de 3,2 milhões de euros, para melhorar as condições operacionais dos terminais de granéis, com vista a incrementar o transporte ferroviário. Trata-se das empreitadas de implementação da operacionalidade do terminal de granéis líquidos e a de reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis sólidos e líquidos, que integram o projeto de “Melhoria das condições operacionais e reforço dos interfaces ferroviários dos terminais de granéis líquidos e sólidos do Porto de Aveiro”.

APS desenvolve projeto de DAE - Desfibrilhação Automática Externa no Algarve

No âmbito do previsto nos decretos-lei n.º 188/2009, de 12 de agosto, e n.º 184/2012, de 8 de agosto, a APS desenvolveu o projeto para o licenciamento do Programa DAE (desfibrilhação automática externa) dos portos comerciais de Faro e de Portimão, com o apoio da FEMEDICA.
O processo no Algarve passou pela formação de trinta trabalhadores e trabalhadoras daqueles portos em primeiros socorros, SBV (suporte básico de vida) e DAE, estando em curso o processo para o licenciamento pelo INEM dos programas para aqueles portos.
 

Regulador quer mais concorrência nos portos

A Autoridade da Concorrência está a "finalizar" um estudo sobre o setor portuário e promete para o final do primeiro semestre deste ano a apresentação de recomendações para a promoção da concorrência no sector. O anúncio foi feito pelo presidente da AdC, António Ferreira Gomes, quando falava aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, no âmbito das audições anuais aos reguladores.

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL E PUERTOS DEL ESTADO ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

Portugal e Espanha trabalham para a implementação de soluções ibéricas de transporte

O Presidente da APP, Associação dos Portos de Portugal, Vitor Caldeirinha, e o Presidente do organismo público espanhol Puertos del Estado, José Llorca Ortega, assinaram um protocolo de colaboração no âmbito da candidatura da Janela logística Única Ibérica aos fundos comunitário CEF.

EM DEZEMBRO

Porto de Lisboa cresceu 34% nos granéis sólidos

Em Dezembro, o Porto de Lisboa registou um crescimento de 34% na movimentação de granéis sólidos, com mais 146.657 toneladas face a período homólogo de 2013.

Presidente do Puertos del Estado visita o Porto de Sines

O presidente do organismo público espanhol Puertos del Estado, José Llorca Ortega visitou o Porto de Sines onde se reuniu com João Franco, presidente da APS, e Vitor Caldeirinha, presidente da APP. Na agenda deste encontro esteve o apoio mútuo entre Portugal e Espanha a candidaturas de ambas as partes a fundos comunitários, com vista ao desenvolvimento de soluções informáticas de suporte ao transporte transfronteiriço de mercadorias, com grande ênfase na intermodalidade e na logística.

Portugal e Espanha vão apresentar projectos complementares em Bruxelas

José Llorca Ortega, Presidente da espanhola Puertos del Estado, esteve esta segunda-feira no porto de Sines, onde reuniu com Vítor Caldeirinha, Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP). Em cima da mesa esteve a cooperação em várias matérias, nomeadamente na apresentação de candidaturas integradas a fundos comunitários no âmbito da Port Single Window. Recorde-se que as candidaturas a estes fundos acabam já no final deste mês, pelo que as conclusões deste encontro assumirão especial relevância.

Porto de Sines palco de exercício para testar a resposta a um caso suspeito de ébola

O Porto de Sines foi palco de um exercício com o objetivo de testar a capacidade de deteção, validação e encaminhamento de um caso suspeito de ébola, bem como de todos os procedimentos a implementar numa situação de diagnóstico confirmado.

Presidente da APL reúne-se com a Embaixadora e Cônsul Geral do Panamá

Marina Ferreira, Presidente da APL, S.A., esteve reunida com a Embaixadora e Cônsul Geral do Panamá, Ilka Varela de Bares, para preparar a celebração de um acordo de cooperação entre o Porto de Lisboa e os portos Panamianos, bem como para analisar a possibilidade de movimentação de navios de bandeira do Panamá no Porto de Lisboa.

Nova Linha RoRo liga Porto de Setúbal aos EUA

O Porto de Setúbal é escalado, desde o dia 6 de fevereiro, pela Linha Regular RoRo “Med-North America” do armador Grimaldi. É a primeira ligação direta entre o Mediterrâneo e o Norte da América, na tipologia RoRo, dispondo de quatro navios afetados à linha, com a capacidade de 5,5 mil veículos cada. Em Setúbal, descarrega viaturas provenientes dos EUA e do Norte da Europa e carrega viaturas para o Mediterrâneo.

Porto de Leixões quer chegar aos 850 mil TEU's

O Porto de Leixões espera chegar aos 850 mil TEU em três anos. Para o presidente da Administração Portuária dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Brogueira Dias, esse objetivo será um reflexo da relação entre a infra-estrutura portuária e o tecido empresarial da região.

AÇORES

Empreitadas em portos nas ilhas São Jorge e Terceira

A Portos dos Açores, S.A. acaba de adjudicar três empreitadas para realização de investimentos em infraestruturas portuárias das ilhas São Jorge e Terceira pelo valor global de € 19.018.400,01 (dezanove milhões, dezoito mil, quatrocentos euros e um cêntimo), mais IVA à taxa legal em vigor, variando os respetivos prazos de execução entre os 24 e os seis meses.

Porto de Lisboa cresceu na movimentação de contentores

Em Dezembro, o Porto de Lisboa registou umaumento de 17% na movimentação de carga contentorizada, comparativamente com o período homólogo do ano anterior, que se traduziram em mais 54.970 toneladas.

Total: 3979