Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ministro do Mar visitou novo Quebra-Mar de Angeiras

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou no sábado o novo Quebra-Mar de Angeiras, infraestrutura construída pela DGRM (Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) para aumentar a segurança da navegação neste porto.
Acompanharam a visita a Secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho, a Presidente da Camara Municipal de Matosinhos Luísa Salgueiro, a Deputada à Assembleia da República Ana Paula Vitorino, e o Diretor-Geral da DGRM José Carlos Simão.

CONTENTORES

Portos movimentam 1,27 milhões de TEU e crescem 13,4% até Maio

Segundo dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), nos primeiros cinco meses de 2021 foram movimentados nos portos do Continente um total de 787,62 mil contentores (+14%) que correspondeu a um volume de cerca de 1,27 milhões TEU (a uma média de 1,61 TEU por unidade) que excedeu em +149,5 mil TEU (+13,4%) o registo efectuado no período homólogo de 2020.

Encomendas de porta-contentores recordistas

Segmento «New Panamax» com 40% do total

As encomendas de novos navios porta-contentores estão em crescendo assinalável, tendo, neste primeiro semestre de 2021, atingido novos records. Registaram-se 286 novas encomendas neste sector de navios,com cerca de 40% de todas as encomendas a ocorrer no segmento "New Panamax".

De acordo com o relatório da ‘Vessels Value‘, o primeiro semestre demonstrou a dinâmica do mercado no que toca a novas encomendas no domínio dos navios porta-contentores, tendo-se atingido, na sequência dessa tendência, um record que bate, em larga escala, os registos anteriores.

Governo aprova despacho que prolonga e ajusta o apoio à economia do mar do Fundo Azul

O Governo ajustou e prolongou o apoio do Fundo Azul, para as atividades ligadas à economia do mar e à proteção do património natural, por prever que o impacto da pandemia se possa prolongar para 2022, segundo despacho esta segunda-feira publicado.

O diploma altera medidas extraordinárias no âmbito do Fundo Azul, criadas em maio de 2020 para agilizar pagamentos e tornar elegíveis despesas de iniciativas suspensas devido à Covid-19, prosseguindo com o apoio e aprofundando as medidas de mitigação dos impactos económicos do surto epidémico.

Movimento de carga nos portos continentais aumenta 36,4% em maio

O volume de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente totalizou 7,6 milhões de toneladas em maio, um aumento de 36,4% comparativamente a igual mês de 2020, marcado por baixa atividade, devido à pandemia, divulgou a AMT, esta quarta-feira.

“O mês de maio introduz uma inflexão na curva do volume acumulado de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente, ao registar um total de 7,6 milhões de toneladas, que corresponde a uma variação homóloga positiva de 36,4%, que fixa um acréscimo de 5,8% no movimento total observado no período janeiro-maio de 2021, que, assim, ascende a 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões do que no período homólogo de 2020”, concluiu a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Porto de Aveiro cresce 19% no primeiro semestre de 2021

O movimento do Porto de Aveiro registado no primeiro semestre de 2021 foi de 2,9 milhões de toneladas, a que corresponde um crescimento de 19,19%, traduzindo uma nova marca histórica desta infraestrutura portuária.

Este crescimento registou-se em todas as tipologias de carga, com destaque para a carga geral fraccionada, com um aumento de 24% (953 mil toneladas), e para o segmento de granéis líquidos, com um aumento de 22%, totalizando um movimento de 735 mil toneladas.

Porto de Setúbal cresce 6,5% até junho

O Porto de Setúbal cresceu 6,5% no 1º semestre face a igual período em 2020, com 3,4 milhões de toneladas movimentadas. Alavancado pela carga geral, que atingiu o valor 2 milhões de toneladas (aumento de 21% no semestre), este crescimento acentua o contributo do porto para a recuperação da economia da nacional.

Por modos da carga geral, a carga fracionada cresceu 38%, com 832 mil toneladas, a carga roll-on roll-off, 20%, com 137 mil unidades e a carga contentorizada, 14,5%, com 91 mil TEU´s.

EM 4 PORTOS DO NORTE, ATÉ 2023

Governo contratualiza 4,1 milhões de euros em dragagens

O Governo vai investir, até 2023, um total de 4,12 milhões de euros em dragagens anuais nos portos de Vila Praia de Âncora (Caminha), Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, foi anunciado esta segunda-feira. O investimento consta de um contrato celebrado, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, entre a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a empresa Rohde Nielsen.

Em causa estão dragagens de um total de 525 mil metros cúbicos de areia, repartidos pelos portos de Vila do Conde (130 mil metros cúbicos) e Póvoa de Varzim (200 mil), no distrito do Porto, Esposende (115 mil), distrito de Braga, e Vila Praia de Âncora (80 mil), distrito de Viana do Castelo.

JORGE DELGADO

Corredor Internacional Sul permitirá alteração profunda no acesso dos portos à fronteira

Durante a intervenção no seminário ‘Corredor Internacional Sul – a sua importância estratégica’, o Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, enfatizou a importância do Corredor Internacional Sul no acesso dos portos à região Sul e à fronteira.

Na abertura da sessão do evento online, o governante deu ênfase à importância do investimento português no Corredor Internacional Sul, que consiste na «construção de 90 quilómetros de nova linha que permitirá uma alteração profunda no acesso dos portos da região sul do país à fronteira, reduzindo a distância percorrida em 150 quilómetros, bem como o tempo de viagem».

No Domínio dos Transportes Marítimos e dos Portos

Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Índia

Foi publicado no Diário da República, Série I, o Decreto n.º 18/2021, que Aprova o Acordo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República da Índia no Domínio dos Transportes Marítimos e dos Portos, assinado em Nova Deli, em 14 de fevereiro de 2020, cujo texto, nas versões autenticadas, nas línguas portuguesa, inglesa e hindi, consta publicado em anexo ao referido decreto-lei.

PORTO DE LISBOA

«St Helena» descarregou dois todo-o-terreno no Terminal de Santa Apolónia

A 15 de Julho, o navio ‘St Helena’ deixou o Porto de Lisboa, após a conclusão de uma operação de descarga de dois veículos todo-o-terreno. A operação de descarga teve lugar no Terminal de Contentores de Santa Apolónia.

O navio ‘St Helena’ descarregou dois veículos todo-o-terreno referentes à competição EXTREME E, bem como outro equipamento necessário à logística do navio e da prova.

Grupo Sousa segue tendência dos gigantes do Shipping e reforça vertente logística terrestre

O Grupo Sousa está prestes a materializar, através da subsidiária ETF – Empresa de Tráfego do Funchal, a aquisição da operadora logística LOGIC. A informação foi publicada no site da Autoridade da Concorrência (AdC) e dá conta do processo de aquisição da operadora logística dedicado à prestação de serviços de logística integrada, incluindo o armazenamento e distribuição, LOGIC, por parte do grupo logístico-marítimo português.

LASO escolhida para transportar 18 rebocáveis, desde Herência até ao Porto de Barcelona

A transportadora rodoviária de mercadorias – especializada em cargas de projecto e transporte de componentes de dimensões significativas – foi seleccionada para participar neste projecto, que implicará o carregamento, por via rodoviária, 18 rebocáveis, desde Herência (município espanhol na província de Ciudad Real, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha).

Porto de Sines a crescer mais de 23%

Os números do primeiro semestre de 2021 revelam a trajetória de crescimento que tem vindo a ser apresentada desde o final do ano anterior pelo Porto de Sines. No conjunto de todos os segmentos de carga, uma movimentação acumulada de 24 milhões de toneladas representa um crescimento homólogo de 23.8%. Esta evolução positiva deve ser associada à flexibilidade e resiliência de toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto pandémico, manteve as cadeias de abastecimento e continuou a responder às necessidades do mercado.

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebe concerto ao ar livre e à luz das velas

O terraço do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões vai ser o palco de um concerto especial. Algumas das obras mais famosas de Vivaldi serão tocadas por um quarteto de cordas à luz das velas, em ambiente intimista e ao ar livre, com vista para o mar.
O espectáculo acontece na noite de 24 de Julho, às 21.30, com a duração de uma hora.

APDL vê aprovada Candidatura de Estudo para a Sustentabilidade, ao Programa Connecting Europe Facility - Transport

Foi aprovada no dia 15 de julho a candidatura da APDL “Studies for the Sustainable Development of the Port Cluster of Leixões”, a única candidatura portuguesa a merecer aprovação na CALL 2020, do Connecting Europe Facility - Transport.

A Acção, com um valor de investimento aprovado de 990 mil euros e uma taxa de comparticipação de 50% (correspondendo a um co-financiamento de 495 mil euros), consiste em estudos preparatórios para intervenções nas áreas de resiliência das infraestruturas de proteção marítima e transição energética no Porto de Leixões e Cais da Arrábida na Via Navegável do Douro.

Pedro Marques (Ership):

«Duplicámos os ritmos de carga/descarga que se faziam no TMB»

Pedro Marques, membro da direcção da Ership Portugal, foi um dos convidados do segmento online ‘Conversas de Bordo’, organizado pela APAT e que versou sobre o ecossistema logístico centrado no Porto de Lisboa. O responsável abordou o processo de entrada do Grupo Ership no terminal multiusos TMB e as mudanças que foram entretanto operadas para maximizar a infra-estrutura.

Paquete Funchal transformado em hotel flutuante

O paquete Funchal vai ser transformado num hotel flutuante. Ao fim de 60 anos, o navio de cruzeiros português saiu finalmente do cais da Matinha, onde estava atracada desde janeiro de 2015. Os cinco milionários norte-americanos que compraram a embarcação pretendem transformá-la numa unidade de cinco estrelas, com 200 quartos, e que ficará instalada em Lisboa.

INOVSEA avança com vista à inovação da Economia do Mar

O Projeto INOVSEA deu os primeiros passos rumo à inovação da economia de mar das regiões costeiras do Alto Minho e Baixo Mondego com o levantamento da capacidade de oferta instalada nas mesmas e a elaboração do respetivo plano de acção.

O estudo da capacidade de oferta e o plano de ação estão disponíveis para consulta na plataforma do projeto onde poderá também deixar a sua opinião e sugestões de melhoria para a dinamização das várias fileiras da economia do mar até ao dia 31 de julho.

JOSÉ LUÍS CACHO:

2021 vai ser o melhor ano de sempre para o Porto de Sines

O Porto de Sines não está a sentir efeitos da pandemia e prevê que 2021 seja "o melhor ano de sempre", estimando crescer 10% a 15% este ano.

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, garante que a sustentabilidade futura da infraestrutura "está assegurada" com novos negócios e novas cargas, que "possam vir a substituir a economia do petróleo".

Total: 5166
1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259