Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EM MARÇO

Governo lança concurso para obras no corredor ferroviário Sines-Setúbal-fronteira

O governo português lança, no mês de Março, o concurso público para o programa de obras no corredor ferroviário de mercadorias entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira espanhola. A notícia corre já os meios de comunicação internacionais e são adiantadas três intervenções fundamentais: a relativa ao trilho entre o Norte de Évora e o Freixo, a que concerne a linha entre o Freixo e Alandroal e a conexão entre Alandroal e a Linha do Leste.

Portos movimentaram 96 milhões de toneladas em 2017

Numa apresentação feita naa Academia de Marinha, a Presidente da Associação dos Portos de Portugal (APP) e do Conselho de Administração do Portos de Lisboa (APL), Lídia Sequeira, referiu que os portos nacionais movimentaram 96 milhões de toneladas de mercadorias em 2017. E recordou que os 12,2 milhões de toneladas movimentados pelo Porto de Lisboa nesse ano (mais 19% do que em 2016) constituem o melhor resultado do porto desde 2011.

MAR 2020 terminou 2017 com 156 milhões de euros de compromissos pelo FEAMP

Em 2017, o Programa Operacional Mar 2020 registou um total acumulado de 2.540 candidaturas, das quais 1.318 já estão aprovadas, “o que representa cerca de 156 milhões de euros comprometidos pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP)”, refere um documento proveniente do programa.

Porto da Praia é o ideal para entreposto de GNL

O Porto da Praia da Vitória será o ideal para a instalação de um entreposto de Gás Natural Liquefeito (GNL), mas o combustível alternativo poderá chegar a quase todas as ilhas dos Açores, através de contentores, adiantou, em declarações a DI, João Vargas, vogal do conselho de administração da Portos dos Açores, à margem da "Conferência do Mar", organizada pela Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

DGRM desenvolve novo sítio na internet, mais simplificado e dirigido aos clientes

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, colocou já em funcionamento o seu novo sítio na internet, que pretende facilitar a vida aos seus clientes. Mais simples e intuitivo, o novo sítio foi desenvolvido a pensar nos cidadãos e empresas, aliando a simplicidade da navegação com uma maior rapidez e acessibilidade aos conteúdos.

ESTA QUINTA-FEIRA, 1 DE FEVEREIRO

FIEC e PWC de Portugal lançam colectânea de estudos sobre Economia do Mar

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) foi escolhida pela PricewaterhouseCoopers & Associados de Portugal para lançar estudos inéditos no Brasil sobre o setor de Economia do Mar. Parte da coletânea de estudos que será lançada chama-se Leme: Barômetro PWC da Economia do Mar (Ceará). O lançamento, em parceria com a empresa que presta serviços profissionais de auditoria, fiscalidade e assessoria de gestão orientados por indústria, acontecerá esta quinta-feira, 1/2, às 14h30, na Sala VIP (cobertura da sede da FIEC), em Fortaleza, com a presença de especialistas que ajudaram a elaborar o estudo das Rotas Estratégicas, do presidente da FIEC, Beto Studart, e do representante da PWC de Portugal, Miguel Marques.

Grupo Parlamentar do CDS-PP visita Porto de Setúbal

O Grupo Parlamentar do CDS-PP visitou no dia 29 de Janeiro o Porto de Setúbal, no âmbito das Jornadas Parlamentares que se realizaram no distrito, e que visaram abordar e refletir sobre algumas questões sociais e sobre a importância da competitividade e do investimento para o desenvolvimento do país e do distrito de Setúbal.

Comissão Europeia decreta 2018 como o «Ano da Multimodalidade»

Empenhada na redução das emissões de CO2, do congestionamento e da poluição atmosférica e com isso melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus, a comissária europeia dos transportes, Violeta Bulc, pediu para que 2018 fosse o ‘Ano da Multimodalidade’ e, com isto, aumentar a importância que a multimodalidade tem no sistema de transporte da União Europeia.

Autarca de Ílhavo confiante em centro de aquacultura após reunir com Ministra do Mar

O Presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que no dia 23 participou numa reunião com a ministra do Mar, disse ter ficado confiante no futuro e consolidação do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA).

“A forma expressiva como a Ministra Ana Paula Vitorino demonstrou interesse e abertura ao projeto apresentado, faz com que o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo encare o futuro e a consolidação do CITAQUA com particular confiança, numa importante aposta estratégica do desenvolvimento da Aquacultura no panorama nacional, com claro enfoque na Região centro e no Município de Ílhavo”, comenta o autarca em nota de imprensa.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal até 2 de Fevereiro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 14 navios de mercadorias para o período de 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro. Por classificação: Porta-Contentores: 2 | Tanque: 2 | Ro-Ro: 2 | Petroleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 3 | Transporte Especial: 1 | Transporte Cimento: 1

Susana Baptista (DGRM) lidera comissão de renegociação do contrato de concessão da Liscont

O Jornal Económico revela que a renegociação do contrato de concessão da Yilport Liscont irá continuar, mas com outros objectivos e com uma nova presidente da comissão de renegociação.

Ministra do Mar traz «Shipping Week» para Portugal

O Ministério do Mar anunciou que, a partir de Setembro de 2018 e com edições a cada dois anos, Portugal irá contar com um dos maiores eventos internacionais do mundo do transporte marítimo – a “London Shipping Week”, que passará a chamar-se “Portugal Shipping Week”.

21 DE FEVEREIRO

Seminário «O SHIPPING EM 2030»

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante promove no dia 21 de Fevereiro, pelas 17 horas, no auditório da sede, o Seminário " O SHIPPING EM 2030 "; oradores, Eng. Jorge Antunes e Comandante Hugo Bastos.

Projecto do Terminal do Barreiro em fase de reconfiguração, revela Ministra do Mar

Numa entrevista concedida ao ‘Jornal Económico’, a ministra do Mar abordou o complexo caso do novo terminal do Barreiro – Ana Paula Vitorino afirmou que o projecto se encontra actualmente em reflexão, rumo à definição de uma nova configuração para o terminal em questão.

Fragata Álvares Cabral realiza acções de treino no mar

A fragata da marinha portuguesa NRP Álvares Cabral efetuou um plano de treino específico, no período de 8 a 19 de janeiro de 2018, por forma a manter os seus padrões de prontidão e cumprir com as missões atribuídas.

Porto de Leixões com recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga em 2017

O Porto de Leixões registou em 2017 um "recorde histórico" de mercadorias movimentadas, com 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 8% do que em 2016, anunciou hoje a administração portuária.

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) refere que em 2017 foram movimentadas mais 1,2 milhões de toneladas do que em 2016 e mais 725 mil toneladas do que em 2015, ano que até agora detinha o recorde histórico.

Segundo Congresso da APORMAR em Março

Seis meses depois da 1º edição, a APORMAR organiza mais uma feira e congresso vocacionado para o trabalho a bordo de cruzeiros, com espaço para 20 pavilhões e a presença confirmada de várias empresas do sector.

Zoom Madeira visa construir uma ferramenta para clarificar USO do mar

Vocação marítima é o melhor activo

A 8.ª edição do LEME, barómetro elaborado pela PwC, dá boa nota a algumas variáveis da economia do mar na Madeira. Mas também deixa desafios em vários subsectores. No Zoom, denominado ‘Ilhas que Brilham’, o turismo ancorado em actividades marítimas, o registo internacional de navios que se notabiliza por manter um elevado ritmo de crescimento e o desenvolvimento da fileira alimentar do mar são apresentados como “pilares estruturais da economia do mar na Madeira”.

Medway aumentará conexões entre Mérida e Sines e terá nova ligação a Madrid

A Medway ganhou recentemente a concessão do terminal ferroviário de mercadorias de San Lázaro, em Mérida, numa parceria inédita com o operador espanhol Renfe Mercancías. E os primeiros tempos de actividade do terminal parecem correr de feição.

Quem o assegurou foi o presidente da Renfe, Juan Alfaro, que, citado pela agência espanhola Efe, adiantou mesmo que o terminal de San Lázaro aumentará em breve a frequência de comboios entre Mérida e o Porto de Sines, para além de anunciar um segundo serviço a ligar Mérida a Madrid já em 2018.

DIA 26, NA ILHA TERCEIRA, AÇORES

Conferência do Mar

Logística Marítima, Cruzeiros e o Ordenamento do território e a formação numa cidade portuárias, são os três temas em destaque na Conferência do Mar, que se realiza no dia 26 de janeiro, entre as 10h00 e as 19h00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. As inscrições são livres.

Total: 3968