Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 14 a 18 de Maio

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 29 navios de mercadorias para o período de 14 a 18 de Maio. Por classificação: Ro-Ro: 4 | Porta-Contentores: 3 | Tanque: 5 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 3 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Transporte de cimento: 1 | Transporte Especial: 3

ESTE SÁBADO

MINISTRA DO MAR INAUGURA NOVO CAIS DOS PESCADORES DE CAMINHA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugura este sábado, 12 de Maio, às 11h00, o novo cais dos pescadores de Caminha, um investimento de 820 mil euros que permitiu triplicar a área da plataforma e prolongar o comprimento da zona acostável para 85 metros.

Este é um investimento ao qual a Ministra do Mar atribui especial importância, executado pela Docapesca - Portos e Lotas, com apoio do Mar 2020 e concretizado pela Sociedade Polis Litoral Norte, através de um protocolo de cooperação técnica e financeira.

Governo aprova decreto-lei que cria Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos

O Governo aprovou quinta-feira o decreto-lei que cria o Sistema Nacional de Embarcações e Marítimos (SNEM), uma base de dados que centraliza informação relativa à atividade marítima visando "maior celeridade, segurança e clareza nas relações com a Administração Pública".

"O diploma vem criar um sistema de dados nacional que centraliza a informação relativa à atividade marítima, instituindo o princípio do interlocutor único através de um balcão eletrónico", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Adjudicada linha ferry Madeira-continente à Empresa de Navegação Madeirense

O Conselho do Governo Regional da Madeira adjudicou esta sexta-feira a concessão de serviços públicos de transporte marítimo de passageiros e veículos, através de navio ferry, entre a Madeira e o continente português, ao concorrente Empresa de Navegação Madeirense.
A concessão é por três anos e pelo valor de nove milhões de euros.

Estudo ao projecto do terminal do Barreiro «em fase de finalização», revela a Ministra do Mar

A Ministra do Mar adiantou, na audição da comissão parlamentar de Agricultura e Mar, que o estudo ao projecto do terminal do Barreiro se encontra«em fase de finalização e será submetido à APA (Agência Portuguesa do Ambiente), até ao final deste semestre».

Porto de Lisboa foi palco de operação inédita do Grupo ETE com carga de projecto

O Terminal Multiusos do Poço do Bispo (TMPB) acolheu «uma operação inédita» que juntou várias empresas do Grupo ETE, «num esforço conjunto para atingir o mesmo objectivo – eficiência da operação portuária e qualidade de serviço prestado no Porto de Lisboa».

Empresa de Navegação Madeirense (Grupo Sousa) fez proposta para a ligação marítima via ferry Madeira-Continente

Poderá estar mais perto de se materializar a ligação marítima, via ferry, entre a Madeira e o Continente: o processo, que tem conhecido avanços e recuos ao longo dos últimos meses, conheceu agora novos desenvolvimentos. Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira, adiantou que a Empresa de Navegação Madeirense apresentou uma proposta concreta.

Governo Regional dos Açores pondera propor extensão do prazo das concessões portuárias

De acordo com a agência Lusa e o jornal ‘Diário de Notícias’, o Governo Regional dos Açores pondera seriamente propor, ao parlamento açoriano, a mudança do regime jurídico afecto à operação portuária nos Açores – este dado surge na sequência das novas informações relativas à concessão do terminal de transbordo de contentores do Porto da Praia da Vitória, divulgadas pelo Executivo Regional.

MINISTRA DO MAR:

«Port State Control» é fundamental para um shipping seguro, sustentável e competitivo

No seu discurso, Ana Paula Vitorino começou por declarar que Portugal «tem um duradouro compromisso para com as questões marítimas», e, portanto, a «protecção ambiental, a segurança e as condições laborais são de extrema importância para o desenvolvimento da segurança marítima», recordando que Portugal «é um dos 14 países que adoptou o Memorando de Entendimento referente ao ‘Port State Control’, em Janeiro de 1982».

DGRM acolhe evento internacional de Port State Control

Portugal recebe de 7 a 11 de maio o encontro bianual do Memorando de Paris (ParisMoU), evento de referência mundial no âmbito do controlo de Estado do porto (Port State Control).
Pela primeira vez organizado pela Administração Marítima de Portugal, a DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Recursos Marítimos, a 51ª edição do Comité do ParisMOU realiza-se em Cascais, cuja sessão de abertura foi presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Conexão Sines-Caia «é estruturante» para o progresso de Portugal e Espanha, diz Pedro Marques

Pedro Marques considerou, durante a cerimónia de assinatura de um protocolo referente à criação da euro-cidade Elvas/Badajoz/Campo Maior (integrada no eixo Lisboa-Madrid-Barcelona), que a conexão ferroviária Sines-Caia é de cariz «estruturante» para o desenvolvimento de Portugal e Espanha, caracterizando esse passo como «o mais marcante» investimento do seu mandato.

DE 8 A 10 DE MAIO

Fragata Hermione está em destaque nas comemorações do Dia da Europa em Portimão

A fragata Hermione, que vai estar ancorada em Portimão entre 8 e 10 de Maio, será um dos pontos centrais das comemorações no Algarve do Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio, quarta-feira. A embarcação francesa vai receber a bordo a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa, às 10h00, e as intervenções oficiais também estão marcadas para o Porto de Portimão.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

MINISTRA DO MAR PARTICIPA NA 52.ª SESSÃO DO PORT STATE CONTROL COMMITTEE, EM CASCAIS

Esta segunda-feira, dia 7 de maio, pelas 10h00, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai intervir na cerimónia de abertura da 51.ª Sessão do "Port State Control Committee", do Paris MoU - Memorando de Paris, evento que este ano se realiza em Portugal, na Cidadela de Cascais.

LIGAÇÃO ÉVORA-ELVAS

IP lançou concurso para a construção do sub-troço Alandroal - Linha do Leste

A Infra-estruturas de Portugal lançou, dia 30 de Abril, o concurso da empreitada para a construção do sub-troço da Linha de Évora, entre Alandroal e a Linha do Leste – a obra tem «um valor base de 195 milhões de euros» e consiste na «construção de nova plataforma ferroviária numa extensão de 38,5 quilómetros, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul».

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 7 a 11 de Maio

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 24 navios de mercadorias para o período de 7 a 11 de Maio. Por classificação: Porta-Contentores: 5 | Tanque: 2 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 10 | Transporte Gás Liquefeito: 1 | Transporte Especial: 2

CESE recomenda reciprocidade para a indústria marítima europeia face à Ásia

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) apelou à Comissão Europeia (CE) para que adopte uma política forte de reciprocidade que garanta a sobrevivência da indústria marítima europeia face à concorrência dos estaleiros asiáticos.

Em concreto, o CESE recomendou que todos os serviços da CE redobrassem esforços “no sentido de assumir a responsabilidade pela conclusão da estratégia LeaderSHIP 2020 (LS 2020) e pela preparação e execução da nova estratégia para o sector – LeaderSHIP 2030 –, em colaboração com as partes interessadas”, conforme se lê num parecer daquela entidade.

MINISTRA DO MAR REUNIU COM A UGT E COM A FNSTP

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, reuniu esta sexta-feira, 4 de Maio, pelas 10h00, com membros da direção da União Geral de Trabalhadores (UGT), nas instalações do Ministério do Mar.
Pelas 11h30 recebeu uma delegação da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP).

SUSANA BROCO (GALP)

«Há uma série de serviços que podem trazer mais navios aos portos nacionais»

Em entrevista à Revista Cargo, Susana Broco, responsável pela área de novos negócios da Galp, fez um balanço da actividade da empresa no fornecimento de combustível a navios. Não se mostrou convencida numa rápida mudança de paradigma energético mas garante que a Galp está atenta e a posicionar-se para continuar a ser referência nas bancas. E mostra-se convicta do potencial de Portugal e dos portos nacionais.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 5 a 11 de Maio

Prevêem-se 26 escalas de navios de mercadorias para o período de 5 a 11 de Maio. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 navios de contentores, 5 carga geral single deck, 4 tanques, 2 mistos – carga geral / contentores e 1 frigorífico.

Governo aprova criação de Centro de Defesa do Atlântico

Foi aprovada em Conselho de Ministros a resolução que autoriza a criação do Centro para a Defesa do Atlântico (CeDA) na Ilha Terceira, nos Açores, refere o Governo em comunicado. O CeDA “ficará instalado na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, focando-se no domínio da segurança marítima, mas igualmente com um alcance nos domínios terrestre, aéreo e da ciberdefesa”, refere o comunicado.

Total: 4139