Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESTA QUARTA-FEIRA

Baptismo do novo navio da Marinha em Viana do Castelo

Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, decorre nos Estaleiros da West Sea, em Viana do Castelo, a cerimónia de Baptismo do NRP Setúbal que contará com as presenças do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Mendes Calado, entre outras entidades. O mais recente navio-patrulha oceânico da Marinha terá como madrinha Jessica Rachel Hallett.

EURICO BRILHANTE DIAS:

Porto de Sines é hoje uma referência no mundo inteiro

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, destacou o facto de o Porto de Sines ser uma referência “no mundo inteiro” para a carga contentorizada e gás natural liquefeito.

“O porto de Sines é a nossa ‘Jóia da Coroa’, um elemento distintivo do sistema portuário português, e temos tido boas notícias que esperemos que se consolidem no desenvolvimento do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines” (ZILS), afirmou o governante no final de uma visita ao complexo industrial de Sines.

Reunião na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão debateu Aquacultura Multi-Trófica Integrada

Duas reuniões de trabalho relacionados com o incremento do IMTA (do inglês Integrated Multi-Trophic Aquaculture) em Portugal e nos países europeus do Arco Atlântico realizaram-se a 17 de Janeiro na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão.

As reuniões de trabalho decorreram no âmbito do projeto Integrate (Interreg Arco Atlântico) e tiveram como objetivo contribuir para o estabelecimento das bases do conceito de Boas Práticas em IMTA em Portugal, no que respeita ao Ambiente e aos seus Aspetos Sociais e de Regulamentação.

FIGUEIRA DA FOZ

Porto comercial aumenta exportações

O Porto Comercial da Figueira da Foz registou um “ligeiro aumento” das exportações em 2018, em comparação com o ano anterior, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS Luís Leal, da administração portuária. A balança comercial pendeu de forma inequívoca para o lado positivo, com 70% das mercadorias movimentadas a terem o estrangeiro como destino. “Este é um porto que quer continuar com uma linha de exportação muito relevante”, realça Luís Leal.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 8 de Fevereiro

Prevêem-se 25 escalas de navios de mercadorias para o período de 2 a 8 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral / contentores, 2 graneleiros, 1 tanque e 1 carga geral multi deck.

Destacamos esta semana o navio “POMERENIA SKY”.

PORTO DE LEIXÕES

Transporte de contentores movimenta mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria

O transporte de carga contetorizada movimentou mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria no Porto de Leixões, em 2018, o que corresponde a um aumento de 8% face a 2017 e estabelecendo, assim, um novo máximo histórico ao superar em 286 mil toneladas o recorde fixado em 2016.

Marco Vale substitui Carlos Vasconcelos na MSC Portugal

Marco Vale é o novo Director Geral da MSC Portugal, substituindo no cargo Carlos Vasconcelos, que esteve à frente dos destinos da empresa durante 27 anos. A passagem de testemunho teve lugar no fim de semana, durante o encontro anual dos quadros MSC, realizado no Algarve. Marco Vale era até ao momento o “braço direito” de Carlos Vasconcelos na MSC Portugal, ocupando o lugar de Deputy Managing Director. Licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico, Marco Vale obteve ainda um MBA na AESE Business School.

PREVISÃO DE AGRAVAMENTO DO ESTADO DO MAR | SEXTA-FEIRA E SÁBADO

Proibida a circulação nos molhes exteriores da Barra do Porto de Aveiro e esporões

Divulgamos comunicado da Capitania do Porto de Aveiro, com recomendações de segurança atinentes à previsão de agravamento do estado do mar sexta-feira e sábado, dias 1 e 2 de Fevereiro.

PARA LER NA ÍNTEGRA AQUI

Porto de Setúbal: Uma referência internacional da região

O Porto de Setúbal beneficia de condições ímpares que lhe permitem oferecer a quase totalidade dos serviços portuários exigidos a um porto exportador de média dimensão. Tem uma grande capacidade disponível instalada, com possibilidade de expansão na frente marítima.

Embaixador do Egipto e delegação da Zona Económica do Canal do Suez visitaram o Porto de Sines

Uma delegação de técnicos da Zona Económica do Canal do Suez visitou o Porto de Sines nos dias 28 e 29 de janeiro, no âmbito do protocolo de cooperação celebrado entre a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a SCZone – Suez Canal Economic Zone, em Setembro de 2018, no decorrer da Portugal Shipping Week.
O primeiro dia de trabalhos contou ainda com a presença do Embaixador do Egipto em Portugal, Adel Elalfy, que reuniu com o Presidente da APS, José Luís Cacho.

DGRM marcou presença na 100ª Sessão do Comité de Segurança Marítima

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos marcou presença na centésima Sessão do Comité de Segurança Marítima, que decorreu na sede da IMO, em Londres. Em cima da mesa estiveram diversos temas que compõem a actualidade do universo marítimo, como a «a evolução dos navios autónomos e a redução do limite de enxofre dos combustíveis marítimos, que baixará dos actuais 3,5% para 0,5% em 2020».

ESTA QUINTA-FEIRA

Secretário de Estado da Internacionalização no Porto de Sines

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se esta quinta-feira, 31 de Janeiro, a Sines, para visitar empresas das áreas petroquímicas e energética, instaladas na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e, ainda, o Porto de Sines.

PRIMEIRA ENCOMENDA SEGUE ESTA QUARTA-FEIRA, A PARTIR DO PORTO DE SINES

Portugal vai mandar porcos para a China. Pode render 100 milhões

Primeira encomenda de carne de porco segue na quarta-feira para a China a partir do Porto de Sines. Valor da exportação pode duplicar em 2020.

No total, através do Porto de Sines, distrito de Setúbal, os dez contentores vão transportar 270 toneladas de carne, no valor de um milhão de euros, para província chinesa de Hunan. Porém, “é muito provável que haja uma atualização destes valores, a partir de setembro, já que a China está a dar indicações de querer antecipar os números em vista para 2020”, antecipando-se assim uma movimentação de 200 milhões de euros.

REPORTAGEM VÍDEO

Petroleiro venezuelano retido no Tejo há mais de ano e meio

Há mais de um ano e meio que um petroleiro ao serviço da petrolífera estatal da Venezuela está parado, no rio Tejo, como noticiou o Diário de Notícias em Novembro. A tripulação mantém-se a bordo por razões de segurança.
Existem pelo menos dois processos de arresto para este navio, no tribunal marítimo de Lisboa sem sinais de avanço. Mas não é caso único.

A SIC descobriu mais dois petroleiros que estão parados desde o início de 2017, na Lisnave, em Setúbal.

LISBOA

Portos e Concorrência em debate no dia 18 de Fevereiro

A Transportes em Revista, em parceria com a SRS Advogados, realiza, no dia 18 de fevereiro, a conferência “Portos e Concorrência”, a ter lugar no VIP Grand Hotel, em Lisboa. Composta por três painéis, a sessão tem como objetivo ouvir diversos agentes e entidades do setor marítimo-portuário nacional e questionar a sua visão relativamente ao mercado e à concorrência.

ATÉ NOVEMBRO DE 2018

Portos batem record de contentores movimentados

Até novembro de 2018 foram movimentadas 85 milhões de toneladas de carga nos portos nacionais, menos 3,9 milhões de toneladas (-4,4%) que em igual período de 2017. Segundo a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, esta quebra foi influenciada pela diminuição da importação de Petróleo Bruto e Carvão. No entanto, apesar deste resultado, nunca se movimentaram tantos contentores nos portos nacionais como em 2018.

Maioria dos portos britânicos não está preparada para o «Brexit»

Independentemente de serem detidos por grupos privados ou de serem geridos por entidades públicas, cerca de 80% dos responsáveis questionados neste inquérito efetuado pela Odgers Berndtson admitem ter feito pouco ou nenhum planeamento em relação ao cenário pós-‘Brexit’.

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 1 de Fevereiro

Prevêem-se 27 escalas de navios de mercadorias para o período de 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 15 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 3 tanques, 2 graneleiros, 1 misto – carga geral / contentores, 1 ro-ro e um carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “SEASPAN LONCOMILLA”.

Carga carregada no Porto das Velas cresce 50 por cento

O Porto das Velas de São Jorge registou um crescimento de 50% na carga carregada de 2009 para 2017, de 6.800 para 10.000 toneladas, diminuindo as mercadorias descarregadas de 67 para 64 mil, anunciou o Governo dos Açores.

Investimento na ferrovia: lLnha de Leixões entre as prioridades, afiança Pedro Marques

Numa altura em que a ferrovia nacional está em voga, devido ao anúncio da construção de um novo terminal rodo-ferroviário, localizado em Vila Nova de Famalicão, Pedro Marques, líder da pasta do Planeamento e das Infra-estruturas, afirmou que está em andamento «o reforço da dinâmica económica e da capacidade de atracção de investimento industrial no Norte», estratégia na qual o novo terminal será importante, frisou.

Total: 4482