Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




RÚBEN EIRAS

Temos mar e pessoas, falta fazer (muito) dinheiro

A urgência das alterações climáticas e da perda de competitividade das empresas fustigadas pela pandemia e pela guerra aponta para o mar como resposta. "Andamos há décadas a falar no mar e a dizer que é a nossa maior riqueza. Está na hora de falar menos e fazer mais", diagnostica Ruben Eiras, secretário-geral da Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar. A entidade vai ajudar a gerir fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para executar a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. A Fundação Oceano alerta que "não há mesmo mais tempo para salvar os oceanos se a Humanidade quer sobreviver"

VOTE!

Madeira nomeada para melhor destino de cruzeiros da Europa

A Madeira está nomeada para os ‘World Cruise Awards’, na categoria de melhor destino europeu de cruzeiros, o que acontece pela primeira vez.
A região autónoma disputa esta distinção com Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma. A votação decorre até ao dia 7 de agosto.

360º SPME Porto Summit no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolheu, pelo segundo ano consecutivo, o 360º SPME Porto Summit: um encontro de especialistas organizado pela SPME - Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Antienvelhecimento.

Monica Medina

Uma coisa que une os americanos é saberem o valor do oceano. Nos Estados costeiros e nos outros

De passagem por Lisboa, onde participou na Conferência dos Oceanos, a Secretária de Estado adjunta para os Oceanos e Assuntos Ambientais e Científicos Internacionais falou ao DN da necessidade de fixar um limite para os mares, como existe no clima. Monica Medina, cujo nome, de sonoridade portuguesa, é, afinal, de origem espanhola, destaca o papel ​​​​​​​de Portugal na conservação do Atlântico.

Cavala é o pescado que maior aumento de rendimento deu aos pescadores madeirenses

A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira informa que sete das espécies de peixe mais consumido na Região confirmaram no mês de Maio a tendência de valorização do preço na primeira venda em lota.

De entre as espécies com melhor rendimento para os pescadores, a cavala destaca-se de todas as outras, com um valor recorde de 156,33%, no período em análise, de 1 de Janeiro a 31 de Maio de 2021 e 1 de Janeiro a 31 de Maio de 2022.

Portugal não defende moratória à exploração do mar profundo

O Secretário de Estado do Mar, José María Costa, não defende uma moratória à exploração do mar profundo. Em entrevista ao Expresso, à margem da Conferência dos Oceanos da ONU, garante que o processo legislativo em curso permitirá a Portugal atingir a meta de ter 30% de áreas marinhas protegidas até 2030. Para o governante, ex-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e ex-presidente do Eixo Atlântico, as principais ambições nacionais são ver reconhecida a extensão da plataforma marítima, e duplicar a potência de energia renovável no mar face à que existe em terra.

Tartaruga gigante é devolvida ao mar por pescadores de Aveiro

Foi capturada por uma rede usada para pescar grandes quantidades de peixe. Os pescadores uniram esforços para a salvar.

Do azar à sorte, a madrugada de domingo foi uma autêntica jornada entre a vida e a morte para uma tartaruga gigante capturada acidentalmente na costa de Aveiro. O animal marinho viu-se enredado em malhas de pesca e, após ser recolhido pelos pescadores, foi rapidamente devolvido ao mar ainda com vida.

Porto de Aveiro regista crescimento no primeiro semestre de 2022

O Porto de Aveiro fecha o primeiro semestre com a marca de 2.907.691 toneladas movimentadas, traduzida num aumento de 1,9% face a 2021.
A Carga Geral Fraccionada é a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho, com um crescimento de 19,5%. De destacar o crescimento das exportações em 16,3%, face ao período homólogo.
Até Junho escalaram o Porto de Aveiro 516 navios, tendo-se verificado um aumento de 2,3% no GT e de 1,6% no aumento do comprimento médio das embarcações.

DGRM apresentou Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo no Parlamento Europeu

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) apresentou esta semana ao Parlamento Europeu o Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM).

A apresentação decorreu no âmbito dos trabalhos da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu e após convite do Eurodeputado António Pizarro, tendo estado a cargo de Ana Cristina Costa, Técnica Superior da Divisão de Monitorização Ambiental desta Direção-Geral.

Norwegian Sun vai fazer itinerários desde Lisboa (com escalas previstas também no Funchal)

A Norwegian Cruise Line (NCL), marca inovadora em viagens de cruzeiro globais com um histórico de 55 anos a quebrar barreiras, anuncia o regresso às Ilhas Canárias pela primeira vez desde 2017, proporcionando aos passageiros mais escolhas e flexibilidade com uma oferta de cruzeiros durante todo o ano na Europa em 2022.

JOSÉ LUÍS CACHO NO «TUDO É ECONOMIA», RTP3

Qual o futuro do Porto de Sines?

É o maior porto de Portugal, um dos maiores da Europa e ganha importância estratégica no actual contexto de crise energética a nível internacional. Hoje olhamos para o futuro do Porto de Sines e para o contributo que pode dar para o crescimento da economia portuguesa. Há novos investimentos industriais em curso; a curto/médio prazo o Porto de Sines pode cobrir as necessidades de 10% de gás na Europa.

Entrevista a José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

MADEIRA

APRAM recebe comparticipação de 4 milhões de euros

O Governo Regional determinou uma compartipação à Administração dos Portos da Região Autónoma (APRAM), na ordem dos quatro milhões de euros.

A celebração deste protocolo apoia a APRAM nas suas actividades, nomeadamente a "eliminação da TUP/Carga, por forma a promover a equiparação dos portos regionais aos portos nacionais", sendo que a comparticipação será no montante de 3 861 501,00€.

Hugo Santos Mendes - Secretário de Estado das Infraestruturas:

Investimentos nos portos e na ferrovia reforçam competitividade na Península Ibérica

Em entrevista à Revista APAT, Hugo Santos Mendes, Secretário de Estado das Infraestruturas, faz o ponto da situação dos investimentos previstos e em curso nos portos e na ferrovia para alargar o hinterland dos portos e das empresas e aumentar a sua competividade, desde logo, na Península Ibérica.

Portugal sobe duas posições na Lista Branca de Estados de Bandeira

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) congratula-se pelo Estado de Bandeira Português, num conjunto de 61 Estados avaliados, ter subido em 2021 à 22ª posição, melhorando duas posições relativamente a 2020.

O Paris MoU de Port State Control acaba de publicar o seu relatório sobre as performances dos Estados de Bandeira, no qual Portugal consta na posição 22ª da Lista Branca, ou seja, na lista dos melhores 40 países dentro dos 61 avaliados, cujas frotas apresentam a melhor qualidade.

Novo Marégrafo no Cais Comercial de Faro

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve estabeleceu em Novembro de 2021 um protocolo com a LS Engenharia Geográfica, tendo em vista a instalação e manutenção de um marégrafo no Cais Comercial de Faro, em plena Ria Formosa, zona esta fortemente caracterizada pela influência das marés na hidrodinâmica dos canais e das barras.

O marégrafo entrou em pleno funcionamento em janeiro de 2022. Quanto à sua essência e função, este sistema de gestão remota permite a obtenção de dados em tempo real, não só relativos ao nível do mar como também a outros parâmetros, de entre os quais se destacam a pressão atmosférica, a temperatura do ar e da água, e as alturas de maré, que são referidas de acordo com o Zero Hidrográfico.

Estudo para o Porto de Vila Praia de Âncora está a avançar

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que se realizou, no dia 7 de julho, uma sessão de trabalho no Museu Municipal de Caminha, envolvendo a DGRM, o Presidente da Câmara Municipal, Luis Miguel Alves, e elementos da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora, com o objetivo de apresentar as primeiras conclusões sobre as causas de assoreamento do porto desta localidade e as possíveis soluções para a sua mitigação.

PORTO DE AVEIRO

Cristina Pita no «Porto de Encontro»

Cristina Pita, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), convidada de mais um Porto de Encontro, fala-nos sobre "A pesca de pequena escala na Europa".

Costa Silva reitera Universidade do Atlântico nos Açores e rejeita mineração do mar

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, reiterou quarta-feira a importância da criação de uma Universidade do Atlântico nos Açores para “atrair investigadores internacionais” e rejeitou a mineração do mar profundo.

Após uma audiência com o líder do Governo dos Açores na sede da Presidência em Ponta Delgada, o ministro voltou a defender a criação de uma Universidade do Atlântico, uma ideia que tinha avançado aquando da elaboração da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Céline Cousteau

A menina que cresceu a bordo do Calypso

Tem a ligeireza da bailarina que foi, mas também a musculatura de carácter de uma corredora de fundo. Céline Cousteau, 43 anos, é neta do mítico Jacques-Yves Cousteau e filha do primogénito deste, o também explorador Jean-Michel Cousteau. Embora admita que teve acesso a experiências apenas sonhadas pela maior parte das crianças, adverte que nem tudo é glamour e aventura na história da sua família. Muito naturalmente, depois de estudar Psicologia na universidade, tornou-se produtora, apresentadora e autora de documentários sobre a natureza e a biodiversidade. Hoje é conferencista convidada de várias instituições internacionais, incluindo as Nações Unidas.

SILVA ROCHA

Faço balanço positivo da minha presença na Capitania do Porto de Aveiro

O responsável pela Capitania do Porto de Aveiro prepara a saída e dentro de um mês haverá novo comandante responsável para a vaga de Silva Rocha que assume, transitoriamente, as capitanias de Aveiro, Porto e Leixões.

Por agora acumula funções nas duas capitanias procurando uma transição segura.

Total: 5650
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283