Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Aveiro continua a bater recordes

A carga movimentada nos portos do Continente desceu 6,8 por cento para 58,7 milhões de toneladas entre Janeiro e Agosto, devido ao volume de importações de petróleo bruto, divulgou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Em sentido contrário está o Porto de Aveiro, que registou a melhor marca de sempre nos primeiros oito meses do ano. 

Grupo ETE: uma referência na economia do mar

  Os mais de 80 anos de existência conferem ao GRUPO ETE um elevado grau de experiência e know-how que diariamente põe à disposição dos seus clientes. Fundado em 1936 e de capital 100% português, o GRUPO ETE conta atualmente com mais de 80 anos de experiência e know-how que todos os dias leva até junto dos seus clientes.
Aquele que é considerado “o maior player português no setor marítimo-portuário” integra seis áreas de negócio que vão desde o transporte marítimo à operação portuária, passando pelo transporte fluvial, agentes de navegação, operação logística e engenharia, construção e reparação naval.

AÇORES

Requalificação do Porto da Horta só avançará com o maior consenso possível

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas salientou, em Ponta Delgada, que a Requalificação do Porto da Horta só irá prosseguir quando for alcançado o maior consenso possível das partes envolvidas.

Em declarações aos jornalistas, após ser ouvida na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no âmbito de uma petição relativa ao tema, Ana Cunha recordou que a postura do Governo dos Açores, “neste como noutros processos, foi de grande diálogo e sobretudo consensualizar uma decisão”, lembrando a abertura e o diálogo que o Governo dos Açores tem tido para com a comunidade local ao longo este processo.

Dois anos, um veleiro, 300 mulheres:

A volta ao mundo para estudar o plástico no mar

A eXXpedition Round the World vai percorrer 38 mil milhas náuticas à volta do mundo para estudar o impacto do plástico nos oceanos. Ao longo de dois anos, a tripulação chegará às 300 mulheres. A primeira paragem foi nos Açores.

Porto da Figueira quer atrair exportadores da região de Leiria

O Porto da Figueira da Foz quer consolidar-se como uma âncora do comércio internacional da região centro, sobretudo no que respeita à exportação de mercadorias. Esta foi uma das ideias centrais da conferência “Desafios da Exportação”, organizada pelos jornais REGIÃO DE LEIRIA e Jornal da Bairrada, que decorreu esta quarta-feira, dia 30, na Figueira da Foz. Conferência integrada no Dia do Porto da Figueira da Foz.

Requalificação do Porto Comercial da Horta

«Portos dos Açores» promove novo estudo sobre a agitação marítima

A Portos dos Açores, S.A., anunciou, em nota de imprensa, que vai mandar produzir um estudo em modelo físico reduzido de agitação marítima da bacia do Porto da Horta.
“Este trabalho, solicitado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), vem na sequência dos estudos e levantamentos já efetuados e em curso para reconfirmação dos dados encontrados anteriormente, quer através da modelação matemática, quer também de próprio modelo físico”, avança a empresa gestora dos portos da Região.

Porto de Lisboa estabelece protocolos com municípios para disponibilização de pontos de acostagem

A Administração do Porto de Lisboa - APL assinou com cinco municípios da sua área de jurisdição, protocolos que permitem a disponibilização de pontos de acostagem na capital do país, para utilização por embarcações tradicionais do estuário do Tejo.
Os pontos de acostagem situam-se nas docas geridas pela APL, designadamente: Pontão Achigã na Doca de Alcântara; Doca de Santo Amaro e Doca de Belém.

Nova geração de Certificados Digitais disponível para todas as embarcações de Bandeira Portuguesa

Depois da introdução da digitalização em sectores como a Náutica de Recreio ou a Actividade Aquícola, chega agora a vez de todas as embarcações de bandeira portuguesa terem tratamento electrónico nos dois registos nacionais.

Business2Sea | De 11 a 13 de novembro, na Alfândega do Porto

O evento Business2Sea 2019 decorre de 11 a 13 de novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A 9ª edição do evento é organizada pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, no âmbito da sua missão de animação do Cluster do Mar do Português, em colaboração com o Centro Tecnológico do Mar da Galiza – Fundação CETMAR.

A edição deste ano é dedicada ao tema geral “Conservação dos Oceanos e Uso Sustentável dos Recursos Marinhos”, de acordo com o enquadramento que lhe é conferido pelo Objetivo do Milénio nº 14 “Proteger a Vida Marinha”, e assinalará o 10º aniversário do reconhecimento do Cluster do Mar Português.
 

Andreia Ventura (Grupo ETE):

«A flexibilidade legislativa é essencial»

O 22º Congresso da APLOG, realizado nos dias 16 e 17 de Outubro, teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Grupo ETE – Andreia Ventura representou o grupo no painel (mediado por Miguel Marques), abordando as valências e as características de um dos grupos líder nos portos nacionais.

Porto de Lisboa recebeu delegação oficial da Província de Guangdong, na China

O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação oficial do Departamento de Transportes da Província de Guangdong, visita que teve início com uma breve apresentação do Porto de Lisboa e dos terminais de movimentação de mercadorias.

Como se lida com a subida das águas do mar?

A subida das águas do mar é uma das principais preocupações quando se fala de alterações climáticas. É um reflexo do degelo e da subida da temperatura e deixa nações “em risco de perder o próprio território” – e é também “o principal risco directo para Portugal”, explica o investigador alemão especialista em zonas costeiras, Matthias Garschagen.

ISABEL MOURA RAMOS:

«Competitividade» e «estabilidade laboral» são pilares do sucesso de Aveiro

O 22º Congresso da APLOG teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Porto de Aveiro – Isabel Moura Ramos, do Conselho de Administração da APA, S.A., representou o porto aveirense no painel (mediado por Miguel Marques), abordando o sucesso (cada vez mais sistémico) da infra-estrutura portuária.

132 anos do Porto de Lisboa

28 a 31 de outubro | Arquivo aberto no Barreiro

O Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra está aberto ao público desta segunda a quinta-feira com a exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa". A população terá oportunidade de conhecer algumas imagens que contam a história e a importância do porto e da sua actividade portuária, para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa. Para visitar no Barreiro, na Baía Tejo, nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro, entre as 9h00 e as 17h00.

MADEIRA

23.550 euros reabilitam farol de Câmara de Lobos

Dentro de um mês deverá estar concluída a obra de reabilitação do farol de Câmara de Lobos. O investimento, que ascende a 23.500 euros, envolve não só obras de construção civil, mas também a substituição do sistema eléctrico do farol instalado no cimo do rochedo que define a baía de Câmara de Lobos.

José Luís Cacho (APS):

Legislação deve acompanhar mudanças na cadeia logística do transporte marítimo

O 22º Congresso da APLOG, realizado nos dias 16 e 17 de Outubro, teve, na mesa redonda ‘Estruturas Portuárias – Reforço do Perímetro’, um dos seus momentos mais altos: o tema reuniu figuras ilustres do panorama marítimo-portuário nacional e das administrações portuárias, propondo-se a analisar os sucessos, desafios, entraves e anseios do sector. Em destaque esteve o Porto de Sines – José Luís Cacho, Presidente da APS, representou o porto alentejano no painel (mediado por Miguel Marques), abordando a evolução recente da infra-estrutura portuária.

Porto de Lisboa comemora 132 anos

APL oferece diversas iniciativas abertas à população até 1 de Novembro

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário, tendo preparado um vasto programa de iniciativas abertas à população.

Durante uma semana, entre 26 de outubro e 1 de novembro, o Porto de Lisboa tem uma programação que passa por visitas às gares, uma exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa", que terá lugar no Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, localizado no Barreiro, um passeio no barco Évora na frente ribeirinha e passeios na caravela Vera Cruz.

As comemorações culminam com a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, no dia 1 de novembro promovida pela APL e organizada pela ANL-Associação Naval de Lisboa.

AÇORES

Autarca da Praia da Vitória diz que cais de cruzeiros na cidade não está esquecido

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória disse que o cais de cruzeiros da Praia da Vitória não está esquecido e que a empresa Portos dos Açores deverá dar novidades sobre o processo em breve.

“A Porto dos Açores, neste momento, tem este imenso trabalho de recuperação de infraestruturas portuárias noutras ilhas da região. Naturalmente o cais da Praia da Vitória não está esquecido e não será esta uma desculpa, mas a seu tempo creio que teremos notícias positivas”, adiantou Tibério Dinis, referindo-se aos estragos provocados pelo furacão “Lorenzo”.

Navios com Bandeira Portuguesa já podem ter guardas armados a bordo

Portugal adoptou novas regras para os navios que arvoram bandeira nacional, poderem embarcar segurança privada a bordo, no sentido de responder à crescente ameaça da pirataria marítima. Desta forma, é melhorada a atratividade e competitividade do registo de navios em Portugal, na tentativa de mitigar esta ameaça e assim melhorar a proteção e a segurança das tripulações e bens transportados, ficando ao nível das melhores práticas utilizadas por outros Estados de Bandeira nesta matéria.

Rubjerg Knude

O farol dinamarquês que esteve 120 anos junto ao mar e agora lhe disse adeus num par de carris

Quando se acendeu em 1900, o farol Rubjerg Knude encontrava-se a 200 metros do Mar do Norte, na ponta setentrional da Dinamarca. No entanto, com o tempo essa distância resumiu-se a meros seis metros, pelo que as autoridades dinamarquesas decidiram salvá-lo das águas. A solução passou por colocá-lo nuns carris e afastá-lo da costa.

Total: 4139