Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




ESPO sugere abordagem «em duas etapas» para retoma no período pós-COVID-19

A ESPO defende que, na impossibilidade de se poder estruturar, em firme solo, uma política de bases para o futuro dos transportes na Europa – dada a incerteza semeada pelo novo coronavírus – deverá ser implementada uma abordagem «em duas etapas»: primeiro, uma fase de retoma e recuperação económica, acompanhada de investimento comunitário e uma avaliação dos estragos causados pela pandemia (e respectivas medidas de restrição); depois, a fase de debate sobre uma nova estratégia e «iniciativas de longo prazo» para o sector dos Transportes.

Sector das pescas e aquacultura tem linha de crédito de 20 milhões de euros

O Ministério do Mar informa que já se encontra disponível a linha de crédito, com juros bonificados, aprovada pelo Governo (Decreto-lei nº 15/2020) e dirigida às entidades do sector das pescas e aquacultura.

O objectivo é disponibilizar meios financeiros para fazer face às necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, nomeadamente para a liquidação de salários, impostos ou pagamentos de dívidas junto de fornecedores ou de instituições financeiras.

VEJA O VÍDEO

79 anos depois, foi descoberto o navio-hospital soviético afundado pelos nazis

Mais de 70 anos depois, o Arménia, navio-hospital soviético afundado pelos alemães durante a II Guerra Mundial, foi encontrado na Crimeia.

Em novembro de 1941, em plena II Guerra Mundial, o navio-hospital soviético Armenia foi surpreendido no mar Negro por um ataque da aviação alemã, tendo morrido entre cinco mil e dez mil pessoas que se encontravam a bordo.

15 DE JULHO É A DATA-LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE PROJECTOS

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS LIGADAS À BIOECONOMIA AZUL

A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian anunciam a abertura das candidaturas ao Programa de Aceleração Blue Bio Value - edição 2020.
Os candidatos podem submeter os seus projetos em www.bluebiovalue.pt até ao dia 15 de julho.

Porto da Figueira da Foz registou crescimento de 22% no primeiro trimestre de 2020

O Porto da Figueira da Foz registou um crescimento homólogo de 22% nos primeiros três meses do ano, ultrapassando as 500 mil toneladas de mercadorias movimentadas. Os dados fornecidos pela Associação dos Portos de Portugal (APP) dão conta de uma excelente performance por banda da infra-estrutura portuária, bastante alavancada pelo bom desempenho da carga geral fraccionada, que cresceu 57% no período Janeiro-Março.

AÇORES

Porto da Praia da Vitória recebeu a segunda grua portuária, vinda de Roterdão

Chegou de Roterdão, na Holanda, e veio para reforçar a capacidade operacional do Porto da Praia da Vitória – a nova grua portuária, da empresa alemã Konecranes/Gottwald, chegou ao porto açoriano no dia 4 de Maio, adianta a Porto dos Açores SA.

Crise pandémica é chance para os governos corrigirem ineficiências dos apoios ao Shipping

Os efeitos da crise pandémica serão bastante severos e perdurarão em 2021 e 2022, adiantou a Fórum Internacional do Transporte (ITF) no seu relatório, havendo mesmo a possibilidade de algumas falências entre as transportadoras marítimas de carga contentorizada (fazendo lembrar a queda da Hanjin). Ainda assim, explica, a crise poderá dar uma nova chance aos governos para corrigirem o sistema de auxílio prestado às companhias.

Transporte marítimo de carga geral e viaturas permitido de novo nos Açores

A Autoridade de Saúde dos Açores autorizou o transporte marítimo de carga geral e de viaturas nos portos da região, que esteve suspenso devido à Covid-19, confirmou esta segunda-feira a secretária regional dos Transportes e Obras Públicas.

COVID-19

Governo cria pacote de medidas para alavancar exportações

O pacote de medidas quer impulsionar vendas ao exterior, atrair investimento estrangeiro e compreende ainda mais mil milhões para seguros de crédito.

O plano Ação covid-19 , detalhado pelo secretário de Estado da Internacionalização, é composto por 14 medidas inseridas no Programa Internacionalizar 2030, que pretende alavancar as exportações portuguesas.

Aveiro cresce +4% no 1.º trimestre com apoio dos granéis sólidos e carga fraccionada

Os dados preliminares avançados pela Associação de Portos de Portugal (APP) ao ‘Jornal de Negócios’ dão conta de uma acentuada recuperação dos índices de movimentação portuária de mercadorias durante o mês de Março, no qual foi instaurado, em Portugal, o Estado de Emergência. Um dos portos em destaque é o de Aveiro, que fixou o seu melhor trimestre inicial de sempre, registando uma subida homóloga de +4%.

EM 17 PORTOS, NO ESPAÇO DE 6 ANOS

Governo investe 16,3 Milhões de Euros em dragagens

A realização de dragagens em 17 portos nacionais, entre 2016 e 2021, está avaliada em mais de 16 milhões de euros, indicou à Lusa o Ministério do Mar.
“Os 16,321 milhões de euros representam o total de intervenções entre 2016 a 2021”, apontou, em resposta à Lusa, fonte oficial do ministério liderado por Ricardo Serrão Santos.

AÇORES

Porto da Praia da Vitória recebeu uma nova grua portuária

A Portos dos Açores SA. recebeu no Porto da Praia da Vitoria a segunda grua portuária a equipar este importante porto açoriano.

Esta é uma unidade concebida pelo construtor alemão Konecranes/Gottwald, com capacidade para elevar cargas até cem (100) toneladas e com um raio de giratória de 46metros. Esta grua tem capacidade para elevar as referidas 100 toneladas de carga a uma velocidade de 120 metros por minuto.

Grupo Sousa lança novo vídeo institucional

O Grupo Sousa lançou um novo vídeo institucional, onde, a cada imagem, se pretende espelhar a multidimensionalidade do grupo português, transversal referência logística cuja influência não se esgota em terras lusas. Com ligações regulares internacionais, o grupo figura actualmente no top-100 de armadores do ranking mundial da Alphaliner, natural motivo de orgulho para o Shipping português.

Portos crescem com país em estado de emergência

Os portos de Sines, Setúbal e Leixões cresceram no mês em que a circulação foi limitada devido à pandemia. Já Aveiro e Figueira da Foz tiveram bons desempenhos em todo o primeiro trimestre.

Tripulantes de navio registado no MAR estão sãos e salvos

Sete tripulantes do ‘MSC Talia F’, navio contentor com pavilhão português e registado no MAR, foram resgatados e estão agora num hospital da Nigéria.

O ataque pirata realizado sobre o navio do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) ocorrera a 22 de Março último no Golfo da Guiné, mais precisamente a cerca de 50 milhas náuticas de Libreville, Gabão, resultando no desaparecimento dos sete homens, de nacionalidade ucraniana, tendo os outros 12 tripulantes permanecido abrigados na ‘cidadela’ do navio.

CONCESSÃO DO FORTE DA BARRA | GAFANHA DA NAZARÉ

Prorrogação do prazo para apresentação de propostas

Atendendo às restrições impostas pelas medidas de contingência de combate ao COVID 19 e pela declaração do estado de emergência, ao funcionamento dos serviços da APA, S.A. e aos eventuais interessados, a Administração do Porto de Aveiro decidiu prorrogar o prazo para apresentação de propostas ao Concurso Público para a concessão do Forte da Barra até às 19h00 do dia 8 de junho.

COVID-19

Aquicultura e pesca com licenças expiradas permitidas até fim do ano

A atividade de aquicultura ou pesca com recurso a armações exercida sem títulos e licenças que aguardam renovação, devido a impedimentos relacionados com a covid-19, vai ser aceite até 31 de dezembro, segundo um despacho agora publicado.

A exceção vigora “até que sejam retomados e concluídos” os procedimentos administrativos necessários ao exercício daquela atividade, lê-se no despacho, que pretende dar uma solução para os títulos e licenças que habilitam ao exercício daquelas atividades, cujos processos de renovação estão a decorrer e deram entrada, antes de caducarem, na Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

APAT sugere que Governo crie grupo de trabalho para preparar o pós COVID-19

Em comunicado, a APAT sugere ao Executivo a criação de um «grupo de trabalho para preparar o pós COVID-19», capaz de «reunir sob o mesmo objectivo» os vários agentes que compõem o tecido logístico: «todos os players Logísticos, desde transportadores, Operadores Logísticos, distribuidores, Transitários, entidades públicas, entre outros, de forma a que o regresso seja mais eficaz, tornando a cadeia mais eficiente, destruindo assim todas as suas inaptidões, tornando-a mais competente e tornando a economia nacional igualmente mais competitiva», explicou a associação.

ICS pede a todo o sector do «Shipping» que preste homenagem aos marítimos no 1º de Maio

Através de uma circular, a Câmara Internacional de Navegação (ICS – International Chamber of Shipping) solicitou às empresas suas associadas, armadores, gestores, operadores portuários e quaisquer parceiros nacionais relevantes que incentivem os capitães dos navios a tocarem as buzzinas das suas embarcações quando estejam em portos, às 12 horas locais, esta sexta-feira, 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

Mais de um terço da frota comercial nacional é composta por navios químicos

O IMT disponibiliza agora um relatório estatístico, baseado no conceito de inteligência artificial, que faz o tracking e compilação da informação referente aos armadores nacionais e respectivos navios, próprios e afretados. O relatório permite conhecer igualmente a posição diária dos navios. Segundo o relatório, 38% da frota total de navios (53 navios, na posse de 15 armadores) são de transporte de produtos químicos.

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