Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FAIAL, AÇORES | VEJA O VÍDEO

Centenário café Peter abasteceu centenas de barcos durante a pandemia

O centenário café Peter, no Faial, abasteceu centenas de barcos durante a pandemia que estavam proibidos de atracar nos portos dos Açores.

O relato desses dias, feito por um dos viajantes, foi parar à internet. Às centenas de barcos que chegaram à Horta, José Henrique Azevedo, proprietário do café, e os funcionários abriram os braços e foram às compras por quem estava há semanas no mar.

Portugal 100% empenhado em proteger o Oceano para produzir e prosperar

Realizou-se no Ministério do Mar, em Algés, Oeiras, com transmissão via internet, a sessão de lançamento em Portugal do documento «Transformações para uma Economia Sustentável do Oceano», lançado ontem a nível internacional pelo Painel de Alto Nível para uma Economia Sustentável do Oceano (Painel do Oceano), que integra 14 países, incluindo Portugal.

NRP HIDRA

Navio da Marinha conclui missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul

O navio da República Portuguesa Hidra regressou, a 3 de Dezembro, à Base Naval de Lisboa após cumprir missão de 9 meses na Zona Marítima do Sul, onde realizou um total de 1020 horas de navegação e percorreu 9.272 milhas náuticas, o equivalente a mais de 17 mil kms.

​​Foi há 9 meses que o NRP Hidra iniciou a sua missão, momento em que tinha início a crise pandémica no nosso país. Ao longo deste período o navio foi empenhado em diversas tarefas no mar, destacando-se a busca e salvamento marítimo e a patrulha e vigilância dos espaços marítimos, explica um comunicado da Marinha Portuguesa.

Ricardo Serrão Santos:

As pescas são um setor que precisa de ser reestruturado

Ricardo Serrão Santos, mMnistro do Mar, diz que a renovação das pescas não pode ser encarada “num contexto de demonização” deste tipo de ações e defende um diálogo “muito grande” com o setor tendo em vista a modernização da frota.

Janela Única Logística entra em produção no Porto de Setúbal

A 26 de Novembro, entrou em produção a Janela Única Logística (JUL) no Porto de Setúbal, constituindo um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros.

A agilização dos procedimentos nas operações é de extrema importância para o desenvolvimento da atividade no Porto de Setúbal sendo este projeto o culminar de 3 anos de trabalho onde se criaram procedimentos harmonizados para todos os portos nacionais.

A JUL é um alargamento da Janela Única Portuária (JUP) a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

Assinalamos mais um importante passo de implementação da JUL difundindo esta newsletter temática.
 

PELA PRIMEIRA VEZ REALIZADA SOBRE UM BATELÃO

Grupo NOGAR carrega componentes eólicos no Porto de Viana do Castelo

No Porto de Viana do Castelo procedeu-se, a 20 de Novembro, à operação de carga de 18 pás eólicas, realizando-se, pela primeira vez, sobre um batelão.

Componentes eólicos procedentes das instalações da ENERCON no porto, medindo 62-67 metros de comprimento, diâmetro de 4-5 metros.

PRESIDENTE DA APS PARTICIPOU NA CONFERÊNCIA NORDESTE EXPORT

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, participou, via Zoom, na conferência Nordeste Export (Brasil), que decorreu no Porto de Suape, no litoral sul do Estado de Pernambuco.
Durante dois dias, o evento reuniu os principais nomes da logística portuária de vários países, que participaram presencial e virtualmente.
José Luís Cacho realçou a oportunidade de entrada de cargas do Brasil na Europa via Portugal, por meio dos portos que administra, sobretudo no que diz respeito ao setor relacionado com o agronegócio.

Silopor aprova o Plano de Actividades e Orçamento para 2021

O Plano de Atividades e Orçamento para 2021 da Silopor, a maior empresa nacional de silos portuários, foi aprovado pela tutela.
O documento que agora recebeu luz verde, destaca o clima de incerteza quanto ao desenvolvimento da pandemia e profundidade das suas consequências económicas, bem como a consequente repercussão na atividade da empresa.

NO PORTO DE LISBOA

Fernave finalizou formação em «Grua Móvel Portuária» para a Yilport

A Fernave organizou uma formação (de cariz prático) que, durante as últimas três semanas, teve como objectivo dar as devidas competências aos trabalhadores portuários do Porto de Lisboa, em trabalho com a Grua Móvel Portuária: Gottwald.

Mergulhadores da Marinha participam em exercício internacional de defesa portuária

Os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores Nº1 e Nº 3 da Marinha participaram num exercício internacional de buscas militares submarinas e de protecção portuária, organizado pela Armada Espanhola, que decorreu entre os dias 16 e 20 de Novembro no porto de Cartagena, em Espanha.

Autocarro anfíbio para o Douro já tem parecer para andar e navegar

Foi dado mais um passo para pôr a funcionar a ligação entre Crestuma e o Cais de Gaia, através de autocarro anfíbio, com o parecer positivo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (ATM).

Esta entidade pronunciou-se favoravelmente acerca do "concurso para a concessão de serviço público de transporte fluvial de passageiros na Via Navegável do Douro", indo ao encontro dos anseios da Câmara Municipal de Gaia, que pretende aproveitar o canal como alternativa ao eixo rodoviário da EN222.

PORTO DE AVEIRO

Segunda fase da ZALI orçada em quase seis milhões de euros

A Administração do Porto de Aveiro (APA) lançou a concurso público a empreitada de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro.

O preço-base da nova zona de acolhimento industrial portuária é de 5.914 milhões de euros para um prazo de execução da obra previsto no caderno de encargos de 360 dias.

A ZALI representará um investimento global de 12,2 milhões de euros. Na primeira fase, ficaram disponíveis 28 hectares.

AÇORES [COM ÁUDIO]

Concluída análise de propostas para a obra no Porto das Lajes do Pico

Já está concluída a análise de propostas para a obra no Porto das Lajes do Pico. Segue-se agora a adjudicação pelo valor de cerca de 14 milhões de euros.

Miguel Costa que cessa funções no final deste mês como presidente da Portos dos Açores informou à Rádio Pico que o ato formal de adjudicação da obra será já para o novo Presidente da Portos dos Açores, esperando que não demore, por ser uma intervenção necessária e urgente, decorrente dos danos do furacão Lorenzo, para proteção da Vila e de toda a bacia portuária.

Yilport Leixões consolida novo recorde em Janeiro-Setembro com 528 mil TEU movimentados

A operação da Yilport Leixões, no Terminal de Contentores de Leixões, prossegue na senda dos recordes, ao fixar um novo registo máximo, agora no período Janeiro-Setembro: 528, 535 TEU foram movimentados nos primeiros nove meses de 2020; uma marca que supera em +1,2% o registo fixado no período homólogo de 2019. Só em Setembro, foram movimentados em Leixões 57,6 mil TEU, o que representa um avanço homólogo de 4,2%.

Transinsular vai manter abastecimento à Região num novo navio cargueiro batizado de «Ilha da Madeira»

O Serviço Madeira Expresso, a linha regular semanal entre o Caniçal e os portos de Lisboa e Leixões operada pelo armador, volta a ser realizado por um navio que homenageia a Madeira, depois de um navio com o mesmo nome ter abastecido a Região entre 1987 e 2014.

PROJECTO DE MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS AO PORTO DE SETÚBAL EM FASE DE CONCLUSÃO

A execução atual do Projeto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Setúbal é da ordem dos 90%, estando os trabalhos de dragagem com uma execução de 83%. No que diz à obra de Engenharia associada ao projeto, a mesma já se encontra concluída com a construção da estrutura de contenção do aterro adjacente ao Terminal Roll-On Roll-Off, com uma extensão total de 800m.

Unifeeder adiciona Tilbury ao serviço semanal que liga Lisboa e Leixões ao Norte da Europa

Devido ao «aumento da procura de mercado», a Unifeeder decidiu adicionar Tilbury ao seu serviço marítimo semanal Benelux/Portugal. A primeira partida terá lugar, a partir do Porto de Lisboa, esta quarta-feira, 25 de Novembro, chegando a Tilbury dia 30.

Porto da Figueira mostra «resiliência», crescendo 5,8% entre Janeiro e Outubro de 2020

Os dados preliminares da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, referentes ao período Janeiro-Setembro já davam claros sinais de um rumo positivo na movimentação de cargas no Porto da Figueira da Foz; agora, a infra-estrutura portuária adianta que, até ao mês de Outubro, atingiu a marca dos 1,7 milhões de toneladas processadas, o que traduz um crescimento de +5,8% face ao período homólogo de 2019.

Porto de Sines «ajuda» Amazon a ter interesse em Plataforma Logística

A criação da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, em Badajoz, junto à fronteira do Caia, tornou-se suficientemente atractiva para a gigante norte-americana Amazon, segundo avança o jornal Tribuna do Alentejo. A empresa criada por Jeff Bezos projecta um centro logístico com 200.000 metros quadrados e que pode criar 1000 postos de trabalho directos.

A maior empregadora privada dos Estados Unidos olha agora para a raia ibérica com bastante interesse, dada a plataforma logística ibérica ser próxima da autoestrada Lisboa-Madrid e à linha ferroviária localizada perto da fronteira do Caia, com acesso directo e rápido aos portos, o de Setúbal, mas em especial o super competitivo Porto de Sines , e que é previsto que esteja terminada em 2024. O objectivo da Amazon é conseguir, a partir deste centro, enviar as encomendas para toda a Europa. O projecto está em consulta pública e deverá ser considerado de interesse regional.

Ministério do Mar saúda iniciativa responsável das Organizações de Produtores do Centro e Norte do País

As organizações de produtores da pesca do cerco do centro e norte tomaram a iniciativa de recomendar aos seus associados a não captura e correspondente venda de biqueirão, a partir das 24 horas de 27 de novembro, em qualquer porto de pesca a norte da Nazaré, recomendação que se estenderá até ao final do corrente ano de 2020.

O Ministério do Mar considera que a decisão das organizações de produtores revela um elevado sentido de responsabilidade e mostra o empenho em promover uma gestão partilhada dos recursos disponíveis, que tem como principais objetivos assegurar a sua sustentabilidade e promover o melhor rendimento possível da pescaria.

Total: 5166
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 [24] 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259