Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Docapesca investe nas Pontes-Cais do porto de Pesca do Rio Arade

A Docapesca vai reforçar a proteção das pontes-cais 1 e 2 do Porto de Pesca do Rio Arade, localizado no concelho de Lagoa, entre Portimão e Ferragudo, num investimento de 63 mil euros, cujo procedimento concursal foi lançado recentemente.

Com o objetivo da melhoria das condições de segurança no embarque e desembarque das tripulações e no estacionamento das respetivas embarcações, a empreitada prevê a montagem de 258 defensas de borracha na ponte-cais nº 1, para fixação lateral ao argolão de suspensão de corrente existente.

Indústria e Logística serão os grandes impulsionadores do mercado de trabalho em 2019

Os sectores da Indústria e Logística serão os maiores impulsionadores do mercado de trabalho nacional ao longo de 2019. A conclusão é do ‘Guia do Mercado Laboral 2019’, da Hays, que revela que a conjuntura económica actual irá traduzir-se num maior número de oportunidades de crescimento dentro das empresas destes sectores.

Senda de records lança Porto de Leixões para a ribalta mediática

O ano de 2017 elevou, categoricamente, a fasquia da produtividade no Porto de Leixões, mas 2018 vem-se demonstrando capaz de manter elevadas as expectativas – nos primeiros seis meses do ano, o porto nortenho atingiu uma movimentação de mercadorias de 9 978 313 toneladas, obtendo assim um crescimento homólogo de 1,36% e, consequentemente, «o melhor resultado de sempre no movimento de mercadorias».

Estações Náuticas de Portugal

2ª fase de candidaturas e Manifestações de Interesse

De 1 de março a 31 de maio de 2019 decorrerá a 2ª. fase de apresentação de Candidaturas à Certificação de Estações Náuticas.
Entretanto, de 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, decorrerá um período de “Manifestações de interesse de candidaturas”.

Porto do Funchal prepara-se para noite memorável de 31 de Dezembro de 2018 e aponta 2019 como um ano de grandes investimentos

Balmoral, Queen Victoria, Columbus, Marella Dream, Marco Polo, AIDAStella, AIDAnova, Zenith, Mein Schiff, são alguns dos navios de cruzeiro que estarão esta segunda-feira, 31 de dezembro, no Porto do Funchal, onde aguardam o espetáculo de fogo de artifício, internacionalmente conhecido, que marca a noite de passagem de ano na Madeira e que atrai milhares de pessoas para o centro da cidade. É a tão esperada festa de transição do ano de 2018 para 2019.

É precisamente com um olhar para 2019 que a presidente do Conselho de Administração da APRAM, Lígia Correia, aponta grandes esperanças e projetos, com um conjunto de investimentos que modernizam e valorizam uma das “portas de entrada” na Região, através de um importante nicho de mercado turístico, como é o turismo de cruzeiro.

Terminal de Contentores do Barreiro poderá criar até 5000 empregos

Carlos Correia, da APL, salientou que na fase de construção do Terminal de Contentores do Barreiro serão criados 500 postos de trabalho, apontando para a criação de 550 a 1100 empregos na fase de exploração, e, ainda, empregos directos e induzidos entre 3000 a 5000.

O investimento global na 1.ª fase é da ordem dos 500 milhões de euros, e na segunda fase de 632 milhões de euros.

Em curso a modernização do portinho de Castelo de Neiva

Decorrem a bom ritmo as obras de modernização do portinho de Castelo do Neiva, no concelho de Viana do Castelo, correspondentes a um investimento de 1,1 milhões de euros e com conclusão prevista para Junho de 2019.

Realizada no âmbito de protocolo entre a Sociedade Polis Litoral Norte, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Docapesca, a intervenção “abrange a beneficiação das redes de infra-estruturas, requalificação dos pavimentos, reordenamento das áreas exteriores de circulação, de estacionamento de embarcações e de manuseamento das redes e aprestos de pesca, assim como a instalação de novo guincho na rampa-varadouro, a construção de novos armazéns de aprestos e de uma oficina para reparação de embarcações”, refere a empresa.

NRP Sines nos Açores para a sua primeira grande missão

O navio patrulha oceânico “Sines” está a cumprir uma missão de três meses nos Açores. Durante este período o navio tem como objetivos prioritários responder a pedidos de busca e salvamento marítimo no mar dos Açores, prestando assistência a pessoas e embarcações em perigo em caso de necessidade, bem como vigiar e patrulhar os espaços marítimos da Região Autónoma dos Açores.

Uma madeirense a presidir à Wista Portugal

Carla Olival, ao ar doce de miúda junta-se uma grande determinação e um currículo impressionante.

Advogada, com pós graduações em Gestão pela London Metropolitan University e em Direito Internacional pela National University of Singapore, a fundadora e Presidente da Wista Portugal, uma associação que reúne mulheres ligadas ao mar e ao shipping, é atualmente consultora jurídica da European Mar e responsável pelo escritório no Funchal, representando os armadores internacionais nos assuntos relacionados com o registo internacional de Navios da Madeira, MAR, entre outros cargos ligados a esta indústria como diretora da recém constituída Marítima Manning Portugal, uma empresa de agenciamento de tripulantes que presta serviços a armadores e gestores de navios.

Wojciech Sopinski:

«Porto de Lisboa pode ser um potencial contribuidor do Motorways of the Sea»

«O MoS dá primazia a alguns tipos de projectos – o Porto de Lisboa pode ser um potencial contribuidor do MoS: o upgrade de ligações marítimas, o teste de novas tecnologias, o desenvolvimento de infra-estruturas ligadas a alternativas energéticas e acções horizontais que possam ser replicadas na Europa, fomentando o crescimento do short sea shipping na rede de transportes europeia. Este projecto é importante, uma vez que busca soluções capazes de contribuir para atingir as metas da UE no que diz respeito ao Transporte, pois investe em meios eficientes, seguros e sustentáveis, apoia a transformação modal e dá um empurrão ao short sea shipping, reduz a congestão rodoviária e o cariz periférico de muitas regiões», considera Wojciech Sopinski.

MADEIRA

APRAM rentabiliza espaços

A Administração dos Portos da Madeira, em estreita colaboração com a Invest Madeira, está a rever a situação dos espaços sob a sua jurisdição não apenas numa ótica de rentabilização, mas também de diversificação dos serviços oferecidos aos passageiros e tripulantes dos cruzeiros, bem como na dinamização do tecido empresarial, em especial numa vertente ecológica.

Exportação global de mercadorias pode chegar aos 17,23 triliões de euros

A exportação global de mercadorias pode crescer 10,4% este ano, chegando quase aos 17,23 triliões de euros, refere um relatório recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade and Development, ou UNCTAD), o 2018 UNCTAD Handbook of Statistics. Embora a economia tenha dado sinais significativos de desaceleração no segundo semestre de 2018, esta cresceu fortemente durante o primeiro semestre do ano.

Galp vai investir 45 milhões em Sines até 2023

A Galp tem previsto um investimento de 42,5 milhões de euros na Refinaria de Sines, até 2023, para tornar a refinaria “numa das mais eficientes da Europa”. Com este investimento soma-se um total de 87,7 milhões de euros de investimento em sistemas de ecoeficiência. A Refinaria de Sines celebra 40 anos e, ao longo da sua existência, a Galp investiu mais de 4 mil milhões de euros.

A Refinaria de Sines é a maior exportadora nacional, colocando cerca de 45% da sua produção nos mercados internacionais. Emprega diretamente 527 trabalhadores e mobiliza outras 500 pessoas de diversas empresas que aqui prestam serviços diariamente. Gera mais de 2.500 postos de trabalho indiretos e representa a maior fatia do movimento de granéis líquidos do Porto de Sines.
 

Terminal de gás natural de Sines estabelece marco histórico ao receber navio 500

O Terminal de gás liquefeito (GNL), vulgo gás natural, de Sines recebeu sábado, 22 de dezembro, o navio 500, fez saber a REN – Rede Energéticas Nacionionais, que gere este terminal. O navio Castillo Merida é o protagonista do feito, que o presidente executivo da REN, Rodrigo Costa, afirmou simbolizar “mais do que o número de escalas atingido no terminal”.

“As características desta infraestrutura, a sua localização, eficiência operacional e permanente disponibilidade fazem com que seja cada vez mais procurado pelos operadores. [O terminal de Sines] é uma infraestrutura crítica na garantia da segurança de abastecimento de gás natural para Portugal”, salienta o administrador

Terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo pronto em 2019

Alberto Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, garantiu, em declarações à Lusa, que o terminal fluvial de Castanheira do Ribatejo deverá estar operacional em outubro de 2019. O autarca disse ainda que o que está a atrasar a conclusão desta infraestrutura são os testes de impacte ambiental que estão a ser realizados.

Autoeuropa elogia «papel decisivo» do Governo na resolução da paralisação em Setúbal

A Autoeuropa mostra-se satisfeita com o acordo alcançado, reconhecendo «o papel decisivo que o Governo teve neste processo, assim como as restantes partes envolvidas, ou seja, os operadores e o sindicato».

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa de 22 a 28 de Dezembro

Prevêem-se 17 escalas de navios de mercadorias para o período de 22 a 28 de Dezembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 7 porta-contentores, 4 carga geral single deck, 2 graneleiros, 2 mistos – carga geral / contentores, 1 tanque e 1 carga geral multi deck.

Destacamos esta semana o navio “THORCO ISABELLA”, classificado como misto – carga geral / contentores, agenciado pela Marmedsa – Agência Marítima, Lda.

Portos dos Açores promove sessões para apresentação do projecto JUL

A Portos dos Açores, S.A., administração portuária do arquipélago, promoveu nas últimas semanas um série de sessões de apresentação do projecto da «Janela Única Logística» (JUL), na qual participaram as diferentes entidades que irão trabalhar com esta nova realidade, que pretende simplificar, actualizar e modernizar os procedimentos nos portos portugueses.

Ministra do Mar no Conselho Europeu de Energia

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, interveio no Conselho Europeu de Energia, destacando o papel de liderança de Portugal nas energias renováveis oceânicas, com os projetos em curso na eólica offshore flutuante e nas ondas, e sugerindo à Comissão Europeia a criação de um Grupo de Alto Nível com a missão de criar um Plano de Ação no horizonte 2030 - proposta prontamente aceite pelos Comissários Karmenu Vella e Miguel Arias Cañete.

Ignacio Rodríguez López (Sadoport):

«Sem navios não há emprego para ninguém»

«As evidências não se podem negar. O que está mal tem que ser corrigido, mas está mal de ambas as partes», afirmou Ignacio Rodríguez López, citado pela agência Lusa. «Uma das partes pôs em risco a própria indústria, não só a Autoeuropa, mas também a Navigator. As empresas não gostaram do que aconteceu aqui», frisando o descontentamento das companhias que escalam o porto sadino.

Total: 3979