Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SINES EM FOCO

António Costa defende relação com a China que já leva «mais de 500 anos»

António Costa centra-se no Porto de Sines. "Quando vejo críticas à utilização de Sines como uma peça de interface da iniciativa chinesa, o que vejo também é que não houve oposição a que os portos da Grécia fossem comprados pela China, sendo uma base estratégica fundamental para todo o Mediterrâneo".

Além disso, António Costa pressente na oposição ao investimento dos chineses em Sines a intenção de "países que têm portos no Mediterrâneo ou no Norte da Europa a quererem limitar a capacidade competitiva do Porto de Sines".

VASCO CORDEIRO:

Investimento no Porto do Corvo é exemplo concreto de coesão colocada ao serviço dos Açorianos

O Presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou as obras de requalificação e ampliação do porto da ilha do Corvo, um investimento de cerca de 10 milhões de euros que constitui mais um exemplo da coesão “construída e colocada” ao serviço dos Açorianos e de cada ilha da Região.

“Convém termos a consciência de que a coesão entre as ilhas da nossa Região se faz, também, deste tipo de infraestruturas, de construir e de colocar ao serviço das populações as condições e os instrumentos para que se sintam parte integrante do todo regional”, afirmou Vasco Cordeiro.

SÁBADO, DIA 30

Marinha abre a Base Naval ao público

Sábado dia 30 de março a Marinha abre a Base Naval de Lisboa, localizada no Alfeite, no horário das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Para além de conhecer a "casa" da Marinha, o público terá oportunidade de visitar a fragata Vasco da Gama e o navio patrulha oceânico Viana do Castelo.

Porto de Setúbal participa em jornada sobre Arrábida e Sado

Decorreu no 21 de março a 1ª Meia Jornada Agenda Arrábida Sado, organizada pelo jornal “O Setubalense” e Universidade de Évora. Com a participação do Porto de Setúbal, a conferência abordou a necessidade criar uma agenda que unifique os múltiplos atores destas duas “mais valias” da região de Setúbal em ações para criação de valor, alicerçado em sustentabilidade ambiental e económica. O evento foi dividido em dois painéis: Arrábida um Valor da Região; Sado – As Suas Riquezas e o Potencial de Desenvolvimento para a Região.

24 navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 29 de Março

Prevêem-se 24 escalas de navios de mercadorias para o período de 23 a 29 de março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 4 mistos – carga geral/contentores, 3 carga geral single deck, 2 tanques e 1 carga geral multi deck.
Destacamos esta semana o navio “OKEE ANN MARI”.

Gestão do projecto JUL realizou sessão de demonstração com stakeholders

Decorreu, no auditório DGRM, mais uma sessão de demonstração do protótipo da Janela Única Logística (JUL) às entidades envolvidas no desenvolvimento e futura utilização deste sistema.

Com base no software preparado para o 1.º piloto da JUL, que terá lugar nos Portos da Madeira no final do corrente mês, foi realizada uma demonstração completa da escala de navio, enquadrada no novo layout aplicacional e de usabilidade.

Estudo das necessidades dos operadores logísticos e PMEs no hinterland do Porto de Sines

A Administração do Porto de Sines e do Algarve e o Sines Tecnopolo, informam que, no âmbito do projecto 0389_FOCOMAR_5_E, cofinanciado pelo Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020, estão abertas as inscrições de PME’s (Pequenas e Médias Empresas) e Operadores Logisticos, para participarem em análise que permita identificar os custos e as necessidades logísticas das PME’s localizadas no hinterland do Porto de Sines.

TINITA aumenta a frota de rebocadores no Porto de Aveiro

A Tinita, S.A., acaba de colocar ao serviço um novo e potente rebocador para o Porto de Aveiro. O CASTELO DE LEIRIA tem 30 metros de comprimento, uma TAB de 293 ton e uma capacidade de tracção de 56 Ton.

A empresa de serviços marítimos, fundada em 1966, pretende assim reforçar a frota de rebocadores a operar no porto. O “Castelo de Leiria” vem juntar-se aos rebocadores “Mercúrio” e “Salinas de Aveiro”, respondendo desta forma ao acréscimo de movimento verificado no Porto de Aveiro.

MINISTRA DO MAR ESTA SEXTA EM LAGOS E SÁBADO EM QUARTEIRA

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, desloca-se esta sexta-feira para o Algarve, onde marcará presença num conjunto de três iniciativas que decorrem até sábado.

Na sexta-feira, pelas 17h30, a Ministra do Mar marca presença na inauguração da Fábrica de Congelados do Grupo Battaglia Capital (Congelagos), em Lagos (Lugar Vale de Coitos, Odiáxere).

No sábado, pelas 10h30, presidirá à assinatura do Protocolo entre a Docapesca e a DGAM (Direção-Geral da Autoridade Marítima), em Quarteira (Centro Autárquico de Quarteira). À tarde, pelas 18h00, marcará presença na Sessão de Encerramento do I Congresso da Associação de Municípios Terras do Infante, em Lagos (Centro Cultural de Lagos).

A PARTIR DE SETEMBRO

Serviço conjunto da CMA CGM e MSC traz novas escalas ao Porto de Sines

A transportadora CMA CGM anunciou que vai proceder ao reforço da sua oferta na ligação Europa-Oceano Índico e Austrália, actualizando o seu serviço NEMO, que liga o Norte da Europa e o Mediterrâneo às ilhas do Oceano Índico e Austrália e o sudeste da Ásia. O serviço será operado em conjunto com a MSC e terá como um dos pontos de paragem o porto português de Sines.

Endesa freta navio para transporte de GNL

Porto de Sines será ponto de paragem do «Adriano Knutsen»

Finalizado e pronto para a sua primeira jornada – o primeiro navio metaneiro fretado pela Endesa, com vista ao transporte anual de dois milhões de metros cúbicos de gás natural liquefeito (GNL), percorrerá os mares já no mês de Julho. O Porto de Sines será um dos pontos de passagem do navio ‘Adriano Knutsen’, adianta a Endesa.

MILHAS NÁUTICAS, POR MIGUEL MARQUES

18 - 78

O Golfo da Guiné é uma região marítima muito relevante em termos de produção de petróleo e gás offshore. No seu conjunto, a soma da produção total offshore dos países costeiros do Golfo da Guiné dá a esta região o quinto lugar no conjunto dos produtores mundiais. Apenas a Arábia Saudita, Noruega, Qatar e Irão conseguem superar a produção offshore do Golfo da Guiné.

DGRM participou na reunião da OIT sobre Recrutamento

Mulheres representam 1% do total da oferta global de marítimos em navios a nível internacional

A DGRM - Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos participou na Reunião Setorial sobre o Recrutamento de Marítimos e a Promoção de Oportunidades para as Mulheres Marítimas, realizada na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2019.

O relatório realizado pela OIT refere que a oferta global de marítimos disponíveis para serviços em navios que operam internacionalmente é de 1.647.500, representando os marítimos do sexo feminino apenas 1% deste total.

MSC altera serviço Turquia-Canadá e destaca ligações directas de Sines a Liverpool, Gebze e Génova

A MSC – Mediterranean Shipping Company Portugal informa ter dado início «a uma alteração de rota no seu serviço Turquia-Canadá», através de uma missiva aos seus clientes.

O serviço ‘Canadá Express 1’, frisa a transportadora, continuará a escalar o Porto de Sines com serviço directo a Montreal (com 8/9 dias de tempo de trânsito estimado). «Destacamos como principais vantagens o serviço directo de Sines para Liverpool com 4 dias de tempo de trânsito estimado, o serviço directo de Gebze para Sines com um tempo de trânsito estimado de 10/11 dias e de Génova para Sines com um tempo de trânsito estimado de 6/7 dias», comunicou a transportadora marítima.

PASSADOS QUASE DOIS ANOS E MEIO

Navio «Ocean Victory» deixa finalmente o Porto de Aveiro!

O navio Ocean Victory, actualmente denominado Bassel K, deixou finalmente o Porto de Aveiro, depois de um longo período de dois anos e cinco meses parado no Terminal Norte à ordem do Tribunal Marítimo.
A saída do navio, esta quinta-feira, 14 de Março, é saudada pela Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), atendendo aos prejuízos causados pela demorada e forçada presença no Terminal Norte.

Porto de Setúbal faz 1.ª operação de transhipment de veículos

Na sexta-feira, 15 de Março, foram carregadas 194 viaturas Volkswagen, modelo T-Cross, no Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal, naquela que foi a primeira operação completa de transhipment de veículos neste porto.

As viaturas da Volkswagen embarcadas no "Aquarius Ace", agenciado pela Portmar, têm como destino os portos de Antuérpia e Civitavechia para abastecer quatro países europeus: Finlândia; Holanda; Bélgica; Itália.

31 Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 22 de Março

Prevêem-se 31 escalas de navios de mercadorias para o período de 16 a 22 de Março. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 14 porta-contentores, 6 tanques, 5 carga geral single deck, 3 mistos – carga geral/contentores, 2 graneleiros e 1 ro-ro.
Destacamos esta semana o navio “FURNAS”.

Novo Centro de Operações de Emergência do Porto de Sines

No dia 13 de março, o Porto de Sines formalizou o arranque do novo Centro de Operações de Emergência e Centro Coordenador de Proteção, auditando a sua operacionalização com o apoio da Comissão Consultiva de Proteção do Porto de Sines, composta por representantes de diversas Autoridades locais e distritais.

Representantes dos Portos do Corredor Atlântico e da Comissão Europeia visitam Leixões e o Douro

O Porto de Leixões e a Via Navegável do Douro receberam recentemente a visita de um grupo de representantes dos portos pertencentes ao Corredor Atlântico. O encontro foi liderado pelo Coordenador Europeu, Carlo Secchi, e por Isabelle Maes, da Comissão Europeia.

Em Leixões, o grupo foi recebido no Terminal de Cruzeiros onde foi apresentada a Janela Única Logística (JUL) de Portugal, bem como discutidos os investimentos em curso em Espanha e em França. Em cima da mesa estiveram também temas como as alterações climáticas, as energias alternativas e a relação de Leixões com a comunidade envolvente, nomeadamente no âmbito científico e tecnológico.

Porto de Setúbal começa 2019 em crescimento

Depois de fechar 2018 com uma quebra de 6,8% na movimentação de carga, devido às sucessivas greves de estivadores e à perda de linhas frequentes a operarem em Setúbal entre Novembro e Dezembro, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra revela agora o balanço do início deste ano, com destaque para um crescimento de 3,5% em Janeiro, face ao período homólogo de 2018.

Total: 4139