Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PSA Sines e Sindicato XXI estabelecem acordo que põe fim à greve às horas extraordinárias

A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), e o Sindicato XXI alcançaram um entendimento que permite um regresso à normal prestação de trabalho extraordinário sempre que o mesmo seja necessário, numa reunião que contou ainda com a participação do Conselho de Administração do Porto de Sines e que dita a suspensão da greve e o regresso à normalidade laboral.

Quebra de 3,7% nos embarques das viagens por mar entre as ilhas açorianas

O número de passageiros embarcados nos portos dos açores para viagens entre as ilhas sofreu uma quebra de 3,7 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011.
Dados da Secretaria Regional da Economia a que a agência Lusa teve acesso indicam que entre Janeiro e Agosto tomaram o navio para deslocações entre as nove ilhas 353.600 passageiros, contra 367.176 nos primeiros oito meses de 2011.

SÉRGIO SILVA MONTEIRO:

Greves já passaram todos os limites

Sérgio Silva Monteiro, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, tem algumas das pastas mais pesadas e polémicas deste Governo. Na semana após a introdução de um desconto nas ex-SCUT, continua a renegociar as PPP, a trabalhar nas privatizações e a lidar com paralisações nos portos e nos transportes públicos.

PORTOS

Sector vale cerca de 5,5% do PIB

Estudos realizados pelos portos de Leixões, Lisboa e Sines, citados esta terça-feira num seminário, no Porto, permitem estimar que atividade portuária - dos cinco portos nacionais - representa atualmente «cerca de 5,5%» do Produto Interno Bruto português.
Numa intervenção sobre «Os portos e a competitividade da economia portuguesa», no âmbito do Seminário «O mercado do Mar em Portugal e França», o diretor da Espírito Santo Research, Francisco Mendes Palma, considerou que este dado é «bastante significativo», principalmente para «sabermos o peso e o valor das medidas que sejam feitas para a dinâmica desta atividade».

SÉRIE «MAR PORTUGUÊS»

BERLENGA: Sentinela de luz na ilha das gaivotas

Na era do GPS e das comunicações móveis, os faróis ainda servem para alguma coisa? Tudo indica que sim, na mesma medida em que as calculadoras não devem substituir o conhecimento da tabuada. E há mais: o património, a história, a magia. Todos os faróis são sítios muito especiais. Mas o da Berlenga é um caso à parte.

Greve nos portos torna exportações mais caras

Leixões e Sines, portos menos perturbados pela greve que dura há semanas, estão a atenuaro impacto económico da paralisação. As empresas exportadoras queixam-se de atrasos nos carregamentos, da subida dos custos de transporte e de matérias-primas presas nos portos.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Trabalhadores consideram reprivatização «erro estratégico»

A Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros de Viana considera que a resolução do impasse com a Petróleos da Venezuela só mostra que a «reprivatização é um erro estratégico». O porta-voz da Comissão de Trabalhadores afirma que o facto da administração dos Estaleiros de Viana do Castelo e a empresa de petróleos da Venezuela terem chegado a acordo para retomar a construção de dois navios asfalteiros mostra que a reprivatização «é um erro estratégico».

SEGUNDO O PRESIDENTE DA ACL

Greve já causou prejuízos de 425 milhões de euros no Porto de Lisboa

As empresas exportadoras que utilizam o porto de Lisboa deverão sofrer um prejuízo de cerca de 425 milhões de euros durante o período de um mês em que os trabalhadores portuários decidiram fazer greve. As contas foram feitas por Bruno Bobone, presidente da Associação Comercial de Lisboa (ACL).

CIP

Governo deve accionar «instrumentos legais» para garantir funcionamento dos portos

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) defende que o Governo "não deve excluir a hipótese de recurso aos instrumentos legais" para garantir o funcionamento normal dos portos, cujos trabalhadores estão em greve. Desde 17 de setembro, a maioria dos portos portugueses está paralisada devido à greve dos pilotos de barra, à paralisação dos estivadores e dos trabalhadores das administrações portuárias, que se foram sucedendo umas às outras, sem interrupções.

PORTOS

Sindicatos garantem que greves não ficarão por aqui

Os sindicatos de estivadores, pilotos e administrações portuárias prometem continuar a luta até que as suas reivindicações sejam negociadas com o Governo, o que se deverá traduzir em mais greves até 22 de outubro. Segundo os sindicatos, na sexta-feira os portos estiveram parados devido à greve simultânea dos estivadores e das administrações portuárias.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Grupo português confirma que vai apresentar proposta para compra da empresa

O único grupo português convidado pelo Governo para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai avançar com uma proposta de compra da empresa, admitiu à agência Lusa fonte da administração. "A nossa intenção é apresentar uma binding offer [oferta vinculativa]", adiantou fonte da administração da Atlantic Shipbuilding Portugal, um dos quatro convidados a apresentar propostas formais de compra dos ENVC até 12 de outubro.

REPORTAGEM SIC

Sindicato dos Mariscadores fala em alarme social devido à interdição da apanha na Ria Formosa

Vários mariscadores da Ria Formosa estão em grandes dificuldades. Mais de 5 mil ficaram sem rendimento porque foram proibidos de pescar durante um mês devido à presença de uma toxina. O sindicato fala em alarme social, pede ao Governo que os mariscadores fiquem isentos de pagar a Segurança Social e uma compensação pela paragem.

Transportadores rodoviários de contentores reafirmam preocupação com situação nos portos

Os transportadores rodoviários de contentores estiveram esta quinta-feira reunidos para analisar a situação que se vive atualmente nos portos nacionais e em especial no porto de Lisboa. Fruto desta reunião, a ANTRAM divulgou um comunicado com as principais conclusões relativamente às medidas tomadas.

Porto de Setúbal recebe visita do Secretário de Estado da Indústria e Portos da Bahia

O Porto de Setúbal recebeu, dia 20 de setembro, a visita do Dr. Carlos Costa, Secretário de Estado da Indústria Naval e Portos da Bahia, acompanhado por representantes da AIN – Associação das Indústrias Navais, com o objetivo de conhecer as potencialidades do Porto de Setúbal, nomeadamente, as concessões e o sistema JUP - Janela Única Portuária, com vista ao desenvolvimento de futuras ações de benchmarking.

BRUNO BOBONE À RÁDIO RENASCENÇA

Greves portuárias causam prejuízos de 425 milhões só em Lisboa

A Associação Comercial de Lisboa diz que a greve dos trabalhadores dos portos está a comprometer as exportações portuguesas. Com base na actividade normal das empresas exportadoras da região Sul e Centro, a associação estima fortes prejuízos a rondarem os 425 milhões de euros.
Em declarações à Renascença, Bruno Bobone diz que as empresas do Centro e Sul do país que operam a partir do Porto de Lisboa estão a ser gravemente prejudicadas pelas greves sucessivas que estão a paralisar a actividade dos portos.

AFIRMA A CAP:

Agricultura ainda não sentiu efeitos da paralisação nos portos

O secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) disse à agência Lusa que, até ao momento, não foram identificados constrangimentos no setor devido à greve dos trabalhadores dos portos portugueses.
Luís Mira afirmou à Lusa que não chegou ao conhecimento da confederação qualquer situação relativa ao setor, mesmo em relação à produção para a indústria.
“Falar em rutura numa semana de paralisação seria muito grave”, afirmou.

COM VÍDEO

Segurança Marítima foi tema central do Dia Mundial do Mar

O Auditório do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, em Paço d'Arcos, recebeu esta quinta-feira uma sessão comemorativa do Dia Mundial do Mar 2012, que este ano se centrou no tema da Segurança Marítima - "100 anos depois do Titanic".
A sessão comemorativa contou com vários convidados do setor marítimo-portuário e com vários alunos da ENIDH na plateia. Como intervenientes estiveram Markku Mylly, diretor executivo da EMSA, o Cmdte. António Moreira (IPTM) e João Carvalho (presidente do IPTM).

Porto de Setúbal recebe Conferência da Assembleia da República

O Porto de Setúbal foi anfitrião da Conferência dos Presidentes das Comissões Parlamentares (CPCP) que reuniu para uma sessão comemorativa do Dia Internacional do Mar. A conferência decorreu no dia 25 de setembro, no auditório do edifício sede da APSS – Administração dos Portos de Sesimbra, SA, sob a coordenação da Presidente da Assembleia da República, Maria da Assunção Esteves.

AUTARQUIA PEDE CELERIDADE A ÁLVARO SANTOS PEREIRA

Câmara de Portimão apela à intervenção do ministro da Economia para o fim da greve no sector portuário

A Câmara Municipal de Portimão aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, uma proposta que solicita a intervenção célere do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, no sentido de encetar a via do diálogo entre as partes com responsabilidades públicas no setor portuário, para que terminem as greves que estão a prejudicar o Porto de Portimão.

InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel

O Oceanário de Lisboa e o National Geographic Channel criaram o “InAqua – Fundo de Conservação by Oceanário de Lisboa e National Geographic Channel”, pretendendo estimular o setor empresarial e a sociedade civil a envolverem-se ativamente na conservação dos ecossistemas aquáticos.”

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 [200] 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284