Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




V PLENÁRIO DA COMUNIDADE DE TRABALHO CENTRO DE PORTUGAL-CASTILLA Y LEÓN

Relações de Castela e Leão com Portugal são agora mais forte do que nunca

O Conselheiro da Presidência e porta-voz da Junta de Castilla y León, José Antonio de Santiago-Juárez, afirnou ontem em Ciudad Rodrigo que, graças a várias iniciativas de parceria desencadeadas durante a actual legislatura, as relações de Castela e Leão com Portugal são agora "mais forte do que nunca". Santiago-Juárez presidiu, no Palacio de Montarco, em Ciudad Rodrigo (Espanha), ao V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León.
Esta Comunidade é dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e pela Junta de Castilla y León (JCYL).
O Porto de Aveiro (APA) e o Porto da Figueira da Foz (APFF) marcaram presença na reunião.
 

Daniel Bessa preside à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

Mesmo sem estar formalmente constituída, a Comunidade Portuária de Viana do Castelo já tem presidente “eleito”. Daniel Bessa, economista emérito com ligações ao Alto Minho, é o escolhido, anuncia a "Transportes & Negócios". O “pontapé de saída” para a constituição da Comunidade Portuária foi dado no final de Janeiro, numa reunião havida na sede da administração portuária.

FAP resgata tripulantes de barco espanhol ao largo dos Açores

A Força Aérea resgatou dois tripulantes de uma embarcação espanhola que naufragou ao largo dos Açores. A operação decorreu durante a madrugada a cerca de 30 quilómetros da ilha de Sta. Maria. Os tripulantes forma salvos e estão fora de perigo.
 

Tripulação do FAOLA em dificuldades

A tripulação de um navio do Panamá atracado no porto da Praia, está a ser alimentada com a ajuda da população. A tripulação tem salários em atraso há cinco meses. Declarações de Vieira Branco, comandante da Polícia Marítima.

PORTO DE LEIXÕES QUEBRA RECORDES DE MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM JANEIRO

Mercadoria exportada registou um crescimento de 60% em relação a 2010

O Porto de Leixões teve em Janeiro de 2011 um dos melhores meses da sua história, batendo o recorde de movimentação em vários segmentos de mercadorias. Mais de 1,4 milhões de toneladas de mercadoria passaram por Leixões no primeiro mês deste ano, 320 mil toneladas mais (29%) do que em Janeiro de 2010.

HOJE, EM CIUDAD RODRIGO, COM A PRESENÇA DOS PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ

V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León

Realiza-se hoje, terça-feira, 15 de Janeiro, no Palacio de Montarco, em Ciudad Rodrigo (Espanha), o V Plenário da Comunidade de Trabalho Centro de Portugal-Castilla y León.
Esta Comunidade é dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) e pela Junta de Castilla y León (JCYL).
O Porto de Aveiro (APA) e o Porto da Figueira da Foz (APFF) marcam presença na reunião.

Traficantes de droga colombianos já usam submarinos

O exército colombiano descobriu um submersível usado para o tráfico de droga. O submarino tem a capacidade de transportar certa de oito toneladas de cocaina e pode transitar entre a Colômbia e o México.
O submersível, feito de forma 'caseira', foi encontrado por militares colombianos.
O jornal El Tiempo noticia que os oficiais que encontraram o submergível ficaram surpreendidos com a tecnologia utilizada para fazer a embarcação de mais de 30 metros que é completamente submergível, tornando-se virtualmente indetectável.
 

PARTICIPANTES NO 2.º SEMINÁRIO DO E-80 DEFENDEM

Reforço do transporte intermodal inevitável a médio e longo prazo

Integrado no ciclo de workshops a realizar ao longo de 2011, no âmbito do projecto “Intermodalidade E-80”, os portos de Aveiro, de Leixões e a Zaldeza organizaram a 11 de Fevereiro, em Salamanca, o 2.º Seminário do workshop ”A intermodalidade sob o ponto de vista dos operadores”.

Câmara Municipal adere à Comunidade Portuária de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai integrar a Comunidade Portuária do Porto de Viana do Castelo (APVC). A decisão foi tomada em reunião de executivo e tem como principal objectivo formar uma entidade que promova e dinamize o porto de mar de Viana do Castelo, considerado como “estratégico para o desenvolvimento do concelho” pelo Presidente da Câmara, José Maria Costa.

Universidades portuguesas criam submarino para o Brasil

As unidade de robótica do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) e do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) desenvolveram um robot submarino, o Trimares, que permite inspeccionar barragens e caracterizar as bacias hidrográficas e as suas infraestruturas, de modo a prever possíveis assoreamentos e danos nestas estruturas.

PORTO DE SINES

Viagem Inaugural do megacarrier «MSC Fabiola»

O Porto de Sines recebeu, a 11 de Fevereiro, no Terminal XXI, mais um megacarrier da MSC em viagem inaugural, o navio “MSC Fabiola”, um porta-contentores com bandeira da Libéria, que permite o transporte de 12.562 TEU e ostenta um comprimento fora-a-fora de 366 metros, uma boca de 48,4 metros e um porte bruto de 142.500 Toneladas.

PRODUÇÃO VAI SER ESCOADA PELO PORTO DE AVEIRO

Fábrica de baterias arranca em Cacia

O Primeiro-Ministro considera que Portugal precisa de mais fábricas, mais emprego e mais tecnologia. Em Cacia, no lançamento da primeira pedra da fábrica de baterias para carros elétricos da Nissan, a 11 de Fevereiro, José Sócrates sublinhou a importância deste investimento e da aposta nos carros eléctricos.
 

GARANTE CARLOS ZORRINHO

Portugal terá 1.ª torre eólica flutuante no Verão

A costa portuguesa vai ter no Verão, pela primeira vez, uma torre eólica flutuante, garantiu à agência Lusa, no Porto, o Secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.
"Este Verão teremos a primeira torre eólica flutuante no mar e a seguir vamos abrir concurso para a colocação de mais torres", referiu Carlos Zorrinho, à margem do seminário "O Sector das Energias Renováveis em Portugal e França: Oportunidades e Parcerias", organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa.

SANTA MARIA DA FEIRA

Porto de Sines no Congresso das Exportações

A Presidente do Porto de Sines, Lídia Sequeira, integrou o painel “Logística e infra-estruturas” onde apresentou as principais características desta infra-estrutura, assim como os factores chave que fazem do Porto de Sines líder nacional no total de carga exportada por via marítima.

PARA DESCARREGAR BETUMES DE PETRÓLEO

STELLA ORION no Porto da Figueira da Foz

Depois do STELLA LIRA, coube agora a vez ao STELLA ORION de escalar o Terminal de Recepção de Produtos Betuminosos, da Asfalcentro (Grupo Isidoro), no Porto da Figueira da Foz.
Procedente do porto de Le Havre, em França, o navio, de pavilhão holandês, descarregou um total de de 2972,4 T de betumes de petróleo de duas densidades diferentes.
 

Porto de Leixões à conquista de novos mercados no Brasil

O Porto de Leixões vai participar na mostra de produtos portugueses que a AICEP organiza em São Paulo e em Belo Horizonte, em Maio e Junho, respectivamente. Tendo terminado o ano de 2010 com significativos aumentos do volume de tráfego de mercadorias e movimento de passageiros, o Porto de Leixões vai aproveitar a iniciativa da AICEP para recolher novos clientes naquele importante mercado de forma a manter a tendência de crescimento nos próximos anos.

PÓVOA DO VARZIM

Pescadores preocupados com segurança da barra

Os pescadores da Póvoa de Varzim dizem que a barra está assoreada e muito perigosa e exigem a intervenção do Instituto Portuário e Transportes Marítimos (IPTM). O alerta foi dado pelo presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar que manifesta estar "cansado desta situação que envolve a vida e a sobrevivência da classe piscatória".

 

Aicep ambiciona que exportações alcancem 40% do PIB

O presidente da Agência Portuguesa para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) destacou hoje, 8 de Fevereiro, a retoma da trajetória de crescimento das exportações portuguesas em 2010, apontando a «ambição» de, «a médio prazo», aumentar o seu peso no PIB para 40 por cento.

RTP 1

Governo anuncia novo programa de apoio a exportações

A medida, no valor de 275 milhões de euros, foi anunciada no Congresso das Exportações em Santa Maria da Feira, a 08.02.2011. Perante uma plateia de 1.400 empresários, o Primeiro-Ministro José Sócrates reafirmou que o sector é prioritário para a economia nacional e estabeleceu uma nova meta. Em 2020, as vendas para o exterior deverão representar 40 por cento do PIB.

AVEIRO

Pesca local quer dispensar coletes obrigatórios

A comunidade piscatória da região de Aveiro, uma das mais numerosas de águas interiores e costeiras, aceita com muita relutância a obrigatoriedade de usar coletes de salvamento que entra hoje, 8 de Fevereiro, em vigor.

Total: 4139