Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Confraria Marítima de Portugal visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu, a 5 de Março, a visita da Confraria Marítima de Portugal. Os trinta Confrades presentes no evento foram recebidos por João Franco, Administrador da APS, que apresentou os principais indicadores operacionais que fazem desta infra-estrutura portuária líder nacional em tonelagem de carga movimentada.

Turismo de navegação no Brasil mostra tendência de expansão

O turismo de navegação aumentou, em média, no Brasil, 35% por ano, nos últimos oito anos. Somente em 2010, o crescimento foi de 50%, disse à Agência Brasil o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Rio de Janeiro), Luiz Strauss de Campos.

 

ENTRE 2000 E 2010

Porto de Sines foi a infra-estrutura portuária nacional que mais cresceu

Nesta última década o Porto de Sines consolidou a posição de liderança do mercado nacional de mercadorias movimentadas pelo modo marítimo, comportando um crescimento de 27,8% entre 2000 e 2010, destacando-se, obviamente, o início de operação do Terminal de Gás Natural Liquefeito, em 2003, e do Terminal de Contentores – Terminal XXI no ano seguinte, que contribuíram para que em 2010 o Porto de Sines apresentasse mais 5,5 milhões de toneladas movimentadas do que no ano 2000.

ESTA SEXTA-FEIRA, 11 DE MARÇO, COM A PRESENÇA DO MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS

Lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro

Esta sexta-feira vai proceder-se ao lançamento do concurso público internacional da empreitada para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação do Porto de Aveiro.
A cerimónia, a decorrer no Hotel de Ílhavo, será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
As obras estão orçadas em 35 milhões de euros, sendo o investimento financiado através de fundos comunitários, do orçamento do Porto de Aveiro e de verbas do Estado.
 

ANTÓNIO BROTAS:

«Faz falta uma linha de bitola europeia que ligue Sines ao Poceirão»

"Os espanhóis fizeram-nos o favor de trazer a bitola europeia até Badajoz, sendo que nós só temos que fazer 150 kms de caminho-de-ferro". Quem o disse foi António Brotas, membro da SGL e professor jubilado do IST, no âmbito do terceiro e último tema do ciclo de conferências “China, Panamá, Sines. A rota da seda do séc. XXI?” que a Secção de Transportes da Sociedade de Geografia de Lisboa promoveu.

 

Associação de ex-deputados visita o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita da delegação da AEDAR – Associação dos Ex-Deputados da Assembleia da República. Os antigos parlamentares pretenderam conhecer os desenvolvimentos em curso nesta importante infra-estrutura portuária, nomeadamente as obras em curso no Terminal XXI que, ainda durante este ano, permitirão aumentar significativamente as condições de operação do terminal, nomeadamente a duplicação da sua capacidade.

AICEP lança aplicação «Logística Global»

A aicep Portugal Global desenvolveu uma aplicação para o seu portal que agrega todos os transitários que operam a partir de Portugal para os vários Mercados Externos.
A aplicação “Logística Global” visa ajudar as empresas portuguesas no seu esforço de exportação concentrando num único local informação detalhada sobre cada transitário: mercados para onde opera e meios de contacto.

 

ANTÓNIO MENDONÇA PRESIDE DIA 11 AO LANÇAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL DA EMPREITADA

Porto de Aveiro avança com obras de 35 milhões de euros para ampliação do Molhe Norte e aprofundamento do canal de navegação

Está para breve a abertura do concurso público internacional para a realização de obras no Porto de Aveiro, no valor de 35 milhões de euros, cujo anúncio será feito no próximo dia 11 pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça. Este investimento é financiado através de fundos comunitários, orçamento do Porto de Aveiro e verbas do Estado. 
António Mendonça desloca-se a Aveiro naquele dia para anunciar o lançamento do concurso para a empreitada de reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro.
 

Porto de Setúbal ligado à A2 até final do semestre

O Porto de Setúbal ficará ligado à auto-estrada A2 até ao final deste semestre, por uma via dedicada sem passagem por zonas urbanas. As obras, a cargo da Brisa, encontram-se num avançado estado de execução. Com a sua conclusão, o acesso directo ao Porto de Setúbal passará a ser realizado através de uma via elevada, na zona das portagens de Setúbal, sem cruzamentos.

EMPREITADA DE RECONFIGURAÇÃO DA BARRA DO PORTO DE AVEIRO INTEGRA ESTE AVULTADO PACOTE

Ministério das Obras Públicas com investimentos de 12 mil milhões de euros até 2015

O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações realizará até 2015 investimentos na ordem dos 12 mil milhões de euros, disse hoje o ministro António Mendonça.
"Neste ano, se somarmos todos os investimentos nos setores portuário, aeroportuário, rodoviário, ferroviário, temos um total, num horizonte até 2015, que aponta para 12 mil milhões de euros", afirmou o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
António Mendonça disse ainda que no dia 11 estará em Aveiro para lançar o concurso público internacional da empreitada de reconfiguração da Barra do Porto de Aveiro.

INTEGRADO NO PAINEL «UMA REGIÃO EMPREENDEDORA»

Porto de Aveiro presente no «Congresso da Região de Aveiro»

O Porto de Aveiro (APA) marcou presença no “Congresso da Região de Aveiro”, que decorreu a 24 e 25 de Fevereiro no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
O evento, organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, foi considerado como “da maior importância política e social, na relação de crescimento desta Entidade [CIRA] e da sua Região, com os Cidadãos e as Entidades Parceiras do seu Desenvolvimento”.
 

Rui Raposo eleito Presidente da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio

Rui Raposo, o ex-Presidente da Comissão Técnica do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), foi eleito Presidente da Associação dos Armadores da Marinha de Comércio.

«Cape Mor» ruma para as Canárias

O navio graneleiro "Cape Mor" deixou as águas territoriais portuguesas na madrugada do passado sábado e já deverá estar nas Canárias, onde será alvo de reparação, pondo assim um ponto final a um braço de ferro que durava há cerca de uma semana, com a capitania do Funchal.

NO QUARTO TRIMESTRE DE 2010

Porto de Ponta Delgada cresce 8,9%

O movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada cresceu 8,9% no quatro trimestre de 2010 (414 mil toneladas) em relação a período homólogo do ano anterior, anunciou o Serviço Regional de Estatística.
Das 414 mil toneladas de movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada, nos últimos três meses de 2010, 299 mil toneladas corresponderam a movimento nacional (um crescimento de 3,1%) e 115 mil toneladas a movimento internacional de mercadorias (um crescimento de 27,8%).
 

200 MIL NOVOS POSTOS DE TRABALHO PREVISTOS ATÉ 2014

Indústria naval brasileira ganha impulso com encomendas e contrata 75 mil

Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) brasileira movimenta estaleiros para produção de 46 navios e deve abrir 200 mil postos de trabalho até 2014.
Até agora, mais de 15 mil empregos directos e 60 mil indirectos foram criados e a perspectiva é de que sejam abertos 200 mil novos postos de trabalho até ao final do programa, em 2014.

ALTO MINHO

ESTG e GAC Alto Minho debateram «Novos Negócios do Mar»

“Novos Negócios do Mar” foi o tema do colóquio que decorreu, no dia 10 de Fevereiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), e que contou com mais de meia centena de participantes, sobretudo, alunos do último ano das licenciaturas do IPVC, que poderão vir a criar o seu próprio projecto ligado aos recursos do Mar. A iniciativa contou com o apoio do Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte, que está a ser gerido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho).

Portos nacionais superam 1,4 milhões de TEU

Os portos nacionais movimentaram no ano passado 1,44 milhões de TEU, 15,6% mais do que em 2009 e um recorde absoluto, uma vez que foram largamente superados os números de antes da crise.
Lisboa continuou a ser o porto que mais TEU movimenta. No ano passado foram 512 753. Um crescimento de 2,4%, insuficiente para atingir o resultado de antes da crise. Resultado: Lisboa é também o porto que perde mais quota de mercado neste segmento, tendo passado de 43,8% em 2008 para 35,6% em 2010.
 

SEGUNDO NOGUEIRA LEITE

Porto de Aveiro é alternativa para as cimenteiras

As cimenteiras de Souselas olham o Porto de Aveiro como alternativa, afirmou António Nogueira Leite, presidente da associação Oceano XXI no Congresso da região de Aveiro. Nogueira Leite, que falou sobre o cluster do conhecimento e da economia do mar, apontou a necessidade do porto de Aveiro poder atrair navios de maior dimensão, objectivo para o qual são imprescindíveis as dragagens e o prolongamento do molhe norte.

 

Porto de Leixões dá sinal positivo da economia portuguesa

É um sinal positivo para a economia portuguesa a partir do porto de Leixões, em Matosinhos. A actividade de exportação cresceu 60% na maior porta de saída do país. Declarações de João Matos Fernandes, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Leixões (APDL); Cte. António Gomes, Director de Operações Portuárias;  Nuno David, Director de Operações Adjunto.
Jornal da Tarde, RTP1, 24.02.2011
 

Porto de Sines no SISAB 2011

O Porto de Sines esteve presente no SISAB – Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas, que decorreu em Lisboa, de 21 a 23 de Fevereiro, com o objectivo de apoiar a internacionalização das empresas portuguesas que, dada a conjuntura económica actual, e tendo em vista a expansão dos seus negócios, procuram novos mercados e clientes no estrangeiro.

Total: 4119