Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




O MAR A BANHAR O INTERIOR

Berrelhas assegura transporte para praia de Mangualde

A Empresa Berrelhas vai ser a transportadora oficial da primeira praia artificial da Europa, em Mangualde, tendo assinado um contrato de exclusividade com a promotora da infraestrutura de lazer, a Live It Well Events. A transportadora vai assegurar o transporte da população da região até ao recinto do Live Beach.

Dia da Marinha tem este domingo o seu ponto alto

As comemorações do Dia da Marinha, que decorrem na cidade de Setúbal, têm o seu ponto alto este domingo, 22 de Maio, e contarão com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello e do Almirante-Chefe do Estado-Maior da Armada, José Saldanha Lopes.
O programa completo das comemorações deste domingo tem uma forte agenda de actividades. Pelas 10h00, na Igreja de S. Julião, realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Segue-se às 11h30 a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Setúbal, junto da Capitania do Porto de Setúbal, durante a qual o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, irá proferir uma alocução.

SEGUNDO A GREENPEACE

Conserveira açoriana comercializa o atum «mais sustentável do mundo»

O atum capturado pelo sistema 'salto e vara' nas embarcações da Conserveira Santa Catarina, em S. Jorge (Açores), é "o mais sustentável do mundo", segundo a organização ambientalista Greenpeace, que distinguiu a marca que o comercializa em Inglaterra.
"É um prémio importante porque, num mundo onde a concorrência é cada vez maior, arranjamos maneira de ver valorizado e publicitado o nosso produto", afirmou Pedro Pessanha, administrador da conserveira, em declarações à Lusa.

Jornalistas navegaram na «Sagres»

A convite da Marinha, os jornalistas foram levados a visitar o navio-escola "Sagres" e a navegar do Porto de Sesimbra até Setúbal, onde decorrem várias actividades comemorativas do Dia da Marinha que tem o seu ponto alto este domingo.
Sardinha Monteiro comanda o navio há poucos dias e não esconde o orgulho que tem: "Estive no ‘Sagres' pela primeira vez, em 1988, tinha 19 anos. Era cadete. Agora volto como comandante do mais emblemático navio da Marinha Portuguesa. É um grande orgulho".
 

AVEIRO

Região recebe 32 eventos náuticos nos próximos meses

O Turismo do Centro anunciou esta sexta-feira a realização de 32 eventos náuticos na região da ria de Aveiro nos próximos meses. O cartaz compreende um “conjunto de eventos com impacto na economia turística regional que afirma o centro de Portugal como um destino de excelência para o turismo náutico”, disse o presidente da instituição, Pedro Machado.

Missão Oficial de Zhuhai e de Macau visita Sines

A delegação pretendeu conhecer as condições desta área com vista à potencial instalação de empresas orientais na ZILS, utilizando o Porto de Sines como porta de entrada e saída de mercadorias.

Porto de Setúbal ligado à A2

O Porto de Setúbal já está ligado à auto-estrada A2 por uma via dedicada sem passagem por zonas urbanas, concluídos que estão os trabalhos de construção da ligação entre o Alto da Guerra (EN10) e a A12 – Auto-estrada Setúbal/Montijo, abrindo à circulação no passado dia 19.

Carlos Vasconcelos defende «complementaridade» no transporte do Corredor E-80

Aveiro foi o palco escolhido para o primeiro Workshop do Grupo de Trabalho 1 do Projeto Intermodalidade E80, congestionada via de trânsito internacional que une a costa Atlântica portuguesa com a Europa Central e Setentrional, atravessando a Península Ibérica. O projecto junta importantes agentes do Corredor E-80: APA, APDL e ZALDESA.

Santos Silva quer facilitar actividade económica ligada ao mar

O ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, defendeu a necessidade de facilitar as actividades económicas ligadas aos recursos marinhos e apelou à participação na consulta pública do programa "simplex do mar".
O Ministro da Defesa Nacional discursava na cerimónia comemorativa do Dia Europeu do Mar que se assinalou ontem, 20 de Maio, nas instalações da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, em Oeiras.

APRESENTAÇÕES JÁ DISPONÍVEIS NA WEB

Workshop do projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II, em Aveiro

Já se encontram disponíveis, na web, os ficheiros de suporte (pdf e powerpoint) às apresentações efectuadas no 1º workshop dos grupos de trabalho 1 e 2 do projecto “Intermodality E-80”. Inserido no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns, que decorreu dia 19 de Maio, em Aveiro.

TERMINA ESTE DOMINGO

Acção de limpeza das praias entre Tróia e Melides

O projecto de voluntários "Brigada do Mar" tem conduzido, desde 7 de Maio, uma acção de limpeza ao longo dos 45km da Frente Atlântica, no concelho de Grândola, entre as praias de Tróia e Melides. "O objectivo é retirar os detritos do areal, que serão recolhidos pelas entidades responsáveis e devidamente seleccionadas para efeitos de reciclagem", explicam os responsáveis. A iniciativa termina este domingo, 22 de Maio.

Workshop «A-Guidance e Ecossistema de Transporte»

Realizou-se recentemente, no auditório do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente do IPTM, em Paço de Arcos, o Workshop “A-Guidance e Ecossistema de Transporte”. Como conclusão, após identificação de áreas de interesse comum, nomeadamente dos Sistemas VTS (costeiro/portuário) e da Janela Única Portuária, o IPTM, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores da Marinha de Comércio e a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal manifestaram interesse em participar no Fórum Ecossistema de Transportes, no seio da Associação ITS-Portugal.

FOTOS JÁ DISPONÍVEIS NA WEB

Debate do projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II, em Aveiro

Já se encontra disponível, na web, site contendo reportagem fotográfica detalhada do 1º workshop dos grupos de trabalho 1 e 2 do projecto “Intermodality E-80”. Inserido no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns, decorreu ontem, 19 de Maio, em Aveiro.

HOJE, 20 DE MAIO

Sociedade de Geografia comemora Dia Europeu do Mar

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL) realiza uma sessão comemorativa do Dia Europeu do Mar, organizada com o apoio do Governo Regional dos Açores (GRA) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), hoje, dia 20 de Maio, com início às 16h30.

ESTE DOMINGO, 22 DE MAIO

III Itinerário Cultural e Patrimonial na Marinha - Visita guiada

Inserido na Agenda Cultural de Marinha para 2011, realiza-se, este domingo, 22 de Maio, o 3.º “Itinerário Cultural e Patrimonial – Visita Guiada”, englobando edifícios da Marinha de significativo e reconhecido valor histórico e patrimonial, em Lisboa.
O “Itinerário”, para um mínimo de 10 e um máximo de 30 pessoas, será permanentemente acompanhado e incluirá visitas guiadas ao Hospital da Marinha, no Campo de Santa Clara, ao Instituto Hidrográfico, na Rua das Trinas, e às Instalações Centrais da Marinha, junto à Praça do Comércio (área do antigo Arsenal Real da Ribeira das Naus).

Dinamarca vai reivindicar o Pólo Norte

A Dinamarca tenciona reivindicar o Pólo Norte, revela no seu site o jornal dinamarquês Information, citando um documento estratégico do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

 

APSS disponibiliza serviços no Portal do Cidadão

A APSS está presente no Portal do Cidadão, desde o início de 2011, como entidade prestadora de serviços. A partir do dia 11 de Maio, a empresa passou a disponibilizar um pacote de serviços electrónicos, sendo a primeira administração portuária a oferecer essa ferramenta aos utentes do Portal.

Porto de Leixões acelera crescimento em Abril

O movimento de mercadorias no Porto de Leixões soma 5,46 milhões de toneladas nos primeiros quatro meses do ano, mais 13%, ou cerca de 600 mil toneladas que em igual período do ano passado. Os granéis sólidos são os principais responsáveis pela boa performance do porto nortenho, com um aumento acumulado de 68% para os 1,01 milhões de toneladas (629 mil toneladas há um ano).

HOJE, 19 DE MAIO

Aveiro debate projecto de intermodalidade E-80, do programa Marco Polo II

O Porto de Aveiro leva a efeito hoje, dia 19 de Maio, o 1º workshop dos grupos de trabalho 1 e 2 do projecto “Intermodality E-80”, o qual se insere no Programa Marco Polo II, no âmbito das medidas de aprendizagem comuns.

Pórtico panamax construído pela Eurocrane no Porto de Aveiro já chegou a Sète

Está já em fase final de preparação para entrar ao serviço o pórtico panamax construído pela Eurocrane no Porto de Aveiro. Perante a aceleração do crescimento do fluxo de tráficos contentorisados, a administração portuária de Sète investiu em conjunto com o GF Group neste pórtico, cujo custo ascendeu a 6,5 M€.

Total: 4332