Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Olhão alarga oferta da marina

Cubimarina deverá ser a entidade exploradora da Marina de Olhão. Enquanto se aguarda a entrega de concessão, depois, é esperar mais um ano para que a oferta aumente para uma capacidade de 560 barcos. Construída pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), a Marina de Olhão está a aguardar que a concessão de exploração seja entregue o mais breve possível para que a capacidade seja aumentada de 360 lugares de barcos para os 560, isto é, mais 30%.
 

Porto de Lisboa supera os 2,9 milhões de toneladas até Março

O movimento de mercadorias no porto de Lisboa atingiu os 2,92 milhões de toneladas no primeiro trimestre, de acordo com os números provisórios disponíveis. Relativamente ao período homólogo de 2010 verifica-se um crescimento de actividade na ordem dos 4%, com um ganho de cerca de 110 mil toneladas.

 

Tráfego de contentores sobe 17% em Leixões

Depois de um primeiro trimestre recorde, o TCL registou em Abril um crescimento homólogo de 17% no movimento de contentores, anunciou a empresa concessionária de Leixões. Em Abril, o TCL movimentou 43 304 TEU, correspondentes a 27 183 contentores, resultado que supera largamente o realizado nos meses homólogos dos anos anteriores, mesmo antes da crise que assolou a actividade.

HOJE, 3 DE MAIO, EM VIGO

Workshop «Mobilidade na Euroregião Galiza-Norte de Portugal: Problemas e Soluções»

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial organiza hoje, 3 de Maio, em Vigo, um workshop subordinado ao tema “Mobilidade na Euroregião: Problemas e Soluções”.

JÁ DISPONÍVEL NA WEB

Relatório de Actividades da Marinha do Tejo em 2010

Mercê de muitas boas vontades e empenho, a Marinha do Tejo tem vindo a desempenhar um papel crescente na reafirmação das tradições marítimas e fluviais viva do Tejo, com destaque para a reorganização e regulamentação da frota de embarcações tradicionais de vela e promoção da cultura do rio, com a realização de inúmeros eventos, regatas, etc...
 

OLHÃO

Stand da EMAM na ExpoMar atrai milhares de visitantes

A Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) esteve em Olhão para participar na oitava edição da ExpoMar. Esta feira dedicada ao Mar e actividades náuticas teve lugar entre os dias 7 e 10 de Abril e decorreu no Jardim Pescador Olhanense.

PÊRA

Festival desmistifica segredos das esculturas em areia

Quarenta mil toneladas de areia já começaram a ganhar vida em Pêra, concelho de Silves, onde está a ser erguida a maior cidade do mundo construída em areia. Trata-se de mais uma edição do Festival Internacional de Escultura em Areia (FIESA), que este ano vai permitir aos visitantes assistirem ao vivo ao trabalho de escultores de vários países.

VEJA O VÍDEO

Chegou a Portugal o submarino Arpão

O submarino Arpão, o segundo novo equipamento militar do género para a Marinha portuguesa, passou este sábado ao largo de Cacilhas, Almada, antes das 10:00, em direcção à Base Naval de Lisboa, no Alfeite.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PORTOS DE RECREIO

Órgãos Sociais eleitos para o Triénio 2011-2013

Realizou-se no dia 28 de Março de 2011, nas instalações da APL, S.A. a Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Portos de Recreio - APPR para a apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas de 2010 e a eleição dos corpos gerentes para o triénio 2011-2013.

UMA MARGEM D'OURO

Gaia e Instituto Portuário assinam acordo de cooperação

O Município de Gaia e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos assinaram um acordo de cooperação institucional para a requalificação dos cais fluviais de Crestuma e de Avintes.

EM CASCAIS

Casamento debaixo de água

Um casamento subaquático é um acontecimento no mínimo original. O noivo, um instrutor de mergulho, pediu a sua noiva em casamento e realizaram a cerimónia no fundo do mar sob o olhar atento dos convidados que seguiam a bordo de um barco.

ABERTO CONCURSO PÚBLICO

Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja – Cais da Ribeira do Mourão e Esteiro de Veiros

O projecto destina-se a requalificar e valorizar sistemas lagunares adjacentes à Ria, com vista à conservação dos seus valores naturais e promoção da sua vivência, assim como dotar estas frentes lagunares de condições de vivência e usufruto pela população e visitantes, permitindo uma ligação de qualidade com o espaço da Ria.

ALBUFEIRA: INVESTIMENTO DE DOIS MILHÕES PARA PROLONGAR MOLHE

Porto de pesca vai ser corrigido

O porto de pesca de Albufeira foi inaugurado com uma entrada de barra virada a sueste. Oito anos depois, o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) prepara uma intervenção para corrigir um problema que tem impedido o funcionamento normal da infra-estrutura.

ORGANIZADO PELO PORTO DE LEIXÕES

Seminário «A Intermodalidade Ferro–Marítima: Oportunidades de Melhoria»

A 29 de Abril realizou-se no Porto de Leixões o seminário dedicado ao tema “A Intermodalidade Ferro – Marítima: Oportunidades de Melhoria”. Este seminário está inserido no projecto Intermodalidade E-80 apoiado pelo Programa Marco Pólo II da União Europeia e visa estudar os constrangimentos que actualmente se verificam ao transporte de mercadorias no eixo viário E-80, bem como estudar e propor alternativas intermodais, quer de base marítima, quer de base ferroviária.
 

Omdesign cria para o porto de Leixões

A agência portuense Omdesign é responsável pela imagem criada para a inauguração do novo cais de cruzeiros do porto de Leixões, oficialmente inaugurado a 28 de Abril, tendo desenvolvido vários suportes de comunicação promocional para o evento.

Submarino «Arpão» chega hoje a Portugal

O submarino "Arpão", o segundo novo equipamento militar do género para a Marinha portuguesa, chega a Portugal este sábado de manhã, confirmou à agência Lusa fonte da Armada.

EM LAS PALMAS

I Congresso de Portos do Atlântico Médio

A adaptação histórica dos Portos do Atlântico Médio à realidade turística e as estratégias comuns de actuação no desenvolvimento do turismo de cruzeiros foi o tema abordado pelosPresidentes das Autoridades Portuárias da Madeira, Las Palmas e Tenerife no primeiro congresso destes portos que decorreu em Las Palmas, com o tema Cidade-Porto-Estratégias e Confluências a abrir os trabalhos.
 

C&W apresenta ranking dos operadores logísticos

A consultora imobiliária global Cushman & Wakefield associou-se à revista Logística Moderna na realização de um inquérito aos operadores logísticos activos no mercado nacional, do qual resultou o "Ranking dos Operadores Logísticos".

MONTAGEM INTEGRAL NO PORTO DE AVEIRO - EXPORTAÇÃO PIONEIRA EM PORTUGAL

Pórtico para carga e descarga de contentores segue para França

Um pórtico para carga e descarga de contentores de navios post-panamax segue no início da próxima semana para França, no navio “Jumbo Shipping” FAIRPLAYER. A estrutura gigante, pesando mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa EUROCRANE, numa longa e delicada operação, iniciada no passado dia 3 de Janeiro, com a instalação dos estaleiros.

Portugal é o melhor destino turístico para o World Travel Guide

O país é descrito como “um dos diamantes em bruto da Europa”, combinando “cidades vibrantes” com “aldeias tradicionais e tesouros históricos espalhados pela paisagem”, além de um vasto conjunto de locais que são Património da Humanidade, refere a página.

Total: 3979