Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Aveiro recebeu navio com maior carga de produtos siderúrgicos

O Porto de Aveiro bateu um novo record na atividade de movimentação de carga. Desta vez ao receber o maior navio de sempre de produtos siderúrgicos.
Segundo informa a administração portuária, na quarta-feira, dia 10, o navio ‘Vitosha’ escalou o Porto de Aveiro carregado com 26.078 toneladas de produtos siderúrgicos.

Grupo ETE ganha concurso para construção do primeiro ferry 100% eléctrico em Portugal

Os estaleiros Navalrocha e Navaltagus, do Grupo ETE, ganharam o concurso que assegurará a construção do primeiro ferry eléctrico em Portugal.

Em comunicado, o grupo vinca que o projecto «vem destacar as fortes competências de Engenharia Naval do Grupo ETE», sendo «mais um passo na reafirmação do compromisso do Grupo com o distrito de Aveiro, onde está presente desde há mais de três décadas». O novo ferry, que integrará a operação Aveirobus, fará a ligação diária entre S. Jacinto e o Forte da Barra, em Aveiro.

Península Ibérica é uma das principais origens e destinos do transporte com temperatura controlada

A DB Schenker fez um balanço do ano, após meses de intensas mudanças causadas pela pandemia de Covid-19, revelando um crescimento positivo no segmento de transporte marítimo com um aumento de 3%, acrescentando 58 mil TEU (unidade de medida em Sea Freight) mobilizados na Península Ibérica em 2020.

UM OLHAR SOBRE O FUTURO DE SINES

«Um porto para o mundo» que tem todo um mundo dentro de si

A 4 de Março, a APAT organizou a primeira jornada do segmento ‘Conversas Fora de Bordo‘, no qual se pretende juntar os parceiros logísticos em torno dos novos desafios do sector, tendo como grande meta debater novas fórmulas de captação de carga. José Luís Cacho, Presidente da Administração do Porto de Sines, foi um dos oradores em destaque – a sua intervenção analisou o futuro do Porto de Sines e as orientações, brotadas no novo plano estratégico, para fazer evoluir a infra-estrutura portuária.

EDIÇÃO N.º 126

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Fevereiro 2021

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 126. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Estaleiros navais de Viana do Castelo com papel de proa na transição Energética

Teve lugar a segunda operação de transição energética do sistema de propulsão para utilização de gás natural em embarcações, operada nos Estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo – mais um reflexo do papel crucial da infra-estrutura no processo de transição energética.

O ferry ‘Martín i Soler’, de 165 metros e com capacidade para transportar 1200 passageiros e cerca de 560 veículos, pertencente ao Grupo Baleària, encontra-se desde inícios de Novembro de 2020 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo para reconversão e modernização.

Movimento de mercadorias no porto de Ponta Delgada cresceu 26%

O movimento de mercadorias no Porto de Ponta Delgada cresceu 26,7% no 4º trimestre do ano passado, segundo dados agora divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Foram 406 mil toneladas de mercadorias movimentadas, sendo 106 mil carregadas (+24,7%) e 300 mil descarregadas (27,5%).

PORTO DO CANIÇAL

Quase 10 milhões de investimento em 5 anos

O Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira visitou o terrapleno nascente do Porto do Caniçal que foi reabilitado pela APRAM, SA, com o objetivo de evitar ou minimizar os galgamentos que ocorrem durante os períodos de ondulação forte de sudoeste.
Pedro Calado referiu que este foi um investimento de 1,2 milhões de euros.

EURICO BRILHANTE DIAS (PT) E TEREZA CRISTINA (BR)

Governantes de Portugal e do Brasil empenhados na promoção de Sines como hub europeu para o agronegócio brasileiro

Representantes do complexo portuário, logístico e industrial de Sines participaram no webinar “Sines – Hub Europeu para o Agronegócio Brasileiro”, que se realizou esta sexta-feira, dia 12 de março, num evento que reuniu mais de 100 representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações setoriais e exportadores brasileiros que atuam no setor agroalimentar.

A abertura do evento esteve a cargo de Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado para a Internacionalização do governo de Portugal e a sessão de encerramento foi presidida pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina, o que demonstra o comprometimento dos governos dos dois países em potenciar este relacionamento.

PORTO DE AVEIRO

ZALI adjudicada por 3,548 milhões de euros

A Administração Portuária de Aveiro (APA) adjudicou a obra de construção da segunda fase das infraestruturas da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro (ZALI). A empresa Construções Carlos Pinho fará a obra que foi adjudicada por por 3.548.400 euros. O prazo de execução é de 295 dias.

SILOPOR TRAFARIA MOVIMENTA MAIS DE 100 MIL TONELADAS

No início do corrente mês de março, em plena crise pandémica, o Terminal de Granéis Alimentares da Trafaria volta a demonstrar a sua vitalidade e capacidade de resposta, decorridas mais de três décadas desde a sua criação.

O terminal está a proceder à descarga de dois graneleiros, em simultâneo, o CRIMSON EMPRESS, agenciado pela Wilhelmsen Ships Service Portugal, S.A., com 66.000 toneladas de milho a bordo, e o PILION, agenciado pela Ocidenave-Navegação, Lda., com 40.504 toneladas de soja a bordo.

Governo autoriza dragagens em portos do Norte durante três anos

O Governo autorizou dragagens de manutenção dos portos de pesca da região Norte, entre 2021 e 2023, de mais de 4,1 milhões de euros, de acordo com uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República.

De acordo com o documento, assinado pelo primeiro-ministro, António Costa, e datado de 25 de fevereiro, o Governo autoriza "a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a realizar a despesa relativa ao contrato de empreitada de dragagens de manutenção dos portos de pesca do Norte para o triénio 2021-2023, até ao montante global de 4.159.348,00 euros, ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor".

Theo Notteboom realça «resultados positivos» dos portos lusos e destaca recuperação de Sines

O especialista em Economia Portuária e Marítima, Theo Notteboom, analisou a movimentação de contentores nos portos europeus durante o ano de 2020 – um dos destaques da análise focou-se no desempenho, geralmente positivo, dos portos portugueses, e, em particular, na recuperação operada pelo líder no segmento contentorizado: o Porto de Sines.

MINISTRO DO MAR:

Economia azul portuguesa pode impulsionar positivamente o progresso social e económico

O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos acredita que “os sectores da economia azul portuguesa podem impulsionar positivamente o progresso social e económico numa economia totalmente sustentável, valorizando o capital natural marinho e os serviços ecossistémicos que o oceano fornece”. A declaração foi proferida durante o evento Blue Economic Forum: O Caminho para a Recuperação Verde, organizado pelo Delphi Economic Forum e o Institute for Sustainable Development of EPLO – European Public Law Organisation.

DGRM renova certificação da qualidade e estende âmbito às áreas inspetivas de Leixões, Açores e Madeira

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) renovou a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, após sete dias de auditorias realizadas pela entidade certificadora SGS.

As auditorias incidiram sobre os processos pertencentes ao âmbito do Sistema de Gestão e sobre os serviços desenvolvidos a partir da sede da DGRM, tendo, pela primeira vez sido também contemplando os serviços realizados a partir das Áreas Inspetivas desta Direção-Geral em Leixões nos Açores e na Madeira.

GESTORA PÚBLICA FOI CONDECORADA POR DOIS PRESIDENTES DA REPÚBLICA

Lídia Sequeira deixa a administração dos portos de Lisboa e Setúbal

Os últimos dias davam já a indicar que a experiente Lídia Sequeira estaria em vias de deixar a liderança da administração dos portos de Lisboa e Setúbal; agora, a cessação de funções da gestora – cujo trajecto na gestão pública é longo e recheado de marcos –, é oficial.

CNDT realizou primeira reunião de 2021

A Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização dos Transportes e Logística (CNDT), presidida pela DGRM, realizou a sua primeira reunião de trabalho de 2021, na qual foram apresentados e debatidos os principais desafios que se colocam aos setores dos transportes e da logística, com grande enfoque no transporte marítimo, portos e transporte terrestre.

AÇORES

Porto da Praia recebe navio directo de Leixões

O Porto da Praia da Vitória tem, desde fevereiro, ligações directas semanais de navios de carga a partir do Porto de Leixões. A decisão está relacionada com as obras no Porto de Ponta Delgada.
“A origem desta ligação prende-se com a falta de cais disponível no porto de Ponta Delgada. Devido à obra que decorre, atualmente, nesse porto, que terá a duração de cerca de três anos, deixou de ser possível operar, em simultâneo, mais de dois navios de cabotagem insular de contentores”, avança a Portos dos Açores.

Nova linha Évora-Elvas/Caia

Obras prosseguem a bom ritmo apesar da pandemia

As obras de construção da nova linha férrea entre Évora e Elvas/Caia, inserida no futuro Corredor Internacional Sul, seguem sem entraves de maior, apesar da pandemia de COVID-19: aquela que foi caracterizada como «a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos em Portugal» segue o seu rumo de aproximar a região alentejana da Europa. A nova Linha de Évora, que começa a tomar forma, vai ter uma extensão total de cerca de 100 quilómetros e integra o chamado Corredor Internacional do Sul (CIS), entre Sines, Poceirão e Badajoz.

PORTINHO DE PESCA DE VILA PRAIA D'ÂNCORA

Desassoreamento de 1,6 milhões de euros começa em Maio

A obra de desassoreamento do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora, da responsabilidade da Polis Litoral Norte, deverá arrancar em maio, num investimento de 1,6 milhões de euros, revelou o Presidente da Câmara de Caminha.

Total: 5165
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 [17] 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259