Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Empresa de energia renovável investe 5,2 ME numa fábrica de hidrogénio verde em Sines

A KEME Energy, empresa portuguesa que implementa projectos de autoconsumo de energia renovável, vai investir 5,2 milhões de euros na instalação de uma fábrica de produção de hidrogénio verde em Sines.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a aicep Global Parques precisou que o investimento visa a instalação de “uma fábrica de produção de hidrogénio verde por electrólise foto electroquímica, compressão e armazenamento em garrafas PED” na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras avança em Torres Vedras

A obra de reabilitação do antigo posto da guarda fiscal de Porto Novo para a criação no mesmo do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras está a ter início, anuncia a Câmara Municipal de Torres Vedras. A cerimónia de assinatura do auto de consignação para a execução da respectiva empreitada realizou-se no dia 1 de Fevereiro, num dos edifícios onde a mesma tem lugar. O objectivo é a disseminação de conhecimento para a comunidade.

A 23 DE FEVEREIRO

Workshop «Energias Renováveis Oceânicas»

O BBVA e o CoLAB +ATLANTIC promovem o Workshop "Energias Renováveis Oceânicas" que decorrerá online no dia 23 de fevereiro entre as 10h00 e as 12h30.
Esta iniciativa está inserida num ciclo de cinco Workshops: "Economia Azul - Desafios e oportunidades para Portugal", que promoverá a interação entre os diversos agentes ligados ao setor do Mar, promovendo o diálogo e a troca de ideias, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento sustentável da Economia Azul, e antecede a "Ocean Conference 2022", organizada pelas Nações Unidas, agendada para o mês de junho em Lisboa.

Porto de Setúbal cresce 4,7% em 2021

O Porto de Setúbal cresceu 4,7% em 2021, com um total superior a 6,5 milhões de toneladas movimentadas num ano que ficou marcado pela grande resiliência e dinamismo dos parceiros da Comunidade Portuária de Setúbal, apesar da pandemia e dos constrangimentos dela derivados.

Este crescimento do volume de carga foi impulsionado principalmente pelo segmento da carga geral, que registou um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando cerca de 3,7 milhões de toneladas. A carga fracionada registou um crescimento de 35%, ultrapassando 1,5 milhões de toneladas movimentadas.

PORTOS DA MADEIRA

Excepções em dias de tempestade

O mar agitado impediu na semana de 16 a 22 de janeiro que os navios de carga acostassem no Porto do Caniçal e por isso, a APRAM preparou uma operação excecional de descarga de mercadorias no Porto do Funchal, para o desembarque, primeiro, de produtos prioritários, como gado vivo, frescos e contentores de gás necessários para a empresa de eletricidade.

Navio-escola Sagres da Marinha celebra 60 anos com a Bandeira Portuguesa

Foi no dia 8 de fevereiro de 1962 que o NRP Sagres içou, pela primeira vez, a Bandeira Portuguesa. Faz, esta terça-feira, sessenta anos. O momento teve lugar, à época, no Rio de Janeiro, na sequência do processo de aquisição ao Brasil.

São 60 anos a cumprir a missão de Escola de Mar dos futuros oficiais da Marinha e a contribuir para a Política Externa Portuguesa, de onde se destaca “o mundo de expressão portuguesa”; “o acompanhamento e a valorização das comunidades portuguesas” e a “internacionalização da economia”.

09 DE FEVEREIRO - DAS 09H00 ÀS 12H30

APDL ORGANIZA RECOLHA DE SANGUE

A dádiva de sangue na APDL é uma iniciativa que já se realiza há vários anos e com resultados dos quais nos devemos orgulhar. Registamos cerca de 200 potenciais dadores, 150 colheitas e 45 novos dadores.

Fomos obrigados a uma paragem pelos motivos que todos bem conhecemos; contudo, este ano, continuaremos a dinamizar estas iniciativas e anunciamos que a próxima dádiva será já no próximo dia 09 de fevereiro, das 09h00 às 12h30, no Auditório Infante D. Henrique, instalações da APDL, em Leça da Palmeira.

Porto de Sines e ZILS presente na Expo Dubai

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove a maior missão de internacionalização dos principais equipamentos e recursos associados à região do Alentejo, tais como o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines ou o Aeródromo de Ponto de Sor e o Aeroporto de Beja, no Pavilhão de Portugal da EXPO Dubai 2020, até 11 de fevereiro.

DGRM com nota positiva em todos os parâmetros de Gestão do Estado de Bandeira

O relatório Shipping Industry Flag State Performance Table - 2021/2022, emitido pela International Chamber of Shipping (ICS), coloca Portugal com boa performance na gestão do Estado de Bandeira, atribuindo-lhe nota positiva em todos os parâmetros de medição.

Navios em operação a nível mundial são inferiores às necessidades

Os mercados globais estão a funcionar com menos navios do que deveriam. A escassez de aço tem dificultado a construção e o preços dos fretes marítimos disparou em 2021 e no início deste ano.

APDL FAZ BALANÇO DE 2021

LEIXÕES REGISTA NOVOS MÁXIMOS EM CONTENTORES E RO-RO

O Porto de Leixões movimentou 15,2 milhões de toneladas de carga em 2021, destacando-se novos máximos na carga contentorizada e no ro-ro e um forte crescimento na carga fracionada e nos granéis sólidos.

Na carga contentorizada, o movimento anual atingiu 717 954 TEUs (+2%) correspondendo a 7,1 milhões toneladas (+1,5%). No ro-ro foi superada, também pela primeira vez, a barreira de 71 mil unidades ro-ro (+12,2%) correspondendo a 1,5 milhões de toneladas movimentadas (+14,8%).

Porto de Lisboa mantém rota de crescimento | Carga aumenta 5% em 2021

O Porto de Lisboa confirmou, em 2021, a recuperação gradual da sua atividade, registando mais de 9,4 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a dezembro e um crescimento de 5%.

José Castel Branco, da APL – Administração do Porto de Lisboa, sublinha que «os valores referentes aos últimos meses do ano evidenciam um aumento expressivo na movimentação da carga contentorizada em Lisboa, demonstrando a capacidade de recuperação e resiliência do porto ao serviço das empresas importadoras e exportadoras localizadas na sua área de influência».

Porto de Sines e ANTRAM juntos na melhoria do acesso à portaria rodoviária do Terminal XXI

Numa iniciativa conjunta entre o Porto de Sines e a ANTRAM, teve lugar uma ação de sensibilização para a utilização da Express Gate na portaria rodoviária do Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI.

A Express Gate é uma das soluções tecnológicas que permitem agilizar o processo de entrega e levante de contentores no Terminal XXI, sendo possível realizar agendamentos prévios, de acordo com a disponibilidade do terminal, por forma a reduzir tempos de espera, agilizando processos e contribuindo para o aumento da eficiência, ao longo de toda a cadeia logística.

DGRM congratula-se com retoma de apoios a praticantes portugueses na marinha mercante

Cerca de 11 anos depois da última atribuição de subsídios a embarques de praticantes de oficiais da marinha mercante, realizou-se, dia 31 de janeiro, a cerimónia de assinatura dos primeiros novos contratos de bolsas a praticantes para embarque de oficiais de pilotagem ou de máquinas, de nacionalidade portuguesa.

No início do período da Troika os subsídios para embarques até 12 meses dos praticantes foram interrompidos e até à atualidade nunca mais tinham sido repostos. Finalmente, foram ontem assinados os primeiros contratos de atribuição de bolsas para praticantes, devendo seguir-se outros contratos que serão assinados a curto prazo.

APDL anuncia dragagens de manutenção dos fundos do Porto de Leixões

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. iniciou segunda-feira os “habituais trabalhos de dragagem de manutenção de fundos do Porto de Leixões”.

Os trabalhos serão feitos com recurso à draga de sucção em arrasto Viking R, sendo que “a avaliação da qualidade e classificação dos sedimentos dragados é efectuada pelo IHRH – Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de acordo com o disposto na Portaria nº 1450/2007”, refere a APDL.

Registo Internacional de Navios da Madeira sofre alterações

O Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) sofreu alterações conforme consta de um Decreto-Lei, publicado em Diário da República.

As alterações foram efetuadas numa alínea referente à possibilidade de criação de “um grupo técnico composto por um mínimo de dois e um máximo de cinco especialistas, consoante as necessidades técnicas requeridas, designados por despacho do membro do Governo Regional da Madeira responsável pelos encargos com o apoio funcional à comissão técnica, sob proposta conjunta da comissão técnica e da DGRM”, com o intuito de “assegurar os padrões de qualidade e segurança marítima”.

SAIBA PORQUÊ

As baleias comem debaixo de água, mas não se afogam

As baleias, conhecidas como gigantes dos mares, podem chegar aos 30 metros de comprimento e pesar 200 toneladas. Embora com um peso destes seja difícil irem ao fundo, sempre que se alimentam, estes mamíferos engolem muita água junto com o krill – por vezes uma quantidade maior do que o próprio corpo. Então como é que não se afogam?

DGRM autorizada a contratualizar quatro milhões de euros para manutenção dos Portos do Centro

O Conselho de Ministros, através da Resolução do Conselho de Ministros - RCM n.º 15/2022, de 27 de janeiro, autorizou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) a contratualizar trabalhos de manutenção plurianuais para o triénio 2022-2024 nos Portos do Centro, no valor de quatro milhões de euros.

Estão englobados nesta autorização os portos da Nazaré, São Martinho do Porto, Peniche e Ericeira, os quais poderão ver aplicado adequadamente o Plano Nacional de Dragagens, no sentido de manter as cotas de serviço nos diferentes portos e as boas condições de segurança marítima.

Porto de Viana do Castelo carrega 28 bobines gigantes para as Caraíbas

São 28 as bobines de grandes dimensões carregadas no Porto de Viana do Castelo, numa operação de carga de projetco com destino às Caraíbas.

De acordo com a entidade portuária, esta operação surge na sequência da escala do navio ANNEMIEKE no Porto de Viana do Castelo, que, depois de devidamente carregado, zarpa para o porto de Chaguaramas, em Trinidad e Tobago.

STEPHEN MORAIS:

Portugal pode ter empresas à escala mundial na economia do mar

O CEO da Indico Capital Partners considera que a necessária resolução de problemas ambientais está a fazer emergir uma série de oportunidades de investimento em tecnologia e inovação. Uma grande oportunidade para Portugal, dada a sua grande exposição ao mar.

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