Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TEMPORAL NA MADEIRA

Dragagens atingiram um volume de 150.000 m3

O financiamento do Fundo de Solidariedade da União Europeia no valor total de 3.473.020,00 euros, destinado ao projecto "dragagens e limpezas imediatas nos diversos portos da Região Autónoma da Madeira" chegou ao fim, faltando apenas o pagamento da última tranche de 15%. O projecto surgiu na sequência dos temporais de 20 de Fevereiro de 2010 e teve como objectivo a reposição operacional dos portos madeirenses.
Os trabalhos de dragagem efectuados atingiram um volume de 150.000 m3 no porto do Funchal, cais de Machico, terminal marítimo do Porto Novo e terminal dos Socorridos. Incluiu também a limpeza de lixos e entulho na zona do varadouro do porto e da marina do Funchal.

Porto de Lisboa recebeu delegação do porto chinês de Meishan-Ningbo

O Porto de Lisboa recebeu, esta terça-feira, Li Haibao, Vice-Director da Administração do porto chinês de Meishan-Ningbo, o segundo maior porto da China, numa visita que teve por objectivo principal a troca de experiência e conhecimento ao nível da gestão portuária.
A delegação chinesa foi recebida por Natércia Cabral, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, e visitou inúmeras valências do porto de Lisboa por forma a conhecer a sua organização e modo de funcionamento.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Ro-Ro com máximo de tonelagem em cinco anos

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal deverá atingir, no final de 2011, uma movimentação total superior a 230 mil toneladas, correspondendo a 186 mil viaturas, o que irá representar o melhor desempenho desde 2006, ano em que se atingiu as 284 mil toneladas. Destas viaturas, cerca de 115 mil serão relativas a exportação, o que também constitui recorde desde 2006.

RICARDO ROQUE:

Há cada vez mais produto nacional a sair do Porto de Setúbal

Há cada vez mais produto nacional a sair do Porto de Setúbal. Declarações de Ricardo Roque, vogal da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), no programa "Portugal em Directo", da Antena 1.

J. Canão renova certificação Inovação COTEC

A J. Canão, empresa líder no desenvolvimento e implementação de soluções integradas inovadoras de gestão Portuária e Logística, viu, recentemente, ser-lhe renovada a sua certificação Rede PME Inovação COTEC.
A J. Canão é, desde 2010, detentora do Diploma PME COTEC, que distingue e reconhece publicamente “as PME que, pela sua atitude e actividade inovadoras, constituem exemplos de criação de valor para o país”.

HOJE, EM LISBOA

Conferência «Transportes ao Serviço da Economia: Mobilidade Urbana»

A Conferência "Mobilidade Urbana", inserida no Ciclo de Conferências intitulado "Transportes ao Serviço da Economia", decorre hoje no Palácio da Independência (Lisboa). O evento, promovido pela Revista CARGO, a Associação Seaborne Portugal e a ADFERSIT, e com o apoio do Grupo de Transportes do Instituto Superior Técnico (IST) terá início às 17.45h.

Portugal e Líbia vão assinar memorando para formação militar e construção naval

Portugal vai assinar um memorando de entendimento com a Líbia para a construção naval e formação militar.
O ministro da Defesa, Aguiar-Branco defendeu na Mauritânia a necessidade de restaurar" a cooperação com aquele país. "É muito importante, nesta nova fase, restaurar os laços de cooperação com a Líbia", disse acrescentando que o memorando "visa a formação de líbios em Portugal na área militar e também nas indústrias navais, ao nível da construção naval".

Exportações crescem 15,2% e importações caem 0,8%

As exportações aumentaram 15,2% no trimestre terminado em outubro, face ao período homólogo do ano passado, enquanto as importações diminuíram 0,8%, desagravando o défice da balança comercial em €1.492 milhões.

Virgem do Sameiro só tinha balsa há um mês

A embarcação Virgem do Sameiro tinha rádio VHF, o meio de comunicação mais usado em navegação próxima da costa e cujo alcance pode ir até cerca das 20 milhas. Mas a surpresa que o mar pregou aos seis pescadores «não deu tempo de comunicar» a situação de perigo, disse ao SOL o mestre do pesqueiro, José Manuel Coentrão.

Governo quer legislar sobre alterações laborais à estiva

O Governo vai ouvir «todas as partes interessadas» nas alterações laborais ao trabalho portuário que constam do Memorando da troika, incluindo as comunidades portuárias, assegurou este domingo à Lusa fonte oficial do Ministério da Economia.
Refira-se que esta medida levanta algum receio dos presidentes das comunidades portuárias de Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal e Sines, que manifestaram o desejo de serem ouvidos pelo Governo no processo de alterações ao quadro legal do trabalho portuário, receando que as alterações originem protestos dos trabalhadores, que levem a uma situação de «ruptura» nos portos.

Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal bate recorde em 2011

O Terminal Multiusos Zona 2 do Porto de Setúbal, concessionado à Sadoport, prepara-se para superar, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de toneladas movimentadas, prevendo-se que atinja, no final de 2011, um recorde absoluto de cerca de 1,2 milhões de toneladas, contra as 864 mil toneladas verificadas em 2010.

Bruxelas e Noruega chegam a acordo sobre captura de bacalhau

A União Europeia e a Noruega chegaram esta segunda-feira a um acordo de pescas nas águas do Mar do Norte, Skagerrak e Kattegat, nomeadamente sobre os totais admissíveis de capturas (TAC) de bacalhau. O acordo entre Bruxelas e Oslo fixou em 26.475 toneladas o TAC de bacalhau para as águas territoriais da Noruega, e em 3783 toneladas para Skagerrak.
Ainda este mês será decidida, em Conselho de Ministros das Pescas, a distribuição por quotas pelos Estados-membros, incluindo Portugal.

ATÉ SETEMBRO DE 2011

Grupo Portucel Soporcel é um dos três maiores exportadores nacionais

Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), reunidos no estudo “50 maiores empresas exportadoras”, revelam que o grupo Portucel Soporcel se mantém entre os três maiores exportadores do País, considerando os resultados dos primeiros nove meses de 2011.
Neste período, as exportações do grupo Portucel Soporcel representaram 2,9% do total das exportações nacionais de bens com incorporação de um elevado coeficiente de Valor Acrescentado Nacional.

DOURO

Sistemática insinuação do risco é má para o turismo

O presidente da Turismo do Douro afirmou esta quarta-feira, 7 de Dezembro, que a sistemática insinuação do risco de uma desclassificação por parte da UNESCO "é má" para o destino Douro e salientou as "mais valias" que o reconhecimento trouxe ao território.

VIAGEM DE OITO MESES E MAIS DE 4000 QUILÓMETROS PELO ATLÂNTICO

Mensagem numa garrafa de um rapaz de Nova Iorque encontrada nos Açores

Curtis Kipple é um rapazinho de 10 anos que vive em Brockport, no estado de Nova Iorque. Ana Ponte é uma açoriana de 25 anos. Dois desconhecidos que o Atlântico pôs em contacto depois de a criança americana ter escrito uma mensagem lançada ao mar dentro de uma garrafa em Março passado.
Quando escreveu a carta, Curtis Kipple frequentava o quarto ano (agora já anda no quinto). Explicou nela o quanto gostava de videojogos e de jogar futebol com o pai.
Depois de escrita, a carta foi enrolada e enfiada numa garrafa de vidro verde. Em Março, a missiva foi lançada ao mar por pescadores dos Outer Banks, ao largo da Carolina do Norte.
 

Porto de Leixões apresenta-se a empresários de Chaves

O Porto de Leixões e a ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega promoveram no dia 6 de Dezembro uma Apresentação do Porto de Leixões nas instalações da ADRAT, em Chaves, que contou com uma participação alargada de empresários da região.
 

LISBON ATLANTIC CONFERENCE

Vídeos, fotos e apresentações na web

No site da "Lisbon Atlantic Conference", já se encontram disponíveis os vídeos, fotografias e apresentações powerpoint referentes ao evento realizado a 28 e 29 de Novembro. Recorde-se que a organização transmitiu em directo, via web, todo o desenrolar da conferência, prática ainda (e infelizmente!), muito pouco comum em Portugal.

 

A 14 DE DEZEMBRO, NA ENIDH

APLOG - O congresso revisitado

Vai decorrer no próximo dia 14 de Dezembro, quarta-feira, às 14 horas, na ENIDH (auditório do IPTM), um evento organizado em conjunto pela APLOG e pela ENIDH. Trata-se de uma conferência onde se pretende efectuar um resumo do que foi o congresso da APLOG no passado mês de Outubro.

PORTO DE SETÚBAL

Terminal Sapec–Líquidos com o melhor ano de sempre

O Terminal Sapec-Líquidos deverá bater, em 2011, o recorde de movimentação de mercadorias, prevendo-se que atinja um total de 180 mil toneladas; em 2010, o total movimentado foi de 164 mil toneladas.
Trata-se de um bom desempenho deste terminal de uso privativo, que continua a registar um nível de actividade com um crescimento sustentado, que permitiu atingir, até Outubro, um total de 160 mil toneladas movimentadas, essencialmente constituídas por ácidos, soda cáustica e melaço.

 

INVESTIMENTO DE 300 MIL EUROS

Melhoria da acessibilidade marítima no Porto de Viana do Castelo

Tiveram início esta terça-feira, dia 6, os trabalhos de dragagem junto ao cais do Bugio e que vão abranger, também, o respectivo canal de acesso melhorando as condições de operação na área do anteporto de Viana do Castelo, junto aos E.N.V.C e à Enercon.
Os trabalhos prolongar-se-ão por oito semanas - assim o permitam as condições de tempo -, mas é objectivo da APVC que possam estar concluídos ainda antes de expirado o prazo acordado com a firma dragadora.

Total: 4079