Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




MADEIRA

Cais da Ponta do Sol reabilitado pela APRAM

O Cais da Ponta do Sol, visitado esta terça-feira pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, depois das obras de reabilitação e requalificação, é um exemplo na recuperação de uma infraestrutura portuária oitocentista, uma referência no concelho e no património regional.

DGRM disponibiliza 2.ª versão para Consulta Pública do Plano para a Aquicultura em Águas de Transição

A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos informa que a 2.ª versão para consulta pública do Plano para a Aquicultura em Águas de Transição (PAqAT) se encontra a decorrer entre 6 de janeiro a 5 de fevereiro de 2020.

HOMENAGEM A FERNÃO DE MAGALHÃES

Ministro da Defesa visita a Escola de Tecnologias Navais

Esta terça-feira, o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanhado pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, realizam uma visita à Escola de Tecnologias Navais (ETNA), onde irá decorrer uma cerimónia de descerramento de um busto de Fernão de Magalhães, inserida nas Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-navegação.

COM 200 METROS

«Federal Montreal» bate record de comprimento total no Porto de Aveiro

O navio “Federal Montreal” deu entrada este domingo no Porto de Aveiro, batendo o record de comprimento total das embarcações que demandam a infraestrutura portuária do centro do país: 200 metros.
Procedente de Thunder Bay (Ontário, Canadá), o navio vai descarregar 21.307,08 mtons de semente de Colza (Canola), tendo como recebedora a Iberol – Sociedade Ibérica de Combustíveis e Oleaginosas, S.A.
O “Federal Montreal” é agenciado pela “Atlantic Lusofrete”.

Porto de Aveiro bateu mais um record em Outubro

O Porto de Aveiro atingiu, até Outubro de 2019, a sua melhor marca de sempre nos primeiros dez meses de um ano, com 4,6 milhões de toneladas movimentadas. Nos últimos anos têm sido vários os records internos batidos pela estrutura portuária aveirense, a que agora se soma mais este, de acordo com dados divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Empreitada de Protecção de ao terrapleno e cais do Porto das Lajes das Flores lançada por 19 milhões de euros

O procedimento para a empreitada de protecção de emergência ao terrapleno portuário e ao cais A -5 m (zh) do Porto das Lajes das Flores, na sequência dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo, foi lançado dia 27, com convites a cinco empresas para apresentação de propostas.
Esta empreitada, lançada através da empresa ‘Portos dos Açores S.A.’, tem um preço base de 19 milhões de euros e um prazo de 18 meses para a sua conclusão.

Faróis portugueses registaram mais de 85 mil visitantes em 2019

Os 28 faróis portugueses abertos ao público no Continente, Madeira e Açores receberam este ano 85 071 visitantes. Em relação ao ano de 2018, no qual se registou o número recorde de 101 613 visitantes, houve uma redução de 16 542. Em relação a 2017, no qual houve 73 892 visitantes, registou-se um aumento de 11 179 visitantes.

AÇORES

Porto das Lajes das Flores vai receber dois novos empilhadores

Numa nota enviada às redações, o Governo dos Açores adianta que “a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Portos dos Açores, procedeu à aquisição de dois empilhadores telescópicos", máquinas que possibilitam o levantamento de mercadorias, "para o Porto das Lajes das Flores, no âmbito dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo”.

Portos de Viana do Castelo, Leixões e Lisboa registaram aumentos de escalas até Outubro

Os dados revelados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), referentes ao período Janeiro-Outubro, indicaram que, no cômputo do movimento de navios, denotou-se, no conjunto dos portos do Continente, um acréscimo homólogo de +0,4% no número de escalas (8984 escalas) e uma diminuição no volume de arqueação bruta de -0,8% (para cerca de 171,5 milhões).

Theo Notteboom:

«Existência de alianças no Shipping não deve ser guiada pela intervenção regulatória»

A Block Exemption Regulation (ou Regulamento de Isenção por Categoria de Consórcios da UE) continua a dividir opiniões – na sequência da proposta de revisão, publicada recentemente pela União Europeia, o Shipping abeira-se de uma extensão sem alterações, por mais quatro anos, das isenções dadas ao sector. Para o especialista de Economia Marítima Theo Notteboom, a proposta beneficiará a indústria.

Svitzer confirma conclusão do processo de alienação da sua operação marítima em Portugal

A Svitzer, que integra o universo do gigante nórdico A.P. Moller-Maersk, anunciou hoje que todas as condições estipuladas no acordo entre firmado com a empresa Pioneiro do Rio e o Grupo Sousa foram cumpridas, dando-se assim por finalizado o acordo entre as partes, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2020. Este passo final completa o processo de «desinvestimento» da empresa de rebocagem na operação marítima portuguesa.

Ligação ferroviária «mais curta até Espanha» permitirá a Sines captar cargas do interior do país vizinho

«Estamos em Sines a carregar cargas que antes usavam o porto de Cádis, ou seja, estamos a retirar carga espanhola a um porto espanhol para trazer para um português. Ora reduzindo ainda mais a distância a Espanha ficamos ainda mais competitivos. Para serviços que vão para o outro lado do Atlântico se o navio em vez de ir a Valência parar em Sines são menos dois dias de viagem», explicou, detalhadamente, o director-geral da MSC Portugal.

Comissão Europeia aprova auxílios marítimos a Chipre, Suécia, Polónia, Estónia e Dinamarca

A Comissão Europeia aprovou auxílios estatais destinados a cinco países, com o intuito de incentivar os registo de navios e promover uma maior competitividade marítima na Europa. Os cinco países – Chipre, Dinamarca, Estónia, Polónia e Suécia – receberão assim cinco medidas adaptadas às suas necessidades: os pacotes contribuirão para a competitividade global do sector.

Ocean Network Express alia-se à plataforma New York Shipping Exchange

A Ocean Network Express (ONE) alia-se à plataforma New York Shipping Exchange (NYSHEX), expandindo os seus serviços digitais para melhorar ainda mais no atendimento ao cliente.

Iniciativa WestMED apoia a submissão de 10 projectos regionais

Em menos de um ano, o mecanismo de assistência e os pontos focais nacionais da Iniciativa WestMED apoiaram o desenvolvimento e a submissão de 10 projetos regionais, no âmbito de processos de candidatura a programas e fundos de financiamento como EMFF, Interreg MED, JPI Oceans, Horizonte 2020 ou ENI CBC.

O bem que o mar faz

A maresia, o som das ondas, a vitamina D, a água salgada, a praia. O oceano tem efeitos terapêuticos, faz bem ao corpo e à alma, limpa os pulmões, tonifica os músculos. Em qualquer estação do ano.

Terminal Vasco da Gama capta atenções:

Departamento de Comércio dos EUA visitou Sines

Na sequência do recente lançamento do concurso internacional do Terminal Vasco da Gama, Russell Adise, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (EUA) visitou o complexo de Sines, fazendo-se acompanhar por dois representantes da Embaixada dos EUA.

Porto de Aveiro pronto para investir em obras prioritárias

O reforço do cordão dunar, das margens da Ria e o trabalho em áreas específicas como a Gafanha de Aquém ou o Terminal Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, são áreas prioritárias definidas pelo Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

O recurso a fundos financeiros nacionais e europeus surge como necessário, tal a dimensão do investimento que será necessário em áreas de risco, numa das zonas mais problemáticas no contexto europeu, com a subida do nível das águas.

MADEIRA

Cais da Ponta do Sol requalificado e reabilitado

O Cais da Ponta do Sol reabriu ao público, após a empreitada de reabilitação e requalificação que coloca esta infraestrutura portuária oitocentista como um exemplo e uma referência no domínio deste tipo de trabalhos de recuperação de um património que valoriza e dignifica toda a região.

Tratado do Bacalhau

É feio, cheira mal e está entranhado na identidade portuguesa desde o século XVI. Mas será que sabemos que bacalhau andamos a comer? Será que devemos comprar do seco ou do ultracongelado? Do mais branquinho ou do amarelado?
O "EXPRESSO" visitou os três produtores mais importantes do país e as grandes mesas do Minho à procura das melhores postas e respostas.

Total: 4482