Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Pedro Nuno Santos defende «investimento público massivo» na ferrovia

Até 2050, a União Europeia tem de triplicar o número de passageiros em comboio de alta velocidade e duplicar o tráfego ferroviário de mercadorias. O cumprimento destas metas depende de um "investimento público massivo", entende o ministro português das Infraestruturas e da Habitação. Na abertura do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, esta segunda-feira, Pedro Nuno Santos salientou que o mercado é insuficiente para responder às necessidades da sociedade.

"Para mudarmos grande parte do transporte por avião ou pela estrada, precisamos de um investimento público massivo em infraestrutura ferroviária, material circulante e em serviços", referiu Pedro Nuno Santos durante o discurso de abertura, transmitido remotamente a partir de Lisboa.

Equipamento ferroviário de última geração chegou a Portugal através do Porto de Leixões

O Terminal Multiusos Sul do Porto de Leixões recebeu a operação de desembarque em navio Ro-Ro e preparação para transporte rodoviário em transporte especializado, do primeiro equipamento ferroviário MATISA R21 a chegar a Portugal.

Esta máquina, uma reguladora de balastro, de alta precisão, usada na construção de vias ferroviárias, é uma criação da empresa suíço Matisa, líder mundial no desenho e conceção de máquinas de construção e manutenção de vias ferroviárias. A máquina poderá realizar trabalhos tanto em Portugal como em Espanha, tendo em conta as especificidades semelhantes que apresentam as vias férreas dos dois países.

Canal do Suez reabre depois de o navio Ever Given ter sido desencalhado

Primeiras embarcações começaram a atravessar o canal ao início da noite desta segunda-feira. O navio de contentores interrompia, desde há quase uma semana, o transporte marítimo de um dos canais mais movimentados do mundo.

PORTO DE PONTA DELGADA, AÇORES

1 milhão de euros para a compra de novo rebocador

O Governo Regional acaba de autorizar a celebração de um contrato entre o Fundo Regional de Apoio à Coesão e ao Desenvolvimento Económico e a empresa pública Portos dos Açores, S.A., para a aquisição de um rebocador para o porto de Ponta Delgada, no montante de 1.075.741,00 euros.

DGRM avança com dragagem do porto de Vila Praia de Âncora numa parceria com a Polis Litoral Norte

Decorreu no dia 25 o ato de consignação da empreitada de dragagem do porto de Vila Praia de Âncora, que permitirá restabelecer as condições de operacionalidade e segurança deste porto minhoto.

A empreitada resulta de uma parceria entre a DGRM e a Polis Litoral Norte, que contemplou o lançamento de um concurso público internacional para a empreitada de dragagem, cujo valor de adjudicação é de cerca de 2 milhões de euros.

Bloqueio no Suez: Ever Given já mexeu 17 metros

Hélices e leme foram libertados mas ainda é preciso dragar 20 mil metros cúbicos de areia

O cargueiro está há cinco dias a bloquear o tráfego numa das mais importantes rotas de comércio do mundo, por onde passam cerca de 12% de todas as mercadorias que transacionamos. Já se mexeu 17 metros, mas tem 400, um arranha-céus. Continuam os trabalhos de retirada das areias e espera-se a ajuda das marés para conseguir pôr o gigante Ever Given de novo a flutuar. Leme e hélice foram desenterrados este domingo

Yilport encomenda 27 máquinas portuárias à Kalmar

Leixões terá 2 novos reachstackers

A empresa sueca Kalmar recebeu um grande pedido da operadora de terminais turca Yilport – a holding do Grupo Yildirim prepara-se para um significativo reforço de equipamentos portuários. São, no total, 27 novas máquinas portuárias que reforçarão várias operações da Yilport – o Porto de Leixões está entre os alvos deste reforço operacional: o terminal de contentores irá contar com dois novos reachstackers Kalmar Eco.

Governo Regional avança com plano de restruturação para o Porto e Marina do Porto Santo

Pedro Calado apresentou, no Porto Santo, o plano de reestruturação para a Marina e a zona do Porto da Ilha Dourada, num investimento de um milhão e meio de euros, dividido em quatro fases.

A primeira fase, que engloba a recuperação de todo o porto, nomeadamente, a recuperação de todo o asfalto, e as infraestruturas de água e de electricidade, já deveria estar no terreno, mas o projecto aguarda luz verde do tribunal, depois de um concorrente ter recorrido ao tribunal.

EISAP ambiciona captação de mais navios e de empresas registados em Portugal

A EISAP pretende que exista mais navios e empresas registados em Portugal – em declarações reproduzidas pelo ‘Económico Madeira’ e pelo ‘Jornal Económico’, Nuno Mendão, Secretário-Geral da associação que tem vindo a trabalhar em sintonia com a Associação de Armadores Nacionais, da qual é membro associado, em acções que visem a promover directamente a bandeira nacional juntos de outros mercados.

JOSÉ LUÍS CACHO:

Sines acredita que «vai crescer mais que os outros portos» rivais do mediterrâneo

Intervindo durante a conferência digital ‘Conversas Fora de Bordo’ (organizada pela APAT), o Presidente da APS, José Luís Cacho, vincou que o Porto de Sines mantém sólidas perspectivas de progressão para o futuro próximo, mantendo o crescimento no segmento contentorizado, mesmo face à «forte concorrência» dos portos espanhóis de Algeciras e Valência.

EM 2022

Porto de Leixões vai condicionar o acesso de veículos ligeiros à área portuária

Quarta-feira, 24 de março, foi assinado um Protocolo de Colaboração que define as novas condições de acesso e trânsito de veículos ligeiros ao porto de Leixões a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2022.

No grupo de trabalho resultante deste protocolo e liderado pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), participam a Associação GPL – Empresa de Trabalho Portuário do Douro e Leixões, o Sindicato dos Estivadores, Conferentes e Tráfegos dos portos do Douro e Leixões, e os operadores portuários TCGL-Terminal de Carga Geral e Granéis de Leixões e o TCL – Terminal de Contentores (Yilport Leixões).

DGRM confirma desconfinamento da Pesca Lúdica a partir de 5 de abril

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que a pesca lúdica, pode ser equiparada a uma modalidade desportiva de baixo risco, confirmando-se que a referida atividade poderá, de acordo com o Plano de Desconfinamento em curso, ser praticada a partir do dia 5 de abril, sem prejuízo de o calendário poder ser alterado em função da evolução dos critérios epidemiológicos em Portugal Continental.

NUNO CARLOTA:

PSA «pronta a investir no desenvolvimento de hinterlands e em terminais»

Nuno Carlota, Procurement and Business Director na PSA, participou no evento digital ‘Conversas de Bordo‘, organizado neste mês de Março pela Associação de Transitários de Portugal (APAT). O responsável salientou que o grupo, que gere o Terminal XXI do Porto de Sines, não esquece a aposta no desenvolvimento dos hinterlands, penetrando na modalidade terrestre e estando pronto a abraçar novos investimentos.

E a lagoa de Santo André abriu-se ao mar

Todos os anos, a tempo de receber a Primavera, a lagoa de Santo André, tal como a vizinha de Melides e outras pelo país, é aberta ao mar. A operação, que decorreu na lagoa do concelho de Santiago do Cacém, destina-se a melhorar a qualidade da água e a renovar as espécies.

A tradição repetiu-se, mas com um detalhe novo, marcado, obviamente, pelas restrições relacionadas com o controlo da pandemia: ao contrário de outros anos, em que muitas centenas de interessados acorrem ao local para assistir aos trabalhos, não houve público.

Aposta num porto-boutique em Viana ajudará à atracção de novos turistas

Num webinar promovido pela CIM Alto Minho e que envolveu responsáveis das duas margens do rio Minho ficou patente a importância de fortalecer relações nas duas regiões para que se transformem num só destino náutico, aproveitando diferentes potencialidades.

Aliar um porto boutique à inovação e sustentabilidade, promovendo o Alto Minho e a Galiza como um só destino náutico vai ajudar a atrair novos públicos e novas empresas para a região. É uma das conclusões do webinar "Inovação na Indústria Náutica do Alto Minho", promovido pela Comunidade Intermunicipal e que juntou responsáveis de várias entidades ligadas ao setor das duas margens do rio Minho.

DE 23 A 25 DE MARÇO

Fórum «Accessible Europe: ICTs 4 ALL - 2021»

Decorre, de 23 a 25 de Março, este ano de forma virtual, o Fórum “Accessible Europe: ICTs 4 ALL – 2021”, um evento coorganizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), associada à Organização das Nações Unidas (ONU), pela Comissão Europeia (CE) e pelo governo português.

Comércio global de mercadorias mostrou «resistência inesperada» à pandemia em 2020

De acordo com o último Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución, o comércio mundial está a revelar uma «resistência inesperada aos efeitos da Covid-19». As diferentes projecções internacionais antecipavam quedas entre 15-30% em 2020, projectando o comportamento das trocas globais de mercadorias durante a crise de 2008, quando a queda multiplicou por dois ou três a evolução do PIB. No entanto, de acordo com as estimativas do relatório, a contracção de 2020 será limitada a 7-8%, seguida de uma recuperação semelhante em 2021.

A 4 de março ocorreu a junção final a mais de 4500 metros de profundidade

Sines liga a Europa e a América Latina por um cabo submarino de fibra ótica

A instalação marítima do cabo transatlântico EllaLink foi concluída, tornando Sines como o elo de rede entre a Europa e a América Latina.

O Município de Sines informa que no dia 4 de março de 2021 foi realizada a junção final do cabo transatlântico EllaLink em mais de 4500 metros de profundidade, 400 quilómetros a nordeste da crista do Médio Atlântico.

Modernização ferroviária entre Sines e Linha do Sul adjudicada a consórcio nacional

A empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, no valor de 28,5 milhões de euros, foi adjudicada às empresas portuguesas Sacyr Somague e Sacyr Neopul, anunciou o consórcio.

Numa extensão total de 37,4 quilómetros, a empreitada tem um prazo de execução de 720 dias e inclui os trabalhos de modernização da superestrutura de via existente na Linha de Sines, com a aplicação de travessas de betão polivalentes que permitem uma futura migração da bitola ibérica para a europeia.
Em comunicado, o Grupo Sacyr Somague adianta ainda que está previsto, também, o saneamento e estabilização da plataforma da via, garantindo a capacidade de carga máxima para a Linha de Sines e “incrementando a futura disponibilidade da infraestrutura”.

Porto de Aveiro recebeu navio com maior carga de produtos siderúrgicos

O Porto de Aveiro bateu um novo record na atividade de movimentação de carga. Desta vez ao receber o maior navio de sempre de produtos siderúrgicos.
Segundo informa a administração portuária, na quarta-feira, dia 10, o navio ‘Vitosha’ escalou o Porto de Aveiro carregado com 26.078 toneladas de produtos siderúrgicos.

Total: 5164
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 [16] 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259