Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FILIPE COSTA

Investimentos em Sines vão reforçar a competitividade nacional

Os projectos anunciados para Sines nas áreas da petroquímica, energias renováveis, incluindo de hidrogénio verde, acessibilidades e infra-estruturas de dados e telecomunicações vão fazer do complexo uma estrutura ainda mais competitiva, garante o Presidente da Comissão Executiva da aicep global parques. A aposta mais recente em centros de dados e captação de cabos de amarração para dados, explica Filipe Costa, vai trazer novo negócio.

Águas portuárias invadem Serralves

As esculturas sonoras de Tarek Atoui

O artista libanês Tarek Atoui apresenta no Porto a exposição Waters' Witness ("Testemunho das Águas"), patente até 28 de agosto, em Serralves, em que são explorados sons de vários portos do mundo, Leixões incluído, e sons "orgânicos" do parque.

Tarek Atoui é um artista e compositor eletroacústico. Um escultor do som. Desde 2014, o artista libanês visitou várias cidades portuárias, do Porto a Abu Dhabi, além da sua Beirute natal, em busca dos sons desses portos, gravando registos sonoros das atividades industriais, humanas e ecológicas desses ambientes.

ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DA «JUL» (JANELA ÚNICA LOGÍSTICA) NOS PORTOS DOS AÇORES

A Janela Única Logística («JUL»), ecossistema digital para o desenvolvimento do negócio e criação de valor nas redes logísticas e portuárias, encontra-se já em funcionamento nos Portos da Região Autónoma dos Açores desde o final da passada semana, estando toda a tramitação processual de suporte da movimentação de navios, pessoas e bens, que era assegurada através da Janela Única Portuária («JUP»), em transição plena para a nova plataforma tecnológica de funcionamento.

Navios devem evitar mar Negro e de Azov e o estreito de Kerch

Portugal recomendou este sábado aos comandantes e operadores de navios nacionais para que abandonem as áreas de navegação próximas do conflito russo-ucraniano, como os mares Negro e de Azov e o estreito de Kerch.

Porto de Leixões vai receber a Spartacus, a maior draga do mundo

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo anuncia a chegada para os próximos dias da Spartacus, a maior draga do mundo, que vai ser uma peça fundamental na empreitada do prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas do porto de Leixões.

“O porto de Leixões vai receber, nos próximos dias, a maior draga do mundo, a Spartacus. Trata-se de uma draga CSD (‘cutter suction dredger’ – draga de corte e sucção) que vai efetuar trabalhos no âmbito da obra de prolongamento do quebra-mar exterior e das acessibilidades marítimas, que está a decorrer e que prevê a criação de condições de melhoria da segurança e preparação do porto para a receção de embarcações de maior dimensão”, explica um comunicado da APDL.

Armada cria grupo de trabalho para estudar futuro do Creoula

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, ordenou a criação de um grupo de trabalho para estudar a melhor forma de conseguir a reabilitação do antigo lugre bacalhoeiro Creoula, entretanto convertido em navio de treino de mar mas sem navegar há mais de três anos, sem condições de navegabilidade.

Relatório «Oceans future to 2050» para as empresas portuguesas da economia azul

O grupo DNV, importante player norueguês na economia azul, publicou recentemente o relatório “Ocean's future to 2050”. Uma previsão sectorial e regional de leitura aconselhável a todas as empresas portuguesas actuantes no sector.

Ucrânia encerra portos, Maersk encaminha carga para Turquia e Egipto

O fornecimento de carga por via marítima de e para a Ucrânia está suspenso desde esta quinta-feira, o que pode vir a criar maior pressão fornecimento mundial de cereais, depois da decisão de Kiev de encerrar navegação comercial nos portos do país, no Mar Negro.

A informação, avançada pela Reuters citando um conselheiro do chefe de pessoal do presidente ucraniano, surgiu quase em simultâneo à comunicação do grupo A.P. Moller - Maersk afirmar que deixou de escalar as infra-estruturas portuárias ucranianas.

Promulgado diploma que dá à APDL a gestão do terminal da Guarda

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou segunda-feira o diploma do Governo que atribui à Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), "as competências de gestora de infraestruturas ferroviária relativamente ao terminal ferroviário da Guarda".

Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo em missão nos Açores

O NRP Viana do Castelo iniciou esta quarta-feira uma comissão na Zona Marítima dos Açores, guarnecendo o dispositivo naval padrão da Marinha Portuguesa nesta área.

​Durante um mês e meio, o navio irá atuar no âmbito da busca e salvamento marítimo, controlo e fiscalização da atividade económica no espaço sob jurisdição nacional, controlo e segurança da navegação, prevenção e combate à poluição marítima, ações de combate ao narcotráfico, bem como a cooperação com outras entidades, em caso de necessidade de apoio humanitário à população local.

Madeira apresenta referencial para crescimento da economia azul nas Regiões Ultraperiféricas

A Directora Regional do Mar, Mafalda Freitas, em representação da Secretaria Regional de Mar e Pescas, apresentou por videoconferência, a dirigentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (RUP’s) o quadro de referência da Região Autónoma da Madeira para o desenvolvimento integral da economia azul.

“O Plano Estratégico da Economia Azul da Madeira terá o designo regional de se constituir como um referencial para o desenvolvimento da economia do mar, abrangendo um conjunto de medidas de acção orientadas para um horizonte temporal de longo prazo, isto é, cerca de 10 anos, mas sem descurar a necessidade de se efectuar as devidas adaptações ao longo dos tempos mais recentes, através da participação dos diversos actores públicos e privados, no quadro da adequada monitorização de objectivos e resultados”, apontou Mafalda Freitas.

Porto de Viana do Castelo assegura abastecimento de GNL a navio

A APDL assegurou a 20 de fevereiro, no porto de Viana do Castelo, mais um abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um navio do armador Baleària Eurolíneas Marítimas.

Desta feita trata-se do navio Ro Ro e de passageiros Hedy Lamarr, de 186 metros e com capacidade para transportar 600 passageiros e cerca de 650 veículos, que se encontra desde outubro de 2021 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, para reconversão e modernização.

O que levou à atenção dos media pela logística?

No âmbito do Dia Mundial da Logística, que se assinalou no passado dia 16 de fevereiro, a ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, analisou os tópicos que colocaram o setor logístico no foco informativo.

Em comunicado, a empresa considera que “a pandemia e os seus efeitos trouxeram à tona uma indústria que, até há poucos anos, permanecia fora dos holofotes”. Um dos tópicos que destaca é a “ascensão do e-Commerce como agente transformador”.

A 2 DE MARÇO

SCUPA comemora aniversário

A Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) vai comemorar o seu 103.º aniversário com duas iniciativas: uma sessão solene e uma noite de fados.
Na sede da associação, no dia 2 de março, vai decorrer a sessão solene com a presença de representantes de várias entidades oficiais e a atuação da classe de clarinete e saxofone da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.

Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal com certificação ISPS

O Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal recebeu a Declaração de Conformidade, emitida pela DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, que certifica esta instalação portuária, até 2026, ao abrigo do Artigo 19º do Decreto-Lei nº 226/2006, de 15 de novembro, e de acordo com a supervisão da implementação do Código ISPS (Código Internacional para a Proteção dos Navios e das Instalações Portuárias).

PORTO DE SINES INTEGROU A MISSÃO

Infraestruturas e economia do Alentejo em grande destaque na EXPO Dubai

O potencial investimento estrangeiro para o Alentejo é bastante animador, resultado dos diferentes encontros de diplomacia económica enquadrados na presença da iniciativa Invest in Alentejo, na Expo Dubai 2020, entre os dias 8 e 11 de fevereiro. Esta foi, até à data, a maior missão de internacionalização da região promovida pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Drone da Beyond Vision participa em simulacro no Porto de Aveiro

A portuguesa Beyond Vision participou num exercício de acidente simulado, no âmbito do plano de emergência interno da Administração Portuária de Aveiro, em parceria com a Vodafone Portugal.

Porto de Aveiro melhora competitividade no movimento de granéis líquidos

O Porto de Aveiro deu por concluído o projeto de Implementação da Operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos, um investimento de 2,6 milhões de euros para aumentar a competitividade.

O projeto "teve como principal objetivo aumentar as condições de segurança e de proteção ambiental das operações de carga/descarga nas pontes cais n.º 24, 25 e 26 do Terminal de Granéis Líquidos, permitindo, assim, potenciar o aumento do movimento de granéis líquidos no Porto de Aveiro, bem como o reforço da competitividade do porto", explica a Administração do Porto de Aveiro no seu 'site'.

CARGA

Portos da Madeira cresceram quase 8% em 2021

O movimento de mercadorias nos portos e terminais da Região Autónoma da Madeira cresceu quase 8%, em 2021, em comparação com o ano anterior, tendo movimentado um total de 1 162 332 toneladas, mais 81 559 toneladas que em 2020.

Para o secretário regional da Economia que tutela o setor, “os números atestam aquela que era a tendência de crescimento desde o início de 2021, sendo mais um indicador da recuperação da economia regional ainda em tempo de pandemia.”

EUA COM OS OLHOS POSTOS NO PORTO DE SINES

«Solução para a paz duradoura na Europa»

O Porto de Sines poderia ser encarado como “a solução para a paz duradoura na Europa”. O governo norte-americano encara-o como uma infraestrutura estratégica para diminuir a influência europeia do gás e do petróleo da Rússia.
É uma dependência que está a condicionar os aliados europeus na resposta à ameaça da Rússia na crise com a Ucrânia.
E por isso vale a pena perceber como é que este porto europeu pode ser crucial.

Esta a introdução de reportagem difundida esta segunda-feira, 14.02.2022, pela CNN Portugal.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 [16] 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284