Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Nazaré quer governo empenhado na sustentabilidade das pescas

O executivo nazareno volta a unir-se na defesa do equilíbrio das condições económicas dos profissionais de um sector vital para o concelho. Esta não é a primeira vez que a autarquia nazarena lança um alerta sobre as condições em que se encontram os que dependem das pescas para viver, sobretudo depois do aumento dos descontos do sector para a Segurança Social, com uma nova fórmula de cálculo que entrou em vigor no início do ano.

VÍDEO

Portugal está a exportar mais, sobretudo para fora da União Europeia

No terceiro trimestre deste ano, as vendas para o exterior aumentaram 13 por cento face ao ano passado e o ritmo de crescimento das importações abrandou para 3,6%.
 

Porto de Lisboa apresenta no Brasil programa inovador de gestão para acostagem de navios

No passado dia 7 de Novembro esteve em Brasília uma comitiva portuguesa para uma reunião de trabalho na sede da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A comitiva, que foi recebida por Tiago Lima, Director da ANTAQ, era liderada por Luís Barroso, Vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, sendo também constituída por Luísa Fragoso, Conselheira da Embaixada de Portugal em Brasília e por Pedro Ferreira, Administrador da Timestamp, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo sistema de coordenação portuária do Porto de Lisboa (DS-PLAN, Docking Ships Planning – Space & Time Management).

PORTO DE SINES

Terminal XXI recebe «MSC Rapallo» em viagem inaugural

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, no dia 14 de Novembro, o porta-contentores “MSC Rapallo” em viagem inaugural. Com capacidade para transportar 13.050 TEU e exigindo um calado máximo de 16 metros, este navio está incluído no Lion Service, serviço regular da MSC - Mediterranean Shipping Company, que faz a ligação entre o Extremo Oriente e a Europa.
Saído no passado mês de Outubro dos estaleiros da Daewoo Shipbuilding, na Coreia do Sul, este “gigante dos mares” tem bandeira da Libéria, apresenta um comprimento de 365,8 metros, boca de 48,4 metros e Deadweight de 154.538 MT.

PORTO DE FINES FOI ANFITRIÃO

Seminário «A Eurorregião EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar»

A Administração do Porto de Sines recebeu no seu auditório, a 16 de Novembro, o seminário “A Eurorregião EUROAAA e o seu papel na Europa do Mar”, sob a coordenação da CCDR Alentejo. O encontro, organizado pela parceria Alentejo-Algarve-Andaluzia, que compõe a Eurorregião EUROAAA, desenvolveu-se com o objectivo de promoção das actividades relacionadas com o mar, recurso fundamental para as economias destas três regiões.

Sindicato critica ausência de verbas para construção de porto na Trafaria

O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul critica a ausência de verbas no Orçamento de Estado para a construção de um porto na Trafaria, após o desmantelamento da Doca de Pedrouços. «Neste momento, todo o Estuário do Tejo está sem um porto de abrigo com condições de dar guarida aquelas embarcações», afirmou o sindicalista Jorge Amorim.
Em declarações à TSF, Jorge Amorim adiantou ainda que «muitas das traineiras que descarregavam o pescado na Doca de Pedrouços hoje têm de vir a Setúbal ou Sesimbra descarregar aumentando os custos de produção».

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Venezuela desistiu de comprar ferry «Atlântida»

O Governo da Venezuela comunicou oficialmente à administração da Empordef que deixou de estar interessado na compra do ferry- boat "Atlântida".
A embarcação está à espera de destino desde 2009. Nessa altura, o Governo Regional dos Açores denunciou o contrato de compra, alegando que o ferry não atingia a velocidade que tinha ficado acertada.
 

ESTA SEXTA-FEIRA, 25 DE NOVEMBRO

Semanário Expresso organiza Conferência do Mar 2011

O Expresso volta a organizar este ano o evento onde se discutem as mais-valias do mar: a Conferência do Mar 2011. Durão Barroso, Álvaro Santos Pereira e José Manuel Félix Ribeiro são os oradores principais da conferência do Mar, que o Expresso organiza a 25 de novembro. Manuel Pinto de Abreu, António Mexia, António Costa Silva e Nogueira Leite são outros oradores do evento.

VÍDEO | TIAGO PITTA E CUNHA:

Mar deve ser aposta para o crescimento económico

Tiago Pitta e Cunha, especialista em assuntos marítimos, explica os faCtores essenciais ao desenvolvimento da economia do mar, em antecipação à Conferência do Mar 2011, do próximo dia 25 de Novembro.

A exportação como caminho para a produtividade

Paulo Fernandes e Ricardo Salgado não têm dúvidas quanto à importância das exportações no crescimento económico.
“Só se sai da crise se as empresas se tornarem mais produtivas e as nossas ofertas nos mercados internacionais forem mais competitivas”. Quem o disse foi o presidente da Altri, Paulo Fernandes, que, dessa forma, estabeleceu uma relação causa-efeito entre a aposta nas exportações e o aumento da produtividade.
Essa aposta nos mercados externos, para o líder da Altri, acaba, muitas vezes, por ser mais uma necessidade do que uma escolha. “O mercado interno não vai existir nos próximos anos” lembrou Paulo Fernandes que logo concluiu: “portanto, é inevitável uma aposta na sobrevivência através da exportação”.

MSC PORTUGAL - SINES

Oferta de emprego

A MSC Portugal (agentes de navegação) recruta, para o seu escritório em Sines: Transhipment Assistant (M/F).
Função: Coordenar e controlar as ligações de transhipment entre navios, bem como a documentação relativa às mesmas; estabelecer a ligação directa com todas as entidades envolvidas, minimizando o tempo de permanência dos contentores em porto.

 

Criada a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM)

O Governo aprovou a 17 de Novembro, em Conselho de Ministros, a criação da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). Esta nova entidade resulta da fusão de competências da Direcção-Geral das Pescas e Aquicultura e do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. A fusão e extinção de organismos está prevista no Programa de Redução e Melhoria da Administração Central, com o qual o Estado espera poupar, no próximo ano, cerca de 100 milhões de euros. Metade decorre de poupanças com pessoal, por via da passagem para a mobilidade.

TIAGO PITTA E CUNHA NO CASINO FIGUEIRA:

«Acredito que desta vez vão existir alterações no que respeita à economia do mar»

“Sem ambição não podemos competir. A Estratégia de Lisboa é centrada na inovação. Mas esta (inovação) não pode existir sem um substrato. Os recursos naturais devem estar ao lado da inovação para que possamos redimensionar o país”, disse Tiago Pitta e Cunha durante o «Ciclo Rotas de Futuro: Re…Descobrir o Mar», uma iniciativa realizada ontem no Casino Figueira.
“O Uso do Mar” foi o ponto de partida desta conferência, na qual o assessor para os Assuntos do Mar do Presidente da República destacou “o enorme potencial de Portugal” no que respeita às questões do mar, tais como o clima, a geografia, os recursos naturais e a biofísica.

CP Carga prevê reforçar ligações entre portos portugueses e Espanha

O serviço IBERIANLink, lançado em 2009 e que resulta de uma parceria entre a CP Carga e a espanhola Renfe, assegura o transporte ferroviário de carga entre três portos portugueses - Lisboa, Leixões e Sines - e Espanha. O serviço conta actualmente com três frequências semanais nos dois sentidos, mas fonte da CP Carga disse à Lusa que "a perspectiva futura é aumentar a frequência do comboio pelo menos em uma vez mais por semana, passando a quatro por semana".

AMANHÃ, 26 DE NOVEMBRO

Exercício/simulacro «PROSEG PORTO DE AVEIRO 2011»

Esta sexta-feira, 26 de Novembro, a partir das 09:40, a Administração do Porto de Aveiro vai realizar no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), um exercício de acidente simulado (simulacro com a componente combate a incêndios e combate à poluição) para teste do seu Plano de Emergência Interno.

Pescadores exigem dragagem do porto de Vila do Conde

A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar exige a dragagem urgente do porto de Vila do Conde, sob pena de a qualquer momento poder acontecer um acidente com vítimas mortais. Em conferência de imprensa, o presidente da organização disse que já apresentou a reivindicação à Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, numa reunião em que também esteve presente o Secretário de Estado do Mar.

Delegação de Angola visita o Porto de Sines

Uma delegação da Unidade Marítima da Polícia Fiscal e Aduaneira do Ministério do Interior de Angola visitou o Porto de Sines, em 23 de Novembro, com o objectivo de conhecer melhor a realidade portuária nacional, nomeadamente ao nível dos procedimentos das autoridades no controlo de pessoas e mercadorias.
A visita teve uma focalização directa sobre a actuação da Autoridade Portuária, Autoridade de Fronteira e Autoridade Aduaneira no tratamento dos processos de navios e de mercadorias, tendo merecido uma especial atenção as ferramentas informáticas que são utilizadas para o exercício das competências destas autoridades.

Aqui não se conserva só peixe, conserva-se a marca

Cresceu entre cheiro a peixe e processos de conservação que se foram alterando ao longo de mais de um século. Descendente de uma das únicas famílias donas de uma fábrica de conservas em Portugal antes da I Grande Guerra, José Nero decidiu no ano passado recuperar o negócio. De novo trouxe o peixe espada em conserva. De trás fez renascer produtos de sucesso como o atum "Catraio". Revivalismo, qualidade, ou ambos, o negócio vai de vento em popa.

Noruega vai atribuir 58 milhões de euros a Portugal para o mar e saúde

A Noruega, em parceria com a Islândia e o Lichtenstein, vai atribuir a Portugal 58 milhões de euros até 2014, sobretudo para os sectores do mar e saúde, após a assinatura de um memorando com o governo português, prevista para Janeiro.
"Os sectores marítimo, seguido pelo da saúde, vão receber a maioria dos fundos", disse durante um encontro com jornalistas, o embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, em Lisboa. Questionado sobre a aplicação dessas verbas em projectos específicos, o responsável não adiantou pormenores, justificando que o memorando de entendimento com o Governo português ainda não foi assinado, o que deverá acontecer na segunda metade de Janeiro.

PROSSEGUE A SAGA

«Atlântida» pode interessar a investidores brasileiros

A delegação brasileira de promotores financeiros que esteve nos Estaleiros de Viana do Castelo para estudar possíveis negócios mostrou interesse no ferryboat “Atlântida”, que se encontra ancorado no Arsenal do Alfeite e foi rejeitado pelo Governo Regional dos Açores e pelo Governo venezuelano. Em declarações aos jornalistas, no final de uma visita e reunião com a Administração dos Estaleiros Navais, o porta-voz do grupo, o presidente do Instituto Max Weber, considerou o “Atlântida” uma «embarcação muito interessante» que poderá despertar o interesse de investidores no Brasil.

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