Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SINES

Novo serviço que liga Sines ao Brasil, Uruguai e Argentina já arrancou

O Porto de Sines recebeu o primeiro navio do novo serviço directo que liga Sines à Costa Este da América do Sul, tocando os portos do Rio de Janeiro, Santos, Montevideo, Buenos Aires, Rio Grande, Navegantes e Itaguaí.
O Terminal XXI deu as boas vindas ao primeiro novo serviço de 2012 com a escala do navio “MSC Antares”, pertencente ao armador Mediterranean Shipping Company.

12 milhões de euros para conceber navio anti-piratas

O projecto é da responsabilidade do departamento estatal francês ADEME (Agence de l'Environnement et de la Maîtrise de l'Energie). São 12 milhões de euros destinados a construir um navio anti-piratas.

SEATTLE, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Um café feito de... contentores

A Starbucks apostou num novo modelo de loja. A novidade é surpreendente: tendo a reutilização de materiais como modelo, a rede mundial de cafetarias decidiu construir uma loja feita com quatro contentores reutilizados. O resultado pode ser testemunhado em Seattle, nos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz da Starbucks, Alan Hilowitz, a nova loja vai ajudar a empresa a reduzir a pegada ecológica.

Sines recebe mais um megacarrier em viagem inaugural

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu, dia 24 de Janeiro, a viagem inaugural do porta-contentores “MSC Cristina”, um gigante dos mares com capacidade para transportar 13.092 TEU. Construído na Coreia do Sul, o navio saiu dos estaleiros em Dezembro de 2011, ficando inserido no serviço regular da MSC–Mediterranean Shipping Company que liga o Extremo Oriente à Europa, onde Sines é o primeiro porto a ser escalado.
 

ATRAVÉS DO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Crescimento de 53% nas exportações

Em 2011 as mercadorias exportadas pelo porto de Viana do Castelo registaram um aumento de 53% relativamente ao verificado em 2010. A estrutura de tráfego sofreu uma alteração significativa, tendo passado de um porto maioritariamente importador para exportador.
Note-se que em 2010 as exportações representavam 34% do movimento global enquanto que em 2011 tiveram um peso de 55%.

Negociações da linha da Naviera Armas prolongadas para hoje

A Naviera Armas só vai anunciar hoje, dia 27, a sua decisão definitiva sobre a linha marítima entre Madeira e Portimão, revelou esta tarde o director Javier Jalvo Garcia. O responsável chegou esta manhã ao Funchal para participar em diversos encontros e revelou à TSF que só amanhã haverá uma posição sobre o eventual abandono.
Recorde-se que na terça-feira de manhã a companhia anunciou aos seus principais clientes que "salvo mudanças imprevisíveis de última hora, a Naviera Armas realiza no próximo fim-de-semana a sua última viagem regular Funchal-Portimão-Funchal".
 

PARA RESOLVER VENDA DO FERRY AOS AÇORES

Presidente da EMPORDEF pediu ajuda a Mota Amaral

O presidente da EMPORDEF revelou que teve um encontro com o ex-presidente da Assembleia da República e do Governo Regional dos Açores, Mota Amaral, para lhe pedir ajuda na resolução do caso dos navios Atlântida e Anticiclone.

FILIPINAS

Três desaparecidos na sequência de naufrágio de barco turístico

Dez turistas foram resgatados pelas autoridades das Filipinas, mas três tripulantes de um barco que se voltou ao largo da popular ilha de Boracay na quinta-feira continuam desaparecidos, informou a polícia. A bordo seguiam sete britânicos, um australiano, dois chineses, bem como três filipinos, membros da tripulação da embarcação que se voltou ao final do dia de quinta-feira, de acordo com um comunicado emitida pela polícia nacional, com sede na capital, Manila.

VÍDEO

Peniche manda ferryboat desmontado para Moçambique

São sete as embarcações que os estaleiros de Peniche estão a construir para o Governo de Moçambique. Por estes dias segue um ferryboat, desmontado, até ao Lago Niassa, na fronteira com o Malawi.

Autoeuropa envia carros para a China

ENTRE 900 e 1100 automóveis construídos na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, embarcaram dia 20 no navio Gaia Leader, com destino ao mercado chinês.
“Estamos a fazer estes navios desde 29 de novembro, de duas em duas semanas", disse à Lusa Antonio Oliveira, responsável ad Volkswagen Logistics em Portugal, que assistiu à operação de embarque no terminal da Autoeuropa, no Porto de Setúbal.
 

Sines cresce 25% na tonelagem por contentor e reforça posição de liderança nas exportações

O Porto de Sines fechou o ano de 2011 com um novo recorde no movimento de contentores ao atingir 447.495 TEU, correspondendo a um crescimento de 17% nesta unidade de carga e a um crescimento de 25% na tonelagem de mercadorias movimentadas por contentor face a 2010, totalizando 5,5 milhões de toneladas.

PORTO DE AVEIRO

Prolongamento do molhe norte prossegue a bom ritmo

As obras de prolongamento do molhe norte do porto de Aveiro prosseguem a bom ritmo e a contestação ao concurso em tribunal não interrompeu o arranque dos trabalhos, confirmou José Luís Cacho à Rádio Terranova.
“É uma obra considerada prioritária para o futuro da acessibilidade marítima. Trata-se de um investimento de 26 milhões de euros nas obras de dragagem e prolongamento do molhe norte com fundos da Administração do Porto de Aveiro e fundos comunitários”, referiu o presidente do porto.

ATRAVÉS DO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Enercon exportou 76,8 mil toneladas no segundo semestre

A multinacional alemã Enercon, que funciona em Viana do Castelo com cinco fábricas de componentes e geradores eólicos, garantiu no segundo semestre de 2011 quase 77 mil toneladas de exportações a partir do porto local.

Logistel promoveu debate sobre o Plano Estratégico dos Transportes

O Hotel Cascais Miragem recebeu, esta terça-feira, uma sessão de trabalho subordinada ao tema "Plano Estratégico dos Transportes 2011-2015", numa organização da Logistel que promoveu um debate e uma análise crítica construtiva do Plano e dos problemas postos pela sua aplicação através da opinião de vários especistas do sector. A CARGO marcou presença e apresenta, no seu portal, de forma resumida, os principais pontos de destaque nas intervenções dos nove oradores convidados.
 

32 empresas do Estado cumprem princípios de bom governo a 100%

Em três anos quase que duplicaram as empresas com elevado grau de cumprimento dos princípios de bom governo, estando-se "mesmo perto de atingir os 100%", refere a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) no relatório em que avalia o cumprimento de medidas de boa governação pelas 97 empresas que no final de 2010 integravam a carteira de participações estratégicas do Estado.

HOJE, 24 DE JANEIRO

Plano Estratégico de Transportes de Portugal, 2011-2015, em debate na Logistel

Hoje, 24 de Janeiro de 2012, realiza-se uma sessão de trabalho na Logistel, SA subordinada ao tema "Plano Estratégico de Transportes de Portugal, 2011-2015".
Proceder-se-á a um debate sobre o Plano: análise crítica construtiva e problemas postos pela sua aplicação.
A sessão de trabalhos, que terá lugar no Hotel Cascais Miragem, das 9:00 às 12:30, será presidida por José Luís Brandão, Administrador do Grupo Barraqueiro, Presidente do Metro Transportes do Sul e Administrador da Logistel, SA e será moderada por Luís Filipe Pereira, ex-membro de vários Governos de Portugal, ex-Presidente Executivo da EFACEC e, actualmente, Administrador de várias empresas, entre as quais a Logistel, SA.

AÇORES

Sete missões de busca, resgate e evacuação desde 4ª feira

A Força Aérea Portuguesa realizou desde quarta-feira sete missões no arquipélago dos Açores, incluindo busca e salvamento, evacuações médicas e resgate em navios, num total superior a 46 horas de voo, foi hoje anunciado.
A mais recente missão decorreu no sábado e envolveu o resgate de um tripulante colombiano que sofreu um acidente vascular cerebral a bordo de um navio porta-contentores que se encontra a oeste da ilha das Flores. O marinheiro foi retirado do navio por um helicóptero EH101 Merlin e, depois, transferido para um avião C295M, que o transportou para a Terceira, onde deu entrada no hospital.

Estaleiros Navais de Viana deverão conhecer futuro até final do mês

Segundo noticia o Diário Económico, o Governo continua a negociar com o único candidato interessado na compra dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), sendo que até ao final de Janeiro deverá haver uma decisão.
O Económico acrescenta que o fundamento para esta 'deadline' passa pelas palavras do ministro da Defesa, Aguiar Branco, que no início do mês confirmou existir "uma negociação em fase final", admitindo, porém, que "todos os cenários estão em cima da mesa".

MENOS ATAQUES, MENOS REFÉNS, MAS PIRATAS ESTÃO MAIS AGRESSIVOS

Pirataria diminiu pela primeira vez em cinco anos

O flagelo da pirataria marítima abrandou ligeiramente em 2011, segundo revela um relatório da IMO. 439 ataques registados, 802 reféns. Em 2010 os registos evidenciam 445 casos reportados e 1181 reféns. Mas os piratas somalis estão mais agressivos.

AÇORES

Transmaçor transportou em 2011 mais de 402 mil passageiros

A empresa de transporte marítimo de passageiros Transmaçor transportou no ano passado um recorde de 402.791 passageiros entre as ilhas do Triângulo (Faial, Pico e S. Jorge), nos Açores, revelou fonte da administração.
Na rota mais movimentada, entre as ilhas do Faial e do Pico, foram transportados 349.312 passageiros, o que representa um aumento de quatro por cento relativamente ao ano anterior.

Total: 3979