Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ANTENA 1 ENTREVISTA TIAGO PITTA E CUNHA

«O mar é considerado um assunto sexy»

Licenciado em Direito, Tiago Pitta e Cunha é consultor do Presidente da República para os assuntos de Ciência, do Ambiente e do Mar. Durão Barroso encarregou-o de coordenar a Comissão Estratégica dos Oceanos entre 2003 e 2004, e até Fevereiro de 2010 foi membro do gabinete do comissário europeu para os Assuntos Marítimos.
Nesta entrevista conduzida pela jornalista Patrícia Cerdeira, Tiago Pitta e Cunha defende que em tempo de crise é urgente que Portugal encontre novas soluções e o mar pode ajudar o país a refundar o modelo económico.

Linha Sines-Badajoz não tem continuidade no lado espanhol

A linha de bitola europeia para Badajoz que o Governo quer construir não tem continuidade assegurada no outro lado da fronteira nem os operadores ferroviários a desejam - noticia o "Público".

Portugal na EUNAVFOR ATALANTA

Profundamente preocupada com o surto de atos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália, a União Europeia iniciou uma operação militar -EUNAVFOR Somália (OPERAÇÃO ATALANTA), em apoio a várias Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Portugal integra a EUNAVFOR desde 2008.
Leia aqui o press kit mais recente sobre a participação portuguesa.

Real Madrid constrói ilha de sonho nos Emirados

Se pensava que o Real Madrid era apenas uma equipa de futebol, está enganado. É um colosso imobiliário e financeiro. Agora vai construir uma ilha nos Emirados Árabes Unidos. Investimento: mil milhões de dólares.
 

Vectores de desenvolvimento do Porto de Sines num horizonte temporal de 15 anos

PDF de suporte à apresentação de Lídia Sequeira, Presidente do Porto de Sines, na Conferência Internacional «O Mar, o Transporte Marítimo, os Portos e o Desenvolvimento das Economias»
A apresentação evidencia os vectores de desenvolvimento do Porto de Sines num horizonte temporal de 15 anos.
 

PIRES DA FONSECA, EX-ADMINISTRADOR DA CP

Fechar a Linha do Douro foi um erro

Antigo administrador da CP diz que foi um erro ter-se encerrado a linha do Pocinho a Barca de Alva porque 25 anos depois redescobre-se que o vale do Douro é a melhor ligação ferroviária de Leixões à Europa. No congresso dos transportes, que decorreu em Lisboa, carpiram-se as indecisões e os investimentos mal feitos nos últimos anos e deram-se sugestões para a sustentabilidade de um sector endividado.

COMEÇA HOJE, DIA 2, NO ESTORIL

Conferência Internacional de Investigação Científica sobre o Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) – SSS 2012

Segunda e terça-feira o Hotel Palácio, no Estoril, acolhe a Conferência Internacional de Investigação Científica sobre o Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) – SSS 2012 –, evento organizado por Ana Casaca e pela Revista CARGO e para o qual ainda estão abertas as inscrições. O evento conta com os patrocínios da Associação dos Portos de Portugal (APP) e da Parmedia e com os apoios do Programa Blue MBA (Copenhagen Business School) e da Associação Internacional dos Economistas Marítimos (IAME).

Tartaruga gigante encontrada na Nazaré

A tartaruga com 1,5 metros e 160 quilos, encontrada este domingo na Nazaré, tem alguns ferimentos, está magra e desidratada e foi entregue aos cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) de Quiaios, Figueira da Foz.
A tartaruga de couro, uma espécie habitual na costa portuguesa, chegou às instalações do centro de reabilitação ao início da tarde, tendo sido necessárias nove pessoas para a colocar numa piscina, operação que contou com a ajuda de elementos dos bombeiros municipais.

GARANTE SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR

«Já está resolvido o financiamento para a 1.ª fase de melhoramento da Docapesca e lota de Matosinhos»

O Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, anunciou dia 28 já estar desbloqueado o financiamento para as primeiras obras de melhoramento da Docapesca de Matosinhos.
“Já está resolvido o financiamento para a 1.ª fase de melhoramento da Docapesca e lota de Matosinhos”, garantiu Manuel Pinto de Abreu, que falava na sessão de abertura da cerimónia de apresentação do projeto de limpeza do mar, denominado “Leixões – Oceano sem Resíduos”.

Porto de Sines testa meios de combate a acidentes

A Administração do Porto de Sines (APS) participou, dia 27 de março, num exercício da responsabilidade do Serviço Municipal de Protecção Civil de Sines, que teve como objectivo testar o Plano de Emergência Externo (PEE) de Sines. Este plano, previsto na legislação, destina-se a proteger as populações em caso de acidente industrial grave, assim como promover a coordenação das diversas entidades intervenientes.

«CONTA SATÉLITE» ESTÁ A SER PREPARADA

Economia do mar pode duplicar até 2020

João Fonseca Ribeiro, director geral de Política do Mar, afirmou segunda-feira que Portugal deverá duplicar os resultados da economia do mar até 2020 e que já está a ser trabalhada uma “conta satélite”.
“Os valores da fileira náutica não estão quantificados”, disse na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) sobre o projecto Náutica Espaço Atlântico 2, acrescentando que está a ser preparada uma chamada “conta satélite” para a economia do mar, envolvendo a Universidade Nova de Lisboa e o Fórum Empresarial da Economia do Mar.

Secil foi o maior carregador do Porto de Setúbal em 2011

A Secil foi o maior carregador do Porto de Setúbal em 2011, com um total de 1,643 milhões de toneladas movimentadas. A lista dos quatro maiores carregadores do porto é completada, por ordem decrescente, pela Portucel, com 702 mil toneladas; pela Cimpor, com 504 mil toneladas e pela Somincor, com 330 mil toneladas.

PSA SINES inaugura nova fase de expansão do Terminal de Contentores

Esta terça-feira, 27 de Março, foi inaugurada a Fase 1B de expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI). A área de expansão foi oficialmente visitada pelo Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, pelo Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pelos Secretários de Estado dos Transportes e do Mar, Sérgio Silva Monteiro e Manuel Pinto de Abreu. O evento contou ainda com a presença dos membros do Conselho de Administração do Porto de Sines, presidido por Lídia Sequeira.

LINHA DE MERCADORIAS

Passos Coelho quer ligar Sines a Espanha até 2014

O primeiro-ministro disse esta terça-feira esperar que a linha de mercadorias que vai ligar Sines a Badajoz possa estar pronta até 2014, “uma cronologia que seria boa para Portugal”. Pedro Passos Coelho advertiu, no entanto, para o facto de este ser um processo moroso. Não é uma questão que “se consiga decidir e fechar de um dia para o outro”.

Porto de Setúbal cresce 1,7% nos dois primeiros meses de 2012

O Porto de Setúbal atingiu, no final do mês de fevereiro de 2012, um movimento total de mercadorias de 1,089 milhões de toneladas, a que corresponde um aumento de 1,7%, face ao mesmo período em 2011. Para estes resultados, contribuiu o crescimento registado nos terminais de serviço público da Sapec, com mais 22,4% no Terminal Sapec – Líquidos e mais 16,6% no Terminal Sapec – Sólidos, e no Terminal Sadoport, com mais 10,2%, a que se junta, nos terminais de uso privativo, o crescimento de 28,1% no Terminal Tanquisado/Eco-Oil e de 17,3% no Terminal Secil.

DOSSIERS DO PORTAL APP

Faróis de Portugal e do Mundo

O portal da Associação dos Portos de Portugal iniciou recentemente a publicação de dossiers referentes a algumas temáticas abordadas neste recurso web. As 4 mil notícias já publicadas, e que se mantêm online permitem a seriação temática de muitos assuntos do agrado dos cibernautas.
Recurso importante, também, para estudantes, académicos e investigadores em geral, que encontrarão, nestes dossiers, material para as suas pesquisas.
Sugerimos hoje a consulta do dossier com notícias referentes a faróis portugueses e do mundo inteiro.

Porto de Setúbal ligado a Madrid 3 vezes por semana

O Porto de Setúbal está ligado a Madrid, e resto de Espanha, pelo serviço de transporte de mercadorias por ferrovia IBERIAN LINK, uma parceria dos operadores CP Carga, SA, português, e Renfe Mercancias, espanhol, oferendo uma frequência de três viagens semanais, com partidas às terças, quintas e sextas-feiras.
A oferta engloba desde o transporte de contentores isolados até à contratação de comboios completos, com a capacidade de 48 TEU. Os pontos de embarque no Porto de Setúbal são os terminais da Sadoport e Rodofer/SPC/Sapec. O tempo de viagem até Madrid Abroñigal ronda as 15 horas e até 24 horas para cidades como Zaragoza, Tarragona, Bilbao, Barcelona ou Valência.

DESCIDA AO FUNDO DOS OCEANOS

James Cameron diz que viu «paisagem lunar»

O cineasta James Cameron, realizador de filmes de sucesso como "Titanic" e "Avatar", viu uma paisagem "lunar" no fundo do mar, ao tornar-se a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.
"É muito lunar, muito desolado, muito isolado", afirmou o cineasta canadiano eesta segunda-feira, durante uma entrevista colectiva por telefone, horas depois de regressar da Depressão Challenger, localizada na extremidade sul da Fossa das Marianas, a sudoeste das Ilhas Guam, território americano no Pacífico ocidental.

DOSSIERS DO PORTAL APP

Pirataria marítima

O portal da Associação dos Portos de Portugal iniciou recentemente a publicação de dossiers referentes a algumas temáticas abordadas neste recurso web. As 4 mil notícias já publicadas, e que se mantêm online permitem a seriação temática de muitos assuntos do agrado dos cibernautas.
Recurso importante, também, para estudantes, académicos e investigadores em geral, que encontrarão, nestes dossiers, material para as suas pesquisas.
Sugerimos hoje a consulta do dossier com notícias referentes ao flagelo da pirataria marítima e dos esforços para a combater.

 

Porto de Sines e EGAPI assinam acordo para comercialização do CUP

O Porto de Sines celebrou com a EGAPI – Equipamentos e Gestão para Aplicações Industriais, Lda., um acordo que visa a comercialização internacional do CUP – Cartão Único Portuário. A EGAPI, com sede em Braga, foi o parceiro tecnológico que colaborou com o Porto de Sines na construção desta solução informática e que está em melhores condições para comercializar este produto.

Total: 4079