Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines em Roterdão para evento de lançamento do projecto MAGPIE

O Porto de Sines participou na conferência de lançamento do Projecto MAGPIE no dia 10 de março, evento organizado pelo Porto de Roterdão, que contou ainda com a participação dos restantes 44 parceiros deste projecto pioneiro, no qual se inclui a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

JOSÉ SIMÃO, DGRM:

Peso dos russos na marinha mercante ameaça comércio global

José Simão alerta que a Rússia e a Ucrânia fornecem cerca de 15% do pessoal que trabalha a bordo dos navios. A guerra entre os dois países vai tornar difícil a sua substituição e provocar “fortes perturbações no transporte marítimo”.

Programa de aceleração dinâmica quer inovar portos atlânticos da Europa

O projecto AspBAN tem 147 desafios prontos a serem abraçados por 30 start-ups para acelerarem a mudança para uma economia oceânica mais sustentável. O projecto estima captar 6 milhões de euros de investimento privado direto e um potencial de 4,5 mil milhões de euros de investimento para as start-ups.

Ministro Pedro Nuno Santos no encerramento da Missão Brasil Export

O encerramento da Missão Brasil Export contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que recebeu a delegação brasileira, salientando que os dois países devem trabalhar em conjunto para “conseguir que o centro da globalização volte ao Atlântico”.

Lideraram a comitiva brasileira, o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura do Brasil, Marcelo Sampaio, o Senador Wellington Fagundes, Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, e o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

Porto de Lisboa visitado por comitiva do Brasil Export

O Porto de Lisboa recebeu uma comitiva da Brasil Export, o forum permanente dos setores de transportes e logística do Brasil, que promove debates temáticos e visitas técnicas aos principais portos internacionais. A visita envolveu operadores portuários e de logística daquele país sul-americano, que gerou 1,2 mil milhões de toneladas de carga em 2021, com um crescimento de 4,8%, face a 2020.

A visita arrancou na Gare Marítima de Alcântara com uma apresentação do Porto de Lisboa, garantida por intervenções da APL-Administração do Porto de Lisboa e alguns concessionários com atividade na infraestrutura portuária da capital, que movimentou cerca de 10 milhões de toneladas em 2021, com um crescimento de 5% face a 2020.

Governo aprova mudanças à concessão de exploração do futuro terminal de contentores de Sines

O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que altera as bases de concessão de exploração do futuro terminal de contentores, o Terminal Vasco da Gama, no Porto de Sines (Setúbal) com o objetivo de “redimensionar” o projeto.

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, reunido esta quinta-feira, a alteração das bases de concessão de exploração permitirá “redimensionar o projeto do novo terminal de contentores” no Porto de Sines. Desta forma, o Governo pretende ajustar o projeto do futuro Terminal Vasco da Gama “às condições atuais da concorrência, visando atrair um maior número de concorrentes”, lê-se no comunicado.

ALARGAMENTO DO HORÁRIO DA ALFÂNDEGA DE LEIXÕES AO SÁBADO

No âmbito do trabalho desenvolvido em estreita cooperação com a Alfândega de Leixões, a APDL- Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo vem comunicar que a partir do dia 1 de Abril de 2022 a Alfândega de Leixões passará a funcionar aos sábados até às 24h.

Porto de Setúbal recebe Fórum Brasil Export

O Porto de Setúbal recebeu a 8 de março, numa iniciativa em parceria com a APP – Associação dos Portos de Portugal, a Missão Internacional do Fórum Brasil Export, cuja comitiva era composta por meia centena de participantes de entidades públicas e privadas brasileiras.

A visita teve como objetivo conhecer a realidade atual e o desenvolvimento futuro do Porto de Setúbal das suas infraestruturas e a comunidade portuária, tendo sido realizada uma sessão no Auditório da Casa da Baía seguida de uma deslocação aos terminais portuários.

MADEIRA

Já arrancou a obra de construção do Reservatório de Combustíveis do Cais do Porto Moniz

A APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, S.A. publicou um edital dando conta que a execução dos trabalhos da “Empreitada de Construção de Reservatório de Combustíveis para o Cais do Porto Moniz”, decorrerá até 25 de abril de 2022.

DE 4 A 7 DE ABRIL

Nor-Shipping 2022, feira do sector marítimo

A Nor-Shipping é uma arena internacional e um ponto de encontro que decorre a cada 2 anos, para todas as indústrias, principais players, investidores e partes interessadas na realização de negócios no setor marítimo. A edição de 2022 terá lugar em Lillestrøm, Noruega, de 04 a 07 de abril no centro de exposições “NOVA Spektrum”.

Porto de Sines consolida a sua posição nos 15 maiores portos da União Europeia

No ano de 2021, o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia, de acordo com a PortEconomics, onde o conceituado Theo Notteboom dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

Entre 2019 e 2021, o Porto de Sines cresceu mais do dobro em comparação com os restantes portos no Top 15 europeu. O especialista enfatiza o aumento de 28,2% na movimentação de contentores que, em contexto pandémico, demonstra uma forte capacidade de resposta por parte de todas as empresas da comunidade portuária de Sines.

PORTO DE AVEIRO

ENERCOM recusa operação de navio russo

Depois de Viana do Castelo, a Enercom recusa o carregamento de um navio russo, no Porto de Aveiro, em sinal de protesto contra a invasão da Ucrânia.

O Porto de Aveiro confirma que há um navio russo acostado em zona portuária, navio em relação ao qual o operador Enercom,empresa alemã fabricante de aerogeradores, recusa a carga.

FIGUEIRA DA FOZ

Incubadora do Mar&Indústria de «Porta Aberta» para receber novas ideias de negócio

A Incubadora do Mar & Indústria deu inicío à acção “Incubadora Porta aberta”. Esta iniciati-va tem por objectivo acolher na Incubadora
para uma conversa informal quem, tendo uma ideia de negócio, não sabe como a desenvolver e, em con-junto, fazer-se um processo de ideação, ou somente, quem quiser conhecer melhor a Incubadora do Mar & Indústria e o que esta tem para oferecer no apoio a start-ups.

Pandemia fez disparar preço dos contentores de mercadorias em 1000%

Crise sanitária a nível mundial exacerbou os estrangulamentos logísticos. Entre os operadores nacionais há quem admita, num cenário otimista, que a situação só deverá começar a estabilizar algures em 2023.

O mundo da logística e do transporte marítimo enfrenta um cenário nunca visto, sem a livre circulação de contentores e onde não há contentores livres suficientes, mesmo pagos a peso de ouro. Embora a pandemia, com todas as consequências ao nível dos confinamentos e da falta de pessoal, tenha agonizado a situação, Manuel Pizarro, partner & general manager da Zor, lembra que as debilidades do setor começaram com uma guerra comercial entre EUA e Ásia.

Gestão do terminal ferroviário pelo Porto de Leixões é «mais um passo» para porto seco da Guarda

O Presidente da Câmara da Guarda considera que a passagem da gestão do terminal ferroviário para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo é «mais um passo» para a criação do porto seco. Segundo um decreto-lei publicado sexta-feira em Diário da República (DR), a gestão do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda vai passar da Infraestruturas de Portugal (IP) para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

Porto de Aveiro prepara dragagens de manutenção de fundos

O Porto de Aveiro abriu concurso público para os trabalhos de dragagem que se irão prolongar durante 36 meses. O preço base dos trabalhos destinados à manutenção de fundos é de 3,740 milhões de euros. Uma operação de dragagem que é recorrente, por ser indispensável para assegurar a operação portuária.

Bolsa de Emprego | Trabalho marítimo

Oportunidade para Nautical Tecnical Surveyor

A German Survey Marine tem vagas na sua bolsa de emprego para trabalhadores marítimos. Oportunidade para Nautical Tecnical Surveyor (Captain to Sea, Chief Mate / Nautical Patent Holder).

Áreas de Leixões, Aveiro ou Viana do Castelo.

DGRM | 10 anos ao Serviço da Economia Azul Sustentável

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), celebra este ano dez anos desde a sua fundação. Para o Diretor-Geral da DGRM, José Carlos Simão, «dez anos espelham com resultados todo o esforço que a DGRM tem feito, para contribuir para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável».

Seis navios de mercadorias de bandeira portuguesa permanecem no Mar Negro

José Simão, responsável máximo pela DGRM, autoridade marítima nacional, adiantou ao Jornal Económico que estes navios “estão a terminar operações e contratos, devendo sair do Mar Negro nos próximos dias”, não tendo sido emitidos quaisquer pedidos de ajuda por parte dos comandantes desses seis navios.

Navio russo fica fundeado em Viana do Castelo depois de Enercon recusar carregamento

Um navio russo está fundeado em Viana do Castelo desde segunda-feira sem autorização da Enercon para carregar material eólico, na sequência das sanções aplicadas à Rússia pela ofensiva militar sobre a Ucrânia, disse esta quinta-feira o comandante do porto.

Contactado pela agência Lusa, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo, Silva Lampreia, adiantou que o cargueiro de bandeira russa Topaz Don chegou ao porto de Viana do Castelo na segunda-feira, às 20:15, e continua fundeado a aguardar instruções do armador russo, após ter sido impedido pela multinacional alemã de construção de aerogeradores de fazer o carregamento de pás e turbinas para torres eólicas para transportar para o Báltico.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284