Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Navio derrama 15 metros cúbicos de óleo em acidente nos estaleiros da Lisnave

Um navio que se preparava para atracar na Lisnave ao final da tarde derramou 15 metros cúbicos de óleo, mas a poluição foi contida dentro dos estaleiros da empresa de reparação naval, informou a Polícia Marítima de Setúbal.
"O navio Karma, com pavilhão de Antígua e Barbados, embateu na muralha e fez um rombo que deu origem a um derrame de cerca de 15 metros cúbicos de óleo hidráulico”, disse o 2.º Comandante da Polícia Marítima de Setúbal, Cruz dos Santos.

Preço do pescado cresceu quatro vezes mais do que o da alimentação

O preço do pescado comercializado em Portugal no ano passado cresceu quase quatro vezes mais do que o custo da alimentação no seu conjunto. Os preços médios da alimentação tiveram, em 2011, um incremento médio de 2,1%, enquanto os dos peixes, dos crustáceos e moluscos aumentaram 7,8%, segundo o INE. O peixe seco ou curado em sal aumentou ainda mais – quase 11,5%.
Há várias razões que justificam esta evolução diferente entre os preços do peixe e da alimentação. A principal, no entanto, é o recuo 3% no total de pescado descarregado em Portugal no ano passado.

Sines recebe viagem inaugural de mais dois megacarriers

O Porto de Sines continua a receber novos navios porta-contentores de última geração. No espaço de cinco dias, dois megacarriers escalaram o Terminal XXI em viagem inaugural, integrados no Lion Service, serviço regular da MSC – Mediterranean Shipping Company, que liga semanalmente o Extremo Oriente à Europa.

DENUNCIANDO «CAMPANHA DE DESINFORMAÇÃO»

Adfersit esclarece que bitola europeia terá continuidade em Espanha

Em resposta às recentes notícias sobre a possibilidade da ligação em bitola europeia entre o porto de Sines e Badajoz não ter continuidade em território espanhol, a Adfersit emitiu um comunicado esclarecendo que essa hipótese não se coloca e que se tem assistido a "uma campanha de desinformação sobre as ligações ferroviárias internacionais em bitola europeia".

REPORTAGEM DA SIC NOTÍCIAS

Há cada vez mais pescadores clandestinos Ria de Aveiro

Na Ria de Aveiro há cada vez mais pescadores clandestinos. O desemprego pode justificar o aumento das pessoas sem licença, que tentam fazer da pesca um modo de ganhar a vida.

Crise empurra famílias para a pesca

O desemprego e a perda de poder de compra estão a empurrar os portugueses e imigrantes para a água. Desde o início do ano, só em Aveiro e no Minho há mais de 4000 novos pescadores.

SEGUNDO O «SOL»

Espanha garante linha de mercadorias a Portugal

O NOVO Governo de Espanha comprometeu-se com Portugal a completar a ligação ferroviária para mercadorias que irá levar os produtos de Sines e Lisboa até França, na reunião entre a ministra da tutela espanhola e o ministro luso da Economia, realizada em Fevereiro, em Lisboa.
Desta forma, não há o risco de Portugal fechar a ligação até à fronteira e de as mercadorias ficarem em Madrid. Os últimos pormenores serão acertados ainda este mês, numa reunião entre os executivos português, espanhol e francês.
As mercadorias vão sair de Sines, continuarão por Badajoz até Madrid, pela linha do TGV, seguindo pela linha de mercadorias Madrid-Ávila-Vitoria-Irún, confirmou ao SOL fonte oficial do gabinete do secretário de Estado dos Transportes.

Guarda costeira dos EUA afunda «navio fantasma» do tsunami do Japão

A Guarda Costeira dos Estados Unidos afundou um navio japonês que estava à deriva há um ano, desde o sismo e tsunami de 11 de Março de 2011 no Japão, e que tinha sido avistado ao largo da costa da Colúmbia Britânica há cerca de duas semanas.

Estabelecidas comunicações com iate «desaparecido» na Antártida

O iate russo “Sсorpius”, desaparecido há alguns dias na Antártida, e que tem a bordo tripulantes russos e ucranianos, conseguiu estabelecer comunicações, informa o serviço de notícias do canal ucraniano “1+1”.

Protocolo entre a «Portos dos Açores» e a PSP assinado esta quinta-feira

A Portos dos Açores, S.A. e o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública celebraram, esta quinta-feira, dia 4 de Abril, um protocolo de colaboração, no qual a Administração Portuária entregou duas bicicletas e respectivo equipamento devidamente caracterizado, para apoio ao policiamento velocipédico desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública. O evento decorreu na gare de passageiros do Terminal Marítimo da Portas do Mar.

Porto de Sesimbra com serviço de segurança e vigilância

O Porto de Sesimbra passou a dispor, desde o dia 1 de Abril, de um serviço de vigilância e segurança móvel, em resultado de um contrato assinado entre a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a SECURITAS – Serviços e Tecnologia de Segurança, SA.

Portugal recebe 58 milhões de euros para projectos ligados ao mar e à energia

Portugal vai receber 58 milhões de euros para aplicar em projectos ligados à gestão marítima e costeira, energias renováveis e saúde públicas, incluindo um novo navio de investigação científica e uma instalação geotérmica nos Açores.

31DE MARÇO DE 2011

ILHA DE MAYOTTE - União Europeia ganha novo território no Oceano Índico

Os franceses dão as boas-vindas a um novo departamento: Mayotte, uma das ilhas do Arquipélago das Comores. A ilha localiza-se no Oceano Índico, entre Madagáscar e o continente africano, a 10 mil quilómetros de França.
Integrados na França, os mahorais têm agora a esperança de uma vida melhor. O historiador Christophe Wargny, da Escola Nacional Superior de Artes e Ofícios, em Paris, diz compreender as aspirações dos habitantes da ilha: "Não existe nenhuma razão para não continuar francês quando se vê com os próprios olhos como é pobre a população das outras três Ilhas Comores e como ela vive precariamente".

Stella Maris de Leixões

O Stella Maris de Leixões foi inaugurado a 25 de Novembro de 1961 e é uma criação do “APOSTOLADO DO MAR” – Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica, com o objectivo de dar assistência social, moral e espiritual aos tripulantes e suas famílias pertencentes às marinhas de comércio e de guerra que demandam o porto de Leixões. Depende hierarquicamente do Bispo da Diocese do Porto e da “Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo” da Santa Sé.

PARA O PORTO DE LISBOA

Três novas lanchas portuárias baptizadas no Seixal

Três novas lanchas passa-cabos, que este mês entrarão ao serviço no Porto de Lisboa, foram baptizadas nas instalações dos estaleiros Navaltagus, no Seixal. Com apoio do grupo ETE, especializado em tráfego marítimo e estiva, e proprietário do estaleiro Navaltagus, onde foram construídas as lanchas, o investimento foi de 800 mil euros.

SEGUNDO O «PÚBLICO»

Governo sem dinheiro para dragar portos da Póvoa e de Vila Praia de Âncora

O Ministério do Ambiente garantiu, em resposta a um requerimento apresentado pelo deputado do PS, Jorge Fão, estar a preparar o lançamento do concurso para as dragagens dos portos de pesca de Viana do Castelo e Vila do Conde, operações que não terão início antes de Maio. As intervenções reclamadas para outras infra-estruturas portuárias, como é o caso do portinho de Vila Praia de Âncora, Castelo de Neiva, Esposende e Póvoa de Varzim, ficam a aguardar por melhores dias.

NOVA ZELÂNDIA

Rena continua encalhado no litoral de Tauranga

O cargueiro Rena, de onde vazaram entre 130 e 350 toneladas de óleo, permanece preso próximo às praias de Tauranga, na Nova Zelândia. O navio encalhou num recife no início de Outubro do ano passado e, em Janeiro, partiu-se em dois.
Partes da embarcação ainda podem ser vistas fora da água.

Embaixador de Portugal em Madrid visita o Porto de Sines

Álvaro Mendonça e Moura mostrou-se bastante interessado no papel do Porto de Sines à escala Ibérica, tendo em conta as relações comerciais já existentes com alguns portos espanhóis.

AVEIRO

Porto de Pesca Costeira ganha infraestrutura de 500 mil euros

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) inaugurou, segunda-feira, um novo espaço para estacionamento de empilhadores, no Porto de Pesca Costeira da Gafanha da Nazaré, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu.
Na ordem dos 500 mil euros, este investimento (que incluiu a aquisição de cerca de uma dezena de empilhadores), é totalmente financiado pelo PROMAR (Programa Operacional de Pescas), através do Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro.

Governo está a «criar condições» para desenvolvimento da frota mercante nacional

João Carvalho foi um dos oradores na Conferência Internacional de Investigação Científica sobre o Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD) – SSS 2012, evento que termina hoje, no Estoril. Carvalho representou, no acto, o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Considerando que a frota mercante nacional tem uma “importância estratégica para Portugal”, João Carvalho garantiu que tudo está a ser feito para “criar condições” para o seu desenvolvimento.

Total: 3979