Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




REPORTAGEM DA ANTENA 1

Obras na Praia dos Pescadores, Ericeira

Nas próximas duas semanas devem começar as obras na Ericeira. Declarações de Ricardo Esteves, responsável pela Delegação do Centro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Reportagem em directo da Praia dos Pescadores na Ericeira.

ENTREVISTA A JOSÉ LUÍS CACHO

Pode ter-se encontrado uma boa solução para os Estaleiros Navais do Mondego

Já há vencedor do concurso público para a concessão do alvará dos Estaleiros Navais do Mondego? Sim. Há uma proposta, que está a ser analisada e rapidamente será tomada uma decisão de adjudicar ou não o alvará. É a única proposta que apareceu ao concurso, que é de uma empresa ligada aos estaleiros de Setúbal. Acredito que seja uma boa proposta para os Estaleiros Navais do Mondego, que finalmente ponha os estaleiros a funcionar e que vá criar mais postos de trabalho.

NAVIO-ESCOLA SAGRES

Viagem de Instrução 2012 começa hoje

Com largada este sábado, 7 de Julho, e chegada a 7 de Agosto, a Sagres realiza em 2012 a sua 59.ª Viagem de Instrução de cadetes da Escola Naval, num ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962).

TALL SHIP RACES

EMEPC marca presença

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa (EMEPC) vai participar no stand do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), na TALL SHIPS RACE! A não perder as inúmeras actividades à disposição.

PORTIMÃO

Polícia Marítima leva a cabo acção de combate à venda ilegal nas praias

A 5 de Julho, a Polícia Marítima levou a cabo uma acção de combate à venda ilegal nas praias mais movimentadas da área da Capitania de Portimão. Nesta operação estiveram envolvidos 12 elementos da PM e 4 viaturas, tendo sido identificados 33 vendedores ambulantes ilegais, de oito nacionalidades, que foram autuados por falta de licença.

Embaixador de Espanha em Portugal destaca importância do Porto de Sines à escala Europeia

O Embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco Bonet, visitou a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines e o Porto de Sines, no dia 5 de Julho. A visita teve como objectivo primordial recolher informação sobre as características do complexo industrial e portuário de Sines, as suas potencialidades, bem como quais as expectativas futuras do porto e da ZILS.

MINISTRA ASSUNÇÃO CRISTAS AO «DN»

«Objectivo é ter um mapa do nosso mar»

Assunção Cristas revela que o Governo tem em marcha o mapeamento do mar português, com vista a sinalizar áreas onde será possível desenvolver projectos complementares, da aquicultura à produção de energia das ondas.
Em entrevista ao Gente que Conta, conduzido pelo director do DN, João Marcelino, numa edição especial dedicada ao mar, a ministra que tutela o sector garante que o Governo assumiu o mar como uma prioridade e construiu um quadro institucional relevante, que permite melhor gestão das potencialidades do oceano.

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Renegociação do contrato dos asfalteiros pode ficar concluída este mês

Fonte da administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) confirmou que as soluções de renegociação com elementos da Empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA) foram apresentadas nos últimos dias, admitindo a possibilidade de um novo acordo para a construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela até final do mês de Julho.

ERICEIRA

Praia dos Pescadores entra em obras

A Praia dos Pescadores, na Ericeira (Mafra), deverá entrar em obras este mês para estabilização da respectiva arriba e reabilitação da rampa sul de acesso à praia, que está interdita na sequência de uma derrocada de parte da arriba.
O Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território informou a agência Lusa de que, após uma avaliação geotécnica, elaborou um projecto de reabilitação da rampa e estabilização da arriba sobrejacente.

INVESTIGADORES DESCOBREM ELEVADO VALOR NUTRICIONAL EM CINCO ESPÉCIES

Pepinos do mar podem vir parar ao nosso prato!

Algumas espécies de pepinos do mar têm um elevado valor nutricional, podem ser usadas como alimentos funcionais e, no futuro, até para fins terapêuticos. Esta é a conclusão principal de um trabalho realizado por investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Mercedes González-Wangüemert, investigadora principal do projecto CUMFISH.

VÍDEO

Baleia corcunda entrou na Ria Formosa

Uma baleia corcunda entrou esta quinta-feira na Ria Formosa. A baleia não apresentava ferimentos; foram precisas três horas para conseguir que a baleia regressasse ao mar.

MARIA ANA BAPTISTA:

«Sou o rosto dos tsunamis em Portugal»

Maria Ana Baptista dedica-se ao estudo de tsunamis há mais de 20 anos; não é por acaso que diz ser "incapaz de viver num sítio afastado do mar”.
“O que é importante perceber é que, se um desses sismos ocorrer, hoje em dia, no Verão, é sempre preciso evacuar as praias porque vai gerar correntes fortes e inundar pelo menos a zona da praia”, sublinha. Contudo, “evacuar, por exemplo, toda a zona das praias da Trafaria ou da Costa da Caparica, que são zonas altamente povoadas no Verão, não é tao simples como isso”. Por isso, “as pessoas têm de saber o que fazer e como reagir. É preciso haver conhecimento e acho que é mesmo essa parte que falta em Portugal”, afirma.

O que os submarinos 209 PN - Classe Tridente dão a Portugal

Os submarinos da Classe Tridente proporcionam a Portugal capacidades únicas, que se prolongarão no futuro por um período de 30 a 40 anos e que servem em conjunto com outros meios navais e aéreos para: exercer o controlo do seu espaço marítimo; ter um papel relevante no seu posicionamento internacional; contribuir para a sua segurança directa e alargada, assim como da dos seus aliados.

EU E O MAR - PAULO PISCO - DEPUTADO DO PS

O mar é «uma fonte inesgotável de recursos»

Paulo Pisco defende que "o interface mar/terra representa um universo de potencialidades que só há pouco tempo tem sido explorado pela União Europeia". Argumenta: Há muitas áreas que têm de ser desenvolvidas. As empresas e os poderes públicos têm "uma responsabilidade particular" em aproveitar estes recursos. O deputado socialista acredita que "o mar dá para tudo", porque dele é possível retirar alimentos e matérias primas, "é uma fonte inesgotável de recursos" que permite que haja muitas indústrias associadas a ele.

NAUFRÁGIO

Caixa negra do Costa Concordia estava avariada

A caixa negra do cruzeiro Costa Concordia, naufragado em Janeiro perto da costa italiana, avariou quatro dias antes do acidente, sendo impossível reconstituir todos os acontecimentos da noite do naufrágio, noticia o 'Corriere della Sera'. A empresa proprietária do navio, a Costa Cruceros, emitiu um comunicado negando as informações, no qual assegura que "tinha apenas sido registado um código de erro" e que o equipamento "não estava inutilizado".
O naufrágio, no qual morreram 32 pessoas, ocorreu na noite de 13 para 14 de Janeiro, depois de o navio embater numa rocha junto à ilha de Giglio, ao largo da Toscânia.

LEIXÕES

TCL confirmado como maior operador nacional

O TCL mantém-se como o maior operador nacional de terminais de contentores, de acordo com os últimos dados da actividade divulgados pelo INE. Nos primeiros quatro meses do ano, o movimento de contentores nos principais portos nacionais totalizou 560.207 TEU, o que representou uma subida homóloga de 8%.
Leixões, e o TCL, confirmaram a liderança no mercado, com um crescimento de 7,9%, ultrapassando os 180 mil TEU, o que constitui um novo recorde.

ESTA QUINTA-FEIRA, 5 DE JULHO

Embaixador de Espanha em Portugal visita a Zils – Zona Industrial e Logística de Sines

O Embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco, visita esta quinta-feira, dia 5 de Julho, as instalações da ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, a convite da aicep Global Parques. A visita pretende apresentar a ZILS e o Porto de Sines ao representante do país vizinho com quem Portugal tem estabelecido fortes relações económicas e empresariais.
O investimento espanhol na Zils Global Parques, representa aproximadamente 40% do investimento total.

VEJA O VÍDEO DO SIMULACRO

«Colisão» entre barco português e espanhol

Uma simulação de grande impacto no Algarve permitiu ensaiar a eficácia dos meios de socorro marítimos e a articulação com as autoridades espanholas. O cenário simulado era uma colisão entre duas embarcações que teria provocado um ferido, dois náufragos e um desaparecido.

EM RESULTADO DA CRISE

Este ano há mais nadadores-salvadores

Este ano há mais nadadores-salvadores. A crise fez aumentar o número de candidatos nos cursos em Albufeira. Veja a reportagem da TVI.

SCHENKER

Terceira ligação ferroviária semanal entre Portugal e Alemanha prevista para 2014

A Schenker Transitários, filial portuguesa do grupo alemão Deutsche Bahn (DB), apresentou esta terça-feira a sua segunda ligação ferroviária semanal entre Portugal e Alemanha, que vai estar operacional a partir de Setembro.
Em entrevista à CARGO Vídeos, Frank Gutzeit, da Schenker Transitários, explicou as razões que levaram ao lançamento deste novo comboio, acrescentando que “já está prevista uma terceira ligação para o ano de 2014”.

Total: 4139