Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




SEMINÁRIO ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MAIO, EM LISBOA

«Crescimento Sustentável dos Oceanos, Mares e Costas: Crescimento Azul»

A 21 de Maio, Dia Europeu do Mar, vai decorrer em Lisboa o seminário "Crescimento Sustentável dos Oceanos Mares e Costas: Crescimento Azul - Implicações Regionais decorrentes da Estratégia do Atlântico".

HOJE, 19 DE MAIO

Marinha Portuguesa recebe Medalha de Ouro da Cidade de Almada

A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, entrega hoje, 19 de Maio, a Medalha de Ouro da Cidade de Almada à Marinha Portuguesa, representada pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.
A entrega vai realizar-se no Teatro Municipal de Almada, após o intervalo do Concerto Oficial da Banda da Armada, com início às 22h, a propósito das celebrações do Dia da Marinha, que este ano decorrem em Almada.

ESTE DOMINGO

Marinha comemora o seu Dia

As comemorações do Dia da Marinha decorrem este domingo, 20 de Maio, em Almada, assinalando mais um aniversário da chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute.

AVEIRO

«Petróleo da ria» a partir de algas em fase de testes na Universidade

Não há petróleo na ria de Aveiro mas existem micro-algas que podem vir a ser usadas na produção de biodiesel. Investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro estão desde o ano passado a estudar a possibilidade de aproveitar o óleo das "Chlorella vulgaris", uma das algas nativas da ria, para biocombustível.

ESTE SÁBADO, 19 DE MAIO

O património baleeiro dos Açores em destaque na TSF

Numa parceria da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, com a TSF nacional e a Divisão de Estudos Patrimoniais e Arqueociências do IGESPAR-Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, é difundido este sábado, dia 19 de Maio, pelas 12:00, o programa radiofónico “As baleias e a identidade dos Açores”, integrado na série “Encontros com o Património”.

Ricardo Serrão Santos eleito vice-presidente do European Marine Board

Ricardo Serrão Santos foi eleito, dia 15 de Maio, por unanimidade, vice-presidente para o Comité Executivo do Marine Board (European Science Foundation), durante a reunião plenária deste órgão que está a decorrer no National Oceanographic Institute, em Southampton, Reino Unido.

HOJE EM PENICHE

IPTM associa-se ao Dia Mundial da Hipertensão

“Estilos de Vida Saudáveis, Pressão Arterial Saudável” é o lema das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão que este ano têm lugar em Peniche. O Instituto Portuário e dos Transporte Marítimos, I.P. associa-se às comemorações, através de uma iniciativa de um grupo de funcionários habilitados com formação em socorrismo, realizando rastreios gratuitamente em Lisboa, nos Serviços Centrais, no Porto de Peniche e no Porto da Nazaré. Serão também afixados cartazes, nestes locais e distribuídos folhetos informativos sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão.

 

 

RTP

Zeza faz-se ao mar todas as noites

Zeza... faz-se ao mar... todas as noites...
É a única mulher em Portugal... mestre de uma embarcação...e fez da pesca um modo de vida.
- Por amor ao mar... e aos animais, Valter Elias trocou o Brasil por Portugal.
É treinador de mamíferos marinhos no Jardim Zoológico de Lisboa há mais de 20 anos.
- Assina como Nuno Surdo... E é um dos melhores construtores de pranchas de surf...
 

ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO

Passivo agravado com perdas de 22,7 milhões de euros em 2011

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) fecharam 2011 com resultados operacionais negativos líquidos de 22,7 milhões de euros e um passivo total de 254 milhões de euros, que a administração diz ser “urgente” reestruturar. Os dados constam do Relatório e Contas dos ENVC no exercício de 2011, ao qual a agência Lusa teve acesso, e reconhecem o agravamento de todos os indicadores económicos da empresa.
 

PORTO DE SETÚBAL

Sadoport procedeu a embarque recorde de material rolante num navio

No Porto de Setúbal realizou-se o embarque de aproximadamente 9.100m3 de material rolante e diversos contentores com material de apoio. O embarque teve lugar na Sadoport Setúbal, no navio “Copenship Europe”, agenciado pela Portmar, e será reconhecido como o maior embarque de material rolante já efectuado naquele cais, num só navio.

MADEIRA

Inauguração das novas lanchas da APRAM

O Presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou esta terça-feira as duas novas lanchas da Administração de Portos da Madeira, APRAM, com o nome de "Ilhéu do Lido" e "Ilhéu do Farol", uma destinada aos pilotos de barra e a outra, multiusos, para diversas funções de apoio a serviços portuários e costeiros.

21 DE MAIO, NA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA

Jornada sobre crescimento marítimo sustentável assinala o Dia Europeu do Mar

A Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), em estreita colaboração com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Fórum Empresarial da Economia do Mar (FEEM) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR) organiza uma Jornada comemorativa do Dia Europeu do Mar, sob o tema “Crescimento sustentável dos oceanos, mares e costas: crescimento azul”; a realizar na sede da SGL, dia 21 de Maio, com início previsto para as 9:30.

APSS participa no exercício «Xávega 2012» em Sesimbra

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA participou no exercício “XÁVEGA 2012 – Combate à poluição do meio marinho por hidrocarbonetos”, uma iniciativa organizada pela Marinha/Autoridade Marítima Nacional, que decorreu nos dias 8 e 9 de Maio, no Porto de Sesimbra e nas praias da vila.

DIA MUNDIAL DO MAR - CEM ANOS DEPOIS DO TITANIC

Edição de 2012 pretende reflectir sobre a segurança dos navios

O tema da edição de 2012 do Dia Mundial do Mar surge inspirado no naufrágio mais célebre de todos os tempos: "IMO: Cem anos depois do Titanic" pretende reflexão a propósito da segurança da vida no mar.

Aniversário do «Creoula» com sabor a vinho

Uma centena de passageiros brindou, dia 10 de Maio, com edições únicas de vinho da região da Península de Setúbal para celebrar os 75 anos do Navio Creoula, no Cais da Marina do Parque das Nações, em Lisboa. O evento, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), a bordo do Navio Creoula, contou com as produtoras José Maria da Fonseca, SIVIPA e Malotojo, jornalistas e consumidores e oficiais da Marinha.

Porto de Lisboa promove workshop de stakeholders do Projecto MIELE

Dia 9 de Maio, a Administração do Porto de Lisboa promoveu a realização de um workshop para os stakeholders do projecto Miele. Trata-se de um projecto estratégico de interesse prioritário das Redes Transeuropeias de Transporte, em que participam, para além de Portugal, a Alemanha, a Espanha, a Itália e o Chipre.

Aquecimento pode ter empurrado mexilhão africano para o Algarve

O aquecimento global e o aumento da temperatura do mar podem ter originado a expansão de uma nova espécie de mexilhão, nativa de África, para a costa portuguesa, admite um grupo de investigadores da Universidade do Algarve (UAlg).
No Verão passado, um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) descobriu, na zona de Vilamoura e na ilha do Farol, uma espécie de mexilhão cuja existência ainda não tinha sido reportada no atlântico europeu.

NRP VIANA DO CASTELO

Navio-patrulha de 2011 recebe artilharia nova

O NRP Viana do Castelo, o primeiro navio-patrulha construído nos estaleiros desta cidade para a Marinha, regressou à empresa para substituir a artilharia que levava a bordo, com 40 anos, montada de forma provisória.
Fonte da Marinha disse à Lusa tratar-se da substituição da peça de artilharia de 40 milímetros (mm) que foi "colocada provisoriamente a bordo", por uma outra, de 30 mm, "nova e conforme previsto desde a sua construção".

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Aberto concurso para concessionar Estaleiros Navais do Mondego por 20 anos

O Porto da Figueira da Foz abriu um concurso público para concessionar, pelo prazo de 20 anos, as instalações dos Estaleiros Navais do Mondego, actualmente em processo de insolvência, para actividades industriais de reparação naval e outras conexas.
O anúncio, publicado quarta-feira em Diário da República, foi revelado esta quinta-feira durante uma assembleia de credores dos estaleiros navais.

HOJE, 12 DE MAIO

Conferência «Porto de Setúbal: Realidades Marítimo-Portuárias»

A Concelhia do CDS-PP de Setúbal está a promover o 1º Ciclo de Conferências "Setúbal, Capital do Mar", no âmbito do qual decorre, este sábado, a conferência "Porto de Setúbal: Realidades Marítimo-Portuárias"; na Fundação Inatel (Setúbal), a partir das 15.30h.

Total: 3979