Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




TCL foi a concessão que mais pagou no primeiro trimestre

No primeiro trimestre do ano corrente, o TCL pagou à APDL 4,28 milhões de euros por conta da concessão do terminal de contentores de Leixões. Comparativamente com o período homólogo do ano passado, o TCL pagou mais 16%, resultado do aumento na movimentação de contentores. Com esta performance, a TCL reforçou a sua posição como o concessionário portuário que mais rendas paga ao Estado em Portugal.

Porto de Sines participa em Congresso sobre o Eixo 16 da RTE-T

A Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, participou como oradora no “Congresso Transnacional do Eixo 16, Corredor Prioritário da Rede Transeuropeia de Transportes” que se realizou nos dias 5 e 6 de Junho em Badajoz, organizado pelo Governo da Extremadura.

«Transportes no futuro» debatidos na VOLVO OCEAN RACE

“Transportes no futuro”, conferência organizada no âmbito da Volvo Ocean Race, contou com a presença de três dos principais actores do sector marítimo – João Carvalho, Luís Cacho e Belmar da Costa. A "Cargo" detalha os pontos principais das intervenções.

O que leva mais de duas mil empresas nacionais a apostarem no exterior

Primeiro, exportar. Depois, internacionalizar. Desde a década de 90 do século passado, ir fisicamente para o estrangeiro é uma prática das empresas nacionais que se querem expandir, uma estratégia que já colocou mais de 2.000 empresas no capital de outras empresas no exterior.

Bruxelas negoceia parceria com Kiribati que permite faina a navios portugueses

A União Europeia e a República de Kiribati, no Pacífico, negociaram uma nova parceria de pescas que permite licenças para 10 navios, incluindo atuneiros de três Estados-membros europeus (Portugal é um deles). O acordo permite que operem nas águas de Kiribati (Polinésia) quatro navios de cerco e seis palangreiros, sendo as licenças distribuídas por Portugal, Espanha e França, com15 mil toneladas de referência.

AUGUSTO MOURÃO EZEQUIEL

Comandante Operacional dos Açores toma posse esta quarta-feira

O vice-almirante Augusto Mourão Ezequiel toma posse esta quarta-feira, 6 de Junho, como Comandante Operacional dos Açores, numa cerimónia presidida pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo.
O vice-almirante Augusto Ezequiel, 59 anos, é natural de Febres, no concelho de Cantanhede, e foi promovido ao actual posto a 11 de Março de 2011.

Simulacro de evacuação do Edifício-Sede da APSS

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA efectuou um simulacro de evacuação do Edifício-Sede, em 25 de Maio. Uma acção em conformidade com o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios em vigor.
A evacuação total das pessoas do edifício, que faz parte das medidas de autoprotecção no âmbito do referido regulamento, decorreu, após o toque de alarme, sob a coordenação dos responsáveis de piso e conforme os protocolos vigentes.

Ordem dos Engenheiros visita Porto de Sines

A 1 de Junho, uma delegação da Secção de Hidráulica e Recursos Hídricos da Ordem dos Engenheiros visitou o Porto de Sines, tendo-se inteirado das condições operacionais de excelência oferecidas pelos vários terminais portuários, que em parte se devem ao abrigo proporcionado pelas duas principais infra-estruturas marítimas de protecção – o Molhe Oeste com 1.600 metros e o Molhe Leste que, após as obras em curso, ficará com 2.600 metros de comprimento.

Secretário de Estado do Mar celebrou Dia do Pescador em Olhão

Em Olhão, as celebrações do Dia do Pescador, que contaram com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, serviram para o presidente da Câmara Francisco Leal deixar as suas preocupações sobre os problemas que afectam o sector no concelho. O Município também distinguiu pescadores e inaugurou uma exposição sobre a Orla Marítima em Olhão.

Nadadores-Salvadores preocupados com menos vigilância em Junho

A Federação Portuguesa dos Nadadores-Salvadores alerta para algumas dificuldades no arranque da época balnear, uma vez que a maioria dos 4000 elementos que vão assegurar a vigilância das praias só inicia as funções em Julho.
“O arranque da época balnear é sempre difícil. Nunca se sabe se vamos ter o número suficiente de nadadores-salvadores, porque muitos são universitários e só assumem as funções depois dos exames, em Julho”, revela o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), Alexandre Tedeia.

Estaleiros de Viana vão continuar parados devido à reprogramação dos asfalteiros

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) comunicaram que a empresa continuará mais três meses parada, após conhecida a nova reprogramação na construção dos dois asfalteiros para a Venezuela, uma vez que continua a não existir aço necessário para a sua construção.

EQUACIONADO ESCOAMENTO A PARTIR DE AVEIRO, LEIXÕES OU SINES

O maior investimento estrangeiro de sempre em Portugal pode nascer nas minas de Moncorvo

O essencial das negociações entre o Governo e a multinacional anglo-australiana Rio Tinto, para a exploração de ferro nas minas de Moncorvo, no Nordeste do país, está concluída e a assinatura do contrato está prevista para a semana entre 11 e 15 de Junho.
O PÚBLICO apurou que o contrato a assinar, que deverá representar o maior investimento estrangeiro alguma vez realizado em Portugal, assumirá a forma de "concessão experimental". Tecnicamente, a concessão experimental é uma fase intermédia até ao contrato de exploração final, e visa aprofundar o conhecimento do jazigo, que se admite ser um dos maiores da Europa.

TSF

Autoridades algarvias denunciam falta de armas legais para punir banhistas

Com a abertura oficial da época balnear, o estado das arribas em muitas praias volta a estar em destaque. A ministra do Ambiente quer uma monitorização mais rigorosa da orla costeira para prevenir os riscos nas arribas instáveis. Quanto à possibilidade de punir quem desafie os alertas de perigo, as autoridades algarvias dizem que faltam armas legais.

Nadadores-salvadores com mais poderes e figura da «desobediência» são novidades neste Verão

Os nadadores-salvadores vão contar com poderes de vigilância «reforçados em terra» já nesta época balnear e será criada a figura da «desobediência» para os casos dos banhistas que se recusem a abandonar locais considerados de risco.
A garantia foi avançada pelo secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo, o qual assegurou que o novo diploma, já concluído, terá um «objectivo duplo», entre a dissuasão e a actuação.

COMEÇA HOJE A EXPO.TUR 2012

Associação Naval Sarilhense marca presença

A participação da Associação Naval Sarilhense (ANS) neste certame visa mostrar aos participantes uma das riquezas culturais e patrimoniais de Portugal, isto é, o património marítimo-fluvial do Estuário do Tejo, em particular as embarcações tradicionais e cultura ribeirinha que lhe está intrínseca. Esta participação, que resulta de uma parceria com a TuriPortugal, contará com uma exposição dedicada a este património, incluindo a embarcação viva Catraio “Vela Latina”.

Megacarrier «MSC DEILA» escala Sines na viagem inaugural

O navio porta-contentores “MSC DEILA” atracou no Terminal XXI do Porto de Sines na sua viagem inaugural. Este gigante dos mares apresenta um comprimento fora-a-fora de 365,8 metros, boca de 51,2 metros, capacidade para transportar 14.000 TEU e exige um calado máximo de 16 metros.

Cluster marítimo espanhol aposta na inovação tecnológica

O sector marítimo espanhol está a desenvolver grandes esforços para "promover o seu desenvolvimento através da inovação e aplicação de novas tecnologias", anunciou esta quarta-feira o presidente do Cluster Marítimo espanhol, CME, Federico Jaquotot Esteve, falando aos jornalistas num pequeno-almoço organizado pela instituição que dirige.

Porto de Aveiro teve 1,5 milhões de euros de lucros em 2011

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) registou um aumento dos lucros no ano passado, encerrando o ano com um resultado líquido positivo de 1,5 milhões de euros, mais do dobro do ano anterior.
O Presidente do Conselho de Administração da APA, José Luís Cacho, atribuiu esta evolução positiva à redução dos custos fixos da empresa.
 

LÍDIA SEQUEIRA

Presidente do Porto de Sines integra visita presidencial a Singapura

Lídia Sequeira, Presidente do Porto de Sines, integrou a comitiva presidencial que visitou Singapura, onde se localiza um dos portos mais importantes do mundo. A comitiva foi acompanhada por Fock Siew Wah, presidente da PSA - Port of Singapure Authority, que reforçou a vontade de investir em Portugal e que destacou as condições e a excelente localização de Sines, considerando-o um dos melhores portos europeus para fazer a ligação à Ásia e Europa.

Movimento de carga nos portos nacionais cresceu 10% no primeiro trimestre

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de estatística (INE), o movimento de mercadorias nos portos nacionais cresceu 10% no primeiro trimestre de 2012.
O Porto de Sines foi o que mais cresceu (+22,8%). Leixões (+4,8%) e Lisboa (+0,1%), também registaram subidas entre Janeiro e Março deste ano. Já o Porto de Aveiro apresentou uma quebra de 7,3%. O Porto da Figueira da Foz melhorou o volume de mercadorias movimentadas (+25,8%), assim como Setúbal (+0,9%)
 

Total: 3979