Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Jumbo Javelin carrega peça gigante no Terminal Multipurpose de Sines

A Empresa Compelmada foi a responsável pelo fabrico e montagem de uma máquina carregadora de navios com minério de ferro, destinada ao Porto de Nouadhibou na Mauritânia. Os trabalhos decorreram no finger do Terminal Multipurpose de Sines, desde Outubro do ano passado, tendo culminado com o transporte da peça no dia 14 de Outubro.

Porto de Viana do Castelo a funcionar em pleno

A APVC, SA comunica que o Porto Comercial de Viana do Castelo se encontra em pleno funcionamento, garantindo todas as operações com navios e mercadorias com origem/destino neste porto. Deste modo, informa-se que, contrariamente ao que sucede em alguns portos nacionais, o porto de Viana do Castelo não está a ser afetado por quaisquer greves.

PONTA DELGADA, AÇORES

Portas do Mar com Nova Webcam Pública

As Portas do Mar, em Ponta Delgada, contam com uma nova Webcam, parte integrante do site Spot Azores. No total este novo projecto conta já com 13 Webcams na ilha de São Miguel.

QUASE DEZ ANOS DEPOIS DA CATÁSTROFE AMBIENTAL

Julgamento do derrame do Prestige começa esta terça-feira, 16 de Outubro

Quase dez anos depois do acidente que derramou 77 mil toneladas de fuelóleo na costa espanhola, o caso vai a tribunal. Devido à complexidade do caso, estima-se que o julgamento se prolongue por sete meses, ou seja, até 29 de maio de 2013.
A 13 de Novembro de 2002, o Prestige foi apanhado numa tempestade ao largo do Cabo Finisterra, na Galiza, e sofreu um rombo de 35 metros no casco. Seis dias depois afundou-se a 270 quilómetros da costa. Mais de 2600 quilómetros da costa espanhola foram afectados nos meses seguintes pelo fuelóleo derramadas pelo petroleiro.

Comunidades portuárias de Leixões e Sines lembram que os dois portos estão a funcionar

A Comunidade Portuária de Leixões e a Comunidade Portuária de Sines emitiram um comunicado conjunto onde recordam que "os portos de Leixões e de Sines estão a funcionar", contrariando a ideia errada que tem sido passada por alguma da imprensa generalista de que todos os principais portos estejam paralisados devido à onda de greves.

ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO MINHO (AIMINHO) E A ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE VIANA DO CASTELO (AEVC):

Greve portuária condena empresas da região à falência

Um acto «inoportuno e irresponsável». É assim que a Associação Industrial do Minho (AIMinho) e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) classificam a greve dos portos portugueses. Para as duas organizações, a greve «prejudica incontornavelmente e de forma irreversível as empresas» no actual cenário de «grave crise económica».

Porto de Sines marca presença no «Extremadura Exporta 2012»

O Porto de Sines foi convidado a participar no “Extremadura Exporta 2012”, que teve lugar no Palácio de Congressos de Badajoz, dia 9 de Outubro. Dirigido aos empresários da região da Extremadura Espanhola, o “Extremadura Exporta” é um fórum anual, cujo principal objectivo é o de fomentar e promover o aumento das exportações daquela região.

RDP

CGTP diz que greve nos portos deve continuar

O líder da CGTP, Arménio Carlos, defende que a greve nos portos nacionais deve continuar. Para Arménio Carlos o diálogo é a única forma de tentar encontrar um consenso.

Manifesto enviado ao Governo lembra consequências das greves para as exportações nacionais

Um manifesto denominado " Trabalho Portuário e a Competitividade dos Portos Nacionais", assinado pela CIP (Confederação Empresarial de Portugal), AIP (Associação Indústrial Portuguesa), CPC (Conselho Português de Carregadores), ANUC (Associação Nacional de Utentes Privativos e de Concessionários de Serviço Público de Áreas Portuárias), FEEM (Foram Empresarial da Economia do Mar) e APLOG (Associação Portuguesa de Logística) foi quinta-feira entregue ao Governo.

PORTUGAL EXPORTADOR?

40% do crescimento das exportações vem do ouro e combustíveis

As exportações de bens portugueses cresceram 9,6% nos primeiros oito meses do ano, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O ritmo de crescimento das exportações, o único motor que contribui positivamente para o PIB, esconde, contudo, a forte influência de bens como o ouro e os combustíveis. Por outras palavras, cerca de 40% do ritmo de crescimento da exportações nos primeiros dois terços do ano vem de factores conjunturais que pouco têm a ver com a real melhoria da competitividade, a transferência de recursos para bens transaccionáveis ou a criação de postos de trabalho.

Trabalhadores do Porto de Leixões criticam «terrorismo sindical» nos portos do Sul

Os trabalhadores do porto de Leixões defendem o acordo de revisão do regime jurídico de mão-de-obra recentemente firmado entre diversas organizações sindicais e empresariais e o Governo português e criticam o afastamento "premeditado dos sindicatos do ‘costume' e "a via do terrorismo sindical nos portos do Sul".

PORTO DE LISBOA | 15.10.2011

Abertura do Açude da Caldeira da Moita

A 15 de Outubro de 2011, teve lugar a cerimónia de abertura do Açude da Caldeira da Moita, construído no âmbito da Operação de Valorização Integrada da Zona Ribeirinha – Da Caldeira da Moita à Praia do Rosário.
Diminuir os níveis de assoreamento e repor as condições de acesso e navegabilidade foram os principais propósitos da reabilitação do espelho de água da Caldeira da Moita.

RTP

Passos Coelho insinua recurso à requisição civil contra greve dos portos

Passos Coelho mostrou-se preocupado com a greve nos portos. O Primeiro-Ministro admitiu recorrer a todos os mecanismos legais para fazer face à paralisações em setores estratégicos, uma referência implícita à requisição civil. Os estivadores dizem que ainda há tempo para o diálogo, antes de se avançar com qualquer ideia de requisição civil. Até porque, como foi denominada, é a bomba atómica que qualquer executivo não deseja detonar.

Como (só) metade do maior porto da Grécia prospera sob mão chinesa

Entre a crise, austeridade, desemprego e a fome pela competitividade, metade do maior porto da Grécia prospera. Numa das metades do porto de Piraeus, nas redondezas de Atenas, capital do país, o tráfego de mercadorias e navios mais do que duplicou em 2011, e há mais de 200 postos de trabalho em relação à outra metade. A razão? Porque tem mão chinesa.

PORTO DE LEIXÕES

Movimentação no TCL cresceu 26% em Setembro

O Terminal de Contentores de Leixões (TCL) continua a bater recordes, alcançando, desta vez, o melhor mês de setembro de sempre, ao movimentar 31.646 contentores (equivalentes a 49.262 TEU), o que representa um crescimento homólogo de 26%. Em termos acumulados, o TCL já movimenou, nos primeiros nove meses deste ano, 436.153 TEU, o que representa um crescimento de 16% face ao que se registava no mesmo período de 2011.

Porto de Lisboa assina protocolo de parceria com a Massachusetts Port Authority

A Administração do Porto de Lisboa (APL) assinou um protocolo, com vista à partilha de recursos e conhecimentos e ao desenvolvimento de instrumentos nas áreas de marketing, partilha de informação, benchmarking e intercâmbio de técnicos, com a Massport – Massachusetts Port Authority.
O protocolo tem a validade de três anos e permite a troca de experiências, apoio de consultoria técnica de âmbito portuário e ambiental, promoção da partilha de informação comercial, bem como a troca de dados estatísticos referentes à atividade portuária de cada porto.

Autoeuropa e Mitsubishi admitem recorrer a portos em Espanha

As greves dos trabalhadores portuários, pilotos da barra e trabalhadores das administrações portuárias, estão a ter impacto directo nas fábricas portuguesas de automóvel. A Volkswagen Autoeuropa e Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) admitem desviar a exportação, que é o grosso das respectivas produções, para portos em Espanha.

Greve nos portos afecta exportações da Autoeuropa e da pêra rocha

A greve nos portos está a afectar as exportações de carros da Autoeuropa para países como a China e a saída de pêra rocha para outros mercados, como o Brasil. Os dois sectores estão a ter prejuízo com a greve parcial nos portos que dura há quase um mês.

EU E O MAR

Francisco Andrade, velejador - Cuidar e preservar

Francisco Andrade, que brilhou nos Jogos Olímpicos de Londres na classe 49er ao lado de Bernardo Freitas, vê o potencial da costa portuguesa através da aliança entre a atividade física e o entretenimento.

EU E O MAR

Filipe Albuquerque, piloto de automóveis - A missão de todos

Filipe Albuquerque destaca que todos têm de cumprir o seu papel na divulgação da costa portuguesa no estrangeiro.

Total: 4090