Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Plataforma de economia do mar gerida desde Portugal

Portugal vai ser o pólo aglutinador de uma plataforma pioneira de serviços de aceleração da economia do mar. O objetivo é capacitar 391 portos atlânticos para operarem como hubs de inovação e aceleração de startups, contribuindo para diversificar modelos de negócio e fontes de receita na economia azul ou do mar.

Com arranque a 11 de maio, o Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network (AspBAN) é uma iniciativa liderada pela consultora de inovação colaborativa Beta-i e pela Fórum Oceano, associação que gere o cluster do mar português, que ganharam a call da Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia para desenvolver a economia do mar a partir dos Portos do Atlântico da UE.

1,2 milhões para dragar o porto da Póvoa nos próximos três anos

São 5,1 milhões de euros para dragagens nos portos do norte, 1,2 milhões dos quais para o porto da Póvoa de Varzim, 300 mil euros já este ano. Em dia de inauguração do novo pólo da marina, Câmara e Clube Naval Povoense (CNP) alertaram para a perigosa acumulação de areias que mina a segurança de turistas, atletas e pescadores.

Mobilift Portugal entregou grua portuária Liebherr LHM420 no Porto de Setúbal

Na sequência de uma «parceria de longa data», a empresa Mobilift Portugal efectuou, em meados de Abril, uma entrega de uma grua portuária Liebherr, modelo LHM420, ao cliente Tersado – Terminais Portuários do Sado (Yilport), que gere o Terminal de Multiusos do Porto de Setúbal.

Governo açoriano aprova 13 ME para obras de reparação no porto das Lajes do Pico

Segundo o Açoriano Oriental, o Governo Regional vai celebrar um contrato "com caráter plurianual" com a Portos dos Açores que permite transferir mais de 13 milhões de euros para "cobrir os custos da obra" do porto das Lajes do Pico, danificado pelo furacão Lorenzo.

A passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago, na madrugada de 01 para 02 de outubro de 2019, provocou 255 ocorrências e 53 pessoas tiveram de ser realojadas, causando ainda a destruição total do porto das Lajes das Flores.

DGRM representou a União Europeia na OIT

A DGRM, através da Chefe de Divisão do Pessoal do Mar e Navegadores de Recreio, Carlota Leitão Correia, participou na 4ª Reunião da Comissão Tripartida Especial da Convenção do Trabalho Marítimo, 2006 (MLC-2006) organizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A reunião da Comissão Tripartida Especial, que se realizou de 19 a 23 de abril, por Vídeo Conferencia, contou com a participação de mais de 300 representantes entre Marítimos, Armadores e Governos.

Aveiro atinge marca homóloga «mais elevada de sempre» com 921 mil toneladas até Fevereiro

«Num cenário genericamente negativo, surge ainda espaço para destacar o registo da marca mais elevada de sempre nos períodos homólogos observada em Aveiro, atingindo globalmente um total de 921,13 mil toneladas, +9,8% do que no período homólogo de 2020, contribuindo para o desempenho positivo dos ‘Outros Granéis Líquidos’ ao nível do Ecossistema Portuário do Continente, onde foi observado um volume de 479,75 mil toneladas (+8,9%), o mais elevado de sempre», explica a AMT no relatório que analisa a movimentação de cargas nos portos até Fevereiro.

DGRM participa em Conferencia Internacional de Segurança Marítima

A DGRM - Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, através da Subdiretora Geral Susana Baptista, participou na Conferência Internacional sobre Segurança Marítima, que se realizou no dia 22 de abril, via web.

A Conferência reuniu mais de 250 participantes, foi organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, e contou com o apoio da EMSA – Agência Europeia de Segurança Marítima.

Contentores crescem 31,38 mil TEU com «influência decisiva» do Porto de Sines

Nos dois primeiros meses de 2021, os portos do Continente movimentaram 5,4 milhões de toneladas no segmento dos Contentores, um registo que espelhou um crescimento homólogo de +10,8%. Em termos de TEU, este acréscimo fixou-se nos +31,38 mil TEU entre Janeiro e Fevereiro, traduzindo-se numa variação positiva de 7,2% face ao mesmo período de 2020. O Porto de Sines foi decisivo para este resultado.

Inaugurada nova Ponte-Cais no Porto de Sesimbra

O Porto de Sesimbra inaugurou esta quinta-feira uma nova Ponte-Cais, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, e que contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

Esta infraestrutura, a Ponte-Cais 4, é a concretização do Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra iniciado em 2007, traduz-se no aumento da capacidade de atracação de barcos de pesca e em boas condições de segurança, permitindo ainda harmonizar em toda a área envolvente as embarcações afetas às atividades da pesca e da náutica de recreio.

APDL prolonga Trabalhos de Manutenção da Ponte Móvel de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anuncia que a Ponte Móvel do Porto de Leixões, encerrada para realização de trabalhos de manutenção, irá prolongar o período de interrupção que se iniciou a 30 de março, até que estes trabalhos se encontrem concluídos e seja garantido o bom funcionamento e a segurança de operação do equipamento.

APLOG e KPMG apresentaram conclusões do estudo sobre estado da logística

“A logística em Portugal – Inovação, Tendências e Desafios do Futuro” é a designação do estudo que a APLOG e a KPMG desenvolveram em parceria e que estará disponível no final do mês. Para já, ficam algumas das conclusões e highlights do mesmo, apresentados pelas duas entidades.

Em quatro anos, entre 2014 e 2018, o volume de negócios do sector de armazenagem e transporte rodoviário de mercadorias cresceu 90% em Portugal. O sector de operadores e dos integradores logísticos, por sua vez, apresentou um crescimento de 20% no mesmo período. Estas são duas das conclusões que os promotores desta análise destacaram no decurso da sessão de apresentação.

SEMINÁRIO ONLINE ESTA QUINTA-FEIRA

Estratégia Nacional para o Mar 2030 e a Náutica de Recreio

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o Diretor Geral da DGRM, José Simão, e a Subdiretora Geral da DGPM, Conceição Santos, vão intervir num webinar sobre a Estratégia Nacional para o Mar 2030 e a Náutica de Recreio. A iniciativa, promovida pela Treino de Mar, decorre esta quinta-feira, dia 29 de abril, às 21h00.

Neste webinar vai ser discutida a Estratégia Nacional para o Mar, focando aspetos relevantes para a náutica de recreio, bem como as prioridades do Portugal para a Presidência da União Europeia relativamente à política do mar.

Porto de Lisboa inverte tendência e cresce 6,2% em carga

Depois de um difícil ano de 2020, o porto de Lisboa registou um aumento de 6,2% no total de mercadorias e um total de 2,263 milhões de toneladas de carga movimentada, no primeiro trimestre de 2021.
Na base da retoma está a Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo de 20,7%, e os Granéis Sólidos, também com um aumento de 9,3% face a 2020.

SEAentia quer derrubar mitos e percepções erradas que ainda existem associados à aquacultura

Nuno Leite diz que além da produção ser “manifestamente insuficiente para as necessidades” da sociedade, existe ainda uma “perceção bastante negativa” sobre os produtos originários de aquacultura: “Para termos uma noção, Portugal consome cerca de 568 mil toneladas de pescado para uma produção que ronda as 174 mil toneladas em pescas e 13 mil toneladas em aquacultura, o que significa que temos que importar 381 mil toneladas de pescado”. Isto é “económica e ecologicamente insustentável”, alerta, destacando que “a maior fatia da nossa produção provém das pescas e o pescado importado é maioritariamente de aquacultura”.

Portos da Madeira recebem certificado «Madeira Safe to Discover»

A Madeira é cada vez mais um destino seguro e está cada vez mais preparado para voltar a receber turistas na 'pós-pandemia. A mensagem foi deixada pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus por ocasião da cerimónia de entrega de Certificado 'Madeira Safe to Discover' à Associação de Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).

Grupo Sousa já investiu 14,4 milhões de euros na renovação de contentores

Desde 2017 que a GS Lines aposta na renovação da frota de equipamentos. Até ao momento, a companhia do Grupo Sousa já substituiu cerca de 2.370 contentores e aumentou a frota para cima dos 7300 de forma a garantir vantagens económicas e funcionais aos seus clientes.

ENIDH inicia a sua participação no projecto SeaSafer visando criar «cultura de segurança»

A 14 e 15 de Abril decorreu a conferência digital que marca o início do projecto SeaSafer, financiado pelo Programa Erasmus. O projecto contará com a participação da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH). Este projecto diz respeito ao desenvolvimento da inovação a partir dos dados existentes sobre acidentes/incidentes para a criação de um conjunto de cenários com o objectivo de criar uma «Cultura de Segurança» para a educação e formação de marítimos.

LEONÍDIO PAULO FERREIRA

Magalhães, Magallanes, Magellan

Bastião católico da Ásia, cuja primeira missa foi lá celebrada por iniciativa de Fernão de Magalhães, as Filipinas têm como herói Lapu Lapu, o chefe dos guerreiros que mataram o navegador português na ilha de Mactan a 27 de abril de 1521, faz esta terça-feira 500 anos. Só quem desconhece a complexidade da história pode achar uma contradição o sentimento dos filipinos, que, aliás, não hesitam em considerar o português ao serviço da coroa espanhola também uma das mais admiráveis figuras do passado do seu país.

«Sines é motor do desenvolvimento e da internacionalização da economia nacional»

Entrevista a Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, na edição de abril de 2021 da Revista Portugalglobal, da AICEP.

A aicep Global Parques concentra 80 por cento da sua atividade na ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, localização única no país para certas tipologias e dimensões de investimentos em indústria, logística, energia e TIC. A estratégia da empresa para Sines dá prioridade aos investimentos nas transições energética e digital. Como defende Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, o objetivo principal é que o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, fruto dos vários investimentos em curso, cresça como plataforma logística transcontinental e europeia, facilitando cada vez mais as exportações nacionais.

MADEIRA

Investimentos portuários nos próximos três anos

A APRAM, S.A. tem previsto para os próximos três anos uma série de obras nos pequenos cais e marinas da região que atingem quase os oito milhões e meio de euros.

Estão em fase de preparação ou já lançados concursos para os projetos de ampliação da Marina do Porto Santo e a reabilitação do cais, a reabilitação do Cais do Seixal, a recuperação do cais da Boaventura, em Santa Cruz, a reestruturação do fundeadouro de Câmara de Lobos e a substituição dos cabeços de amarração no cais 1 do Porto do Funchal (zona do Lobo Marinho), uma obra que vai decorrer e concluir-se no período que o navio vai para manutenção.

Total: 5162
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 [13] 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259