Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Israel e Portugal colaboram na investigação marítima

Num memorando de entendimento e cooperação assinado pelo Ministro da Ciência israelita, Ofir Akunis, e pela Ministra do Mar portuguesa, Ana Paula Vitorino, os dois países assinalam ter "a mesma visão sobre a necessidade de medidas" para conter a deterioração do ambiente marinho nas suas águas territoriais, o Atlântico no caso português e o Mediterrâneo no caso de Israel.

52.º ANIVERSÁRIO DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Conselho de Administração da APFF aprova processos de inegável importância

Comemoraram-se esta terça-feira, dia 30 de outubro, os 52 anos da inauguração dos primeiros molhes do Porto da Figueira da Foz. O simbolismo desta efeméride conferiu a esta data a denominação de “Dia do Porto da Figueira da Foz.”
Ao celebrar este aniversário, por razões óbvias dos acontecimentos recentes adstritos à “Tempestade Leslie”, as iniciativas mais exteriorizáveis e comunitárias foram suspensas. Contudo e tendo em vista um projecto futuro de desenvolvimento e incremento do Porto da Figueira da Foz, reuniu-se o Conselho de Administração da APFF, extraordinariamente neste dia, para aprovar vários processos essenciais e imprescindíveis aos desígnios de melhoria, crescimento e valorização desta estrutura portuária destinados às diferentes vertentes comercial, piscatória e recreativa.

FORDESI optimiza eficiência operacional da Silos de Leixões

A FORDESI está a utilizar o seu programa SigSil – Sistema Integrado de Gestão Silar para optimizar a eficiência operacional da Silos de Leixões, uma das maiores empresas de logística agro-alimentar da zona norte do país.

Intimidações impedem contratação de 30 trabalhadores por parte da Yilport Setúbal e Operestiva

A manhã de dia 27 de Outubro ficou marcada por dois eventos que prometem marcar a agenda mediática e comunicacional do sector marítimo-portuário português nos próximos dias: aquilo que seria um passo adiante no processo de contratação (sem termo) de 30 trabalhadores eventuais, acabou por se tornar num cenário de instabilidade, e, reportou no própria dia a Yilport, de intimidações por parte de uma comitiva de 100 pessoas, que, segundo relatou a holding turca, acabou por inviabilizar tal contratação.

Governo lança concurso público para obras no Porto de Leixões até ao fim do ano

O Governo conta lançar até dezembro de 2018 o concurso público para a extensão do molhe do Porto de Leixões, a primeira de três fases de uma obra que durará até 2023, disse esta quarta-feira a ministra do Mar. Em declarações à margem da visita que fez hoje ao Porto de Leixões e que terminou com uma reunião para analisar os investimentos a realizar naquela estrutura portuária, Ana Paula Vitorino disse aguardar o envio pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) da devida proposta.

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 29 de Outubro a 2 de Novembro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 34 navios de mercadorias para o período de 29 de Outubro a 2 de Novembro. Por classificação: Ro-Ro: 6 | Porta-Contentores: 6 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 9 | Navio-Tanque: 4 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1 | Transporte de Cimento: 2

AÇORES

Praia da Vitória: «Está concluído o projecto base do Terminal de Transshipment»

Citado pelo diário açoriano ‘Açores 24 Horas’, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares declarou: «Neste âmbito, posso informar o Parlamento que está concluído o projecto base do Terminal de Transshipment, estão concluídos os levantamentos, ensaios, caracterizações ambientais para o estudo de impacte ambiental, esse estudo teve algum atraso devido a um incumprimento de um prestador de serviços subcontratado para a caracterização das amostras».

Navios de mercadorias no Porto de Lisboa até 2 de Novembro

Prevêem-se 21 escalas de navios de mercadorias para o período de 27 de Outubro a 2 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 8 navios de contentores, 3 tanques, 3 carga geral multi deck, 3 graneleiros, 2 ro-ro, 1 misto – carga geral/contentores e 1 carga geral single deck.

Lídia Sequeira quer transhipment no Porto de Lisboa

A Administração do Porto de Lisboa (APL) quer implementar o transhipment no Porto de Lisboa e está em sintonia com a Yilport (um dos operadores de terminais portuários da capital) nessa matéria, admitiu Lídia Sequeira, presidente da APL, durante a conferência «Mar em Português», promovida pelo jornal Notícias do Mar. Questionada sobre se essa ambição está relacionada com um novo terminal de contentores no Barreiro, a Presidente da APL foi clara a dissociar os dois assuntos.

Estratégia para os portos nacionais

Terminal Vasco da Gama avança ainda este ano. Barreiro em 2019

O Ministério do Mar garante que um ano após a aprovação, em Conselho de Ministros, da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026”, os projectos que fazem parte deste plano estão a avançar “a bom ritmo e, na sua grande maioria, dentro dos timings previstos”.

Vantagens do transporte fluvial em debate na Via Navegável do Douro

O transporte fluvial esteve em debate na Via Navegável do Douro numa iniciativa que contou com a presença de representantes da Áustria, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos e Polónia.

Promovida pela Inland Navigation Europe (INE), à mesa do debate estiveram as vantagens económicas e ecológicas do transporte fluvial; as políticas para uma navegação fluvial mais atrativa; a integração das vias navegáveis da rede transeuropeia (RTE-T); o aumento do orçamento da União Europeia (UE) para cursos de água e a implantação de serviços de informação fluvial; e a introdução de combustível com baixo teor de enxofre para a navegação.

PSA Sines anuncia arranque das «obras de expansão» da plataforma ferroviária

Através de uma nota revelada no dia 23, a PSA Sines adiantou que foram iniciadas as «obras de expansão da plataforma ferroviária actualmente existente», numa altura em que, sublinha também, se encontram a decorrer as negociações «para uma nova fase de crescimento do Terminal XXI».
 

ESTA QUARTA-FEIRA

MINISTRA DO MAR NA ABERTURA DE SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA DO MAR NA FEUP; DE TARDE VISITARÁ O PORTO DE LEIXÕES

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará esta quarta-feira, dia 24 de outubro, na cidade do Porto onde, ao final da manhã, vai intervir na abertura do seminário “Ciência dos Oceanos para uma Economia Azul Sustentável”, na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
De tarde, a partir das 15h00, a Ministra do Mar fará uma visita oficial ao Porto de Leixões, com visitas aos serviços da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, visita aos terminais do Porto de Leixões e reunião de trabalho com entidades ligadas à atividade do Porto de Leixões.

Eduardo Paz Ferreira lidera renegociação da concessão do terminal de Sines

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, escolheu Eduardo Paz Ferreira, professor catedrático da Universidade de Lisboa, para presidir à comissão que vai renegociar a concessão do terminal de Sines, atribuída à empresa de Singapura PSA, um processo que tem como objectivo um investimento de cerca de cem milhões de euros para a expansão do terminal de contentores.

Nova administração da Portos dos Açores eleita dia 22

A Administração da Portos dos Açores, para o triénio 2018/2020 foi eleita esta segunda-feira, em Assembleia Geral, por proposta do acionista, refere nota publica no Gacs.

AÇORES

Parlamento aprova por unanimidade alteração do regime jurídico da operação portuária no arquipélago

Uma proposta do Governo dos Açores, apresentada no Parlamento Açoriano, que visa alterar o decreto legislativo que adapta a Região ao regime jurídico de operação portuária, e que prevê que a concessão da atividade de movimentação de carga possa ir até 75 anos, ao invés dos atuais 30, ”um prazo estabelecido em função do período de tempo necessário para a amortização e renumeração, em normais condições de rendibilidade da exploração e do capital investido”, foi aprovada com o voto favorável de todos os partidos.

Iniciativa «Uma Faixa, Uma Rota»

Portugal e China estão a ultimar memorando de entendimento

Portugal e a China estão a ultimar um memorando de entendimento no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", centrada no investimento de infraestruturas, anunciou em Macau o Ministro dos Negócios Estrangeiros português.
Augusto Santos Silva não adiantou se este memorando pode vir a ser assinado durante a visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping a Portugal, anunciada para 04 e 05 de dezembro, sendo que mais de três dezenas de Estados já assinaram acordos de cooperação relevantes com a China no quadro deste projeto.
 

Navios de mercadorias no Porto de Setúbal de 22 a 26 de Outubro

Estão previstos no Porto de Setúbal um total de 24 navios de mercadorias para o período de 22 a 26 de Outubro. Por classificação: Ro-Ro: 2 | Porta-Contentores: 4 | Petroleiro: 2 | Graneleiro: 2 | Carga Geral (single e multi deck): 8 | Navio-Tanque: 3 | Transporte Especial: 2 | Navio Frigorífico: 1

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz disparam em Agosto e consolidam variação homóloga de +3,9%

Pela positiva destacaram-se, no decorrer do mês de Agosto, os portos de Aveiro e da Figueira da Foz, com crescimentos acentuados de +26,5% e de +17,2%, respectivamente. Ao olharmos isoladamente para Agosto verificamos que a carga contentorizada denotou um crescimento homólogo de +11,5%, sendo factor decisivo para fixar o valor global da movimentação mensal nos 8.235.376 de toneladas.
 

PORTO DE LISBOA

«CAP SAN ANTONIO» abastece bancas ao largo

O Porto de Lisboa recebeu o navio porta-contentores CAP SAN ANTONIO, da Hamburg Sud, para abastecimento de combustível ao largo (bancas).
Este navio, agenciado pela Maersk Portugal, Lda., possui 118.938 t. de GT, capacidade para 9.669 TEU, 333.2 metros de comprimento, 48.32 metros de boca, 7.5 metros de calado, 24 tripulantes e bandeira dinamarquesa.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 [112] 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284