Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Hasta pública de inertes rendeu 50 mil euros ao Porto de Aveiro

O presidente da Administração do Porto de Aveiro (APA), José Luís Cacho, lamentou esta segunda-feira a falta de interessados na aquisição dos inertes, provenientes das dragagens efectuadas nos canais portuários. A APA colocou esta segunda-feira à venda, em hasta pública, 100 mil toneladas de inertes, tendo surgido apenas um interessado.

PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ESTREIA 2013 COM RECORD

Janeiro foi o melhor mês de sempre

No primeiro mês de 2013, o porto cresceu 28% nas mercadorias movimentadas, a carga contentorizada subiu 82% e a carga geral 52%. 55 navios escalaram o porto, mais 15 que em Janeiro de 2012.

EXPRESSO

Governo dos Açores enaltece decisão judicial que prova «importância da fiscalização do mar»

O Governo dos Açores enalteceu este sábado a condenação do Ministério da Defesa Nacional sobre o dever de fiscalização das águas do arquipélago, uma decisão que prova a "importância da fiscalização do mar".
O Tribunal Central Administrativo Sul confirmou a condenação do Ministério da Defesa Nacional (MDN) por "omissão da fiscalização" da pesca por embarcações estrangeiras na zona económica e exclusiva adjacente àquele arquipélago, entre as 100 e as 200 milhas.

Director do Instituto Portuário do Sul reconhece falta de orçamento para intervir em Olhão

O director do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPMT) do Sul reconheceu que o organismo tem pouca margem orçamental para ajudar a resolver os casos de furto e vandalismo registados no porto de pesca de Olhão.

Viseu parado em Leixões

Desde meados de Agosto do ano passado que o navio de carga Viseu está parado, sob ordem de arresto judicial, no porto de Leixões.
Victor Abakumov, 60 anos, comandante russo do navio Viseu , retido em Leixões desde Agosto de 2012, já está para lá do cansaço: Sim, agora, mais do que cansado, estou desesperado , diz o comandante, que é um homem alto mas tem ar cabisbaixo e fala em inglês. Farto deste grande fiasco.

Autarca da Régua apela ao Governo para não desmembrar Instituto Portuário

O presidente da Câmara da Régua, o social-democrata Nuno Gonçalves, apelou ao Governo para não desmembrar ou retirar do Douro o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), gestor da navegabilidade no rio.

Investigadores de Peniche preparam hambúrguer de peixe

nvestigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, estão a estudar a preparação de um inovador hambúrguer de peixe, que será comercializado ainda este ano. O incentivo ao consumo de peixe é um dos objetivos do novo produto e o grupo de investigadores já testou a aplicação de diferentes espécies de peixe ao hambúrguer, desde pescada, tintureira e paloco, espécies às quais se pretende acrescentar maior valor comercial.

Porto de Sines inicia 2013 com melhor mês de sempre nos contentores

Em Janeiro de 2013 o Porto de Sines estabeleceu um novo máximo histórico mensal na movimentação de carga contentorizada, com um total de 66.359 TEU, representando um crescimento de 38% face ao mês homólogo de 2012. Comparativamente, a movimentação de contentores nas cargas cresceu 40% e nas descargas cresceu 35%, o que representa um aumento mais significativo nas exportações.

Visitas ao Porto de Lisboa podem ser marcadas no Facebook

A Administraçao do Porto de Lisboa convida a uma visita que lhe dará a conhecer o património histórico e cultural do Porto de Lisboa e a importância da sua actividade para o desenvolvimento sócio económico da cidade e do país. As visitas podem agora ser marcadas através do Facebook. AQUI

Países de fora da Europa valeram 87% do crescimento das exportações

As empresas a operar em Portugal exportaram mais 2,5 mil milhões de euros de mercadorias em 2012 face ao ano anterior, uma subida de 5,8% explicada pelas vendas para países fora da União Europeia (UE), mostram dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A estagnação dos mercados tradicionais europeus – ou contracção nos casos de Espanha e da Alemanha, os dois principais destinos – foi mais do que compensada pelos clientes extra-comunitários, que compraram mais 20% do que em 2011 e valeram 87,6% do ritmo de crescimento das exportações.

Abrandamento nas exportações cria apreensão para o futuro

Desilusão por causa das expectativas criadas no início do ano passado e apreensão em relação ao que irá acontecer no futuro: só assim é que, depois de um ano globalmente positivo para as exportações nacionais, podem ser recebidos os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Principalmente tendo em conta que a economia portuguesa tem nas exportações a sua grande (senão única) esperança de retoma.

VIANA DO CASTELO

Estaleiros sem dinheiro somam processos em tribunal

Os prejuízos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo acumulam-se ao ritmo do número de processos que dão entrada em tribunal contra a empresa. Desta vez, quatro ex-colaboradores querem que um juiz anule o seu despedimento, que consideram discriminatório. Entre eles está o homem que assinava os cheques.

LEIXÕES

TCL soma mais 11.148 TEU

Mais uma semana cumprida, e mais 11.148 TEU a acrescentar à conta do TCL no arranque de 2013.
Na semana n.º 4, cumprida entre 21 e 27 de janeiro, inclusive, o TCL recebeu e operou 25 navios, tendo movimentado 7.256 contentores, equivalentes a 11.148 TEU.

Exportações crescem 5,8% em 2012, mas acentuam sinais negativos no final do ano

A tendência negativa que se verifica nos últimos meses nas exportações de bens portugueses acentuou-se em Dezembro. Ainda assim, na totalidade do ano, as vendas registadas ao estrangeiro subiram 5,8%, contribuindo, em conjunto com uma queda das importações, para uma melhoria do saldo comercial português de bens em 2012.

Lisnave reparou 101 navios em 2012

A Lisnave manteve o volume de atividade em 2012, comparativamente com 2011, tendo reparado 101 navios, de 60 clientes oriundos de 23 países, o que comprova o resultado do esforço de dinamização da atividade efetuado pelo estaleiro português a nível internacional, revelou a empresa ao Expresso.

Baleias abalroam barco de pesca no México e canoa no Havai

As baleias estão a enlouquecer? Parece que sim! Esta semana foram noticiados dois acidentes com este tipo de mamíferos.
 

Há petróleo no Barreiro

A Direção Geral de Energia e Geologia acaba de assinar um contrato de prospeção e pesquisa de gás natural e petróleo em todo o distrito de Setúbal, com a empresa canadiana Oracle Energy Corporation.

Transinsular com novos serviços para a Galiza e o norte da Europa

A Transinsular anunciou dois novo serviços. Um primeiro, denominado 'Central Line', com ligações semanais entre os portos de Lisboa e Leixões e o Norte da Europa (Roterdão e Antuérpia), incluindo o Báltico e a Escandinávia, que permitirá também ligações mais fáceis e diretas com outros mercados servidos pela Transinsular, reduzindo a burocracia e o tempo de trânsito.

APSS requalifica espaço na área poente do Porto de Sesimbra

A APSS lançou, em janeiro, a empreitada de requalificação de espaço adjacente à EN 378, na área poente do Porto de Sesimbra. É uma intervenção que se insere no âmbito do plano de ordenamento e modernização do porto de Sesimbra, que se prevê estar concluída em junho de 2013, num investimento de 120 mil euros.

Ameaça de encerramento dos Estaleiros de Viana deixa trabalhadores e deputados apreensivos

Os Estaleiros de Viana do Castelo têm viabilidade mesmo sem privatização. É pelo menos a vontade de um grupo de cinco trabalhadores recebido quarta-feira, à porta fechada, pela Comissão de Defesa, na Assembleia da República. Os deputados da maioria parlamentar afastaram ainda a hipótese de encerramento da empresa, notícia avançada pelo Jornal de Negócios.

Total: 4119