Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




APDL Lança Projecto Roadmap da Transição Energética

Conforme pré-anunciado, o Porto de Leixões inicia o Projecto Roadmap para a transição energética e descarbonização da actividade, que o levará a alcançar a neutralidade carbónica e a autossuficiência energética em 2035, propondo-se fazê-lo 15 anos mais cedo do que o estipulado no chamado European Green Deal.

ESTA QUINTA-FEIRA

Conferência sobre «A Política Marítima Integrada da UE: uma abordagem atlântica e mediterrânica»

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e do Dia Europeu do Mar, terá lugar, em Barcelona, esta quinta-feira, dia 20 de Maio, a conferência “A Política Marítima Integrada da UE: uma abordagem atlântica e mediterrânica”.

Porto de Setúbal melhora condições de controlo de contentores

O Porto de Setúbal está a promover a melhoria das condições de utilização do scanner móvel de inspeção de contentores, recentemente adquirido em parceria com a Administração Tributária, com vista a otimizar as operações de controlo da Alfândega nos principais terminais multiusos, permitindo uma maior eficiência e uma melhor produtividade, reduzindo tempos de espera e deslocação para a utilização deste serviço.

A utilização deste scanner móvel permite à Administração Tributária, com recurso a tecnologia não invasiva através de radiações, verificar o conteúdo dos contentores previamente selecionados, sem necessidade de proceder à sua abertura.

Banco Mundial posiciona Sines como um dos portos com melhor performance

O Porto de Sines é o 18.º porto mundial com melhor performance, de acordo com a abordagem estatística levada a cabo pelo Banco Mundial e pela consultora IHS Markit. Estas duas entidades elaboraram o “The Container Port Performance Index 2020”, que avaliou a competência de 351 portos no segmento da carga contentorizada, tendo em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações.

Programa «Perishable Logistics» começa a 7 de Junho

O Programa “Perishable Logistics” começa dia 7 de junho. A inscrição deverá ser efectuada através do site da APEC antes do dia 31 de maio 2021. No mesmo site podem também podem encontrar todo outro tipo de informação e contactos.

Terminal de Setúbal e Tersado submetidos a auditoria para verificação das medidas contra a covid-19erificacao-das-medidas-contra-a-covid-19/

Os terminais de contentores de Setúbal e Tersado, geridos pelo grupo turco Yilport, vão ser submetidos a uma auditoria por parte da Associação Portuguesa de Certificação, com o objectivo de se verificar se estão a ser cumpridas todas as medidas de segurança necessárias contra a propagação da covid-19.

Governo Regional da Madeira antecipa pagamento de apoios de 63 mil euros a armadores de pesca

A Secretaria Regional de Mar e Pescas da Madeira antecipou em um mês o pagamento de 653 mil euros de apoios a 63 armadores de pesca. Estas ajudas, atribuídas pelo Governo Regional, 100% a fundo perdido, no âmbito do programa Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), visam reduzir o peso dos custos que os armadores têm de suportar para desenvolverem a actividade.

Governo aprova Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030

O Conselho de Ministros aprovou a Estratégia Nacional para o Mar para o período 2021-2030 (ENM 2021-2030), cumprindo uma das disposições do Programa do XXII Governo Constitucional.

Tendo como base a importância do conhecimento científico, a protecção do Oceano, a valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos e o reconhecimento do seu papel como vectores de desenvolvimento sustentável e, em paralelo, a robustez dos sectores tradicionais e emergentes da economia azul, a ENM 2021-2030 tem como propósito potenciar o contributo do mar para a economia do País, a prosperidade e o bem-estar de todos os portugueses, e dar resposta aos grandes desafios da década, reforçando a posição e visibilidade de Portugal no mundo enquanto nação eminentemente marítima.

Navios com bandeira portuguesa são pioneiros em ter toda a documentação digitalizada

Em declarações prestadas durante a conferência ‘Digital Transition in Shipping’, promovida pela ENIDH, José Simão, director-geral da DGRM, vincou os «avanços em digitalização» levados a cabo por Portugal, frisando que os navios da marinha mercante que arvoram a bandeira lusa «são os primeiros no mundo a ter simultaneamente toda a documentação estatutária de navios e documentos de marítimos, em formato electrónico».

RICARDO SERRÃO SANTOS

O mar é fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global

O mar é “assumido como fundamental e indissociável de uma Europa que se quer resiliente, verde, digital, social e global. Vejamos, o Mar é crucial na recuperação social e económica, na resiliência europeia, seja no importante papel das pescas e das comunidades pesqueiras ou na relevância da economia azul; é incontornável numa Europa verde e na agenda climática; é parte da Europa digital, cuja transição é transversal aos vários sectores do mar, sejam tradicionais ou inovadores, é parte agregadora e um denominador comum da Europa social, envolvendo as comunidades pesqueiras e todas as dimensões em que o mar integra o quotidiano dos cidadãos europeus; e é, finalmente, o meio por excelência da Europa global, da ligação da Europa com o Mundo”.

APDL reabriu Ponte Móvel de Leixões

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anuncia que a Ponte Móvel do Porto de Leixões, encerrada para intervenção de trabalhos de manutenção, reabriu esta terça-feira, pelas 18:00, devendo o trânsito automóvel e de peões ser, nessa altura, retomados.
Concluídos os trabalhos de substituição do cilindro hidráulico norte/poente e realizadas as afinações ao sistema hidráulico de acionamento, estão reunidas as condições para reposição do normal funcionamento da ponte móvel.

Fátima Alves sobre logística portuária:

«Temos que pensar em conjunto»

Em dois ou três anos os portos de Aveiro e Leixões desejam ter o porto seco da Guarda a funcionar como peça relevante na expansão da oferta logística.
Esta é uma nova valência que os portos entendem como importante para expandir as atividades portuárias. Trata-se de uma aposta que surge em paralelo com a melhoria da linha da Beira Alta.

EM MARÇO DE 2021

Exportações e importações aumentaram 28,8% e 12,2%

As exportações e as importações de bens, em Março de 2021, registaram variações homólogas nominais de +28,8% e +12,2%, respectivamente (+2,6% e -10,4%, pela mesma ordem, em Fevereiro de 2021), divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Mar 2020 atinge 52% de taxa de execução no final de Abril de 2021

O Programa Operacional Mar 2020 atingiu 52% de taxa de execução no final de Abril de 2021. Segundo a Autoridade de Gestão do Mar 2020, são 5.591 os projectos, de todo o País que contam com um apoio público do Programa, de 462 milhões de euros, num investimento total de mais de 702 milhões de euros.

Dos 392,5 milhões de euros programados para Portugal do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, estão executados mais de 200 milhões de euros, estando já desde Fevereiro cumprida a meta de execução de 2021, meta que, em Dezembro de cada ano, é aferida ao nível europeu.

WORKSHOP ONLINE ESTA QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO

«O estado actual e a direcção futura da digitalização nos Portos da Região Atlântica»

Esta quarta-feira, 12 de maio, decorre o primeiro Workshop online dedicado ao tema “O estado actual e a direcção futura da digitalização nos Portos da Região Atlântica”
O workshop, organizado pela Comissão de Coordenação do “PILAR I - Portos do Atlântico enquanto pontos de entrada e Placas Giratórias da Economia Azul” do Plano de Acção para o Atlântico 2.0 é o primeiro de uma série de três, e tem como objectivo debater e apresentar iniciativas de digitalização na Região Atlântica enquanto práticas para estabelecer um roteiro de Digitalização nos portos do Atlântico.

Sines foi o 2.º porto que mais cresceu no mercado europeu de contentores

Com 13% de crescimento homólogo em 2020, o Porto de Sines foi o segundo porto europeu com maior evolução na carga contentorizada, ocupando a 16ª posição na lista dos principais de portos europeus neste segmento. O ranking foi publicado por uma revista espanhola da especialidade (Transporte XXI) que analisou os resultados do mercado portuário europeu em 2020.

Sines foi o único porto localizado na península a registar um crescimento no segmento dos contentores, mantendo a quarta posição ibérica. Com o impacto provocado pela pandemia, o volume total acumulado dos portos europeus registou uma diminuição de 2% na movimentação de carga contentorizada.

Porto de Setúbal recebe 4.ª linha da MacAndrews

O Porto de Setúbal passa a receber a Linha Regular de contentores “MEDITERRANEAN PENDULUM SERVICE (MPS)”, que a cada 45 dias escala Setúbal e liga os portos Salerno; La Spezia; Genova; Algeciras; Casablanca; Leixões; Marselha; Piréus; Mersin; Lattakia; Beirut; Alexandria.

Esta linha, a quarta do armador a escalar o Porto de Setúbal, reforça a aposta de uma presença regular nos mais importantes portos da Europa Mediterrânica, do Norte de África e do Médio Oriente, garantindo aos carregadores parceiros do Porto de Setúbal otimizar a gestão dos seus fluxos de mercadorias.
 

UN Environment Programme lança guia prático sobre financiamento da Economia Azul

"Turning the tide: How to finance a sustainable ocean recovery" é financiado pela European Commission e baseado nos princípios do financiamento sustentável da Economia Azul.

MINISTRO DO MAR

Este é o momento para fortalecer a cultura de colaboração entre empresas da economia azul

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, visitou o CEiiA – Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel, em Matosinhos acompanhado pela Directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, no âmbito do Roteiro do Empreendedorismo e Economia Azul, um ciclo de visitas dedicado a empresas portuguesas inovadoras na área da economia do mar.

Durante a visita, o ministro salientou “as oportunidades que se abrem com a visão espelhada pela nova Estratégia Nacional para o Mar, em fase final de aprovação, e pela componente Mar do Plano de Recuperação e Resiliência agora entregue em Bruxelas”.

JOSÉ SIMÃO (DGRM)

Temos a obrigação de trabalhar cada vez mais com a vertente de terra

José Simão, director-geral da DGRM, foi uma das figuras de destaque do evento ‘A Carga em Movimento – Gerir os Trânsitos à Distância‘, promovido pela APAT. A sua intervenção focou-se na visão integradora e holística dos fluxos de cargas entre o Mar e Terra, onde a Janela Única Logística (JUL) ganha uma importância central. Entre os tópicos prioritários estiveram também a descarbonização e a digitalização, «pilares» da actuação da DGRM.

Total: 5162
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259