Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




21 DE ABRIL

APRESENTAÇÃO À IMPRENSA: Observatório de Golfinhos no Estuário do Tejo

A APL-Administração do Porto de Lisboa, a ANP|WWF, o MARE-ISPA e o MARE-FCUL promovem uma sessão de Apresentação à Imprensa do Observatório “Golfinhos no Tejo”.

Após a apresentação, será realizada uma visita ao local onde decorrem os trabalhos de observação, com vista directa e privilegiada para o rio Tejo, e possibilidade de recolha de registos fotográficos, sonoros e vídeo.

Secretário de Estado das Infraestruturas visitou o Porto de Aveiro

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, participou numa reunião de trabalho no Porto de Aveiro, no âmbito de um ciclo de visitas aos portos comerciais do continente.

Durante a visita teve oportunidade de visitar os trabalhos de conclusão da infraestruturação da ZALI – Zona de atividade Logísticas e Industriais e a futura área de implantação do Terminal Intermodal que obteve recentemente luz verde para financiamento europeu no âmbito do Mecanismo Interligar Europa (CEF2 – Connecting Europe Facility).

WORKSHOPS A 26 E 27 DE ABRIL

Carreiras Profissionais Azuis no Sector Portuário

Nos dias 26 e 27 de abril acontecerão dois workshops do Plano de Acção para o Atlântico que versarão sobre Carreiras Profissionais Azuis no Sector Portuário.

Zonas Livres Tecnológicas marítimas vão testar novas tecnologias

Tróia e Viana do Castelo vão ser palco de experimentação de novas tecnologias dedicadas a desenvolver o sector marítimo em Portugal. Tecnologias de robótica, inteligência artificial, energia eólica ou para inovar a aquacultura poderão aqui ser testadas.

AspBAN abre processo de candidaturas para startups

O AspBAN (Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network), programa focado no desenvolvimento do ecossistema da Economia Azul, abriu as candidaturas para as startups apresentarem soluções que respondam eficazmente às necessidades e desafios atuais dos portos marítimos.

Docapesca lança 2.ª edição do concurso de expressão artística mARTE

A Docapesca lançou a segunda edição do concurso de expressão artística “mARTE”.
O concurso foca-se na reutilização de lixo marinho na criação de arte e encontra-se aberto a toda a população. Serão premiadas três obras, cada uma no valor de 1.000 euros, sendo que ficarão expostas num dos portos de pesca sob a gestão da Docapesca.

A PARTIR DE SÁBADO, 16 DE ABRIL

Navios com pavilhão russo impedidos de aceder a portos da União Europeia

Os navios com pavilhão russo ficam impedidos, a partir de sábado, 16 de Abril, de aceder aos portos da União Europeia, no âmbito das novas medidas restritivas da União Europeia à Rússia, anunciou a Direcção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Portugal quer inovar e liderar digitalização da economia azul

O Portugal Blue Digital Hub pretende catalisar a transformação digital dos sectores que integram a economia azul. As operações deverão começar no final de 2022 e terão como foco digitalizar para melhorar o desempenho ambiental e, assim, incrementar as exportações das empresas portuguesas da economia azul.

MSC Euribia abre vendas para o verão de 2023

A MSC Cruzeiros abriu as vendas para o MSC Euribia, o navio mais avançado a nível ambiental na sua frota e o seu segundo navio movido a LNG, atualmente em construção no estaleiro Chantiers de L´ Atlantique, em França, com lançamento previsto para o inicio de junho de 2023. O navio passará a sua temporada inaugural no Norte da Europa a partir do porto alemão de Kiel, oferecendo aos passageiros uma panóplia de destinos para descobrir.

Porto de Sines cresce 9% em carga e continua a liderar portos nacionais

“A actividade portuária desenvolvida em Janeiro confere a Sines a posição cimeira no ‘ranking’ dos portos que maior volume de carga movimentaram, com uma quota de 54,5%, a que se seguem Leixões com 17,3%, Lisboa com 11,9%, Setúbal com 6,9%, Aveiro com 6,8%, Figueira da Foz com 2,1%, Viana do Castelo com 0,3% e Faro com 0,03%”, indica a AMT.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL

Investimento de 5,1 ME abre Janela Única Logística no Porto de Viana do Castelo

A Janela Única Logística (JUL) do Porto de Viana do Castelo vai entrar em funcionamento esta segunda-feira, num investimento de 5,1 milhões de euros, após quatro anos de trabalho com os vários intervenientes do sector marítimo-portuário.

O Presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo, informou que “a JUL serve os propósitos fundamentais de funcionar como interligação intermodal na cadeia do transporte desde o nó porto (porto marítimo), facilitando e distribuindo as facilidades a todos os intervenientes na referida cadeia”.
Nuno Araújo referiu que aquela ferramenta garantirá “uma total visualização e integração em todas as operações que envolvem os portos nacionais, e dá cumprimento às iniciativas internacionais que se aplicam ao transporte marítimo, portos e intermodalidade, materializando, desta forma, o conceito de Plataforma Única Marítima”.

Instituto Hidrográfico e Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra celebram acordo de cooperação

No dia 6 de abril, o Instituto Hidrográfico e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A, assinaram um contrato interadministrativo de cooperação, para produção de cartografia hidrográfica oficial dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

Este contrato tem como objetivo garantir a segurança na navegação, assegurando a acessibilidade marítima e a salvaguarda do ambiente.​​
 

Somague «ganha» projecto de 21 milhões nos Açores

A Sacyr Somague lidera o consórcio que vai intervir nos molhes dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, Açores. Uma empreitada de quase 21 milhões de euros.

Com um orçamento de quase 21 milhões de euros e um prazo de execução de 33 meses, a empreitada de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, contempla trabalhos de reabilitação no molhe do porto de comércio e reperfilamento da respetiva estrada de acesso, o terrapleno e outros acessos (comércio e pesca), além do molhe e a entrada do porto de recreio. Estas obras, adjudicadas pelos Portos dos Açores ao consórcio liderado pela Sacyr Somague – com uma participação de 60% -, visam regularizar e otimizar as capacidades operacionais dos portos comercial e de recreio de Vila do Porto que sofrerem danos devido à passagem do furacão Lorenzo.

Embaixador da República da Indonésia visita o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines

O Embaixador da República da Indonésia Rudy Alfonso, acompanhado pelo Conselheiro Económico, Rieza R. Maulana, visitou sexta-feira, 8 de Abril, o Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines.

Foram recebidos por Filipe Costa e Isabel Caldeira Cardoso, respetivamente CEO e Vice Presidente da aicep Global Parques e pelo Administrador Executivo do Porto de Sines, Duarte Lynce de Faria, onde ficaram a conhecer a infraestrutura portuária e a oferta da aicep Global Parques, nomeadamente a ZILS - Zona Industrial e Logística de Sines, que inclui também a ZAL Sines - Zona de Atividades Logísticas; a Energia Sul e o Sines Tech – Innovation & Data Center Hub.

ANTÓNIO COSTA SILVA

«Podemos ter em Sines não uma, mas duas Autoeuropas», diz Ministro da Economia

Para António Costa Silva, o Porto de Sines pode tornar-se um centro de tecnologias ‘verdes’ e biocombustíveis para “a Marinha e todas as forças que se movimentam no mar”, bem como um centro de importação de gás natural liquefeito (GNL).

Porto de Leixões lança concurso de 8,1 ME para centralizar serviços de inspecção

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) lançou quinta-feira, dia 7 de Abril, um concurso público de 8,1 milhões de euros para a construção de um novo centro inspectivo, que agregará várias valências atualmente dispersas.

De acordo com um anúncio de procedimento publicado dia 7 em Diário da República (DR), a empreitada de execução do Centro Inspectivo do Porto de Leixões tem um valor base de 8.136.000 euros, e tem um prazo de execução de 540 dias.

A CÔNSUL DA AUSTRÁLIA VISITA O PORTO DE LEIXÕES

A Cônsul da Austrália, Jessica Louise Healey, visitou, esta quarta-feira, 6 de abril, o Porto de Leixões.

A representante diplomática deslocou-se ao porto com o objevtivo de conhecer a infraestrutura portuária, no âmbito das ligações entre Leixões e o mercado australiano, quer a nível de carga, quer de passageiros de cruzeiros marítimos e fluviais.

DGRM nas X Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária

A DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos está presente com duas comunicações, na décima edição das Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária, dias 7 a 8 de abril de 2022, em Sines.

As Jornadas de Engenharia Costeira e Portuária destinam-se a envolver, de uma forma alargada e cooperativa, toda a comunidade marítimo-portuária, empresarial, bem como a comunidade científica do meio académico e dos laboratórios do Estado.

Dois Dias, Dois Portos

APLOG NO PORTO DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO

Teve início esta quinta-feira, no Auditório Lima Torres. do Centro de Formação do Porto de Leixões o evento ‘Dois Dias, Dois Portos’, realizado pela APLOG, Associação Portuguesa de Logística, com enfoque nos Portos de Leixões e Viana do Castelo.
Trata-se de um conjunto de visitas com sessões de formação e informação relevantes para dar a conhecer a realidade atual e projetos futuros, em ambos os Portos.

Governo compromete-se a apoiar indústria nacional de reparação e construção naval

O terceiro Governo liderado por António Costa compromete-se a apoiar a indústria nacional de reparação e construção naval, promovendo a sua capacidade junto de segmentos de mercado específicos com vista a potenciar as exportações.

Diz ainda o Programa do XXIII Governo Constitucional que se compromete a “aprofundar o relacionamento com a indústria, as universidades e os centros de investigação, para reforçar os clusters empresariais e tecnológicos existentes e identificar novas oportunidades na economia azul, tirando o máximo partido do Fundo Azul”.

Total: 5660
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284