Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




RÁDIO RENASCENÇA

Maioria dos empresários da ACEGE defende a alteração da lei da greve

A grande maioria dos empresários e gestores associados da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) defende a alteração da lei da greve, para travar as sucessivas paralisações nos portos. É uma das conclusões do barómetro deste mês, feito em parceria com a Renascença, o OJE e a NETSONDA.
Uma esmagadora maioria (85%) apoia a alteração da lei da greve, como resposta às sucessivas paralisações nos portos. Só 11% rejeita a medida.

Exportações para principais mercados caem há dois meses

O agravar da crise na zona euro e a greve nos portos estão a provocar uma forte desaceleração no ritmo das exportações. As vendas para os principais parceiros europeus já estão em queda há dois meses consecutivos. É o mercado extracomunitário que está a puxar pelas exportações portuguesas.

Portos mantêm subida apesar da longa greve

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) é claro, na análise mensal relativa a outubro do movimento de navios, mercadorias e contentores nos portos do continente: “O IPTM anuncia uma evolução positiva no mês de Outubro, na ordem de 3,6% em termos homólogos, na tonelagem global dos portos do continente. Para tal evolução contribuiu o comportamento positivo dos portos de Sines, Leixões, Figueira da Foz e Aveiro, que compensou o desempenho negativo dos restantes portos do sistema [Lisboa e Setúbal], devido em grande parte às greves”.

Estivadores prolongam paralisação até 31 de Dezembro

Os estivadores vão prolongar a greve até ao final do ano, mantém-se a paralisação de duas horas por turno nos portos do centro e sul do país. A greve estava prevista até ao Natal, mas é agora prolongada mais uma semana. O anúncio surge depois da aprovação do novo regime de trabalho portuário.

Estivadores antecipam novas formas de luta

O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul reuniu esta quinta-feira em plenário, acordando prosseguir a luta contra o novo regime do trabalho portuário, após a sua aprovação nesta sexta-feira, através da "via jurídica, política e sindical". Vítor Dias confirmou à Lusa que "a luta vai continuar", anunciando novas declarações para esta sexta-feira: "Não lhe respondo até amanhã [sexta-feira], que é o dia da aprovação. Depois da lei aprovada comunicaremos a estratégia que vamos adotar".

Bacalhaus destinados ao aquário do Museu de Ílhavo chegaram... congelados

Os trinta bacalhaus que partiram segunda-feira da Noruega - para uma longa viagem, de avião e de transporte rodoviário -, saíram de Alesund, passaram por Oslo, aterraram em Lisboa e seguiram daqui por estrada até à cidade de Ílhavo, onde, por esta hora, já deviam estar a nadar, nos tanques de quarentena. Destinavam-se ao primeiro aquário de bacalhaus do país. Mas chegaram mortos.

MINISTRO DA ECONOMIA:

Governo vai usar «todos os meios» para desbloquear greve dos portos

Álvaro Santos Pereira mostrou-se esta quarta-feira preocupado com o prolongamento da greve dos estivadores, e sublinhou a necessidade de desbloquear a situação.
“É fundamental desbloquear esta situação. Os prejuízos para a economia nacional são bastante avultados”, disse o ministro da Economia à margem de uma conferência sobre a crise europeia. “O governo entende que todos os meios devem ser usados para desbloquear esta situação”.

Empresários coreanos visitam Sines

O Porto de Sines recebeu a visita de uma delegação coreana composta por elementos da embaixada em Lisboa e empresários daquele país asiático, com o objectivo de conhecer as infraestruturas portuárias e da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
A delegação foi recebida pela Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, e pelo Presidente da Comissão Executiva da aicep Global Parques, Francisco Nunes e Sá.

Governo avança com «Simplex» das exportações em Janeiro

Em Janeiro de 2013 entrará em vigor o novo regime simplificado de prova de exportação. O objectivo é reduzir os prazos médios de obtenção destes certificados comprovativos de exportação (CEE) de 42 dias para um prazo expectável de quatro dias, o que permitirá às empresas exportadoras apresentar os seus pedidos de reembolso de IVA mais cedo, ajudando desta forma as suas tesourarias. Trata-se de uma das medidas mais reivindicadas pelas empresas e que faz agora parte da agenda estrutural do Governo.

Exportações: A salvação da pátria?

Em 2011, Portugal arrecadou 62 mil milhões de euros vendendo ao estrangeiro os seus produtos e serviços. Este número corresponde a 36% do nosso Produto Interno Bruto. O Governo quer mais - diz que podemos chegar a 2020 exportando 50% do PIB. A meta é polémica e situa-se algures entre o possível e o totalmente irrealista. Como atingi-la? O que andamos nós a vender e a quem?
 

ESTA QUARTA-FEIRA, NO PORTO DE PONTA DELGADA

Simulacro testa ameaça terrorista a navio de cruzeiros

Esta quarta-feira, dia 5 de Dezembro, a Direção Geral dos Portos de São Miguel e Santa Maria (DGPSM) – Portos dos Açores - entre as 10 e as 12 horas, vai levar a efeito um simulacro no porto de Ponta Delgada tendo como motivo uma ameaça terrorista a um navio de passageiros atracado no Porto de Ponta Delgada. A DGPSM pretende testar a adequação dos procedimentos definidos nos Plano de Proteção das Instalações Portuárias e sua interligação com o Plano de Emergência Interno, para fazer face a uma situação de ataque a um navio de passageiros atracado no Porto.

PEDRO REIS, AICEP

Empresas «não aguentam» greve de estivadores por muito mais tempo

As empresas portuguesas "não podem nem aguentam o arrastamento da greve" dos estivadores "por muito mais tempo", afirma o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. "A situação, pelo país, pela economia, pelo oxigénio que as exportações significam neste momento para Portugal, não se pode arrastar", sublinhou Pedro Reis, numa altura em que "continuam a chegar sinais de alarme das empresas".

Estivadores pedem inconstitucionalidade da nova lei

O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul anunciou esta terça-feira que vai pedir a declaração de inconstitucionalidade do novo regime do trabalho portuário e vai apresentar uma denúncia junto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

GOVERNO DEVIA USAR A «BOMBA ATÓMICA»

Empresas alertam para «impacto assassino» das greves nos portos e pedem requisição civil

Para António Marques, "o Governo tem na lei um instrumento que viabiliza uma solução para este problema, que é a requisição civil, e já deveria ter avançado há muito tempo". Na sua opinião, o Governo deveria usar "a bomba atómica da requisição civil e sentar-se à mesa com os sindicatos para chegarem a um acordo, com bom senso e humildade institucional".

GREVES DOS ESTIVADORES

Administradores dos portos e governo podem avançar para «medidas dramáticas»

Multiplicam-se os avisos de que a greve dos estivadores, agora prolongada até à véspera de Natal, está a prejudicar gravemente a economia e acabará por matar postos de trabalho nos portos portugueses. Avançar com despedimentos entre os grevistas pode ser o passo seguinte.

CIP defende «necessidade» de alterar a Lei da Greve

A Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) defendeu esta terça-feira "a necessidade" de uma alteração à Lei da Greve, a propósito das sucessivas greves nos portos, considerando que a própria Constituição dá margem para uma alteração legislativa.

A UMA MILHA DE LEÇA DA PALMEIRA

Pescadores resgatados de embarcação a naufragar

Durante a manhã desta terça-feira, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa) em coordenação com a Capitania do Porto de Leixões, conduziu a acção de salvamento dos dois tripulantes de uma embarcação de pesca em situação de naufrágio, junto à praia do "Cabo do Mundo" - Leça da Palmeira, anuncia a Marinha.

PSA Sines admite 46 novos operadores portuários

O Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, que este ano irá bater mais um record de movimentação de carga, vai admitir 46 novos trabalhadores para reforçar a sua área operacional. Com estas novas admissões, a PSA Sines criou no corrente ano mais de 100 novos postos de trabalho, em contraciclo com a conjuntura económica, contribuindo para o progresso da região e do País.

Estivadores prolongam greve nos portos até ao Natal

O sindicato emitiu outro pré-aviso de greve, entre 17 e 24 de Dezembro, para os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz. Segundo o documento a que o Diário Económico teve acesso, a paralisação para o porto da capital irá decorrer entre as 17 e as 20 horas e entre as 21 e as 24 horas do período de 17 a 21 de Dezembro. No porto de Setúbal, está prevista greve entre as 17 e as 20 horas e entre as 21 e as 01 horas do período entre 17 e 21-22 de Dezembro.

Grupo russo garante solução rápida para ferryboat «Atlântida»

A empresa russa RSI Trading, que concorre à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), garantiu esta segunda-feira poder vender "rapidamente" o ferryboat "Atlântida", caso venha a vencer aquele concurso.
"Neste momento, existem três a quatro possibilidades de colocação do navio 'Atlântida', caso a nossa proposta venha a ser selecionada", afirmou à agência Lusa Frederico Casal-Ribeiro, representante em Portugal do grupo russo.

Total: 3979