Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CHERBOURG

Cargueiro suspeito no «Caso Camarate»

Foi um antigo agente da CIA, Oswald Le Winter, quem chamou a atenção para os movimentos de um cargueiro em portos portugueses, como consta do histórico do caso Camarate. Terça-feira, na 10.ª comissão parlamentar de inquérito, foi retomada a pista que vai dar origem a uma das primeiras diligências dos deputados.
Em análise vão estar os movimentos do Cherbourg no porto de Setúbal, entre 9 de Dezembro de 1980 e 22 de Janeiro de 1981, com carregamento de armas para o Irão. Os parlamentares vão pedir a ajuda das autoridades marítimas para comprovar dados relativos aos manifestos de carga daquele navio.

MOVIMENTO PELA FERROVIA DISPAROU EM 2012 – AUMENTO DE 402%

Porto de Aveiro cresce 10% nas exportações

O Porto de Aveiro registou, em 2012, um crescimento de 10% nas exportações, subida de 0,3% no movimento global de mercadorias e um aumento exponencial no tráfego gerado por via ferroviária. Valores registados num ano em que, como é do conhecimento geral, se sentiram bastante os efeitos das greves portuárias, paralisações que totalizaram 142 dias em 2012, ou seja, 39% do ano.

ÍNDICE PWC

Economia do Mar em Portugal caiu ligeiramente em 2011

O índice integrado de 2011 da PWC, referente à Economia do Mar em Portugal, manteve-se relativamente estável (96,3), sofrendo apenas uma ligeira redução quando comparado com o valor registado em 2010 (96,8). No que diz respeito ao sector dos "Transportes Marítimos, Portos, Logística e Expedição", olhando aos movimentos médios mensais de mercadorias e de contentores, a evolução global deste subsetor, durante 2011, foi positiva. Mantém-se a tendência de crescimento da contentorização, uma vez que garante uma maior segurança e menores custos de transporte. Já quanto à construção naval, essa continuou a cair, fruto da crise económica que continua instalada nos países desenvolvidos.

União Europeia apresenta nova política portuária no Verão

A Comissão Europeia confirmou que vai apresentar a sua nova proposta de política portuária no Verão de 2013.

EMPORDEF encomenda estudo sobre alternativas à venda dos Estaleiros de Viana

A Empordef, holding pública que detém a totalidade do capital dos ENVC, encomendou um estudo onde compara alternativas à reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), com o objectivo de o apresentar a Bruxelas.

Barcaça de 190 metros entra no Porto de Setúbal

Deu entrada no Porto de Setúbal, no dia 17 de janeiro, a barcaça “S44” do armador SAIPEM s.p.a., Grupo ENI s.p.a., agenciada pela Afonso H. O’Neill & CA, Lda, com destino aos estaleiros da Lisnave, para reparação.

2012

Contentores garantem record em Leixões

O forte crescimento da carga contentorizada – e, logo, da actividade do TCL – foi decisivo para o recorde conseguido por Leixões, em 2012, com um total de 16,6 milhões de toneladas movimentadas, lê-se do site da empresa.
Relativamente ao exercício de 2011, que já havia sido um recorde, o crescimento foi de 2%, ou cerca de 250 mil toneladas.
A carga contentorizada, por si só, cresceu 19%, tendo passado dos 5,4 milhões para os 6,5 milhões de toneladas.

EM FEVEREIRO

Ministro quer esclarecer situação dos Estaleiros de Viana do Castelo

O ministro da Defesa disse que a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) tem de «estar clarificada» em fevereiro, mas alertou que avançar com a reprivatização depende da resposta de Bruxelas.
«O Governo está a prestar todos os esclarecimentos que permitam salvaguardar a reprivatização. Quero acreditar que em fevereiro esse esclarecimento seja possível», afirmou esta quinta-feira à noite o governante, numa entrevista à estação televisiva Porto Canal.

HOJE, EM FARO

Cerimónia de entrega do cargo de Comandante da Zona Marítima do Sul

Hoje, 25 de Janeiro de 2013, pelas 16h30, decorre a cerimónia de entrega do cargo de Comandante da Zona Marítima do Sul e por inerência Chefe do Departamento Marítimo do Sul e Comandante Regional da Polícia Marítima do Sul, do Capitão-de-mar-e-guerra RES Guilherme Adelino Figueiredo Marques Ferreira para o Capitão-de-fragata Eduardo Jorge Malaquias Domingues.

LEIXÕES

TCL movimenta mais de 2.500 TEU num só dia

A semana n.º 2 do TCL ficou marcada pelo excepcional resultado verificado logo na segunda-feira, 7 de Janeiro, quando foi superada a fasquia dos 2.500 TEU.
Nesse dia, o melhor da semana, foram operados seis navios, tendo sido descarregados/carregados 1.627 contentores, equivalentes a 2.504 TEU.

Bruxelas suspeita de que o Estado financiou ilegalmente os Estaleiros de Viana

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira que está aberta uma “investigação aprofundada” a ajudas do Estado no valor de 180 milhões de euros aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENC).

Porto de Setúbal Elimina Taxa sobre os Contentores

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) aprovou a eliminação da Taxa de Uso do Porto (TUP) que até agora era aplicada à movimentação de contentores no porto de Setúbal.

FALTAM PROJECTOS ATRACTIVOS, DIZ A MINISTRA

Assunção Cristas quer captar investimento estrangeiro para o mar português

A ministra da Agricultura e do Mar quer atrair investimento estrangeiro para o mar português. Assunção Cristas disse numa conferência em Lisboa que não faltam verbas, mas projetos atrativos para explorar os recursos marítimos. A ministra deu como exemplo as áreas da pesca, do turismo, da energia e da biotecnologia, sublinhando a necessidade de a exploração se fazer de forma sustentável.

Governo quer privatizar estaleiros de Viana até Fevereiro

O Governo espera concluir o processo de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo até Fevereiro. No Instituto Hidrográfico, o ministro da Defesa lembrou que a direcção de concorrência europeia pediu esclarecimentos ao Ministério das Finanças que já foram dados.
Aguiar-Branco revela agora que ao Governo português só resta esperar.

Leixões assume-se como «o maior porto exportador de contentores do País»

O Porto de Leixões registou em 2012 um aumento de 1,5% no total de mercadorias movimentadas, encerrando o ano com um novo máximo histórico de 16,6 milhões de toneladas. Um crescimento sustentado pelo aumento no volume das exportações realizadas a partir do Porto de Leixões, que registou um crescimento de 23% face ao ano anterior.

Exportações no porto de Sines crescem 27% e mercadorias 11%

O Porto de Sines fechou o ano de 2012 com um novo máximo histórico de movimentação de mercadorias, alcançando um total de 28,6 milhões de toneladas movimentadas. Representa um crescimento global homólogo de 11%, puxado pelos três principais segmentos de carga, os granéis sólidos, a carga geral e os graneis líquidos. De destacar ainda que os movimentos de carga tiveram um crescimento muito mais acentuado que os movimentos de descarga, com os primeiros a aumentarem 18% e os segundos a cresceram 8%.

ESTALEIROS NAVAIS DO MONDEGO

Governo anuncia criação de 134 postos de trabalho em investimento de 18 milhões

“O ministério da Economia e do Emprego assinou um despacho na semana passada que possibilita a uma empresa um investimento de 18 milhões de euros na reactivação dos estaleiros navais do Mondego”, anunciou esta tarde o ministro Álvaro Santos Pereira, na conferência do DN sobre o mar.
Segundo o ministro da Economia, trata-se de “um projecto de interesse estratégico para o País e para a economia da região centro”, que irá permitir a contratação de 134 postos de trabalho directos e 230 postos de trabalho indirectos até ao final do ano.

VALOR MÁXIMO AO LARGO DA NAZARÉ

Registadas ondas de 19 metros durante o temporal do fim-de-semana

A passagem de uma depressão sobre Portugal, durante o fim-de-semana, originou uma intensificação da agitação marítima na costa de Portugal Continental tendo os equipamentos do Instituto Hidrográfico registado um valor máximo, de altura das ondas, de 19 metros na bóia oceânica ao largo da Nazaré.

PORTO DE AVEIRO

Ampliação do molhe norte estará terminada até final do ano

Rui Paiva, vogal da Administração do Porto de Aveiro (APA), confirmou ao Jornal de Notícias que a primeira fase de ampliação do molhe norte está concluída e que a obra, depois de interrompida no inverno, “será retomada em março ou abril para estar pronta no final deste ano”.

RITA OLIVEIRA

Não existe uma marca e uma imagética que represente o mar de hoje

A afirmação é de Rita Oliveira, especialista em criação de marcas e responsável pela iniciativa «Conversas Voxmar - O mar em escuta activa». Até Outubro, vão decorrer nove conversas, envolvendo 30 oradores e público, com o objectivo de encontrar uma nova imagem e identidade marítima, compreender a importância económica do mar e definir o posicionamento da marca «Mar Português».

Total: 3968