Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Parlamento pede regime de excepção para pesca por arte xávega

O parlamento aprovou por unanimidade um projecto de resolução recomendando ao Governo que peça à União Europeia a criação de uma excepção para a pesca por arte xávega, permitindo-se a venda de peixe de tamanho abaixo do permitido.

Fantasma da greve volta a pairar sobre o Porto de Lisboa

O sindicato dos trabalhadores portuários do porto de Lisboa emitiu um pré-aviso de greve que determina a interrupção do trabalho entre 25 deste mês e 22 de julho. Em causa estará novamente uma alegada violação do CCT (Contrato Colectivo de Trabalho) e mesmo da nova legislação sobre a atividade.

Via Verde nos ferries entre Setúbal e Tróia

A Via Verde Portugal celebrou com a Atlantic Ferries uma parceria com o objectivo de disponibilizar o seu serviço como meio de pagamento nos Ferries que ligam Setúbal à Península de Tróia.
Este novo serviço permite realizar o pagamento dos bilhetes de veículos ligeiros, motociclos e respectivos passageiros. Para tal, basta que o Cliente tenha o Identificador Via Verde activo e associado ao veículo a embarcar.

8 DE JUNHO

Dia Mundial dos Oceanos

Os Oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra e por meio da interacção com a atmosfera, litosfera e biosfera desempenham um papel importante na configuração das condições climáticas que tornam a vida possível no nosso planeta. Os oceanos não são somente o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.

MAIO

Porto de Lisboa registou crescimento de 6% na carga contentorizada

Em Maio, o Porto de Lisboa registou um crescimento na carga contentorizada de 5,9%, comparativamente a igual período de 2012, movimentando no passado mês mais 30 000 toneladas.

Porto de Setúbal recebe delegação Governamental da China

O Porto de Setúbal recebeu, no dia 24 de maio, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, uma delegação do Arquipélago de Zhoushan, na China, composta por representantes do Governo Municipal e do Porto de Zhoushan.

TRANSPORT LOGISTIC

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz promovem Portugal na Alemanha

O porto de Aveiro, o município da Figueira da Foz e as plataformas logísticas da Guarda, Zaldesa-Salamanca y Cylog estão presentes até sexta-feira, 7 de junho, na feira TRANSPORT LOGISTIC (Munique) através da marca LOGISTICA CENCYL.

AINavais vê oportunidade para estaleiros nacionais nos «navios de pequena e média dimensão»

Como se costuma dizer no setor, sem navios não há transporte marítimo. A frase até pode parecer vazia de conteúdo mas assume especial relevância num país que parece apostado em regressar ao Mar mas que tem desvalorizado a importância da indústria naval nacional, com claro prejuízo para os estaleiros navais do país.

Passivo dos Estaleiros de Viana ultrapassou os 281 milhões em 2012

Em 2012, o passivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ultrapassou os 281 milhões de euros, com a empresa a encerrar as contas registando prejuízos operacionais superiores a 8,7 ME, de acordo com o relatório e contas dos estaleiros.

Porto de Lisboa visitado por Autoridade Portuária da Tailândia

O Porto de Lisboa foi esta segunda-feira visitado por representantes da Autoridade Portuária da Tailândia. A comitiva foi recebida na Torre VTS, em Algés, pela presidente do Conselho de Administração, Marina Ferreira, onde ficou a conhecer o funcionamento desta infraestrutura e do seu papel no controlo do tráfego marítimo.

Rio Douro é a primeira opção para o transporte do minério de ferro de Moncorvo

Responsáveis pela MTI - Ferro de Moncorvo, SA, anunciaram que o transporte por via fluvial, no Douro, do minério de ferro que sair da Serra do Reboredo é uma opção viável, que está ser "seriamente equacionada".

MSC anuncia três novos serviços no Porto de Sines

O Porto de Sines passa a contar com três novos serviços diretos semanais com os mercados da Turquia, Canadá e Extremo Oriente, com as primeiras escalas a terem lugar já no corrente mês de Junho.

REPORTAGEM DA SIC

Portos do Algarve ao abandono

Marinas degradadas, portos de pesca ao abandono e terminais de passageiros e de carga à espera de investimentos que nunca surgiram. É o retrato dos portos do Algarve, feito pela SIC.

PENICHE

Portos de Abrigo Sazonais

Consulte os editais que fixam os portos de abrigo sazonais na área de jurisdição da Capitania do Porto de Peniche.

O professor, o agricultor e o pescador a quem os fundos mudaram a vida

João Revez, Diogo Ferreira e Carlos Aldeia têm em comum os apoios comunitários que lhes provocaram enormes mudanças nas suas vidas. O DN conta a história de três portugueses, de distintas profissões, que recorreram aos fundos da União Europeia.
O pescador de Sesimbra aderiu ao programa de abate de barcos e mandou demolir o seu "Só Pesca" pensando que ia receber 130 mil euros, mas depois dos impostos só teve direito a 35 mil.

Luís Simões com plataforma logística no porto de Leixões

A Luis Simões vai instalar-se no Pólo 2 da plataforma logística do porto de Leixões, na qual está prevista a construção de um terminal intermodal apoiado na linha de Leixões, eletrificada para escoamento de mercadorias por comboio. A actividade do operador logístico tem início previsto para o primeiro semestre do próximo ano, numa área com 20.000m², com 34 cais e capacidade para 32 mil paletes.

Porto de Sines recebe delegação do China Development Bank

O Porto de Sines recebeu uma delegação do China Development Bank, no dia 28 de Maio, com o objetivo conhecer as potencialidades de investimento no Porto de Sines, mostrando especial interesse nos projectos de expansão portuária, como o novo terminal Vasco da Gama.

SEGUNDO O INE

Portos nacionais movimentaram 67,8 milhões de toneladas em 2012

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, o movimento total de mercadorias nos portos portugueses atigiu os 67,8 milhões de toneladas, aumentando 2,1% no tráfego internacional e caindo 7% no tráfego nacional.

EM SIMULTÂNEO, LANÇAMENTO DA CONSTRUÇÃO DO PÓLO 2

Porto de Leixões assina acordo com Zaldesa sobre Plataforma Logística de Leixões

A APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões informa que o evento previsto para esta quinta-feira dia 30 de Maio, pelas 15 horas, no auditório Infante D. Henrique do Porto de Leixões (junto à Marina de Leixões), foi sujeito a alterações, pelo que somente terá lugar a assinatura do contrato-promessa com a Zaldesa (Plataforma Logística de Salamanca), bem como o lançamento da obra de construção do Pólo 2 da Plataforma Logística de Leixões.

OCUPAÇÃO DA SALA NASCENTE NO EDIFÍCIO DE RECEPÇÃO DO PORTO DE RECREIO DA FIGUEIRA DA FOZ

Hasta Pública a 5 de Junho

A 5 de Junho de 2013, às 10h30, na sede da APFF decorre uma hasta pública, por licitação verbal, para a arrematação do direito de atribuição da licença para a utilização de uma sala, destinada a loja ou serviços de apoio à náutica de lazer e de recreio, no edifício de recepção do Porto de Recreio da Figueira da Foz.

Total: 4119